Tópico dos aviões

A Emirates também faz embarques por zonas do avião. Não faz sentido andar tudo aos encontrões. Eu nunca tenho pressa a entrar. O avião chega ao destino ao mesmo tempo para todos.

Vários estudos apontam que o melhor é, ou aleatório ou começando pela janela e depois corredor.

http://articles.latimes.com/2011/jun/27/business/la-fi-travel-briefcase-20110627
http://www.businessinsider.com/why-airlines-board-back-to-front-2015-5

Aleatório é o melhor metodo... se não houver familias, porque senão as familias vão juntas e complica tudo outra vez.

O metodo da TAP também tem outra falha, executiva vai à frente, bloqueia o acesso ao resto do avião.

Eu raramente viajo com mais que uma mochila, que vai comigo debaixo dos pés, nem tenho pressa para entrar, mas aquela confusão criada pelas filas era dispensavel.

Aos pés nunca vai pois não cabe e só permitem malas de senhora, portáteis, mochilas pequenas. Se for trolley tem de ir nos compartimentos, se não couber vai para o porão.

E se for para o porão, quem viaja só com bagagem de cabine tem de esperar pela bagagem de porão no aeroporto de destino.

Não, bagagem de porão de última hora é etiquetada e entregue à saída do avião. Já me aconteceu várias vezes.

Curioso que, da ultima vez que viajei de avião, foi com a Lufthansa, e também me deixei ficar para o fim, porque detesto estar à espera no avião, enquanto os passageiros colocam os seus pertences no compartimento superior. Posto isto, e por terem permitido que toda a gente entrasse com bagagem de tamanho mais do que razoável (para bagagem de mão) + sacos e saquinhos do gift shop e mais não sei o quê, os últimos a entrar (como eu), bem que foram com a bagagem de mão, aos pés...

Confesso que estava à espera do regime "delivery at aircraft", mas tal não aconteceu... felizmente o voo era de inferior a 3h... mas não impediu algum desconforto.

Mais uma viagem pela Ryanair até ao Porto a bom preço
d225b88b146db640482bee89863348a3.jpg

Estava eu aqui sentadinho ao pc com portas abertas para o terraço e de repente veio um cheirinho da gasolina dos aviões (g91)queimada...apesar de nada ter ouvido ainda fui lá fora espreitar. Ahhhh quando se começa a ficar velho até as recordações olfactivas vêm ao nariz[;)]. Tenho que ir a LPPT snifar [:D][:D]

Last edited:
Cá estou eu no meu voo tap por acidente ( não sabia que era operado pela TAP ).

Milão Lisboa. Já vai com 20 minutos de atraso.

E o embarque por filas, é nova política da TAP ? É bastante frustrante. Faz as pessoas ficarem confusas, cria confusão e ainda faz algumas pessoas fazerem figuras de parvas porque ainda não era a sua vez de embargar.

E poupam zero minutos com isto, pelo contrário.

O voo anterior a este foi pela air Berlin num a319 igual e estava relativamente confortável. Os joelhos não tocavam no banco da frente. E o tipo ainda não reclinou o banco mas tem mesmo aspecto que o vai fazer. não tinha nem vou continuar a ter saudades de voar pela TAP. E ainda falta descolar.

isso é puro prazer de reclamar por ser tap. porque se fosse outra companhia qualquer já estava 5* e assim é que deveria de ser para evitar confusões.

Hecho, o embarque por filas existe em várias companhias, não apenas na TAP. Serve para agilizar o embarque, não faz sentido que embarquem primeiro os das filas da frente deixando os de trás pendurados no corredor enquanto vão arrumando a bagagem nos compartimentos.

Infelizmente muitas vezes as pessoas não ouvem/não percebem e acaba por ser uma confusão ainda pior. Nunca entendi a pressa em embarcar, é mais tempo que se está sentado e comprimido num lugar claustrofóbico. Eu das poucas viagens que faço mais à frente sou sempre dos últimos a embarcar.

concordo com o embarque por filas

politica tap:

excecutive, mobilidade reduzida e tap plus.
nota: mobilidade reduzida, não são idosos, porque já vi uma sra de 70 anos bem ágila a ser barrada!

depois: da fila (sei lá... ) 15-21 entra toda a gente...
depois os restantes passageiros...

no meu último voo para veneza lx-vce o voo ia completamente à pinha. havia só um lugar em executiva. e fui o ultimo passageiro a embarcar mais a minha esposa. e agarrei e pus o trolley na bagageira...

se está certo assim? evita-se confusões. principalmente se for por manga.

se não for por manga é por escada e muitas vezes tem 2 escadas uma na proa outra na popa do avião.
logo, não se precisa de fazer distinção entre filas, o que pode ter acontecido nessa tal air berlim

serviço, qualidade,

sem palavras.

ja fiz um voo de 10h nesta cmpanhia e so me arrependo dos outros que podia ter feito não serem pela Qantas

Experimentei a Qantas num voo de umas 8h acho (Singapura-Sidney) e não achei nem o produto nem o serviço algo por aí além :sh)

A330-300 velhote, cabine velha, ecrã de IFE pequeno e com pouca definição, bancos gastos...

