Tópico do Tempo/Meteorologia

Quanto à neve, a partir de amanhã o IM prevê neve mas só acima dos 600m no norte e centro.

Esquecendo o IM e olhando para os modelos de previsão numérica do tempo, é muito pouco provável que tenhamos mais neve do que isso, ou seja, dificilmente a teremos a altitudes mais baixas apesar do frio que se vai fazer sentir.

Para quem quiser ir acompanhando os diversos modelos e a sua evolução, aqui vão umas micro-instruções muito básicas que eu também não percebo grande coisa disto, só tenho umas pequenas noções:

1) Há diversos modelos, como o GFS, o ECMWF, etc, etc...

2) Neste site alemão, podem aceder a diversos modelos
GFS: http://www.wetterzentrale.de/topkarten/fsavneur.html
(podem seleccionar o modelo no canto superior esquerdo)

3) Para ver a possibilidade de neve, precisam de pelo menos olhar para 3 mapas (seleccionar no topo do ecrã)

* 500hPa,Bodendruck (temperatura aos 500hPa de pressão atmosférica - aproximadamente 5800m acima do nivel do mar)

* 850hPa Temperatur (temperatura aos 850hPa de pressão atmosférica - aproximadamente 1500m altitude acima do nivel do mar)

* Niederschlag (precipitação)

Nestes 3 mapas, seleccionam as horas que vos interessam, onde tem uma barra com os numeros: 06,12,18,etc,etc... As previsões são feitas de 6 em 6 horas até vários dias. Assim o primeiro modelo por exemplo disponivel para hoje é o 06, e que corresponde ao meio dia de hoje no momento em que escrevo, pois foi gerado às 06:00 GMT e trata-se do modelo das próximas 6 horas, o que corresponde ao meio dia GMT.

Assim seleccionando o modelo GFS, os 3 mapas que indiquei e escolhendo nas horas o "06", temos estas três imagens para o meio dia:

500hPa,Bodendruck
Nesta imagem os dados a reter são as linhas/curvas de temperatura que atravessam o país. Se repararem com cuidado, no norte do país há uma linha que diz -25 e mais ou menos sobre a Galiza há uma linha que diz -30. Essa é a temperatura à pressão atmosférias de 500hPa, aproximadamente 5800m acima do nivel do mar, e é a temperatura que vamos precisar para fazer uns cálculos.
rtavn0619ho.png


850hPa Temperatur
Tal como na anterior, neste mapa precisamos de ver as linhas de temperatura, neste caso à pressão atmosférias de 850hPa, aproximadamente 1500m acima do nivel do mar.
Se repararem temos a linha os zero graus que atravessa o país mais ou menos ao nivel de Setubal e Alentejo. Bastante mais acima temos a linha dos -5 graus, que passa por exemplo mesmo a Sul do Reino Unido, no canal da Mancha. Esta linha dos -5 vai evoluir nas previsões dos proximos dias para Sul até chegar a Portugal.

Para além desta linha da temperatura, neste mapa precisamos de outros dados, umas linhas que estão a branco, por exemplo a linha que atravessa Tras os Montes e que indica 144, que é a altura altura geopotencial, ao qual devemos acrescentar um zero, ou seja, 1440 para os cálculos que se fazem para a neve.
rtavn0624lv.png


Niederschlag (Precipitação)
Finalmente o último mapa, o da precipitação. Por muito frio que haja, se não existir precipitação não há neve para ninguém. Em Portugal devido ao nosso clima, esse o nosso grande problema pois quando temos muito frio ao nivel do mar não costumamos ter preciptação, e quando temos precipitação só temos muito frio a grandes altitudes.

Temos então aqui o mapa de precipitação, como podem ver, a intensidade é uma escala de cores, e a precipitação é fraca, ou seja, mesmo se as condições fossem muito favoráveis, a neve também não seria nada de muito intenso.
rtavn0648sk.png
[/URL]

Cálculo de cota de neve
Finalmente, com os dados todos recolhidos, e sabendo-se que pode haver precipitação, podem usar esta aplicação online para calcular a cota de neve:
http://www.meteosat.com/foro/index.php?action=static&staticpage=7

