Tópico dos aviões

Uma das grandes vantagens dos A320fam é a elevada cockpit communality com as frotas Airbus de longo curso, o que reduz as despesas de formação e certificação de pilotos.

Isso também é válido na disputa A320neo/737-8MAX que está muito mais renhida ;)

No meu entender o 737 Max é superior ao 321 Neo: é mais leve, consome menos, voa mais longe e, factor subjectivo, é muito mais bonito. A única vantagem que vejo no Airbus para as operadoras é o facto de levar mais alguns passageiros que o Boeing, mesmo assim a diferença é de apenas meia dúzia de passageiros, creio.

O 737 9max vai ter no maximo 215 em 1 classe e o 321neo vai chegar a 235 em 1 classe

Tirando este caso a boeing pode sempre levar mais passageiros

Uma das grandes vantagens dos A320fam é a elevada cockpit communality com as frotas Airbus de longo curso, o que reduz as despesas de formação e certificação de pilotos.

o cockpit do 737 muda pouco porque a southwest pede isso

mas de um 737 para um 777 ou 787 tambem muda pouco

Isso também é válido na disputa A320neo/737-8MAX que está muito mais renhida ;)

sendo que o 737 nesse caso é mais eficaz, mesmo que o consumo fosse igual o 737 leva mais passageiros, logo é maior a hipotese de fazer mais dinheiro

mas ai ja entra em jogo o resto da frota de medio curso, poucas empresas tem por exemplo o 737 com 321, quase sempre optam por ter os modelos da mesma empresa, tirando aquelas grandes airlines que usam em alguns casos os 2 modelos

mas de um 737 para um 777 ou 787 tambem muda pouco

Se estamos a falar do 737NG actual isso não é verdade, há muitas diferenças sendo que o cockpit do 777 é mais automatizado e "pilot friendly", ao passo que o NG (e todos os 737 anteriores) são um inferno de botões e sistemas manuais. Muito mais divertido que o PC com asas que são os Airbus actuais, eu preferiria pilotar um NG do que um 320, mas de longe, mas o facto é que a Airbus permite uma carga de trabalho muito menor do que os Boeing. No entanto, os mais recentes 777 já são uma evolução nesse sentido.

Quanto ao Max não conheço ainda o cockpit.

Não queria estar lá dentro...

Flightradar24 (@flightradar24)

#AC88, Shanghai-Toronto, diverting to Calgary after severe turbulence. flightradar24.com/ACA88/8672e01 h/t @TomPodolec pic.twitter.com/2Wkmqm48Fx

Revista do meu ano

Revista do meu ano

Já que está na moda uma revista a tudo e mais alguma coisa, aqui deixo a minha relativamente à panca da aviação comercial [:D]

Foi um ano diversificado apesar de ter feito pouco longo curso [s)]

Relativamente a estreias.

Por companhia:
- Vueling (nada a registar, achei equivalente à easyJet mas com a possibilidade de um serviço mais diferenciado que eu não usei como antecipação de voo e coisas assim...percebo o sucesso!)
- Iberia (incluindo um voo em Iberia Express que me marcou pelos slimseats mais desconfortáveis do universo....pedra, pedra, pedra!)
- Austrian (só me lembro que num voo de 2h serviram uns crackers...viva o lowcost legacy)
- Ryanair (voo curtindo de uns 40 min, nada a registar a não ser que aquele amarelo todo do interior me fere os olhos ahaha)
- Aagean (operado pela Olympic Air num Dash-800 que já conheci em 2013 com a Croatia Airlines: acho um piadão ao bicho)
- PGA
- United (ficou na memória uma App super completa com todo o tipo de informações e a possibilidade de streaming de filmes em voos de médio curso de forma gratuita!)
- American Airlines (mas não voei em metal AA: um dos voos ainda US Airways A320 com um espaço de pernas positivamente do...antigamente!, outro Air Wiscounsin)

Por avião:
- Fokker 100: velhote bem estimado, não achei muito barulhento mas também fui nos lugares mais à frente!
- Canadair CL-65, acho que foi o avião mais pequeno onde pus os pés até agora (PHL-LGA, voo curtinho que no ar nem os 35 min deve ter levado...1 hospedeira de bordo cujo assento montado impedia/bloqueava o acesso ao cockpit ahaha
- A330-200 (só conhecia o -300)

Daqui a uns dias vou experimentar a Swiss :)

Assim como wishlist/to do list para 2016: 747-8, 340-600 e 350. Talvez o primeiro se concretize pois terei que ir a Chicago e julgo que a Lufthansa o põe na rota.

Edit: resolução de ano novo: parar de escolher lugares à janela em voos longos, particularmente nocturnos. Arrependo-me sempre de ficar preso.

Last edited:
Andre, quantos voos fazes em média por ano? Eu este ano fiz 30, longe de ser o meu "melhor" ano, mas mesmo assim já foram demasiados, cada vez gosto menos de andar de avião por muito que adore a aviação em geral.

Eu este ano também tive algumas estreias (Air Europa, Air Nostrum e United nas companhias e 747-800, 757-200, CRJ900 e EMB195 nos aviões). Para o ano quero enfiar-me num 380 pela primeira vez.

Fui agora ao flightmemory...18 voos em 2015. 67 desde 2009, mas incluiu um ano em que só fiz 2... A minha média é um bocado inconstante...

Tenho cada vez menos paciência para aeroportos (andar quilómetros, preços abusivos, controlos...) e escalas e estou cada vez mais disposto a pagar mais para não fazer.

Mas continuo a sentir toda uma excitação cada vez que vou numa viagem de longo curso [:D]:)

Ainda sou o unico que se dá ao trabalho de actualizar o flightdiary ?
Screen_Shot_2015_12_30_at_23_59_21.png

Para mim o mais interessante até nem é o mapa mas os aeroportos e companhias:

Screen_Shot_2015_12_31_at_00_01_10.png

Last edited:
Uso o flightmemory, escrevo sempre após o voo para não me esquecer até porque, nabice minha provavelmente, depois tenho dificuldade encontrar na net um sítio que diga qual o avião operou a rota naquele dia (particularmente quando quero saber entre a família A320 [:D] e já não me recordo!)

Pena os mapas serem fraquitos...mas agora já não tenho pachorra para inserir um a um noutro sítio...

Eu não uso nada disso porque voo há mais de 20 anos e de memória e fazendo umas contas por alto tenho entre 300 a 400 voos (praí metade foram para/nos Açores), não faria sentido começar agora a apontá-los, mas gostaria de o ter feito enquanto era tempo.

Back