Tópico do Windows Vista...

Já agora para quem não sabe. O Vista já foi testado e retestado por vários grupos, incluindo uma comunidade enorme de pessoal dedicado à segurança (um meio assim um bocado obscuro) e só um é que conseguiu pwnar a maquima e mesmo assim precisou que lhe dessem a conta de admin.

Pelo menos, por todos os testes feitos, parece que o Vista será bem mais seguro que o XP. Mas claro só o tempo poderá confirmar isso.

Quanto ao pop-up que não deixa correr os programas sem autorização, é bastante bom para quem não sabe bem o que anda a fazer. Assim um processo malicioso não correrá com tanta facilidade.

Novidades para o pessoal da pirataria... Parece que a Microsoft vai ser cada vez mais agressiva contra as copias piratas.

citação:O novo sistema operativo da Microsoft integra uma tecnologia anti-pirataria que condiciona o acesso a diversas aplicações caso o utilizador instale uma versão ilícita do software no seu computador. O utilizador terá trinta dias para instalar a versão verdadeira, caso contrário, o sistema irá funcionar em modo de funcionalidades restritas, adiantou Thomas Lindman, senior product manager na Microsoft, ao Cnet.

Desta forma, quem tentar aceder à Internet através do browser do Windows Vista terá apenas uma hora para o fazer até o sistema fazer o log off do utilizador.

Esta tecnologia faz parte da plataforma de protecção de software da Microsoft que será estreado agora, com o Vista e com o Windows Server "Longhorn", e integrado nas próximas versões de produtos da empresa, adiantou Cori Hartje, directora do programa Windows Genuine Software Initiative.

A Microsoft iniciou a luta contra a pirataria de software há dois anos, através dos add-ons Genuine Advantage para Windows e Office, os dois produtos chave da empresa. Com a inclusão da tecnologia no novo sistema operativo prevê-se o alargamento dos esforços de combate à contrafacção de produtos, que deverão ser conciliados com outras medidas mais drásticas que prevejam a punição da aquisição ilegal de software, publica o Cnet.

Os utilizadores que adquirirem um PC com o sistema operativo instalado não deverão ter quaisquer problemas, uma vez que a medida é dirigida aos que optam por instalar o produto separadamente, salientou Cori Hartje, advertindo que nos trinta dias após a instalação os utilizadores receberão avisos de validação da licença até que sejam apresentadas quatro opções: activação online, funcionamento em modo restrito, inserção de palavra chave do produto ou activação por telefone.

Bloquear o acesso das pessoas ao PC é uma mudança significativa nas medidas anti-pirataria que a Microsoft tem vindo a incluir nos seus produtos, já que, até mesmo depois da activação, a empresa continuará a investigar se o produto foi adquirido legalmente, ou não. Isto acontece quando um utilizador efectuar o download de um produto adicional da Microsoft. Caso se verifique que a password não é legítima, a empresa cede mais trinta dias para a aquisição de uma versão genuína e bloqueia o funcionamento de componentes como o Windows Defender, ReadyBoost e outros.

Se o sistema não for validado, o utilizador vê bloqueado, novamente, o acesso ao seu computador.

Com as novas medidas de segurança a Microsoft assume que o objectivo é "diferenciar as experiências entre utilizadores de software legal e ilícito", já que 35 por cento dos produtos instalado nos PCs de todo o mundo são pirateados, dizem os dados do grupo Business Software Alliance.

acho muito bem.

Deviam fazer o mesmo ao MS office.

A ver se o pessoal começa a suportar outros programas como o openoffice!

Instalei agora o Vista RC1 num LG S1 T7200 para ver como se comporta... até agora parece estar impecável. Entretanto deixei de ter acesso ao XP. Enfim, lá terei de arranjar alguma forma de fazer dual Boot.

Noto que é muito mais comilão de memória que o XP. pelo menos uns 150mb a mais... (com o aero a funcionar) Tb reparei que nas propriedades da placa gráfica vem lá a dizer que são 256MB dedicados + 768MB partilhados... no xp apenas 256 são partilhados.... para que raio são os 768mb??????

Bom, por enquanto e do pouco que testei parece estar impecável....

citação:Originalmente colocada por panpipe

Contrariamente ao que era feito com o Windows XP (em que não estava definido o numero de vezes que com apenas uma licença podia ser instalada em várias máquinas) a Microsoft quis ser mais rigida neste assunto e limita agora o Vista...

