Tópico do WTCC

Já reparei que és um pouco impulsivo nas respostas que dás às pessoas que não conheces amigo. Mas o que é que essa equipa fez de tão extraordinário que ainda não percebi? O Piloto é belíssimo e conta com muitos anos de velocidade é um facto...

Os BMW´s e os Seat´s oficiais sao carros construidos deste ano com as ultimas evoluçoes a nivel de motor, chassis, aerodinamico, etc..... os Alfa´s da equipa N-Technology sao carros com dois anos de vida, altura que a marca Alfa-Romeo desistiu de competir o WTCC, deixando de construir novos carros e contribuir financeiramente.

Para teres uma ideia da fama da equipa N-Technology, temos no PTCC um Alfa 156 que é conduzido, salvo erro, Jorge Areal. Nas primeiras provas o carro nao andava nada... e no circuito do Boavista, o Areal pediu a intervençao da equipa N-Technology e assim foi, veio um tecnico, mexeu no carro, e o Areal andou na frente das corridas do PTCC no Boavista.

Naqueles anos em que o regulamento beneficiava claramente carros de tracção dianteira, e era mudado quase de prova para prova até encontrarem um equilibrio? [:D]
Naqueles anos em que ganhavam as provas todas, mesmo partindo de 10º? Podiam ser bons mas ganhar tudo mesmo partindo de lá de trás e com concorrentes como a BMW... achas que as vitórias só dependiam deles?

acho que estás enganado...

era mesmo naqueles anos em que a BMW fazia o choradinho e até inventaram um peso misterio para um suposto "diferencial traseiro" nos FWD. sim, num campeonato de turismos, uma marca alemã que diz que os FWD devem carregar o peso de um diferencial traseiro! ridículo...

Já reparei que és um pouco impulsivo nas respostas que dás às pessoas que não conheces amigo. Mas o que é que essa equipa fez de tão extraordinário que ainda não percebi? O Piloto é belíssimo e conta com muitos anos de velocidade é um facto...

a EQUIPA extraordinária, PRIVADA, meteu um piloto no 3º lugar com um carro sem apoios e claramente fora da concorrência.

o piloto? dos melhores!

a EQUIPA extraordinária, PRIVADA, meteu um piloto no 3º lugar com um carro sem apoios e claramente fora da concorrência.

o piloto? dos melhores!

Pois isso está à vista de todos, agora se têm fundos ou não com toda a certeza que é uma suposição tua ou também estás metido na equipa? Olha, aqui à uns dias o Armindo Araújo ganhou uma PEC no rally do Japão com um carro de grupo N. Isso sim é um feito histórico, e já agora a equipa privada Stobart ficou em 3º com o J. Latvala no rali da Irlanda...

acho que estás enganado...

era mesmo naqueles anos em que a BMW fazia o choradinho e até inventaram um peso misterio para um suposto "diferencial traseiro" nos FWD. sim, num campeonato de turismos, uma marca alemã que diz que os FWD devem carregar o peso de um diferencial traseiro! ridículo...

Eu não quero tirar mérito à Alfa Romeu mas eu lembro-me que as diferenças de andamento eram demasiado grandes e lembro-me que os FWD tinham beneficios para compensar o facto de não ser RWD (julgava-se que o ser RWD era uma grande vantagem). Quais não me lembro nem me lembro também do que a BMW alegou/exigiu para que isso fosse corrigido. Mas que as corridas eram uma valente seca, eram. Havia alguma emoção na segunda corrida, nas primeiras duas ou três voltas que era o tempo das ultrapassagens dos Alfa até chegarem à liderança em formação.

Pois isso está à vista de todos, agora se têm fundos ou não com toda a certeza que é uma suposição tua ou também estás metido na equipa? Olha, aqui à uns dias o Armindo Araújo ganhou uma PEC no rally do Japão com um carro de grupo N. Isso sim é um feito histórico, e já agora a equipa privada Stobart ficou em 3º com o J. Latvala no rali da Irlanda...

o que eu faço não te diz respeito. limita-te aos posts que escrevo, onde se pode ler a resposta do dono da N-Technology e onde diz isto:

"This year we have had the smallest of budget, virtually zero testing but as usual the N.Technology commitment and professionalism has shone through."

se não sabes que a equipa praticamente trabalhou com dinheiro da casa e da publicidade é porque não te interessas pelo assunto, apenas. esse facto está bastante espalhado nos media. não é preciso ser amigo do dono da equipa para saber [;)]

o que eu faço não te diz respeito. limita-te aos posts que escrevo, onde se pode ler a resposta do dono da N-Technology e onde diz isto:

"This year we have had the smallest of budget, virtually zero testing but as usual the N.Technology commitment and professionalism has shone through."

se não sabes que a equipa praticamente trabalhou com dinheiro da casa e da publicidade é porque não te interessas pelo assunto, apenas. esse facto está bastante espalhado nos media. não é preciso ser amigo do dono da equipa para saber [;)]

Nem me interessa minimamente o que fazes ou deixas de fazer amigo [;)] Agora se a equipa tem mérito? Sim, tem, mas não fez nada que outras já não tenham feito, por isso é só mais uma equipa privada. E se para o ano forem com o mesmo 156 acredito que não façam nada de jeito durante o campeonato.

