Tópico dos aviões

Não tarda a CP vai começar a cobrar pelo transporte das malas.. aliás, já o anunciou na rede urbana do Porto.

Mas as vantagens no avião são o conforto e a rapidez. Acabas por fazer o percurso em 50min, o tempo passa claramente a voar. Em relação ao comboio, mesmo o Alfa que cobra 23EUR se for comprado com antecedência, são 2h30 de viagem...

O expresso nem se fala então. Desconfortável para pessoas altas, o tempo demora a passar, e não dá para ir mexer as pernas ao bar como no comboio..

No caso de ires para o Porto, junta-lhe o tempo do metro, que até a Campanhã são quase 40 minutos.

Mais o tempo com que vais de antecedência para o aeroporto. Não me admirava que o tempo total, fosse qual igual. No caso de irmos e partimos do centro da cidade.

Mas as vantagens no avião são o conforto e a rapidez. Acabas por fazer o percurso em 50min, o tempo passa claramente a voar. Em relação ao comboio, mesmo o Alfa que cobra 23EUR se for comprado com antecedência, são 2h30 de viagem...

Portanto, supondo que o teu vôo é ás 10h00 e que moras apenas a 15 minutos do aeroporto (e já dou essa de barato), sais de casa às 09h45, entras no avião ás 09h59 e estás no centro de Lisboa às 10h50, é isso?

Numa perspectiva realista, eu diria que sais de casa o mais tardar às 08h00 e que chegas ao centro de lisboa perto do meio dia. Quatro horas, portanto.

Muita gente ainda não percebeu que no que toca a tempo de viagem, o avião só compensa a partir de uma hora e meia, duas de viagem. Para percursos curtos como OPO-LIS passa-se mais tempo nas formalidades aeroportuárias e transportes de/para aeroportos do que no ar propriamente dito.

Portanto, supondo que o teu vôo é ás 10h00 e que moras apenas a 15 minutos do aeroporto (e já dou essa de barato), sais de casa às 09h45, entras no avião ás 09h59 e estás no centro de Lisboa às 10h50, é isso?

Numa perspectiva realista, eu diria que sais de casa o mais tardar às 08h00 e que chegas ao centro de lisboa perto do meio dia. Quatro horas, portanto.

Muita gente ainda não percebeu que no que toca a tempo de viagem, o avião só compensa a partir de uma hora e meia, duas de viagem. Para percursos curtos como OPO-LIS passa-se mais tempo nas formalidades aeroportuárias e transportes de/para aeroportos do que no ar propriamente dito.

Eu sempre fui defensor que uma ligação interna em low cost só traria vantagens.
Em primeiro não tenho comboio que me ponha no porto antes das 8h. Nem bus. Avião tenho. Tão simples quanto isso.

Mas se queres rigor, e utilizando exclusivamente transportes colectivos, de Lisboa (Marquês de Pombal) ao Porto (Casa da Música:

BUS

7' metro (Marquês - Jardim Zoologico)
10' antecedência
210' percurso
= 227 min

CP (ALFA)
7' metro (Marquês - Sta Apolónia)
10' antecedência estação
160' percurso
10' metro (Campanhã - Casa da Música)
= 187 min

Avião

30' metro (Marquês - Aeroporto)
45' antecedência aeroporto (check-in online feito, embarque termina 20min antes do voo)
50' voo
25' saída (avião/aeroporto)
22' metro (Aeroporto - Casa da Música)
= 172 min

Os tempos são os fornecidos pelos operadores de transportes.

Portanto para sermos rigorosos: em termos de tempo total pode poupar-se talvez 15min em relação à CP e 55min em relação ao BUS. Em termos de custos compensa mais o BUS e a CP (5EUR e 1.05EUR respetivamente). Em termos de conforto, pessoalemte prefiro passar apenas 50min no percurso principal, que 3 horas a ver postes a passar...

Última edição:

É isto mesmo. Quando alguém diz que o TGV é desnecessário porque o avião é melhor em tudo, eu relembro sempre que o comboio não é melhor nem pior que o avião, é diferente, tem um propósito diferente. O comboio é o meio de transporte ideal para viagens Continentais até 1000 km. A partir daí o avião é o mais rentável. São diferentes meios de transporte e ambos são muito úteis.

