Tópico dos aviões

A ideia de Tires é tão disparatada que nem vale a pena dizer mais nada... [:D]

Mas lá está, ligar Cascais ao Algarve já faz sentido. Para um gajo de e para Trás-os-Montes, não. [;)]

Para quem vive em Trás-os-Montes e faz férias no Algarve uns voozitos directos fazem todo o sentido, sempre são duas horas de viagem em vez de 7 ou 8. Mas depois há que ver preços, é que as pessoas a não ser que aluguem casa ou arranjem hotel no Alvor junto à praia e pertinho do aeródromo vão sempre precisar de um carro para se movimentarem durante a sua estadia. E alugar um carro durante uma semana ou duas a juntar ao preço do vôo rapidamente retiraria quaisquer vantagens relacionadas com a rapidez.

Quanto a Cascais (Tires) também acho disparatado. Este tipo de vôos regionais são para quem não quer perder muito tempo em deslocações e a Portela para isso é bem melhor. Os clientes da anterior linha Bragança-Vila Real-Lisboa eram na sua maioria homens de negócios ou trabalhadores deslocados em Lisboa (conheci alguns) que viam estes vôos como uma forma mais rápida e cómoda de chegar à capital e tratar da sua vida. Se a partir de agora têm de ir para Tires e perder mais tempo em transportes para Lisboa (que a partir de Tires são uma bela cagada como se sabe) então parece-me que o carro vai continuar a ser alternativa. Vila Real - Lisboa faz-se bem em 3h30 sem riscos de se ser multado.

Notei no Fr24 que muitas vezes os aviões de longo curso atravessam o atlântico em grupos. Neste momento vão 2 747 da LHA quase à mesma velocidade em direcção à America do sul e 2 A343 em direcção a São Paulo, um LHA e um da Switzerland.

Depois descolaram 2 330 de Madrid em direcção à America do Sul e aposto que vão juntos com os A340 ou com os 747.

Isto sempre aconteceu ou é novidade?

Last edited:
Notei no Fr24 que muitas vezes os aviões de longo curso atravessam o atlântico em grupos. Neste momento vão 2 747 da LHA quase à mesma velocidade em direcção à America do sul e 2 A343 em direcção a São Paulo, um LHA e um da Switzerland.

Depois descolaram 2 330 de Madrid em direcção à America do Sul e aposto que vão juntos com os A340 ou com os 747.

Isto sempre aconteceu ou é novidade?

Os vôos transatlânticos têm dois períodos distintos, o do dia e do da noite. De dia voa-se da Europa para as Américas, de noite o sentido inverso. A razão para isto é o facto de boa parte desses vôos serem controlados sem radar devido à impossibilidade de colocar radares deste tipo no mar e os que estão em terra como o da ilha de Santa Maria, o de Shannon (Irlanda) ou o de Reyjkavik não terem alcance suficiente para acompanharem os vôos durante toda a rota. O controlo que é feito é apenas baseado em reportes de posição, altitude e velocidade dados pelos pilotos aos ATC. Havendo vôos só num sentido durante determinado período permite uma maior quantidade e melhor separação desses vôos.

Já viram quão flexivel a asa do 787 é (a partir dos 3 minutos) ?

Aguentam bem sim sr.

Ja agora uma curiosidade minha , nesse caso por exemplo em que se ve a asa a vergar , ve se constantes ajustes é o automatico que o faz ou é o piloto ?

Brasilia Int.

2447171.jpg

meu favorito continua a ser o falcon 7x.. mas em termos de autonomia nem sei qual o melhor. tenho visto no fr24 vários GF5 a atravessarem directo o atlantico. Ainda hj vi um que saiu da cidade do méximo e estava a entrar pelo norte de espanha na europa. Grande estirada!

Gostava de ter uma relação da autonomia de bizs que conseguem atravessar a banheira. já não falo do indico nem pacifico...

Tenho ideia que Falcon 7x, G5s e Global express fazem o atlantico a brincar

B747,
Pode-se dizer que os Ranges que consideras estar muito por cima, são devido ao facto de que estes, são medidos na teoria e em condições excepcionais, certo?
Já se sabe que é assim para tudo... Depois, tudo influencia para que esses valores não chegam a aser atingidos...

B747,
Pode-se dizer que os Ranges que consideras estar muito por cima, são devido ao facto de que estes, são medidos na teoria e em condições excepcionais, certo?
Já se sabe que é assim para tudo... Depois, tudo influencia para que esses valores não chegam a aser atingidos...

É um bocado como os consumos dos carros[:D]

Mas aqueles valores podem perfeitamente ser atingidos voando com ventos de cauda e peso reduzido. De qualquer modo alguns deles são alcances impressionantes.

Pelo que me pareceu, esse 747 andou nos últimos dias a acartar a tralha dos Rolling Stones por causa do Rock in Rio.. Será que está a levar o material de volta? Terá isso direito a escolta e tudo? [:cool:]

Estão a sobrevoar a Suiça.. onde por coincidência os Rolling Stones vão actuar dia 1. Vamos lá ver se aterram lá.

Edit: o 747 aterrou em Zurick onde eles vão actuar dia 1. O outro "Blocked" aterrou em Viena. Provavelmente o 747 levava a tralha deles e o "Blocked" era o jacto privado. Suposições.. Mas parecem-me algo credíveis.

Last edited:
Back