Topico dos autocarros

Pessoal, uma pergunta:
O Grupo Barraqueiro detêm 66% da Rede Nacional de Expressos, no entanto está escrito em muitos autocarros "Empresa Transdev", e nas camisas dos motoristas está escrito "Transdev", como é que sendo a maioria do capital da Barraqueiro aparece estas informações?

Não será antes a Transdev proprietária da maioria das empresas de Transportes?
Pelo menos tenho essa ideia. E sei que há umas páginas atrás essa questão já foi aqui referida. Não sei ao certo quando, mas lembro-me de ter sido respondida, até porque creio ter sido eu a perguntar.

Há aqui pelo menos uma pessoa, que te poderá elucidar melhor sobre isso, mas a Renex, foi uma empresa constituída pela Resende, Caima - actual Transdev -, e Barraqueiro, em partes iguais (33,33%), mas que operava cada viatura como ''sua''.

Provavelmente, os autocarros em que te fazes transportar, serão da Transdev, e não da Resende ou Barraqueiro.

A Rede de Expressos é detida pelas empresas que são oriundas da extinta Rodoviária Nacional:
- Rodoviária d'Entre Douro e Minho, com 2,4%;
- Rodoviária da Beira Litoral, com 18,2%;
- Rodoviária da Beira Interior, com 6,9%;
- Rodoviária do Alentejo, com 21,6%;
- Rodoviária do Tejo, com 22,5%;
- EVA Transportes, com 12,3%;
- Rodoviária da Estremadura (actualmente Barraqueiro Transportes), com 16,1%.

Deste modo, fazendo a soma das parcelas, teremos:
- Grupo Transdev com 27,5%;
- Grupo Barraqueiro SGPS com 50%;
- Rodoviária do Tejo com 22,5%*.

* - Empresa detida em parte pelo grupo Barraqueiro.

Há no entanto outras empresas que apesar de não terem qualquer percentagem da empresa RNE, trabalham para esta. Ou seja, são pagos pelos serviços que prestam em prol da RNE e o pagamento varia com a idade do carro e se tem a decoração RNE ou não. E é desta forma que vemos outras empresas dos grupos mencionados anteriormente e outros operadores independentes.

Assim de repente, temos as seguintes empresas:
- Empresa de Camionagem Berrelhas;
- Empresa Marques;
- Frota Azul Algarve;
- GPS Transportes;
- Isidoro Duarte.

E se fôr preciso, aparecem mais empresas a trabalhar para a RNE, basta haver a necessidade de viaturas.

Depois temos empresas detidas pelo Grupo Transdev a trabalhar com marca própria e com acordos de colaboração com a RNE com a marca comercial "CitiExpress", a saber:
- Joalto;
- Transcovizela / Mondinense;
- EAVT;
- Empresa Guedes;
- RBI (mas sem certezas, não me recordo :sh)).

Depois disto, ainda temos a RENEX, detida em partes iguais pela Caima Transportes (grupo Transdev), Barraqueiro Transportes e Resende.

Ou seja, isto tudo é uma grande mixórdia. [:D]

Obrigado pelo esclarecimento!

Curioso que apesar das parcerias Barraqueiro/Transdev, a Barraqueiro está a fazer de tudo para impedir o seu crescimento, até já começou a renovar a frota. [:p]

P.S: A Barraqueiro detêm +/- 63% da RodoTejo

Last edited:
Por aí... [:D]

organigrama.jpg

A RBI também trabalha maioritariamente para a citiexpress. Atualmente a trandev anda a reorganizar as suas empresas. Todas as empresas andam a tentar renovar a frota, o problema é que os "Motas" não conseguem fabricar para todos ao mesmo tempo. A qualidade não é muita mas é barato e bonito....

A RBI também trabalha maioritariamente para a citiexpress. Atualmente a trandev anda a reorganizar as suas empresas. Todas as empresas andam a tentar renovar a frota, o problema é que os "Motas" não conseguem fabricar para todos ao mesmo tempo. A qualidade não é muita mas é barato e bonito....

A RBI é da Transdev, assim como a Citiexpress, portanto é normal, quanto aos "Motas" a única queixa que tenho a fazer é que a ventilação geral fica no compartimento das bagagens :confused:
Mesmo assim até gosto mais dos Motas do que dos Irizar.

Lembro-me de a EVA comprar estes autocarros nos anos 90 e de serem muito melhores que o material que a Rodoviária tinha na altura.

O primeiro autocarro moderno.

bus-coach-bus-MERCEDES-BENZ-O-404-13-RHD-50-1-WC-Retarder-TV-51Komfortsitze---4_big--12120602202238087300.jpg

Não costumo andar com frequência no Grupo Barraqueiro talvez por isso não tenha razões de queixa, mas pelo que ouço algumas empresas deles deviam dedicar-se ao fabrico de livros de reclamações [:D]

Lembro-me de a EVA comprar estes autocarros nos anos 90 e de serem muito melhores que o material que a Rodoviária tinha na altura.

Estes, os O404, vieram ocupar o lugar de uns quantos O303 (modelo anterior ao O404, note-se) e de uma ou outra Setra S215 e foram para os serviços MT da EVA.

Entretanto, foram vendidos para fora por troca com outros MB. Curiosamente, a Santos / Rodonorte, fizeram o mesmo, ao vender os seus O404 para o estrangeiro. O que comprova a qualidade e procura deste modelo.

Estes, os O404, vieram ocupar o lugar de uns quantos O303 (modelo anterior ao O404, note-se) e de uma ou outra Setra S215 e foram para os serviços MT da EVA.

Entretanto, foram vendidos para fora por troca com outros MB. Curiosamente, a Santos / Rodonorte, fizeram o mesmo, ao vender os seus O404 para o estrangeiro. O que comprova a qualidade e procura deste modelo.

Isto ainda era capaz de ser autocarros de guerra, se calhar sem a electrónica de hoje em dia.

Back