Supostamente não era proibido importar produtos de vaping?
A própria definição da lei é dúbia IMO.
É proibido importar/comprar online "cigarros electrónicos" é isso que está escrito.
Agora, a definição de "cigarro electrónico" implica ter nicotina, foi o que conseguiram argumentar para ligar ao tabaco. Daí incidir apenas nos líquidos.
Se importo uma bateria, não será isso a mesma coisa que colocar imposto do tabaco num isqueiro?
Mas dou um exemplo práctico.
No passado novembro enviei para a alfândega documentaçao para desalfandegar dois tanques RTA (OBS Crius o meu favorito) da FT.
Incluindo printscreen da encomenda com foto e tudo, e como eram 27€, paguei taxas, mas recebi tudo sem qualquer problema.
Daí a minha conclusão anterior
Obrigado pelo esclarecimento PePa.
A teorica é demasiado complexa para o que pretendo... Se calhar, a prática até é simples, mas até perceber o que é um "aroma", o que é o PG/VG, o que são as "bases com nico", tudo isto acaba por ser demasiado complexo.
Mesmo a olhar para tutoriais, mesmo a ler fóruns, confesso que já não tenho paciência (ou cabeça) para tanta coisa...
Talvez um dia, se estiver ao lado de alguém que me explique como o faz as coisas sejam mais simples.
Até esse dia, prefiro então ir á loja e comprar a nico + o liquido e ir usando.
Obrigado por toda a ajuda
Já levo quase 4 anos disto, confesso que no início também achei demasiada informação, compreendo perfeitamente.
E até para mim fazer os líquidos passou de hobbie a quase obrigação hoje em dia.
Ver in loco, estar com pessoal ajuda (cheguei a participar em encontros de "vapers" há uns anos)
Mas quando comecei não quis começar com algo novo sem perceber o que estava a fazer.
Posso tentar explicar...
O líquido tem basicamente 4 componentes
1 e 2. Base: VG - Glicerina Vegetal + PG - Propileno Glicol
O rácio varia, mas hoje em dia andam entre 60VG/40PG e os 80VG/20PG em líquidos comerciais
Quanto mais PG: mais bate na garganta, mais fluido fica, menos aroma precisa
Quanto mais VG: mais suave fica, mais vapor faz, mais espesso fica, mais suja as resistências, mais aroma precisa
3. Nicotina
Referida em mg (na realidade mg/ml) ou percentagem
Para fazer líquidos vendem-se em diversas concentrações, diluídas em PG/VG de todos os rácios.
Eu uso apenas em PG, pois dura mais tempo e facilita as contas.As famosas pipetas de nicotina não são mais que PG (julgo eu) com uma concentração altíssima de nicotina.
Exemplo: para fazer uma garrafita de 30ml a 3mg, é necessário 1 pipeta de 1ml a 90mg/ml ou 2 a 45mg/ml
Eu não uso concentrações tão altas por exemplo, pois acima de 36mg deveriam obrigar a luvas, óculos etc... bendita legislação...
4. Aromas
São aromas alimentares, usualmente diluídos em PG que dão sabor aos líquidos.
Geralmente utilizam-se a 10% por volume, 10ml de aroma fazem 100ml de líquido.
Há os simples (mentol/baunilha/anis) que se misturam para fazer os sabores pretendidos
E há os pré-feitos, já uma mistura deles, há semelhança dos líquidos feitos, que é só diluir.