Tópico do Windows Vista...

Como assim? podes colocar links?

De qq maneira não é HD... ...é edição em PAL normal... 720*576... (edição de videos gravados em cassete digital de formato PAL)

É um assunto mais do que debatido, o Vista só permite a reprodução de conteúdos premium (Video ou audio de alta definição) caso o vídeo seja de uma fonte "trusted" e caso todo o teu hardware permita a encriptação do sinal ( ou seja, basta que o teu monitor seja DVI ou VGA, ou que a tua saida de áudio seja S/PDIF e já não terás conteúdo premium)..

Não sei se tem um mecanismo para permitir que um gajo em casa trabalhe com video de alta definição. Mas a ideia é que se tirares da net um vídeo de alta definição não o consigas ver decentemente... E sinceramente não vejo como o sistema pode distinguir um MPEG que acabou de sair da tua pinnacle, de um MPEG que acabou de sair do emule.. A não ser que obrigue o software de captura de video a usar DRM nos videos, mas ai deixarás de poder usar AVI ou MPEG e ficarás limitado ao WMV..

Podes ler mais sobre o assunto no artigo da forbes que coloquei em cima..

Bom.... ao menos um utilizador de windows não tem que perder tempo a aprender a trabalhar com "sudos" "roots" "apt-get install" "automatixs" etc etc e etc para por exemplo coisas tão básicas como mudar a resolução de um ecrã..... [:p]

E instalar um AVS/AVG/AVAST etc etc é muito simples num windows.... e minimiza em muito o efeito de virus (usar uma conta de email do gmail ajuda)

O linux é bom principalmente para servidores... e nesses casos nem precisam de desktops 3d instáveis.... sejamos coerentes, neste momento, para a grande maioria dos utilizadores comuns, o linux é apenas tempo perdido....

É a tua opinião. Eu sou um utilizador comum, e consegui instalar / usar Linux muito satisfatóriamente. E mantenho a minha opinião, neste momento (menos para a *maioria* dos jogos), incrivelmente o Linux é superior ao Windows Vista.

Quanto aos sudos / roots / apt-get / automatix, é tanto tempo perdido como foi aprender o run / registry / regedit / startup / services / drivers / dll's . Tomara existir uma aplicação para windows com a utilidade do automatix e um sistema de repositórios de software... Como se numa instalação do windows não se tenha que andar à procura de drivers para tudo e mais alguma coisa, instalar office / photoshop / browser em condições / Antivirus / antispyware / firewall / divx / xvid etc, etc. Quanto ao desktop 3d do Linux, 1º. só usas se quiseres, 2º, podes ter um desktop 3d em placas muito mais antigas do que no vista (corre lá o aero com uma GF4MX), 3º desde há 3 ou 4 versões que o beryl é perfeitamente estável, 4º é um interface muito mais avançado e completo que o aero.

Mas não percamos tempo com estas coisas. Cada um tem a sua opinião, e a minha mudou depois de confrontado com a evidência. Já experimentei o Vista o que tinha de experimentar, e acho que é o SO mais fraco da MS desde o Windows ME...

PS: para mudar a resolução do ecran é só ir a um menu: system -> preferences -> screen resolution. Complicado, hã?

Last edited:
Quanto aos sudos / roots / apt-get / automatix, é tanto tempo perdido como foi aprender o run / registry / regedit / startup / services / drivers / dll's .

Sabes perfeitamente que não é verdade!

Desde quando é que para instalar uma placa wireless vulgarissima ou mudar a refresh rate de um monitor é preciso andar a perder tempo com registrys ou dll's no windows?

POr haver uma outra excepção não faz disso uma regra!

Eu por outro lado, instalei o ubuntu e mais tarde o suse em 3 PC's diferentes! em NENHUM deles apareceu a refresh rate ou a resolução correcta nas opções do menu! A alternativa??? SUDOS/APT-GETS/ROOTS/GEDITS and so on! É caso para dizer.... que nem uma excepção existe em que a placa gráfica funcione bem, mesmo depois de instalar as drivers correstas (com sudos/apt-gets/roots/etc etc etc)
E nem estou a falar em ligar um mouse por bluetooth....