Não tenho comboio que me ponha no porto antes das 8h. Nem bus. Avião tenho. Tão simples quanto isso.

Para coisas fora de horas o avião pode ser uma boa opção. Mas depois cada caso é um caso, claro. Eu para apanhar um avião LIS-OPO às 10h tenho de sair de casa às 8h para estar no aeroporto às 08h30. Se a essa hora em vez do aeroporto estiver na Gare do Oriente a entrar no Alfa (sem complicações ou formalidades) chego ao centro do Porto às 11h, a mesma hora a que o avião chega à... Maia. Só para te dar um exemplo.[;)]

Vegas, só agora vi as tuas contas no outro post.

Mas diz-me, quem no seu perfeito juízo arrisca chegar a um aeroporto apenas 45 mins antes da hora de saída do vôo?

As contas que meteste aí são num cenário perfeito que raramente ocorre, sendo que os aviões são mais propensos a atrasos significativos do que os Alfas ou os Rede Expresso.

Mas conforme disse anteriormente, cada caso é um caso, há é que analisar primeiro, no meu caso não compensava, no teu compensaria, tudo bem.

Como é que alguém, no seu perfeito juízo, pode estar contente com uma notícia destas ?

E desenganem-se que pensam que vão sempre andar de avião por 20 €... [:)]

Vegas, só agora vi as tuas contas no outro post.

Mas diz-me, quem no seu perfeito juízo arrisca chegar a um aeroporto apenas 45 mins antes da hora de saída do vôo?

As contas que meteste aí são num cenário perfeito que raramente ocorre, sendo que os aviões são mais propensos a atrasos significativos do que os Alfas ou os Rede Expresso.

Mas conforme disse anteriormente, cada caso é um caso, há é que analisar primeiro, no meu caso não compensava, no teu compensaria, tudo bem.

Eu! [:D] E nunca perdi um voo.

Ainda por mais operando a Ryanair no T2 do Aeroporto de Lisboa, onde não se passa nada, comparativamente às confusões do T1. [kiss]

Como é que alguém, no seu perfeito juízo, pode estar contente com uma notícia destas ?

E desenganem-se que pensam que vão sempre andar de avião por 20 €... [:)]

Eu entendo que para pessoas como tu, que possivelmente voam apenas em férias, não faça diferença. Pensa agora nas pessoas que vão frequentemente ao Porto, e não têm alternativas à CP e ao autocarro.

Quem vai pela TAP/Portugália, paga 70/80eur. Pagar 40eur, não é estar feliz? Não entendi o teu post... :confused:

Eu! [:D] E nunca perdi um voo.

Ainda por mais operando a Ryanair no T2 do Aeroporto de Lisboa, onde não se passa nada, comparativamente às confusões do T1. [kiss]

Yah !

E que se fores de Metro para o Aeroporto, tens de perder mais uns 10/15 minutos á espera e no Shuttle ! Fantástico !

Eu entendo que para pessoas como tu, que possivelmente voam apenas em férias, não faça diferença. Pensa agora nas pessoas que vão frequentemente ao Porto, e não têm alternativas à CP e ao autocarro.

Quem vai pela TAP/Portugália, paga 70/80eur. Pagar 40eur, não é estar feliz? Não entendi o teu post... :confused:

Ainda bem que percebes o que isto faz bem às empresas do sector de transporte. Sobretudo às Portuguesas.

Já agora, eu num autocarro e na CP, tenho direito a ter tomadas de 220V e Wi-Fi (tudo incluído no preço), na Ryanair tenho direito ao quê ?

Bem isto para a minha esposa vai ser ouro sobre azul!! Frequentemente tem serviços onde vai buscar os turistas ao aeroporto de Lisboa, e 3 dias depois vem para o Porto. Assim sendo escusa de andar a apanhar metros/táxi desde o Oriente até ao Aeroporto. Vai direto.

E desenganem-se que pensam que vão sempre andar de avião por 20 €...
Óbvio que não, se calhar às vezes até mais barato, a maior parte das vezes mais caro, depende com que antecedência reservas. Agora pra mim, andar de Expresso está fora de questão, gosto muito de autocarros mas eu ao volante, de CP viaja-se bem, mas são 46eur ida e volta e 3h30 de caminho pra cada lado de iC, Alfa já são quase 60eur por 2h50 (que são sempre mais pois nunca andam a horas), de avião, mesmo sendo mais caro, prefiro usá-lo.

