S
Speedy
Guest
Já agora aproveito para perguntar, quais são as lojas ( ou lojas online ) que vendem colunas a melhores preços. É que as minhas deram o pifo e queria comprar outras.[
]
Acompanhe o vídeo abaixo para ver como instalar o nosso website como uma aplicação web no seu ecrã inicial.
Nota: Esta funcionalidade pode não estar disponível em alguns navegadores.
Procura pelo kuantokusta! [Já agora aproveito para perguntar, quais são as lojas ( ou lojas online ) que vendem colunas a melhores preços. É que as minhas deram o pifo e queria comprar outras.[]
Pessoal alguem sabe onde comprar as ' chaves' que servem para retirar o radio do tablier? O meu radio so funciona quando lhe apetece .. desconfiu que seja algum fio a fazer mau contacto!
Parte II
Agora vamos mais além vamos montar a caixa de CD's, o sistema NAV, e o comando de volante
Nada complicado, requer atenção, os sistemas com fichas ISO usam cabos já pré fabricados, basta adquirir (normalmente já vêm com o respectivo periférico) e ligar.
ATENÇÃO: Antes de executar qualquer trabalho de electricidade na viatura desligar o cabo que liga ao terminal + ( positivo - cor vermelha ) do borne da bateria.
Ter em atenção que deve ter presente os códigos de segurança dos Autorádios que ficarão bloqueados sem introdução do respectivo código
Seguir as instruções do fabricante da viatura descrito nos manuais do utilizador quanto aos cortes de alimentação .
Para tal usa-se a ligação C da ficha ISO.
![]()
No entanto está dividida em C1 - C2 - C3
O que ligar lá ?
![]()
C1 - Livre podemos adaptar um Equalizador Externo (ver nota)
C2 - Sistema de navegação e comandos no volante e/ou sensor do comando IR (infra vermelhos)- (ver nota)
C3 - Caixa de CD's
NotaOs acessórios e periféricos possiveis de ligar variam com a Marca e modelo de autorádio, consultem os respectivos manuais do utilizador e informem-se das hipoteses antes da aquisição)
Olá pessoal sou novo aqui no forum e precisava da vossa ajuda, tenho um citroen xsara 2001 e tem o radio de urigem, clarion PU 2295C e comprei um adaptador para ligar um suporte externo de musica (exp. um leitor de MP3) mas o radio não o reconhece, alguem já fez algo de genero? já agora alguem sabe a posição dos pinos da ficha(ver imagem em cima ficha C-3) deste radio? em cima não especifica a marca e modelo do radio.
um abraço a todos.
A caixa de CD's deverá ter uma localização que permita as menores vibrações possiveis, de (preferência seria a posição central da viatura) mas normalmente é na rectaguarda/mala, a montagem deve ser executada na vertical(quando a marca indicar como possivel) ou na horizontal, as ligações são executadas mediante a aplicação do respectivo cabo de ligações.
![]()
Legenda
Condutor br - Preto - Massa, polo - da Bateria
Condutor rt - Vermelho - Positivo, polo + da bateria
Ter em atenção que o cabo principal é de diametro superior e a sua passagem junto ao restante cableamento da viatura nem sempre é tarefa simples.
Cuidado com a distância máxima, ( o do exemplo/foto é de 5m) para a localização da caixa de CD's, para tal consultar caracteristicas do fabricante
Atenção que alguns fabricantes possuem um pequeno comutador de mecanismo, pelo que teremos de seleccionar se a caixa de CD's irá ser montada na Vertical ou na Horizontal
Depois da montagem NÂO ESQUECER de retirar os PARAFUSOS DE BLOQUEIO do sistema de amortecimento e anti vibração.
BONS passeios, na presença de boa MÚSICA
Nota final - a ficha D é usada para outras adaptações, inclusivé para a interligação ao CPU da viatura, sensores de temperatura, paine/visor de tablier, etc, etc. Convem consultar os fabricantes, da viatura e do autorádio) para saber as compatibilidades.
Pois é, os PSA têm algumas "exigências" específicas que só mesmo consultando os manuais!Bem vindo. A PSA gosta muito de mexer nos cabos dos seus rádios, mudando alguns dos pinos. Provavelmente também será necessário ligar o carro ao computador para se activar a entrada de cd changer. Se deres uma vista de olhos em sites dedicados à marca, deves encontrar explicações sobre como dar a volta à questão.
Depois de pesquisar aqui neste tópico, achei uns posts onde falavam de adaptadores para pioneer que no caso do user Manymiles este teria custado 55€. Alguem sabe onde comprar estes adaptadores? no meu caso procuro um Pioneer CA-R-PI.182
Directamente na Pioneer. Penso que se não vendam noutro lado.Depois de pesquisar aqui neste tópico, achei uns posts onde falavam de adaptadores para pioneer que no caso do user Manymiles este teria custado 55€. Alguem sabe onde comprar estes adaptadores? no meu caso procuro um Pioneer CA-R-PI.182
Directamente na Pioneer. Penso que se não vendam noutro lado.