Tópico dos auto-rádios e demais multimédia auto - Como montar um autorádio, na Pag 1

Tipo a minha carrinha tem colunas 16,5 40W salvo erro.. se meter umas 13cm com 130W perco qualidade? Não funcionam?
É que não percebo nada do assunto :S

Tipo a minha carrinha tem colunas 16,5 40W salvo erro.. se meter umas 13cm com 130W perco qualidade? Não funcionam?

Tens de meter da mesma medida de origem, na caixa das colunas está lá toda a informação (para que carros dá e em que local).
Outra coisa, em alguns carros as colunas têm de ser mais finas ou levar um adaptador para que o vidro quando desça não bata na zona da coluna, informa-te bem sobre isto. [;)]

É simples tipo em relação ás dimensões da coluna isto practicamente não interfere na qualidade, mas quanto maior a dimensao da coluna melhor...

é preferivel comprar colunas com a dimensao máxima suportada pelo "orificio".

relativamente á qualidade de som isto devesse á qualidade da coluna propriamente dita sendo que a marca/modelo é crucial para que tenham boa qualidade geralmente das marcas mais conhecidas recomendo Sempre: Infinity, Pionner, JBL. tem um Optimo SOM.....

Outra questão muito importante é que tens de ter em conta SEMPRE os WATTS RMS. sendo isto tambem muito influente no SOM ao que me parece misturas-te os 40W de RMS possivelmente com 130W de pico.......

para mais duvidas poderás falar cmg por PM ou entao expor aqui no tópico. fica bem

PS: um AMPLIFICADOR TB É UMA BOA SOLUÇÃO, caso gostes mesmo de musica com muita qualidade e o teu radio seja fraco....

cumprimentos..

Tens de meter da mesma medida de origem, na caixa das colunas está lá toda a informação (para que carros dá e em que local).
Outra coisa, em alguns carros as colunas têm de ser mais finas ou levar um adaptador para que o vidro quando desça não bata na zona da coluna, informa-te bem sobre isto. [;)]

respondeste ao mesmo tempo que eu...

falando de assuntos diferentes mas ambos muito importantes....

Eu atacava ali para os lados da JBL, som bastante mais real (vocal) e com nível de médios bem temperados.
Mas era como o Soldarier estava a dizer, liga-se mais aos watts rms, esses 170 w da pioneer serão bastante estridentes num nível de som mais elevado, pelo menos foi essa a experiência que tive com umas dentro da mesma gama à uns anitos trás.

autoradio alpine 9884

autoradio alpine 9884

retirando o autoradio original da audi e instalando o alpine 9884 será que na igniçao fike tudo como o original da audi(a3)???

Em termos de ignição sim, penso que te estejas a referir ao facto de ligar e desligar o radio com a chave...

Vais precisar é de um adaptador pra que o rádio caiba no espaço que fica, uma vez que o rádio de origem é maior que o alpine.

Que colunas traseiras de 13 cm comprar para o clio? Não vale a pena serem daquelas muito caras pois não iria tirar partido devido ao radio ser de origem

desculpem, inclusivamente os visados.... estava irritado [;)]

Agora que já te acalmaste deixa-me explicar-te algumas coisas.

Não sei qual é a tua experiência em car-audio, eu apenas montei sistemas dedicados e com alguma complexidade em carros durante uns anos.

Talvez já saibas disto, mas práticamente não existe concorrência para a alpine em sistemas de topo.

Montas um pioneer, um sony, etc numa instalação com crossovers activos, tri-amplificação e afins com um crucifixo na mão para que não apareçam ruídos no final.
O isolamento eléctrico dos alpine é algo de muito bem concebido e estudado.
Já era assim em 1992, e era assim em 2002.

Se reparares a Alpine é uma marca substancialmente mais cara que as concorrentes, oferecendo ao mesmo preço muito menos funções do que as marcas que supostamente concorrem com ela.

Relativamente à Becker a Alpine é exactamente o oposto. A Becker prima pela sobriedade, enquanto a Alpine é mais espanpanante.
Mas isto tem um motivo:
Tal como acontece com a Bose, o mercado principal da Becker é a venda directa aos fabricantes de automóveis e não o retalho.
Como sabes, se quiseres comprar umas colunas Bose para carro pura e simplesmente não arranjas.

