Tópico dos auto-rádios e demais multimédia auto - Como montar um autorádio, na Pag 1

Claro q nem tudo são rosas e algum problema eu havia de encontrar. A entrada de antena é funda e não dá para lhe meter o cabo do carro, e não encontrei adaptadores à venda, disseram-me q só num electricista. Também já troquei os cabos vermelho e amarelo e não consigo meter o rádio a desligar-se com a ignição.
Mas há adaptadores para essas ligações de antena mais fundas. Qualquer loja de electrónica/autorádios terá para venda!

Desisti. Deixei o rádio no tablier (ao menos ouço cd) e amanhã vou com o carro a uma norauto ou algo do género para me resolverem estes problemas :sh)
Dá uma vista de olhos pela primeira página deste tópico, pode ser que te ajude! [;)]

Obrigado mais uma vez, Pé Leve. Chamei um amigo q percebe disto e estivemos a ver os esquemas da primeira página, mas realmente o 206 tem algumas coisas trocadas. Lá conseguimos meter o rádio a desligar-se com o carro (um minuto depois de tirar a chave da ignição) só q ele liga-se cada vez q se abre uma porta [:D]

Pelos vistos é a única forma q o 206 permite, já é melhor do q ter de o desligar sempre manualmente. Quanto ao cabo de antena, vou ver se amanhã o arranjo [:cool:]

Entretanto com esta história toda consegui fundir 2 led do mostrador superior do carro [:D]:sh):sh):sh)

Quanto ao rádio penso que fizeste uma boa compra, pois do que já li das respectivas specs e do que conheço da Pioneer, não tenho dúvidas de que compraste um bom aparelho.

Parabéns pela máquina e goza-o bem. [;)]

Pé Leve, os reviews q encontrei na net foram grande parte da razão q me levou a escolher o Pioneer (uma vez q o Alpine não aceita ligações AUX, pois tb tinha reviews muito boas). Ainda olhei para os Sony (não li coisas muito abonatórias acerca dos modelos q me interessavam) e os Blaupunkt (pouca informação sobre eles e preços demasiado baixos levaram-me a suspeitar da qualidade de som), mas tb penso ter feito boa escolha.

Posso dizer q, do pouco q ainda experimentei do rádio, fiquei surpreendido. Sempre achei q o som fraco do 206 se devia à qualidade das colunas, mas agora estou convencido q o rádio original tinha grande parte da culpa.

É incrível como o som é tão mais definido e os baixos são muito melhor controlados, sem distorção até níveis de volume a roçar o obsceno (e a q eu não dou uso [:cool:]).

Daqui a uns dias dou uma opinião mais concreta acerca da qualidade do rádio.

Última edição:
Pé Leve, os reviews q encontrei na net foram grande parte da razão q me levou a escolher o Pioneer (uma vez q o Alpine não aceita ligações AUX, pois tb tinha reviews muito boas). Ainda olhei para os Sony (não li coisas muito abonatórias acerca dos modelos q me interessavam) e os Blaupunkt (pouca informação sobre eles e preços demasiado baixos levaram-me a suspeitar da qualidade de som), mas tb penso ter feito boa escolha.

Posso dizer q, do pouco q ainda experimentei do rádio, fiquei surpreendido. Sempre achei q o som fraco do 206 se devia à qualidade das colunas, mas agora estou convencido q o rádio original tinha grande parte da culpa.

É incrível como o som é tão mais definido e os baixos são muito melhor controlados, sem distorção até níveis de volume a roçar o obsceno (e a q eu não dou uso [:cool:]).

Daqui a uns dias dou uma opinião mais concreta acerca da qualidade do rádio.
Fico à espera! [;)]

Hoje, ao reparar uma fechadura do ClioII, reparei que o altifalante da porta se encontra bastante estragado: a membrana encontra-se apodrecida e lascada em vários pontos.

Pergunta: se eu comprar um par de altifalantes do mesmo diâmetro que os originais, os pontos de fixação e o conector eléctrico são os mesmos ou é preciso "inventar"?

Estou a pensar em compar este auto radio, principalmente porque é blaupunkt, porque tem bluetooth e tá a um bom preço.

http://www.worten.pt/ProductDetail.aspx?pid=04063347&oid=6|19|88|&c=

contras:
falta SD e USB

alguem conhece, ou me pode dar algumas indicações?
é que estou um bocado confuso com o bluetooth, pois alguns dos radio que tive a ver dizem que são compativeis e que o bluetooth e opcional. E eu queria um radio que se fosse instalado como um radio normal sem mais complicações, como por exemplo um do lidl que rondava os mesmos preços mas tinha de se instalar depois um micro, que já vinha no pacote.

http://www.sony.pt/view/ShowProduct...ype=TechnicalSpecs&category=ICA+CD+Tuners#tab

Vi este rádio e pareceu-me bem bacano(em especial por ter um tlm compativel com A2DP, que é o BT stereo)... que vos parece?