Acho que acima de tudo é de lamentar a ausência da Alfa Romeu no WTCC, tal como a BMW, fazem parte da história das corridas de Turismo.

E abandonar este campeonato para apostar nos Gt's com o 8C, onde já está a Ferrari, que faz parte do mesmo grupo, não me parece muito intelegente.

No tempo que a alfa romeo dominava sem qq espinha, os outros construtores fizeram o choradinho e a FIA implementou o corte as 8.000RPM´s para os 4 cilindros, 8500 para os 5 e 9.000 para os 6...Sim os BM´s podia fazer 9.000.
Exigiram também que fosse colocado lastro, uma vez que os FWD seriam supostamente mais leves, e também porque os BM´s usavam caixas em H em vez de caixas sequenciais..
Mesmo com motor limitado as 8.000 e mais peso, os alfa´s continuaram a limpar as provas.Enquanto esteve lá a equipa oficila ganharam quase sempre.
A equipa oficial saiu, ficou a n-technology sozinha.Comparativamente as equipas oficiais, BM-SEAT e chevro, pode-se dizer que a n-techo não tem um tusto.Os carros são chassis de 2004.
Ainda assim sacaram o lugar que sacaram...Dizerem que não fizeram nada de mais, é puro cinismo.Só não vê quem não quer.Fizeram foi um excelente trabalho.A concorrência não estava a contar com tanta oposição dos ALfas esta epoca...

Agora vos digo, equipa que foi levada ao colo foi a chevrolet...E os TDI´s também foram muito benificiados.
Haviam de deixar colocar motores turbinados a gasolina.... [;)]

Alfamaniaco, achas que os tdi's também não estão limitados? Claro que estão... agora partindo da ideia básica que há diferenças no tipo de combustível ( gasóleo e gasolina) sendo um claramente mais explosivo que o outro, é óbvio que a batalha turbodiesel vs "turbootto" ([:D]) se sabe à partida qual o desfecho num confronto com a mesmíssima potência... por isso há que equilibrar as balanças. Também se sabe que esse equilíbrio por vezes não agrada a toda a gente mas isso acontece nos mais variadíssimos campeonatos

Nem me interessa minimamente o que fazes ou deixas de fazer amigo [;)] Agora se a equipa tem mérito? Sim, tem, mas não fez nada que outras já não tenham feito, por isso é só mais uma equipa privada. E se para o ano forem com o mesmo 156 acredito que não façam nada de jeito durante o campeonato.

se não estou em erro, este é o último ano, por contrato (uma coisa realmente estúpida), do 156 inscrito pela N-Technology

quanto a fazer nada de jeito ou não já há 2 e 3 anos q ouvi isso, sempre pelos mesmos suspeitos do costume, mas sempre o vi a dar cartas no TOP, mesmo de tão velhinho que é.

foi um SUCESSO.

No tempo que a alfa romeo dominava sem qq espinha, os outros construtores fizeram o choradinho e a FIA implementou o corte as 8.000RPM´s para os 4 cilindros, 8500 para os 5 e 9.000 para os 6...Sim os BM´s podia fazer 9.000.
Exigiram também que fosse colocado lastro, uma vez que os FWD seriam supostamente mais leves, e também porque os BM´s usavam caixas em H em vez de caixas sequenciais..
Mesmo com motor limitado as 8.000 e mais peso, os alfa´s continuaram a limpar as provas.Enquanto esteve lá a equipa oficila ganharam quase sempre.
A equipa oficial saiu, ficou a n-technology sozinha.Comparativamente as equipas oficiais, BM-SEAT e chevro, pode-se dizer que a n-techo não tem um tusto.Os carros são chassis de 2004.
Ainda assim sacaram o lugar que sacaram...Dizerem que não fizeram nada de mais, é puro cinismo.Só não vê quem não quer.Fizeram foi um excelente trabalho.A concorrência não estava a contar com tanta oposição dos ALfas esta epoca...