Na Becker já consegues arranjar em retalho, mas não é o mercado deles.

Essa questão de distorcer ou não quando puxas ao máximo tem uma validade de zero em termos musicais.
O único modo de um sistema não distorcer é fazer compressão dinâmica do sinal, o que objectivamente em qualidade sonora é mau.

Para entenderes o que é a compressão dinâmica, imagina um volume ou potência do qual a amplificação não pode passar. Não ouves distorção mas estás a transformar um trecho dinâmico em algo sem dinâmica nenhuma, com uma particularidade - que é teres menos potência porque os Becker costumam ter etapas de potência mais fracas.

Pensa por um momento porque é que os becker não são utilizados em sistemas de topo aftermarket. Achas que é por causa do preço ?
Achas que num sistema de 5000 euros são mais 500 ou menos 500 euros que fazem a diferença ?

Claro que não. Os aficcionados do car-audio querem o melhor possível a todos os níveis, e se o Becker correspondesse a essas exigências estaria lá.

A qualidade do som da Becker (tal como na Bose) tem que ver acima de tudo com a interacção entre o fabricante do carro e fabricante de som.

No caso mais evidente da Bose, cada sistema é estudado específicamente para cada carro, e junto com o amplificador (bose) está integrado um equalizador para afinar o som à acústica do carro. Neste equalizador está 80% do segredo do som Bose em automóveis, e também o motivo pelo qual não podes comprar em separado - porque os resultados seriam tão positivos e negativos como nas restantes marcas.

A Becker tem uma filosofia algo semelhante à que a Blaupunkt teve em tempos (marca que também introduziu algumas novidades, como o telemóvel integrado no rádio, cartões anti-roubo, etc).

Com isto tudo ninguém está a dizer que a Becker é uma marca má (longe disso) e objectivamente nunca ninguém fica mal servido com um, mas também não é o Santo Graal que muitas vezes se fala.

Quanto ao facto de uma marca equipar numa determinada altura os carros e noutra não tem que ver com acordos comerciais, percepções da marca na altura, mas sobretudo rentabilidade.
Senão pensa como é que uma marca sem qualquer tradição na qualidade sonora das suas soluções (B&O), que nem altifalantes fabrica, equipa uma marca como solução de topo como a Audi... ;)

Última edição:
Bem pessoal.. Andei para aqui a vasculhar, e decidi fazer um post aqui nesta thread..

A minha Maria tá a pensar em comprar um Auto-Rádio para o seu bogas. O carro dela é um Renault Clio Phase I 1.1 RN. O carro é de 94 e o seu Auto-Rádio já é mais velho que a Santa Margarida, literalmente... Penso que não possui as ditas fixas ISO.. Mas pronto, ainda não olhei bem para a aquilo com olhos de ver.. Como o carrinho dela é fraquito, tamos a pensar em comprar uma coisa, não muito boa, mas também não muito fraca.. Tamos a pensar em comprar qlq coisa na volta de 70 / 60 €... Gostava de o pessoal me dizer o que achava, e que, posteriormente, tipo de ligações ou adaptadores teremos de comprar para que tudo funcione nos trincos...

42_clio%2093%201%20copy.jpg

O carro dela, é este modelo.. :)

Entretanto, também tamos a pensar em mudar o SoundSystem todo.. Essa já é a parte que vou oferecer.. Acho que à frente, são colunas de 10cm e atrás também.. Alguém que já teve ou mudou o sistema de som, neste carro?

Abraço, e obrigado pela disponibilidade pessoal! :)

Bem pessoal.. Andei para aqui a vasculhar, e decidi fazer um post aqui nesta thread..

A minha Maria tá a pensar em comprar um Auto-Rádio para o seu bogas. O carro dela é um Renault Clio Phase I 1.1 RN. O carro é de 94 e o seu Auto-Rádio já é mais velho que a Santa Margarida, literalmente... Penso que não possui as ditas fixas ISO.. Mas pronto, ainda não olhei bem para a aquilo com olhos de ver.. Como o carrinho dela é fraquito, tamos a pensar em comprar uma coisa, não muito boa, mas também não muito fraca.. Tamos a pensar em comprar qlq coisa na volta de 70 / 60 €... Gostava de o pessoal me dizer o que achava, e que, posteriormente, tipo de ligações ou adaptadores teremos de comprar para que tudo funcione nos trincos...