Como se numa instalação do windows não se tenha que andar à procura de drivers para tudo e mais alguma coisa, instalar office / photoshop / browser em condições / Antivirus / antispyware / firewall / divx / xvid etc, etc.

Não, não tens que mexer em "regestrys" para colocar um monitor na resolução correcta... não tens que mexer em "regestrys" para ligares um mouse bluetooth, não tens que mexer em "regestrys" para instalares uma placa wireless, não tens que mexer em "regestrys" para praticamente NADA!

Claro que há excepções: mas são isso mesmo excepções... já no linux/ubuntus/suses e Cpa Lda é NORMA!

PS: para mudar a resolução do ecran é só ir a um menu: system -> preferences -> screen resolution. Complicado, hã?

Muito simples... principalmente quando vais a esse menu e não está lá nem a resolução nem a refresh rate pretendida! :sh)

Já agora.... como corro mesmo o photoshop em linux?

ou melhor, o que faço em linux que não possa fazer no windows ou OS/X??? Perder tempo com sudos e apt-gets???

Last edited:
Já agora.... como corro mesmo o photoshop em linux?

ou melhor, o que faço em linux que não possa fazer no windows ou OS/X??? Perder tempo com sudos e apt-gets???

Não vamos discutir sobre isto, uma vez que cada um tem a sua opinião. O que interessa é que cada um esteja satisfeito com o que usa. Pessoalmente não estava satisfeito com o windows, por isso mudei. perco tempo com sudos e apt-gets, mas deixei de perder com outras coisas. Os argumentos já foram mais do que explorados...

PS: também já instalei o Ubuntu em 3 PC diferentes e nos 3 não tive qualquer dificuldade desse tipo. Por isso não vale a pena generalizar.

Last edited:
Uma coisa que acho que se engloba dentro deste tópico e que gostaria de questionar a quem adora o Windows é:
Acham o Windows um produto sem falhas, ou por outra, não acham que há muito por onde evoluir?
Não acham que é bom haver concorrência entre a Intel e a AMD para fazer mais e melhores processadores a preços cada vez mais baratos?
Não acham positiva a guerra entre a NVidia e a ATI que levou a criação de mais e melhores placas gráficas e preços cada vez mais económicos?
Então se concordam que essa concorrência é salutar e proveitosa para o consumidor, não concordam que o monopólio de mais de 90% do mercado por parte do Windows não é necessriamente positiva?
Não acham que se a Apple tivesse uns 10% do mercado, e os outros sabores de Linux uns 20% levaria a Microsoft a fazer melhores sistemas operativos, ou até a baixar o preço do seu sistema operativo?
Eu acho que sim! Acho que era muito positivo se o Windows em vez de 90 e tal % tivesse uns 60, ou 70%, seria o suficiente para acordar esse gigante chamado Microsoft, e talvez fosse o suficiente para se dar uma revolução neste tipo de software.
E acho que existe um número razoável de "home users" que sobreviveriam muito bem com Mac ou Linux, pois para passar uns textos a computador, ver uns filmes, navegar na net e ouvir música é coisa que qualquer sistema operativo faz bem actualmente.
Não reconhecer que nas várias variantes de Unix (onde incluo Mac e Linux) se tem feito grandes progressos a nível de variedade de software, facilidade de utilização e interface, estabilidade e segurança, etc. é errado...
O Mac ou o Linux (ainda) não substitui o Windows em todas as tarefas, e é certo que existirá muito mais software para Windows que para outros sistemas operativos, mas também é verdade que existe muito software mau e que não interessa a ninguém, existem virus, e que o Windows não é por si só uma ferramenta com a qual todas as pessoas tenham de conviver.
Eu acho que um domínio avassalador do mercado como o que o Windows tem é mau para o consumidor, com 70% do market share a Microsoft não ia à falência de certeza e só os obrigava a fazer mais e melhor...

Just my 2 cents...

Cumps.

Jeandré, concordo com o que dizes... apenas tenho de realçar o seguinte!

Não vi neste tópico ninguem que adorasse o windows!

Eu não adoro o wndows! Pelo contrário.... tenho uma certa aversão ao Bill Gaitas e ao seu monopólio...

Mas preciso do windows... são coisas bem diferentes.... compreendes?
Não tenho tempo para aprender a mexer com "sudos" e preciso de software que faça aquilo que quero! Tão simples como isso.

