eu tenho o 2.1 que veio de origem com o telefone.
Muito sinceramente o que eu te recomendo é a ROM que uso de momento. Que é a ONE.PT JPU + Kernel Voodoo. É 100% fiável e robusta. Não tem problemas reportados até ver.. É quase inteiramente baseada na ROM JPU mas com algumas ligeiras alterações.
Mas ficam os avisos:
- Esta ROM apesar de ser feita em 99% com codigo retirado de ROM's oficiais da Samsung, não é uma ROM oficial. Pelo que não saem updates oficiais para ti. Se quiseres voltar a ter updates terás que flashar uma ROM oficial (ou enganar o Kies [

] )
- A versão actual do Kies disponível em Portugal não consegue comunicar com telefones com Android 2.2.1.. Também não se perde nada, porque o Kies é software inútil.
- Os teus programas e definições vão ser apagados. Pelo que terás que repor tudo. Para os contactos caso tenhas a conta google a sincronizar, eles depois lá voltam. Para as sms's, MMS's, registo de chamadas, etc, recomendo este:
SMS Backup + - Android app on AppBrain
O processo de instalação é o seguinte:
1º Faz download destes ficheiros e coloca-os a todos na raiz da memoria do teu telefone:
-
Multiupload.com - upload your files to multiple file hosting sites!
-
http://dl.dropbox.com/u/921561/Files Android/update.zip
-
ONE.PT.XXJPU-v.1.0.0-GlassLockscreen.zip
-
ONE.PT.XXJPU-v.1.0.0-TomCrescente.zip
2º Desliga o telefone e inicia-o em modo recovery. Para isso com o telefone desligado pressiona as seguintes teclas: vol up + Home + Power. Quando começares a ver o logotipo do Galaxy S liberta a tecla power e mantem as outras duas pressionadas durante mais uns 5 segundos... Deve aparecer um menu com letras verdes (ou azuis, não me lembro bem), se arrancar normalmente é porque fizeste mal a combinação. Se apos varias tentativas não der é porque o teu telefone é do lote que vinha com problemas nos modos recovery, nesse caso não te recomendo que prossigas pois caso a instalação corra mal não tens como recuperar o telefone.
3º Nesse menu escolhe a opção "Apply update.zip" (as vezes é preciso fazer duas vezes).
4º Agora passas para o ClockWorkMOD recovery, que é um menu de recovery com opções muito mais avançadas. Para navegar neste menu, usas as teclas vol up e down, e as teclas "back" para confirmar e menu para retroceder.
5º A seguir vais instalar três ficheiros seguindo a opção: "instal zip from sd card" > "Choose Zip from sd card" e escolhes o ficheiro. Instala por esta ordem:
- ONE.PT.XXJPU-v.1.0.0-Install-VOODOO.zip
- ONE.PT.XXJPU-v.1.0.0-GlassLockscreen.zip
- ONE.PT.XXJPU-v.1.0.0-TomCrescente.zip
Depois dos 3 instalados com sucesso, carrega na telca menu até saires das opções, e escolhe Reboot now.
O primeiro arranque deverá demorar um bocado. Entre 5 a 10 minutos. Mas não te preocupes é normal.
No final, terás um telefone rápido como nuca tiveste.
Isto parece complicado mas não é. Seguindo os passos o processo de instalação não demora mais de 2 a 3 minutos. Depois é só esperar pelo primeiro arranque, enquanto rezas..
Se tiveres alguma dificuldade apita que eu ajudo-te.