Tópico dos auto-rádios e demais multimédia auto - Como montar um autorádio, na Pag 1

As ligações parecem ser o vulgar de Lineu

USB-USB

E POwer on através do adaptador.

Agora pode o Pioneer não estar a ler (incompatibilidade) os ficheiros de audio no HDD.

Os Ipod normalmente fazem a gestão dos ficheiros que são solicitados pelo autorádio, é por isso que é necessário um adaptador especifico, mas com isto o processador do Ipod não consome os recursos de processamento do auto rádio.

Há por ai uma incompatibilidade qualquer. :sh)
Será, então, que o adaptador faz essa gestão, ou falta alguma coisa ainda?...

Não, o adaptador pode fazer toda a diferença.

Não acho que falte algo, mas pode haver sempre um imponderável nestas adaptações electrónicas e conversões de leitura. :sh)
Então só experimentando mesmo! Tenho de ver se na Matinha já têm esse adaptador e ligar!

Obrigado, meu caro. [;)]

Pé Leve

Vê estes artigos sobre o adaptador CD UB100.

Parece haver algumas limitações e problemas

Good idea, not compatible for all
Written by Peter, Rochester, NY on June 5, 2007
NOT recommended for DEH-P9800BT; appears incompatible with pre-5G/Nano iPods.

I bought this unit with very little detailed information about head-unit/iPod compatibility and how it differs from the CD-IB100II (see my review). I was hoping the UB100 would overcome some of the IB100II deficiencies.

Problem 1) Deal breaker - It would not play from my 4G iPod (also does not work with 2G Shuffle - not expected, but worth a try; 5G/Nano may be fine).

Problem 2) Minor inconvenience - The UB100 is newer than the 9800BT, so it is recognized but shows up as 'EXT' (rather than 'USB') and has some minor control limitations.

Problem 3) Trivial - I couldn't get it to play at all from a USB flash drive (3 songs on it: 1 each MP3, AAC, iTunes Protected AAC), although I didn't spend much time troubleshooting the flash drive issue since my main requirement is iPod connectivity.

Rating: 3-stars as an attempt to be 'neutral' - I can't enter a review without a rating and I don't want to skew the average too much. I am not surprised that it didn't work for my application (I almost expected it wouldn't) but I am slightly disappointed as the 9800BT is still considered the flagship model in its line and only iPods released after late 2005 seem to be compatible. This is likely a great product when paired with the right equipment (just not mine).

Kudos to Crutchfield - they waived S&H, and, as always, a hassle-free return process.

Great Add on
Written by Pat, Upper Darby, PA on February 16, 2007
This is a great add on for those who have a lot of music. I connected a 60 gig portable hard drive with about 5,000 songs. Depending on the head unit you are using, (I have the DEH-P860MP) you are limited in functionality. But for the most part you can track forward, backward, pause and have random. You can elect to have the song or artist or folder name in view. If you take the time to organize your music into proper folders, you can easily navigate through your music. The one downside is if you wish to have the song title scroll through the unit's face, you have to do select the feature with every song,the Ever Scroll feature does not work. It's nice have everything in one spot and really no need for time consuming MP3 cds. One upside is there is an extra Bus port on the unit to allow for a pass through of a cd changer or AUX input. In my case, my Sirius tuner. Enjoy.

Pé Leve

Vê estes artigos sobre o adaptador CD UB100.

Parece haver algumas limitações e problemas
Bem, tenho de ver isso bem então!

Tenho de levar o HD à Pioneer e ver isso! O adaptador é específico para o DEH-P6900IB, mas, de facto, pode ter algumas limitações na gestão e leitura de ficheiros e necessitar de algum programa interno para isso mesmo...

Vou pesquisar...

Tnx, again.