Preciso de um SO que me permita correr as aplicações com que trabalho PROFISSIONALMETE. Se é Linux/OSX/ou que que quer que seja para mim é completamente indiferente... desde que faça aquilo que quero está tudo OK!

Neste momento, apenas o OS/X e o WIndows têm estas características...

E optei pelo Windows em relação ao OS/X por opção estritamente pessoal... na realidade, em termos práticos, não acho estes dois SO assim tão diferentes... o trabalho saído de um não vai ter melhor qualidade que o trabaho saído de outro!

A diferença na qualidade do trabalho é feita pela pessoa que trabalha e não pelo SO que usa (Windows ou OSX)

mas como tambem não vou muito à bola com snobismo e atitudes cínicas do tipo de "Hello I'm a Mac"....

Oh Jacaré... Só duas coisas para ti...

1ª Podes ver na imagem. É ai que eu mudo a resolução, e mesmo que o monitor não seja bem detectado posso lá forçar a resolução que quero.

2º Quem der ao windows ter algo tão prático como um:

sudo apt-get upgrade

Têm algo rudimentarmente parecido, que é o Windows Update.. MAs depois ainda tens que ter os updaters para o anti-virus, para o antyspyware, tens que verificar regularmente se não há actualizações do office, tens o updater da adobe, tens o updater do java, e tens que manualmente ir verificando se saem novas versões de cada um dos programas que tens instalados...

Mas ao menos, não perdes tempo com um: sudo apt-get upgrade [;)]

Attachments

• CapturaEcra-NVIDIA X Server Settings.jpg
    CapturaEcra-NVIDIA X Server Settings.jpg
    16.8 KB · Views: 0
Last edited:
no windows vista vi por lá um programa que procura automaticamente updates para outros programas, o que vem responder um pouco a essa questão do upgrade automatizado do linux...
mas é óbvio que nunca será a mesma coisa.

Oh Jacaré... Só duas coisas para ti...

1ª Podes ver na imagem. É ai que eu mudo a resolução, e mesmo que o monitor não seja bem detectado posso lá forçar a resolução que quero.

vou ver isso no único PC que ficou com o Ubuntu. Obrigado.

2º Quem dera ao windows ter algo tão prático como um:

sudo apt-get upgrade

Têm algo rudimentarmente parecido, que é o Windows Update.. MAs depois ainda tens que ter os updaters para o anti-virus, para o antyspyware, tens que verificar regularmente se não há actualizações do office, tens o updater da adobe, tens o updater do java, e tens que manualmente ir verificando se saem novas versões de cada um dos programas que tens instalados...

Mas ao menos, não perdes tempo com um: sudo apt-get upgrade [;)]

Por acaso não concordo contigo.... o windows tem um update gráfico que para o que é serve perfeitamente... depois tens os updates individuais de que cada programa faz à sua maneira... não é por aí que vou achar o windows mais ou menos eficiente como ferramenta para trabalho! (ou mesmo para jogatanas ou navegar na net).... ok... era porreiro que tivesse um "botãozinho" mágico que ao carregar... -puff- ficava tudo actualizado...

Mas não tem e na realidade não creio que faça grande falta.

Já agora.. O sudo apt-get upgrade só o usei porque tu falaste nos apt-get's... Porque como é óbvio tudo isso é feito por uma aplicação gráfica, que apresenta um aviso junto ao relógio quando há upgrades disponíveis..

Têm algo rudimentarmente parecido, que é o Windows Update.. MAs depois ainda tens que ter os updaters para o anti-virus, para o antyspyware, tens que verificar regularmente se não há actualizações do office, tens o updater da adobe, tens o updater do java, e tens que manualmente ir verificando se saem novas versões de cada um dos programas que tens instalados.
Já não se usa o Windows Update, agora há o Microsoft Update que actualiza todos os produtos da Microsoft automaticamente.

