DeCeIi
Well-known member
Depende do que estejas a considerar como eficiência. Se for em termos de tempo de percurso, então é imbatível. Se for em termos de distância percorrida e tempo gasto, mais nenhum meio de transporte o bate.
Tempo de percurso...
Atiram muitas vezes em cara isso mas os trâmites que há para andar de avião consumem mais tempo que uma viagem Lisboa - Porto... Que é uma distância parva para se fazer de avião.
Mas eu até sei de que tipo de eficiência estás a falar, da energética. Mas nesse caso, acho que deves frisar que o comboio é elétrico, pois com as locomotivas a diesel...
A única coisa que um motor a Diesel numa locomotiva faz é accionar um gerador eléctrico. Ou seja, consegue se calhar ainda ser mais eficiente que um avião. [
De qualquer forma, na aviação, as coisas não podem ser vistas de uma forma tão redutora, como muitas vezes fazemos para os automóveis. Temos que relativizar muitos desses conceitos. Por muito absolutos que possam ser.
Senão responde-me a esta pergunta, à luz de critérios aeronáuticos, é mais eficiente (energicamente) um automóvel (até pode ser a diesel, um 320D []) ou um A380?
Sabe-se perfeitamente que um A380 tem uma eficiência por passageiro / milha superior a um 320D. Mas é preciso que vá cheio.