Serviço a bordo banal, a meio das refeições apenas se podia ir buscar água a sair de torneiras para mini-copos, nada de snacks disponíveis nas galleys, não passavam sequer durante o voo a distribuir alguma coisa...enfim...basic stuff do longo-curso de muita companhia...

Se calhar tive azar, mas acho que, excepto num voo charter para o México, nunca tinha sentido -no longo curso- um produto tão rasco a nível do que oferecia ao passageiro lol

P.S. As mantas mais pesadas da história [:D] mas fofinhas [:cool:]

Last edited:
Eles usam outras frequências mas devem de saber por onde anda o tráfego civil, digo eu que não entendo nada disso.. e os próprios aviões devem ter algum sistema de radar não?

Os Cessna que passam por aqui na zona, nunca aparecem no FR24. Ou é por irem em altitudes relativamente baixas ou o sistema é já antigo mas duvido que não haja um controlo sobre isso.

Por vezes lembro-me bem que infelizmente possa acontecer uma situação idêntica. Esta zona é repleta de F16´s e Cessna´s e já não é a primeira vez que passa um Cessna em modo de passeio e pouco tempo depois um F16 a esgalhar :sh)

Pelo que falas vives na zona de lpr60b que vai de peniche ate aveiro(vagos) e tem altitude de 1000pes a fl245

depois ha a lpr60a que vai de 1 pouco acima de alcobaça, ate 1 pouco abaixo de figueira da foz e que abrange a pista da base de monte real, e vai de 0 até aos 4mil pes

ou seja isto são espaços aereos reservados, onde só se pode entrar com autorização do atc, apesar que ha sempre quem não cumpra algumas regras

Regra geral dentro desses espaços é necessario transponder, que pode ser modo c. logo não aparece no fr24

supostamente os f16 tem o radar, mas todos os aviões aparecem no radar da defesa nacional e em todos os sitios de portugal

Quem presta informação de trafego é sempre o atc, sendo que em espaço aereo G(golf) o atc só informa e não manda, ou seja em espaço aereo golf eles não mandam descer,subir ou voltar, no maximo aconselham

Vivo precisamente na zona de Alcobaça e não fazia a mínima ideia desses espaços reservados.

Ou seja, pelo que entendi, nessas áreas, certas altitudes estão reservadas a aviação militar é isso? Ou ninguém pode voar lá, seja militar ou civil?

as altitudes estão no post que meti, nessa caixa só se pode voar com autorização do atc, num 60B, monte real aproximação, e no 60a monte real torre, se eles me autorizarem eu posso la voar, senão me autorizarem terei de dar a volta
claro que ai a partir das 17h a guerra acaba o trabalho e vai para casa, ninguem responde nessas frequencias e passa a ser lisboa militar a dar informação, porque passa a ser espaço aereo G, nos fins de semana a guerra tambem não esta activa

ja agora a parte de sintra aproximação começa a norte em peniche, onde acaba a monte real aproximação, tem outro numero claro, e se estiverem curisosos eu posso ir ver +- os limites
E a torre sintra começa na zona da ericeira

Só para exemplo, em 1 de maio de 2014 o aeroclube onde tirei o curso foi para mirandela, eu fui no dia 1, e passei pela zona de monte real
no dia 2 sexta feira o pessoal que foi ja teve de desviar para porto de mos

Obrigado pela explicação..

Já agora não querendo ser muito chato, Alcobaça está incluída na tal lpr60b? É que já vi por aqui uns Cessnas a fazer umas brincadeiras jeitosas..

Um deles fez um voo rasante em que não consigo precisar a altura nem altitude.. Mas diria que não deveriam de ser mais de 100/200m às casas mais altas. O outro andou a fazer umas "brincadeiras" (pelo menos julgo que foram brincadeiras) de andar a desligar o motor e a "simular" que caia. Isto em áreas residenciais :sh)

alcobaça esta no maior, o que começa em peniche, e que vai de 1000pes a flight level 245.(CTA)

eu tambem treinei falha de motor para 1 praia e para 1 campo agricula

as leis dizem minimo 1000 pes(300m+-) acima de populações ou aglomerados popolacionais e 600metros no raio do edificio mais alto e 500 pes nos outros sitios, a não ser para casos de descolagem ou aterragem, claro que depois na realidade ves pessoal a passar por baixo do pontes, e a passar a 1 ou 2 metros do mar

ja agora esqueci-me de referir que apesar dessas reservas de espaço é sempre possivel a aterragem e descolagem dentro de aerodromos dentro desses espaços(espaços de altitude minima de 0pes como é logico(CTR))
exemplo a pista de leiria
tojeira
beja civil

Back