Reaproveito este tópico sobre o Vista para relatar a minha opinião sobre o contacto que tenho vindo a ter com ele:
- A instalação é acessível mas o boot loader da MS não reconhece o Linux que tinha instalado noutra partição do meu disco, o resultado foi que no arranque fiquei com o velhinho WinXP e o Vista, mas desapareu da lista a possibilidade de arrancar o Linux que antes tinha, ou seja, a MS na minha opinião deveria manter lá uma entrada "other operating system" mas é mais fácil fingir que não está lá nada.
- Fora isto parece-me bastante estável, o Vista pede confirmação para instalar tudo e mais alguma coisa, e pede confirmação inclusive por tentar mudar um nome de um ficheiro, enfim, mostra preocupação pela segurança mas a maior parte das pessoas vai-se fartar e desligar essa protecção porque torna-se uma seca!
- A minha maior crítica ao Vista acaba por ir então para o facto de ser um sistema operativo muito pesado, que exige um computador de topo para se tirar partido da nova interface Aero.
O Windows traz um sistema de rating que atribui uma pontuação ao hardware em função da sua capacidade de correr o Vista, o meu portátil de trabalho vai fazer em breve 2 anos, considero-o perfeitamente capaz de fazer tudo, numa escala que vai até 5 tive... 1 (um, one, un, uno!!!)
E isso de facto deixou-me triste, é uma maneira de obrigar toda a gente a trocar de computador e não posso com isso, quando o Linux e o XGL ou AIGLX cheio de efeitos corre perfeitamente no meu pc a toda a velocidade...
Cumprimentos