42_clio%2093%201%20copy.jpg

O carro dela, é este modelo.. :)

Entretanto, também tamos a pensar em mudar o SoundSystem todo.. Essa já é a parte que vou oferecer.. Acho que à frente, são colunas de 10cm e atrás também.. Alguém que já teve ou mudou o sistema de som, neste carro?

Abraço, e obrigado pela disponibilidade pessoal! :)

Xiii, nem queiras saber o que o meu teve [:D]

Mas suponho que não queiras ficar literalmente sem mala.

Esse carro trás fixas iso de origem. Podem é ter sido cortadas entretanto.

Em termos de auto-rádio esse valor não dá para grande coisa, por isso tenta apanhar as promoções de rádios da Sony, Pioneer, Blaupunkt...o que houver dentro destas conhecidas.
Esse clio tem um grande defeito, que é a posição do rádio.
Alguns rádios não estão pensados para trabalhar num ângulo tão elevado e saltam mais e no limite chegam a encravar discos, mas aí só experimentando.

Se optares por colocar as colunas nos locais previstos vais ficar com um belo som de granfonola, porque colunas de 10cm = 0 graves.

A outra opção seria furares a chapeleira e meteres umas colunas de 16cm atrás. Se quiseres inventar podes colocar 16cm à frente nas portas, mas isso já implica muita bricolage.

O setup 16cm na chapeleira com 10cm à frente já dá resultados audíveis.

Xiii, nem queiras saber o que o meu teve [:D]

Mas suponho que não queiras ficar literalmente sem mala.

Esse carro trás fixas iso de origem. Podem é ter sido cortadas entretanto.

Em termos de auto-rádio esse valor não dá para grande coisa, por isso tenta apanhar as promoções de rádios da Sony, Pioneer, Blaupunkt...o que houver dentro destas conhecidas.
Esse clio tem um grande defeito, que é a posição do rádio.
Alguns rádios não estão pensados para trabalhar num ângulo tão elevado e saltam mais e no limite chegam a encravar discos, mas aí só experimentando.

Se optares por colocar as colunas nos locais previstos vais ficar com um belo som de granfonola, porque colunas de 10cm = 0 graves.

A outra opção seria furares a chapeleira e meteres umas colunas de 16cm atrás. Se quiseres inventar podes colocar 16cm à frente nas portas, mas isso já implica muita bricolage.

O setup 16cm na chapeleira com 10cm à frente já dá resultados audíveis.

Bem, se já trás a ditas fichas ISO de origem, menos mal.. É menos uma preocupação.. Entretanto obrigado pela tua palavra.. Tenho de falar com ela, a perguntar se acha jeito perfurar a chapeleira e colocar lá as colunas para ficar com um som aceitável... Eu, em principio, para a semana vou comprar umas colunas de 10cm para lhe oferecer, e vou andar a mirar os Rádios e isso..

Tem de ser mesmo esse valor porque senão depois o Sistema de Som fica mais caro que o próprio carro.. hehe

O carro não é meu, por isso é que estou a pedir a ajuda de pessoas dentro da matéria.. Até porque se fosse, já tinha umas coisinhas em mente, das quais colocar as 16cm à frente e deixar a "traseira limpa"... :)

Colunas de 16cm baratas, que me aconselhas rca33? Nada de exorbitante! :P Até 50€ chega.. hehe

Boas pessoal

Como não percebo muito de caraudio, venho aqui fazer umas perguntas aos entendidos e pedir umas opiniões.

Tenho um R19 comercial, por isso tenho espaço que sobra para colunas, e subwofers e isso tudo.

Ora lugares para colunas tem no tablier para 2 colunas de 10cm, nas portas para 2 colunas de 17cm e depois como já disse tenho bastante espaço na chapeleira para mais se for necessário.

Quero montar um sistema de som à maneira, mas que dê para "ouvir musica", não seja só "bum bum bum" e depois os médios e agudos são abafados pelos graves, nada disso, para isso prefiro não gastar o dinheiro.

Primeira questão: que marca comprar?

Segunda questão: O que comprar?

Quero uma coisa potente, dentro de um preço aceitavel, mas com a condição que disse acima.

Quanto acham que devo gastar para ficar com um som mais ou menos bom?

Cumps

Voltar
Superior