Custa 179€ na worten.

Se procuras qualidade de som, compra Pioneer.

Sony são muito bonitos ms avariam muito e nao têm a qualidade som dos Pioneer, que têm uma muito maior amplitude de regulações.
Os Sony o q têm de bom é uns graves geralmente mais potentes á custa do D-Bass.

Sei o que digo porque vendemos car-audio... e tenho tudo Pioneer em todos os carros [:)]

Nem a propósito do up ao tópico, e do FACC falar de Pioneer, vou deixar a minha opinião do meu rádio novo [:cool:]

A diferença de som é brutal, dou por mim a ouvir com o som muito mais baixo por causa da melhor definição, mesmo com os vidros abertos em AE ouve-se perfeitamente sem ter o volume muito alto. A distorção de baixos só se dá quando já vamos a incomodar os restantes utentes da via, e parece muito mais controlada. Uma coisa q reparei é q os espelhos retrovisores vibram muito menos [:D]

Pelo q li de reviews, o rádio integra uma compensação digital para "restaurar" a perda de qualidade na compressão dos mp3. Soam todos bem, e isso é o q me interessa.

Em relação ao rádio em si, o funcionamento é relativamente simples. O aparelho é bastante sólido, os botões são amortecidos na medida certa, e para funcionar no dia-a-dia é intuitivo. Os sub-menus já não são tanto.

Faz-lhe falta um botão directo de Mute/Pause, o nome da música (mp3) poderia passar em scroll pelo menos quando a música começa a tocar (tem q se ficar a carregar num botão alguns segundos para isso acontecer), o manual é fraco pois tem algumas funções q eu não percebo bem para q servem (COMP e BMX, por exemplo) e o écran, ainda q seja de fácil leitura, sofre por ter o mesmo revestimento brilhante do restante painel do rádio, q aliado ao ângulo em q está montado leva a q tenha reflexos.

Uma pequena curiosidade acerca da montagem, como já referi antes deste montei um Alpine q tinha um eficaz e bem pensado sistema de molas para montar a meia-gaveta e tirar o rádio de lá com muita facilidade com recurso a 2 grampos facilmente acessíveis (ok, pode ser um pau de dois bicos pois os amigos do alheio não precisariam assim de ferramentas para tirar o rádio), enquanto q este Pioneer tem uma meia-gaveta q vai ser difícil de tirar se algum dia for necessário, bem como umas ridículas ferramentas em metal de 2ª categoria para puxar o rádio, pois dobram-se todas ao menor esforço e não encaixam bem (ou então são um eficaz sistema para fazer os ladrões desistirem de tentar roubar o rádio, passado meia hora de tentativas infrutíferas para o tirar da gaveta [:)]).

Tirando estes "defeitos" menores, estou muito satisfeito com a qualidade do som e o rádio em si, acho q fiz uma boa compra. Não é recheado de funções XPTO, mas pelo preço q custou fiquei positivamente surpreendido com a qualidade do som [:cool:]

Se procuras qualidade de som, compra Pioneer.

Sony são muito bonitos ms avariam muito e nao têm a qualidade som dos Pioneer, que têm uma muito maior amplitude de regulações.
Os Sony o q têm de bom é uns graves geralmente mais potentes á custa do D-Bass.

Sei o que digo porque vendemos car-audio... e tenho tudo Pioneer em todos os carros [:)]

Já agora, dado q trabalhas com car-audio e com Pioneer, sabes informar-me se há possibilidade de ligar o rádio aos comandos do volante de um 206 multiplexado ?

[;)]

Nem a propósito do up ao tópico, e do FACC falar de Pioneer, vou deixar a minha opinião do meu rádio novo [:cool:]

A diferença de som é brutal, dou por mim a ouvir com o som muito mais baixo por causa da melhor definição, mesmo com os vidros abertos em AE ouve-se perfeitamente sem ter o volume muito alto. A distorção de baixos só se dá quando já vamos a incomodar os restantes utentes da via, e parece muito mais controlada. Uma coisa q reparei é q os espelhos retrovisores vibram muito menos [:D]

Pelo q li de reviews, o rádio integra uma compensação digital para "restaurar" a perda de qualidade na compressão dos mp3. Soam todos bem, e isso é o q me interessa.

Em relação ao rádio em si, o funcionamento é relativamente simples. O aparelho é bastante sólido, os botões são amortecidos na medida certa, e para funcionar no dia-a-dia é intuitivo. Os sub-menus já não são tanto.

