Tópico do software para Android

Mundano, será que podes explicar para um gajo sem nenhuma experiência de Updates de ROM, como se faz este update? Uma questão técnica: o que acontece aos contactos / mensagens / registos de chamadas? Apaga tudo? E às aplicações?

Obrigado.

Que versão do Android tens? 2.1 ou 2.2?

Se tiveres a 2.1 é relativamente simples e explico-te como fazer. Se tiveres a 2.2, obrigatoriamente tens que usar o ODIN para flashar uma ROM. Esse processo é meio manhoso e pode acabar com o telefone bloqueado.. Pelo que nesse caso te recomendo calma.. Espera pelos updates oficiais, ou então começa a ler as FAQ's na secção do Galaxy S do forum XDA para te começares a sentir mais à vontade.

Bem... Três novidades da Google...

- Google Maps 5.0

Entre as novidades destaco:
  • Mapas agora totalmente em vectores, pelo que sera necessario menos trafego (cerca de 100x menos) e a navegação será bastante mais suave e rápida. O zoom in e zoom out deixará de ser aquela experiência de carregar na lupa e esperar pelo descarregamento das imagens, para passar a ser algo completamente suave e rápido uma vez que os gráficos são renderizados dinamicamente na hora..
  • Vista 3D das cidades, disponivel no dia de lançamento em 100 cidades mundiais, outras serão adicionadas.
  • Cache dos mapas guardado no armazenamento do telefone para navegação offline. Não será navegação totalmente offline, mas será o suficiente para navegar sem qualquer tipo de problemas em zonas de fraca cobertura de rede.

android-google-map-app.jpg

A aplicação será disponibilizada como update via Market para todos os Android 1.6 e superiores, no entanto, como para usar o potencial total da nova aplicação é necessário hardware com capacidades 3D consideráveis e suporte multitouch a maioria dos telefones mais antigos não terá acesso à funcionalidade total da aplicação.

Os 100% compativeis são:

Samsung Galaxy S
Motorola Droid X
Motorola Droid 2
HTC G2
HTC Droid Incredible
HTC EVO 4G
Samsung Nexus S
Motorola Droid

Podem ver aqui alguns screenshots: Google Maps for Mobile 5.0 - Engadget Galleries

E aqui um Video Demo: YouTube - Google Mobile Maps with 3D buildings

O update deverá estar disponível antes do Natal.

Market 2.2.6

market-home%2B%25282%2529.png
market-details%2B%25281%2529.png

Video Review: YouTube - The new Android Market

As grandes alterações são ao nível da interface que foi completamente remodelada, estando tudo mais organizado e intuitivo. Destaque para o carrocel com as aplicações "featured". Irá estar também disponível além das imagens de promoção dos programas e dos screenshots, uma nova função que é os video's que o vendedor da aplicação pode colocar na pagina da mesma. O market agora também suporta o modo landscape, que será bastante util para o pessoal dos tablets.

Irá também haver alterações nos métodos de pagamento e no tempo para os reembolsos, que vão passar de 24 horas para 15 minutos. Isto acontece porque os reembolsos foram implementados para automaticamente devolver o dinheiro as pessoas quando as aplicações são imcompativeis ou não funcionam em determinado telefone. Só que com uma janela temporal de 24 horas, especialmente nos jogos, estava a acontecer que muita gente comprava um jogo, e jogava durante 23Horas e uns minutos para depois desinstalar e receber o reembolso. Tendo assim acesso ao jogo de forma gratuita durante um dia. Isso tem impedido que empresas como a Gameloft coloquem a maioria dos seus títulos no Market.. Esta alteração, pode parecer má, mas potencialmente vai trazer para o market muitos jogos que estavam afastados só por causa disto.

O update está a ser disponibilizado gradualmente ao longo das proximas semanas, tendo em alguns paises já sido disponibilizado.

Quem (como eu) for mais impaciente, pode desde já fazer a actualização bastando para isso instalar esta aplicação no telefone: Vending.apk

Google Reader para Android

Actualmente com o Twiiter e afins os RSS feeds cairam um pouco em desuso, mas eu continuo a seguir as actualizações de alguns sites por ai e por isso, acho esta aplicação espetacular:

Google Reader - Android app on AppBrain

Sincroniza totalmente com o Google Reader online.

Boas. Que launcher é que vocês usam? Queria instalar no meu SF com 2.1 e estou indeciso entre o ADW e o PRO...

O Launcher Pro é melhor especialmente em ecrãs de resolução inferior a WVGA. na versão Plus é muito bom na medida em que se assemelha ao Sense da HTC. O problema é que não é grátis, apesar de no google se encontrar.

Que versão do Android tens? 2.1 ou 2.2?

