Topico dos autocarros

Pedro65

New member
Criei este topico porque gosto de autocarros e cria saber qual é a vossa opinião sobre eles
Gostam mais, em termos estecticos, dos autocarros de agora ou dos antigos?

lisbon255gb21075cl.jpg

viewfimg.php

Sou utente da TUF -Transportes urbanos de famalicão, e desde que a Arriva a adquiriu, tem desenvolvido positivamente, renovou a frota de autocarros com alguns mercedes O 405, um Mercedes citaro, Um marcopolo viale e um marcopolo senior
Mercedes o 405:
Mercedes-Benz_O_405_Viernheim_100_2267.jpg

Mercedes citaro:
wg_32.jpg

Marcopolo viale:
iribusivecomarcopolocitij2.jpg

Marcopolo senior:
post_mic_senior_marcopolo_001.jpg

Como moro na zona, tenho bastanto contacto com a frota urbana/inter-urbana da Auto Transportes do Fundão, e aquilo é um autêntico museu ambulante. Desde os (horríveis) Heuliez, que por onde passam contribuem para muitas doenças respiratórias, passando pelas velhinhas Mercedes 0307, até mesmo pelo menos um (lindíssimo) UTIC Europa!

Hoje andei numa MAN Irizar, que, apesar de não ser um autocarro que me agrade esteticamente (e também porque fiquei traumatizado depois de fazer 5h de viagem no lugar por detrás daquele "pilar" perto da frente do autocarro, que nos comprime contra o passageiro do lado e nos tira a visibilidade para o exterior), este tinha um interior um pouco diferente: era todo verde. Desde o verde escuro dos assentos, a vários tons mais claros nos materiais do tecto. Resultou bastante bem :)

Em relação à questão que colocaste: os antigos têm um charme próprio. Mas gosto de os ver em museus, encontros, etc. A circular no dia a dia, prefiro os confortáveis e menos poluentes autocarros modernos.

A propósito: no outro dia vi um autocarro com matrícula espanhola lindíssimo. Era todo preto, com um design fantástico. Não consegui ver qual era o carroçador, mas tinha uma inscrição a dizer "Titanium" na traseira. Alguém sabe qual éo carroçador?

Tenho um lote de fotos (ainda a preto e branco) de máquinas dos anos 60 e 70, logo vou colocar aqui para vós vos deliciares com as máquinas

Em relação à questão que colocaste: os antigos têm um charme próprio. Mas gosto de os ver em museus, encontros, etc. A circular no dia a dia, prefiro os confortáveis e menos poluentes autocarros modernos.

A propósito: no outro dia vi um autocarro com matrícula espanhola lindíssimo. Era todo preto, com um design fantástico. Não consegui ver qual era o carroçador, mas tinha uma inscrição a dizer "Titanium" na traseira. Alguém sabe qual éo carroçador?

Era este ?

Noge-Titanium.jpg

Noge-Titanium2.jpg

Como moro na zona, tenho bastanto contacto com a frota urbana/inter-urbana da Auto Transportes do Fundão, e aquilo é um autêntico museu ambulante. Desde os (horríveis) Heuliez, que por onde passam contribuem para muitas doenças respiratórias, passando pelas velhinhas Mercedes 0307, até mesmo pelo menos um (lindíssimo) UTIC Europa!

Hoje andei numa MAN Irizar, que, apesar de não ser um autocarro que me agrade esteticamente (e também porque fiquei traumatizado depois de fazer 5h de viagem no lugar por detrás daquele "pilar" perto da frente do autocarro, que nos comprime contra o passageiro do lado e nos tira a visibilidade para o exterior), este tinha um interior um pouco diferente: era todo verde. Desde o verde escuro dos assentos, a vários tons mais claros nos materiais do tecto. Resultou bastante bem :)

os da tuf antes da sua renovação, há cerca de 1 ano e 6 meses tambem eram constituidos por heuliez, e mercedes O307

Essa grelha frontal é que custa a engolir... [:vm)]

Pessoalmente gosto muito do Setra e Mercedes, desde o Travego ao Tourismo. No entanto admito que no caso da Mercedes o design podia estar melhor.

Dos actuais gosto muito da "Fenix" do carroçador nacional Alfredo Caetano.

View attachment 41385

Speaking of Caetano, e apesar de não ter muito a ver, gosto muito das carroçarias Salvador Caetano e chassis Mercedes (modelo Tourino europeu) ou MAN.

Quanto estive no Reino Unido, andei num Caetano Enigma e fiquei bem impressionado. Bem acabado, cheio de mariquices (o condutor controlava o fecho dos porões remotamente e vendo através de um ecrã lcd...!) e bastante confortável.

ainda me lembro de viajar em autocarros destes, quando tinha cerca de 3 anos,das empresas Abilio da costa moreira, e da REDM
ultimodiaaecfamalico260205849l.jpg

e nestas mais recentemente, a cerca de 5 anos:

tufa.jpg

TUF-13.jpg

Back