Nos diversos campos vamos colocar a temperatura aos 500hPa, que vimos na 1ª imagem ser de -25 graus, a temperatura aos 850hPA, na segunda imagem que era zero graus e finalmente os "1440" das linhas brancas da 2ª imagem,neste caso temos que colocar a altitude mais próxima na aplicação online, que são os 1450.
neve9oo.jpg


O resultado final é de neve à cota de 950m, ou seja, não difere muito da previsão que o Instituto de Meteorologia deu para hoje, que foi de 1000 metros no centro do país e 800 no norte. Se voltarem à primeira imagem, recordam-se que sobre a Galiza passa a linha dos -30 e se colocarem este valor no cálculo, ele dá neve à cota de 700m, ou seja, aproxima-se da previsão do IM para o norte a 800m.

Neste momento
Portanto, estes modelos indicam neve acima dos 800/1000 metros no norte e centro. Mas olhando para o radar da Corunha, vemos que no Minho por exemplo neste preciso momento não está a ocorrer preciptação. Se ocorrer, por exemplo no Gerês nevará de certeza.

radar2zd.jpg

(O norte de Portugal está mal coberto com radares, o português cobre muito mal o norte e o da Corunha cobre mesmo à tangente. O pessoal do norte deveria reclamar hehehe)

http://www.inm.es/web/infmet/radar/radarre.html

Próximos dias
Para nos próximos dias poder nevar a altitudes baixas, as diversas linhas de temperatura baixas deviam entrar bem dentro do país, por exemplo a "-30" dos 500hPa ou a "-10" aos 850hPa poderia estar em Espanha mas mais póximas de Portugal, etc,etc, o que parece ser pouco provável ao olhar para os modelos ao longo da semana, ao contrário do que os mesmos modelos indicavam aqui há 2 ou 3 dias, em que por exemplo a linha "-10" atravessava Espanha bem pelo interior, mas agora está confinada ao norte/nordeste (Andorra, Pirineus,etc) lá para 5ªf/6ªf.

Mas pode ser que as coisas evoluam doutra forma.
 
Depois de ler isto, posso dizer que sou um meteorologista[8D]



A propósito, não há possibilidade de fazer visitas guiadas ao IM?
Alguém sabe?
 
Estive a ver melhor agora alguns modelos, e na ultima actualização do GFS o momento mais favorável aqui em Portugal é na madrugada/manhã de 4ªfeira (06:00GMT), em que temos uma linha de "-30" (aos 50hPa) a atravessar o país e a linha dos "-5" (aos 850hPa) a atravessar Tras dos Montes. O que no cálculo daria neve aos 200m em boa parte do país apesar da previsão do IM apontar para os 600m.
O que falha infelizmente é a precipitação.
 
citação:Originalmente colocada por Liberal

Acabaram de me dizer que está a cair granizo na zona de Sintra.

Isso é bom sinal, infelizmente os donos da Turistrela acham que a Webcam deles só deve estar ligada quando têm a instância aberta, é pena pois podiamos ter imagem +- em directo da serra. Até nesse aspecto a Turistrela falha redondamente, com as tarifas que têm já podiam ter mais que uma Webcam a fornecer imagens.

Aqui na zona de Santo Tirso estão 10ºC e está meio escuro o céu.

Já agora sabem em que zonas do Gêres costuma nevar mais? Se houver neve dou lá um salto este fim de semana.

Cump
 
Este granizo foi de facto bom sinal, embora tenha sido muito pouco. Não é o tipo de granizo que se forma em grandes trovoadas e que tem origem em altitudes muito grandes, nas nuvens do tipo cumulonimbus. As nuvens que nós vemos neste momento são de altitudes muito mais baixas, o que confirma que se calhar a uns 2 ou 3 mil metros a temperatura já está bem abaixo dos zero graus.

Mas como ao nivel do mar ainda estão uns agradaveis 8/10 graus, só o granizo é que chega cá abaixo sem se derreter em chuva, mas básicamente lá mais para cima já está a nevar um pouco, só que não chega cá abaixo :)

Mas como estão a dizer no outro tópico da neve em lisboa, é perfeitamente natural que no meio duma ou outra rajada de vento aparecam uns pequenos flocos de neve no meio do granizo.

A partir de 4ªfeira é que as condições são boas ... se houver precipitação, pois os modelos estão fracotes quanto a isso. Os espanhois é que vão ter sorte.
 
Voltar
Superior