Quer dizer que posso instalar o XP pro original de um pc antigo numa outra máquina que a Microsoft não o bloqueia nem o considera pirateado??

citação:Originalmente colocada por Jacare

Quer dizer que posso instalar o XP pro original de um pc antigo numa outra máquina que a Microsoft não o bloqueia nem o considera pirateado??

Podes ter que voltar a activar no site da MS.. Só isso..

E quanto ao Windows Vista, vai ser igual. Só as copias OEM é que não.

porreiro! Não sabia! Andava com cópias piratas porque quero o xp em inglês e não em português... e os tipos da M$ por alguma razão implicam com a migração de licenças com OS de linguagens diferentes (irónicamente o meu portátil antigo veio com um XP Pro OEM e dois CD's, um inglês e um português... com o mesmo serial)

obrigado. :)

citação:Originalmente colocada por Jacare
A cópia do xp pro do outro PC antigo é OEM... posso usar essa cópia num PC novo?
não podes usar a licensa OEM noutro pc. se eles deixam é uma coisa, mas não podes.

hmmm vou tentar e depois logo digo como correu...

entretanto estou para aqui a experimentar ficheiros de photoshop bastante pesados e dá-me a sensação que o vista com o photoshop é melhor a lidar com este tipo de ficheiros que o windows xp, apesar de estarem mais de 500mb ocupados logo no arranque...

Tb já percebi que dá para desactivar uma série de coisas no vista para ele ficar mais levezinho, algo que ainda não o fiz.

Estou a gostar... amanha continuo....

O AERO é interessante.... mas penso que poderia ser melhor aproveitado que simples alt-tab um pouco mais sofisticado...

É este ano sim Sr!
Tanto é que já saiu hoje na rede...
Sabem qual o nome da equipa da release?BILLGATES :D, original no minimo

Vou experimentar só para ver como se porta.

Começam a aparecer algumas noticias preocupantes... Depois das criticas a algumas falhas do TCP/IP Stack do Vista que foi completamente reescrito e como tal, sendo código novo apresenta muito risco de bugs e falhas.. Agora é o Patch Guard..

Para quem não sabe do que se trata é um sistema que impede que software alheio possa interferir ao nível do Kernel do Windows Vista. Aparentemente representa uma excelente medida de segurança porque supostamente impede que código malicioso infecte o núcleo do sistema.. Só que este sistema pela forma como está implementado sempre foi criticado pelas empresas de segurança informática. Porque o Patch Guard impede que software de segurança (Anti-vírus, ou anti-spyware) tenha acesso ao Kernel, deixando-os assim de fora dessa área e sem possibilidade de proteger o que lá se passa.. E obviamente, mais uma vez como é tipico da Microsoft, tentando arrastar os competidores para fora desse mercado.. O timing para a introdução do Patch Guard é tudo menos inocente, coincide com a altura em que a MS aposta em produtos de segurança como AV e anti-spywares..

O ridículo disto tudo é que como podem ver na noticia: ( http://news.softpedia.com/news/Vista-PatchGuard-Hacked-37979.shtml ) Hackers já quebraram o Patch Guard e já se sabe como passar por ele ou mesmo desactiva-lo. Mas como é óbvio as empresas de segurança não podem Hackar o nosso sistema, pelo que os vírus podem ficar dentro do Kernel, sem que o Anti-Virus possa interferir nessa área do sistema..

Vamos ver se este Patch Guard são boas noticias, ou se é mais uma jogada comercial da MS, como foi a jogada de integrar o IE no core do XP com resultados desastrosos para a segurança informática dos seus utilizadores..

bem, sendo que meti agua e ja havia um topico criado cá volto á carga com um post,como disse o Unreal é realmente para este ano, isso para as empresas que têm as chaves VLK,para o comum dos mortais só mesmo 30 de janeiro. Também como disse o Unreal já saíu para a rede o download disso e posso dizer que ja está instalado aqui sem problemas nenhuns (RTM Build 6000, basicamente a que se vai poder comprar em janeiro), deixo 2 screens do vista tal como o tenho :

eu tenho o Vosta q veio numa revista, bem queria por no meu PC antigo, não deixou pq diz q tenho q actulaizar o BIOS, eu bem q tentei actualizar o BIOS, mas desisti!

Complicado!

Fico à espera do Vista Tuga, para por no meu PC principal

Back