Agora vos digo, equipa que foi levada ao colo foi a chevrolet...E os TDI´s também foram muito benificiados.
Haviam de deixar colocar motores turbinados a gasolina.... [;)]

na altura ainda escrevi umas coisas sobre isto ao que chamei «sem vergonha na cara», não neste fórum como é obvio.

que terá o Zell a dizer sobre isto...?

na altura ainda escrevi umas coisas sobre isto ao que chamei «sem vergonha na cara», não neste fórum como é obvio.

que terá o Zell a dizer sobre isto...?

O que eu tenho a dizer é que não estou a defender nem a atacar nenhum construtor. Simplesmente gosto de ver corridas competitivas sem vencedores à partida. Como já disse, não me lembro bem do regulamento dessa altura nem do que foi feito para equilibrar a balança. Se foi isso da limitação de RPM, aumento do lastro nos FWD devido às diferenças de peso entre FWD e RWD e às diferenças de caixa, daquilo que eu entendo não me parece injusto. Um carro mais leve e com uma caixa mais rápida deve ter vantagem, não? Não sei, digo eu. O que é para vocês o equilibrio?

Do que eu não sou defensor e critico é um campeonato em que durante o mesmo se ande à procura desse equilibrio. Onde fica a linha entre o beneficiar e o prejudicar? O que é que nos diz como devem ser os carros, sendo diferentes, para que haja equilibrio e competição em pista? Vocês sabem? Têm essa "fórmula"?

Para mim, para estas situações não acontecerem os carros devem ter certas caracteristicas iguais e a partir daí as equipas fazem o melhor que podem sem se preocuparem se é melhor FWD ou RWD, etc... e se o adversário não terá vantagem nisso.
A mais recente fagulha desse género são os diesel em competição com os carros a gasolina. Acho que nunca se poderá chegar a um equilibrio real entre as duas tecnologias. A vantagem será sempre para uma ou para outra. Para mim não tem nexo mas para quem vende carros a gasóleo tem.

Last edited:
olá, caí aqui de pára-quedas neste tópico e não o li de início, mas também quero deixar aqui a minha opinião para a polémica...

eu acho que a melhor coisa que o WTCC tem é mesmo a variedade de ter FFs a competir com FRs, gasóleos turbo a competir com gasolinas, modelos de três volumes contra modelos de dois volumes... isso é que é a riqueza do WTCC!

já acompanho o campeonato há alguns anos e já vi alguns casos de regras mudadas a meio da época que nas provas seguintes favoreceram de forma injusta um ou outro contrutor...

mas a verdade é que prefiro isso a que eles fiquem sem fazer nada enquanto que aquilo se torna no feudo de uma única equipa...

Rui Rio: Boavista evoluiu muito

Data: 10/12/2007 01:11

"O Circuito da Boavista evoluiu muito e daqui para a frente terá uma evolução muito menor." Quem o diz é Rui Rio, Presidente da Câmara Municipal do Porto, referindo-se à "obra" que lançou e que levou o nome da cidade do Porto aos quatro cantos do mundo.

Para o autarca portuense "o Circuito da Boavista está implementado com uma forte imagem no panorama internacional, tendo ainda a certificação da FIA." Tudo isto resulta de "uma evolução muito grande registada em duas edições, mas daqui para a frente a evolução será muito menor. Arrisco mesmo a dizer que o que pretendemos é manter o que temos, adicionando pequenos melhoramentos."

A primeira edição com o festival de históricos foi o ponto de partida, tendo então a pista sofrido significativos melhoramentos para a vinda da caravana do WTCC. Sendo uma pista citadina "temos enormes limitações, mas vamos recebendo sugestões dos pilotos e que tentamos implementar dentro do possível."
br> Entre o que poderá ser feito no traçado para a próxima edição, "há uma ou duas coisas exequíveis. Por exemplo, há zonas em que podemos substituir os maciços de betão por rails, fazendo isso dos dois lados da pista podemos ganhar quase 2 metros de largura, o que é benéfico, especialmente para o WTCC."

A vinda do WTCC foi, no entender de Rui Rio, "uma espécie de prémio pelo trabalho feito em 2005, temos a competição garantida em 2009 depois teremos de ver como será o futuro." O autarca realça a competitividade do WTCC "em pista, mas também fora dela, já que são muitas as cidades a concorrerem à organização de uma prova."

Em 2008 não haverão corridas nas ruas da cidade do Porto, "o circuito é para se manter como um evento bienal. A sua montagem é um enorme e complexo trabalho logístico." concluiu o autarca.

[SIZE=-1]José António Marques[/SIZE]

sportmotores.com​

Back