Se tiveres a 2.1 é relativamente simples e explico-te como fazer. Se tiveres a 2.2, obrigatoriamente tens que usar o ODIN para flashar uma ROM. Esse processo é meio manhoso e pode acabar com o telefone bloqueado.. Pelo que nesse caso te recomendo calma.. Espera pelos updates oficiais, ou então começa a ler as FAQ's na secção do Galaxy S do forum XDA para te começares a sentir mais à vontade.

eu tenho o 2.1 que veio de origem com o telefone.

O que eu queria era descarregar os mapas da Google para o cartão e navegar recorrendo apenas ao GPS...

Já agora malditos dos que falaram no Air Control:sh)

eu tenho o 2.1 que veio de origem com o telefone.

Muito sinceramente o que eu te recomendo é a ROM que uso de momento. Que é a ONE.PT JPU + Kernel Voodoo. É 100% fiável e robusta. Não tem problemas reportados até ver.. É quase inteiramente baseada na ROM JPU mas com algumas ligeiras alterações.

Mas ficam os avisos:

- Esta ROM apesar de ser feita em 99% com codigo retirado de ROM's oficiais da Samsung, não é uma ROM oficial. Pelo que não saem updates oficiais para ti. Se quiseres voltar a ter updates terás que flashar uma ROM oficial (ou enganar o Kies [;)] )

- A versão actual do Kies disponível em Portugal não consegue comunicar com telefones com Android 2.2.1.. Também não se perde nada, porque o Kies é software inútil.

- Os teus programas e definições vão ser apagados. Pelo que terás que repor tudo. Para os contactos caso tenhas a conta google a sincronizar, eles depois lá voltam. Para as sms's, MMS's, registo de chamadas, etc, recomendo este: SMS Backup + - Android app on AppBrain

O processo de instalação é o seguinte:

1º Faz download destes ficheiros e coloca-os a todos na raiz da memoria do teu telefone:
- Multiupload.com - upload your files to multiple file hosting sites!
- http://dl.dropbox.com/u/921561/Files Android/update.zip
- ONE.PT.XXJPU-v.1.0.0-GlassLockscreen.zip
- ONE.PT.XXJPU-v.1.0.0-TomCrescente.zip

2º Desliga o telefone e inicia-o em modo recovery. Para isso com o telefone desligado pressiona as seguintes teclas: vol up + Home + Power. Quando começares a ver o logotipo do Galaxy S liberta a tecla power e mantem as outras duas pressionadas durante mais uns 5 segundos... Deve aparecer um menu com letras verdes (ou azuis, não me lembro bem), se arrancar normalmente é porque fizeste mal a combinação. Se apos varias tentativas não der é porque o teu telefone é do lote que vinha com problemas nos modos recovery, nesse caso não te recomendo que prossigas pois caso a instalação corra mal não tens como recuperar o telefone.

3º Nesse menu escolhe a opção "Apply update.zip" (as vezes é preciso fazer duas vezes).

4º Agora passas para o ClockWorkMOD recovery, que é um menu de recovery com opções muito mais avançadas. Para navegar neste menu, usas as teclas vol up e down, e as teclas "back" para confirmar e menu para retroceder.

5º A seguir vais instalar três ficheiros seguindo a opção: "instal zip from sd card" > "Choose Zip from sd card" e escolhes o ficheiro. Instala por esta ordem:

- ONE.PT.XXJPU-v.1.0.0-Install-VOODOO.zip
- ONE.PT.XXJPU-v.1.0.0-GlassLockscreen.zip
- ONE.PT.XXJPU-v.1.0.0-TomCrescente.zip

Depois dos 3 instalados com sucesso, carrega na telca menu até saires das opções, e escolhe Reboot now.

O primeiro arranque deverá demorar um bocado. Entre 5 a 10 minutos. Mas não te preocupes é normal.

No final, terás um telefone rápido como nuca tiveste.

Isto parece complicado mas não é. Seguindo os passos o processo de instalação não demora mais de 2 a 3 minutos. Depois é só esperar pelo primeiro arranque, enquanto rezas..

Se tiveres alguma dificuldade apita que eu ajudo-te.

Bem lembrado! [;)]

Já agora, uma curiosidade:

500x_nokiaanssipeequote.jpg

Aproveitando a situação, já que o executivo deixará a Nokia em seis meses, o vice-presidente Anssi Vanjoki despejou algumas palavras sobre os fabricantes que escolheram o Android, dizendo que ele não valerá a pena a longo prazo: “A Nokia usando o Android seria como os garotos finlandeses que ‘urinam nas calças’ para se esquentar durante o inverno.” [Financial Times]
http://www.gizmodo.com.br/sites/all/files/2010/09/21/500x_nokiaanssipeequote.jpg

mundano, obrigado pela ajuda. Eu vou ver então se faço o upgrade. Não é que eu esteja insatisfeito com o telefone, mas de vez em quando ele encrava, principalmente depois de ver um vídeo.

Voltar
Superior