Pois, pode haver algum senão...:

[FONT=Verdana, Arial, Helvetica, sans-serif]A Apple projectou o iPod para funcionar com o software de biblioteca multimédia iTunes, que permite ao utilizador gerir as bibliotecas de música no seu computador e no seu iPod. O iTunes pode sincronizar o conteúdo do iPod com o do computador sempre que o dispositivo for conectado ao computador.
Além das capacidades de reprodução de música e armazenamento de ficheiros, o iPod possui funcionalidades de PDA, isto é, pode armazenar cópia de informações da lista de endereços e iCal no Mac do utilizador, além de também poder exibir notas, apesar dos utilizadores não poderem editar nenhuma destas informações directamente no iPod.
Todas as gerações do iPod também apresentam jogos. Os iPods de primeira e segunda geração possuem um jogo chamado "Brick", e os de terceira e quarta geração possuem também três outros jogos, “Parachute”, “Solitaire” e “Music Quiz”.
[/FONT]
[FONT=Verdana, Arial, Helvetica, sans-serif]5.1. Sistema Operativo e Firmware[/FONT]
[FONT=Verdana, Arial, Helvetica, sans-serif]O iPod possui uma meio de armazenamento dedicado, onde se encontra o seu sistema operativo. Um chip NOR flash ROM (de 1MB ou 512KB) adicional contém um programa bootloader que diz ao dispositivo para fazer o load do sistema operativo a partir do meio de armazenamento. Cada iPod tem ainda 32 MB de RAM (os de 60 e 80 GB têm 64MB de RAM). Uma porção da RAM é usada para manter o sistema operativo do iPod carregado a partir do firmware, mas a maioria da RAM serve para armazenar músicas na cache a partir do meio de armazenamento. Por exemplo, o iPod pode girar o seu disco rígido uma vez e copiar aproximandamente 30MB de músicas para a RAM, economizando assim energia por não ter que girar a drive uma vez por cada música.
Um equalizador permite ajustar várias frequências de áudio dentro do espectro de som (muito parecido com os controlos bass e treble num sistema stereo). A funcionalidade de equalização pode ser usada para optimizar o áudio playback para uma determinada sala, género de música, ou preferências de cada indivíduo.
O Rockbox[1] e o iPodLinux[2] oferecem alternativas open-source para o firmware e sistema operativo standard, respectivamente.
[/FONT]
[FONT=Verdana, Arial, Helvetica, sans-serif]5.2. Armazenamento de ficheiros[/FONT]
[FONT=Verdana, Arial, Helvetica, sans-serif]Todos os iPods podem funcionar como mass storage devices para armazenar ficheiros de dados, sendo esta função controlada pela opção "Enable Disk Use" no iTunes.
Se o iPod tiver sido formatado no Mac OS X será utilizado o sistema de ficheiros HFS+, que permite ao dispositivo ser utilizado como bootdisk. Se o iPod tiver sido formatado em Windows, será utilizado o sistema de ficheiros FAT32. Quando surgiram os iPods compatíveis com Windows, o sistema de ficheiros por omissão deixou de ser o HFS+ para ser o FAT32, embora este possa ser reformatado para o outro (excepto o iPod shuffle que é estritamente FAT32).
Ao contrário de outros MP3 players (inclusivé os PlaysForSure devices[9]), copiar os ficheiros directamente para o iPod, através de uma aplicação de gestão de ficheiros, não permitirá o acesso correcto aos mesmos. O utilizador terá de utilizar o software específicamente desenvolvido para tranferir ficheiros multimédia para o iPod, iTunes. Apenas deste modo os ficheiros estarão visíveis e acessíveis. Além do iTunes, existem ferramentas alternativas para as diferentes plataformas, que permitem efectuar a tranferência de ficheiros.
Através do iTunes não é possível transferir músicas ou vídeos do iPod para o computador, no entanto o iTunes 7 permite transferir para o computador a música adquirida online. Os ficheiros multimédia são guardados no iPod numa pasta oculta, todos com uma base de dados proprietária. Contudo, o conteúdo oculto pode ser acedido através do sistema operativo host, activando a opção que coloca os ficheiros ocultos visíveis. O áudio poderá ser asssim recuperado manualmente, e livremente acedido.
[/FONT]
[FONT=Verdana, Arial, Helvetica, sans-serif]5.3. iTunes[/FONT]
[FONT=Verdana, Arial, Helvetica, sans-serif]iTunes é uma aplicação player multimédia digital, criada pela Apple em 2001, permite reproduzir e organizar ficheiros de música e vídeo. Este programa possui uma interface que permite gerir os conteúdos do iPod.
Umas das grandes vantagens desta aplicação é a possibilidade de adquirir conteúdos multimédia (música digital, vídeos de música, programas de televisão, jogos para o iPod, entre outros) por download através da iTunes Store, bastando para isso ter ligação à internet.
Os ficheiros áudio adquiridos usam o formato AAC com cifra adicional. A cifra é baseada no sistema FairPlay DRM[3]. Os ficheiros poderão ser reproduzidos por um número ilimitado de iPods, mas por apenas 5 computadores.
Se gravarmos os ficheiros num CD áudio e depois os recomprimirmos para um formato com perdas diferente, é possível criar ficheiros áudio sem DRM, porém a qualidade estará reduzida.
[/FONT]