Faz-lhe falta um botão directo de Mute/Pause, o nome da música (mp3) poderia passar em scroll pelo menos quando a música começa a tocar (tem q se ficar a carregar num botão alguns segundos para isso acontecer), o manual é fraco pois tem algumas funções q eu não percebo bem para q servem (COMP e BMX, por exemplo) e o écran, ainda q seja de fácil leitura, sofre por ter o mesmo revestimento brilhante do restante painel do rádio, q aliado ao ângulo em q está montado leva a q tenha reflexos.

Uma pequena curiosidade acerca da montagem, como já referi antes deste montei um Alpine q tinha um eficaz e bem pensado sistema de molas para montar a meia-gaveta e tirar o rádio de lá com muita facilidade com recurso a 2 grampos facilmente acessíveis (ok, pode ser um pau de dois bicos pois os amigos do alheio não precisariam assim de ferramentas para tirar o rádio), enquanto q este Pioneer tem uma meia-gaveta q vai ser difícil de tirar se algum dia for necessário, bem como umas ridículas ferramentas em metal de 2ª categoria para puxar o rádio, pois dobram-se todas ao menor esforço e não encaixam bem (ou então são um eficaz sistema para fazer os ladrões desistirem de tentar roubar o rádio, passado meia hora de tentativas infrutíferas para o tirar da gaveta [:)]).

Tirando estes "defeitos" menores, estou muito satisfeito com a qualidade do som e o rádio em si, acho q fiz uma boa compra. Não é recheado de funções XPTO, mas pelo preço q custou fiquei positivamente surpreendido com a qualidade do som [:cool:]

Eu não disse ? [;)]

E o melhor é que se reparares onde o AR é feito provavelmente dirá "Made in Portugal" !

Pois é meus amigos.. tb cá fazemos coisas de qualidade ! apr:)

Já agora : a função COMP e BMX são "compressores de audio" para eliminar a distorção quando ouves com o volume muito alto. Há quem prefira, e há quem não.

Por mim prefiro mais ao "natural" !

Compraste o 2000MP ? Quando ? É que o mais baixo que existe actualmente é o 3000MP....

Sim, é o 2000MP. Comprei-o nem há duas semanas, mas ainda se vê à venda em muitos sítios, bem como o 2020MP (só nunca vi o 2000MPB).

Como ele tem fios para comandos, pensei q talvez pudesse existir algum módulo para poder utilizar os comandos originais do carro, q é do q sinto mais falta - literalmente, de ter o controlo na ponta dos dedos [:D]

Já agora, dado q trabalhas com car-audio e com Pioneer, sabes informar-me se há possibilidade de ligar o rádio aos comandos do volante de um 206 multiplexado ?

[;)]

Tambem preciso saber o ano e mês do teu 206, se tem Display LCD á parte e se o comando tem 4 funções, ou 6.

Dezembro de 2001 (MY 2002), tem o LCD no topo da consola e o comando é o mais completo, q é usado nos modelos actuais.

Pelo que vejo nas tabelas da Pioneer, penso que dá.

Mas para tirar todas as duvidas só mesmo vendo.

Aconselho-te a ires a uma boa casa de car-audio ( nada de sapateiros se prezas o autoradio e o 206 ! ) para que eles verifiquem as ligações. [;)]

Então será por ligação directa ao rádio, sem necessidade de adaptadores ?

Tenho de descobrir casas q trabalhem com a marca perto daqui.

Obrigadão [;)]

Então será por ligação directa ao rádio, sem necessidade de adaptadores ?

Tenho de descobrir casas q trabalhem com a marca perto daqui.

Obrigadão [;)]

Quase de certeza que vais precisar de adaptadores. Quase todos precisam. Quando o comando do volante é da marca do carro e não da marca do Radio, é quase sempre ( ou mesmo sempre ) necessario. [;)]

Amigos , uma vez mais necessito da Vossa ajuda ...
Assaltaram o meu corsazinho 1.7d van e o gajo cortou-me a ficha do radio ( ficha opel ).
Eu como não percebo nada de ligações , tenho a ficha da sony , e uma outra que vou ligar directamente aos fios que o gajo cortou.
Por exemplo na ficha sony tenho os seguintes fios :
amarelo
vermelho
laranja
azul
preto

agora no carro ligo amarelo com amarelo e assim por diante ?

Agradeço bastante a Vossa ajuda...
Se tiverem fotos ou esquemas era 5 *****

obrigado

Como instalar um auto-rádio?

Como instalar um auto-rádio?

Boas.

É o seguinte, à uns meses roubaram-me o auto-rádio.

Hoje "ofereceram-me" um rádio, acontece que não tem o encaixe de fixação (Seat Ibiza).

Esse encaixe tem de ser adquirido na Seat ou na caixa do rádio vem uma série de encaixes para a maioria dos modelos?

Voltar
Superior