Os restantes produtos também vêm todos com update automático por defeito. Só faz isso manualmente quem não tiver mais que fazer [:p]

Pensei que ia ter um Vista à borliú com a história do universitário mas aparentemente a Universidade do Porto não tem essa licença MSDNAA

bah, pensei que o dinheiro das propinas até ia valer a pena...

bolas.... isto está a funcionar muito bem num XP com uma gráfica do tempo da minha avózinha!!!! [:blush:]

bolas.... isto está a funcionar muito bem num XP com uma gráfica do tempo da minha avózinha!!!! [:blush:]

Interessante, falta saber o essencial:
Se tiver um video a reproduzir ou um site com uma animação flash a mover-se quando activa o modo Exposé a animação ou video pára ou continua a reproduzir?

Cumprimentos

Bom... isso já era pedir muito ao XP.... :p

de qualquer maneira isso não é essencial! o essencial é que tenha uma utilidade.... e isso tem (principalmente se usarmos a 1ª hipótese como está na primeira imagem) ;)

EDIT: Uma das coisas que gosto muito no Ubuntu é esta forma de visualizar os programas que estão a correr movendo o rato para um dos cantos à escolha.... e sentia alguma falta no XP. Estou semrpe a andar de programas em programas.... se estão animados ou não.... enfim, era porreiro que sim... mas não é por isso que isto vai ser menos funcional.... mas claro que ficava muito mais "pipi".

Last edited:
Bom... isso já era pedir muito ao XP.... :p

de qualquer maneira isso não é essencial! o essencial é que tenha uma utilidade.... e isso tem (principalmente se usarmos a 1ª hipótese como está na primeira imagem) ;)

Eu vi logo que apenas se limitava a tirar um screenshot e a reposicionar no ecran as thumbnails, eheh...

http://www.apple.com/macosx/theater/expose.html
Como se pode ver no original, os videos e outras animações continuam a correr normalmente, o que visualmente é muito mais agradável.
De qualquer forma confirmo que esta função é de facto muito prática, especialmente se usada em conjunto com as mouse gestures (ir ao canto inferior esquerdo e tenho as janelas todas, canto inferior direito as janelas do mesmo software, canto superior esquerdo mostra o desktop, etc.)
Depois de uma pessoa se habituar, trabalha desta maneira com várias janelas com uma velocidade enorme!

Cumprimentos

Bestial Jeandré.

Mas não é nada que não soubessemos... o OSX nestes aspectos está muitos passos à frente do XP e mesmo do VISTA com o seu Aero.....

Mas foi porreiro ver essa animação porque este programa pelosvistos pretende ser uma cópia desse da apple... (será que esse da apple já ão é uma cópia de outro qualquer?) o F9 F10 e F11 funcionam da mesma maneira... as configurações onde estão os "hotspots" do mouse idem...

muito porreiro.

o mega guru microsoft e com contactos "inside" microsoft, sobre a nova versão do Windows: o Vienna.

Q: When will Vienna ship?

A: Microsoft currently plans to ship Vienna in 2009, about two to two and a half years after Vista. The next major release of Windows is expected two years after Vienna, in 2011. (Windows Server updates are on a similar cycle.)

Q: What features will be included in Windows Vienna?

A: Microsoft hasn't publicly committed to any features for Vienna and the company is currently still deciding what this next Windows release will look like. We do know a few things about Vienna, however: It will include a new version of Windows Explorer that is being built by the same team that designed the Ribbon user interface in Office 2007. It will likely include some form of the "Hypervisor" (Windows Virtualization) technologies that will ship shortly after Windows Server "Longhorn". It will also likely include the WinFS (Windows Future Storage) technologies, though they won't be packaged or branded as WinFS.

Q: Will Windows Vienna be available in both 32-bit and 64-bit versions like Vista?

A: No, Vienna will almost certainly ship only in 64-bit versions. This is in keeping with Microsoft's x64 migration schedule.

Q: Will Microsoft release any Windows updates between now and Vienna?

A: Yes. Windows Vista Service Pack 1 (SP1, codenamed "Fiji") will ship simultaneously with Windows Server "Longhorn" and will include a new kernel version that makes that release up to date with the kernel version in Longhorn. As such, we might consider Fiji a major release for a service pack: No previous service pack has ever included a major kernel update.

---
http://www.winsupersite.com/faq/windows_7.asp

Interessante saber que vem aí uma nova versão do kernel com o SP1 do Windows Vista.

E que finalmente vão abandonar os 32 bits... assim espero!

Back