Ainda bem que percebes o que isto faz bem às empresas do sector de transporte. Sobretudo às Portuguesas.
A chegada do Metro ao aeroporto tambem prejudicou taxistas e Aerobus, viste preocupação com isso?

Já agora, eu num autocarro e na CP, tenho direito a ter tomadas de 220V e Wi-Fi (tudo incluído no preço), na Ryanair tenho direito ao quê ?
Tens direito a tomadas 220v na CP? Óptimo pra ti que viajas sempre em 1ª classe, eu como viajo sempre em 2ª classe e a maior parte das vezes em IC não tenho disso... E pra que quero tomada de corrente pra uma viajem de 50mn?
Na Ryanair tenho direito ao meu lugar sentado, é o que compro, quem quer mordomias paga na TAP, eu quero apenas que me levem de A a B.

Última edição:

Empresas que são constantemente mal geridas. Têm o que merecem. Na Ryanair tens direito a ligar o portátil, meter a password, e desligar de novo porque são horas de aterrar [:D]

Óbvio que não, se calhar às vezes até mais barato, a maior parte das vezes mais caro, depende com que antecedência reservas. Agora pra mim, andar de Expresso está fora de questão, gosto muito de autocarros mas eu ao volante, de CP viaja-se bem, mas são 46eur ida e volta e 3h30 de caminho pra cada lado de iC, Alfa já são quase 60eur por 2h50 (que são sempre mais pois nunca andam a horas), de avião, mesmo sendo mais caro, prefiro usá-lo.

O Alfa Pendular demora em média 2:35, já com várias paragens e com a vantagem de o puderes apanhar onde te mais convier: Santa Apolónia, Oriente (ambas em Lisboa), Gaia e Campanhã, no Porto. Já para não falar nas outras cidades servidas.

O bilhete em 1ª custa 25,50 €, em 2ª 18,50 €. Os preços para andar de avião, pouco mais baratos serão (se é que o serão na maior parte do tempo) que viajar em 1ª classe.

A chegada do Metro ao aeroporto tambem prejudicou taxistas e Aerobus, viste preocupação com isso?

Taxistas, há a mais em Lisboa.

Aerobus... Quem é que no seu perfeito juízo paga 3,50 € (acho entretanto que já baixou) para ir até ao centro da cidade ? O mais estúpido é o aeroporto ser servido pela Carris que "impede" a utilização dos seus serviços com a desculpa das malas (mas uma trolley não conseguem impedir) incomodarem os passageiros, quando se for preciso cometem-se outro tipo de aberrações bem piores.

O Metro, por muito que custe aos acima mencionados, consegue ser mais barato e eficiente. Além do mais, a cidade ganha com a redução de algum tráfego.

Tens direito a tomadas 220v na CP? Óptimo pra ti que viajas sempre em 1ª classe, eu como viajo sempre em 2ª classe e a maior parte das vezes em IC não tenho disso... E pra que quero tomada de corrente pra uma viajem de 50mn?
Na Ryanair tenho direito ao meu lugar sentado, é o que compro, quem quer mordomias paga na TAP, eu quero apenas que me levem de A a B.

Alguém que viaja em negócios,para além da rapidez, aprecia a comodidade de poder ir trabalhando enquanto viaja. A Ryanair oferece a rapidez mas não oferece o que hoje em dia é mais importante: conectividade.

Comparativamente a um comboio, dificilmente um avião será mais eficiente. [:p]

Depende do que estejas a considerar como eficiência. Se for em termos de tempo de percurso, então é imbatível. Se for em termos de distância percorrida e tempo gasto, mais nenhum meio de transporte o bate.

Mas eu até sei de que tipo de eficiência estás a falar, da energética. Mas nesse caso, acho que deves frisar que o comboio é elétrico, pois com as locomotivas a diesel...

De qualquer forma, na aviação, as coisas não podem ser vistas de uma forma tão redutora, como muitas vezes fazemos para os automóveis. Temos que relativizar muitos desses conceitos. Por muito absolutos que possam ser.

Senão responde-me a esta pergunta, à luz de critérios aeronáuticos, é mais eficiente (energicamente) um automóvel (até pode ser a diesel, um 320D [:D]) ou um A380?

Voltar
Superior