Já tenho o pioneer deh 5900mp!

Já tenho o pioneer deh 5900mp!

Boas, depois de comprar o rádio e o colocar, agora quero comprar o adaptador de sat+elite do carro!

Pé leve, já arranjaste isso?[;)]

Boas, depois de comprar o rádio e o colocar, agora quero comprar o adaptador de sat+elite do carro!

Pé leve, já arranjaste isso?[;)]
Ainda não. quando liguei para a Pioneer em Lisboa disseram-me que estava esgotado e que iria demorar cerca deduas a três semanas a chegar, precisamente a meio das minhas férias. Esse e outros cabos adaptadores parecem não existir em stock no único local onde se vende Pioneer aqui na região de Lisboa ([s)] ), já que não quero estar a engordar (ainda mais) gulosos nos diversos representantes oficiais da marca e onde, certamente, me cobrariam mais €25 ou €50 a mais pela mesma "peça"... [8b]

O adaptador é o CA-D-PI.180..

Vou guardar isso para depois das férias.

O que quero ver se encontro (talvez lá em baixo, quando abalar...) é o adaptador para USB, esperando que funcione!...

cdub100_detailpage.jpg

Ainda não. quando liguei para a Pioneer em Lisboa disseram-me que estava esgotado e que iria demorar cerca deduas a três semanas a chegar, precisamente a meio das minhas férias. Esse e outros cabos adaptadores parecem não existir em stock no único local onde se vende Pioneer aqui na região de Lisboa ([s)] ), já que não quero estar a engordar (ainda mais) gulosos nos diversos representantes oficiais da marca e onde, certamente, me cobrariam mais €25 ou €50 a mais pela mesma "peça"... [8b]

O adaptador é o CA-D-PI.180..

Vou guardar isso para depois das férias.

O que quero ver se encontro (talvez lá em baixo, quando abalar...) é o adaptador para USB, esperando que funcione!...

cdub100_detailpage.jpg

Mas podes comprar directamente na pioneer?! E disseram-te preços?! [;)]

Adaptador Pi182! comandos do volante!

Adaptador Pi182! comandos do volante!

Boas, liguei para o representante pioneer no porto e disseram-me que tinham em stock o pi182 que também dá para o meu carro, com auto radio da marca VDO!

Fica-me por 55€!! Contra 125 que me disseram na norauto!![;)]

não sei porque é que o teu será o pi 180!!

Boas, liguei para o representante pioneer no porto e disseram-me que tinham em stock o pi182 que também dá para o meu carro, com auto radio da marca VDO!

Fica-me por 55€!! Contra 125 que me disseram na norauto!![;)]

não sei porque é que o teu será o pi 180!!
Bem, é o modelo que vem no site para Renault com tuner list, comandos no volante e sub display (display no painel)...

Esse PI 182 dá para que carros? É que não aparece no site da Pioneer...

Sim, a Norauto "estica-se" um bom bocado...

Voltar
Superior