Pois, a Macintosh tem a tarefa brutalmente facilitada porque o seu hardware é completamente contralado pela própria marca, portanto mau era se os drivers não funcionassem todos.
Já os SO windows têm que tentar encontrar maneira de pôr a funcionar literalmente milhares de coisas provenientes de centenas de fabricantes diferentes. A vantagem dos Apple é a garantia de tudo funcionar à primeira, mas perde-se a liberdade de escolha quer quanto aos gostos de cada um, quer quanto aos preços.
Quanto ao Vista, instalei uma versão beta, desagradou-me, voltei ao XP, e só mudo para o Vista se não tiver mesmo mais opção nenhuma.
Não concordo totalmente: estou a escrever daqui deste lado de um MacBook Core2Duo 2.0GHz, ligado a um LCD LG Flatron 20,1 Wide DVI, uma impressora Hp930c, um modem adsl do Clix huawei, ligado a um router wireless Buffalo w54 (por sinal fabuloso), um rato logitech óptico, um disco de meio tera da samsung por firewire em caixa externa (montado por mim, em casa) e ainda uso uma webcam da creative usb que tem mais de 4 ou 5 anos. Ahh, o teclado externo da microsoft. quando preciso, liço reboot até ao fedora core 7 que tenho instalado e "quase" tudo funciona: é uma questão de tempo livre até tudo funcionar. Até o scanr da Epson usb funciona bem e ligo e partilho tudo e mais alguma coisa na rede Windows (sem Apple talk).
Compreendo essa questão de controlar o hardware, contudo se em tempos já assim foi, actualmente esse argumento cai totalmente por terra.
Ainda mais, por 120 ou 130 euros, compro um SO completo, versão full (não há cá upgrades), qualquer língua do mundo (não há localizações para a Europa ou para mercados de terceiro mundo) e tenho um sistema operativo completo, que mudo de lingua quando quero e não tenho de gastar tempo e dinheiro em firewalls, anti-vírus, anti-spyware e afins.
Noutra máquina tive o Vista Ultimate e, com pena, juntamente com o Me há uns anos, foi o SO que tive instalado menos tempo: uma semana.
Um pouco offtopic: neste momento estou totalmente liberto dos sistemas operativos e isso será uma tendência que a própria Apple não tem sido, juntamente com o Google, nada alheia:
Seja Windows, Linus ou Mac, uso o Openoffice, Thunderbird, firefox e aplicações open source para tudo e mais alguma coisa, mesnmo no Windoews, com aplicações como o Deep Burner, o comodo Firewall ou o Avira (muito bom). Ter Mac ou Linux ou mesmo Windows para mim, já é indiferente. E assim será no futuro. No meu trabalho, por exemplo, trabalho numa máquina com Linux que apenas tenho teclado, rato, monitor e rede, tudo o resto vem do servidor.
Vamos voltar aos tempos dos Dumb terminals, só que desta, estará tudo descentralizado pelo mundo fora.