Tópico dos aviões

Infelizmente isso trás aeroportos maus atolados e mais tempo de espera por atrasos. Principalmente em aeroportos com dificuldade em ampliar (aqui portela é um exemplo)

Cumps, jA

O mercado dos VLA (very large airplanes) existe. O erro foi ter sido pensado como algo exclusivo dos quadri-motores.

Coisa que o 777-9X vem demonstrar que não vai ser.

O A380 acaba por estar comercialmente excessivamente dependente da Emirates (e vice-versa...). O preço actual do crude e futuro próximo está a dar uma nova vida ao projecto porque refreia a urgência da Emirates na versão NEO permitindo que possa vir a ser desenvolvida com uma nova geração de motores que lhe permita ir além do 777-9X em eficiência.

De resto, é um projecto que padece do overengeneering com aquela asa dimensionada para uma versão -900 que nunca viu a luz do dia.

E um produto que construiu uma imagem muito boa junto do consumidor. Quase 10 anos volvidos da sua entrada comercial, as companhias continuam a perceber que publicitar um determinado voo como operado em A380 lhes permite cobrar tarifas mais altas.

Não me parece, porque ha muitos aeroportos em que o 380 não pode operar. e vai chegar o dia em que eles o vão ter a mais

O argumento dos aeroportos já não serve para denegrir a imagem do A380. Quase todos os principais aeroportos internacionais do mundo estão preparados para receber o A380 e cada vez mais aeroportos estão preparados.

A Emirates vai ter sempre o problema das limitações de frequências em muitos países.

O mercado dos VLA (very large airplanes) existe. O erro foi ter sido pensado como algo exclusivo dos quadri-motores.

Coisa que o 777-9X vem demonstrar que não vai ser.

Eu não sei se o B779 vai entrar na categoria de VLA. E não há ainda motores que consigam fazer voar o A380 ou o B747 só com 2 unidades.

Sim ajudou, mas acho que foi uma aposta que perderam... enquanto a Boieng apostou no 747 pois na ideia deles o futuro ia ser levar o máximo de pax possível "sem pressa", a Airbus apostou no levar poucos mas rápido...

Pra mim o Concorde continua a ser uma maravilhosa peça de tecnologia, arte com asas, pena a economia não ter ajudado a vingar.

A Airbus ainda não existia quando o Concorde fez a primeiro voo em 1969. Quem projectou e fabricou o Concorde foi o consórcio Aérospaciale/BAC.

A Boeing também teve um projecto SST, o B2707.

Já reservei os bilhetes na Vueling, mas ainda só recebi o mail com a confirmação da reserva.
E estão a apostar forte na publicade. Nos parques do Aeroporto de Zurique, junto aos elevadores, têm uma "caixa" com folhetos publicitários.

Hoje enquanto almoçava vi mais de 10 go arounds aqui em Nice.
Boa visibilidade e vento fraco. O único motivo que encontro pode ser o facto de estar vento variável. Mudaram a pista umas 5 vezes de tarde.

Boa visibilidade e vento fraco. O único motivo que encontro pode ser o facto de estar vento variável. Mudaram a pista umas 5 vezes de tarde.

[br:)]

A Promenade des Anglais, passar em modo cruising pela baía de Villefranche-sur-Mer e chegar ao Mónaco...que saudades [:cool:]

A aproximação a Nice é complicada, é muito parecida com a da Madeira, apenas facilitada por ter uma final maior e um ILS.

o 380 foi desenvolvido a pensar num mercado que acabou por não acontecer

Com o congestionamento dos céus e cada vez mais dos slots nos aeroportos e por falta de espaço para a construção de novos ou ampliação/remodelação de muitos mais, o A380 ainda tem o seu espaço.

E depois, se há cada vez mais quem não se importe de ser transportado como gado, começa a existir quem não se importe de pagar um pouco mais por conforto e espaço, coisa que "não falta" no A380...

A aproximação a Nice é complicada, é muito parecida com a da Madeira, apenas facilitada por ter uma final maior e um ILS.

Depende da aproximação. A da 22R/L sim é complicada e não é raro ver borregos, mas diria que é utilizada 1/5 do tempo se tanto, visto os ventos aqui serem mais de norte/este.

Ontem estavam a aterrar na 04L e é a primeira vez que vejo tantos borregos seguidos com tempo teoricamente bom. ( tenho vista da varanda para o aeroporto e pistas, tenho com que me entreter nos momentos mais mortos;) )

Cumps

Eu não sei se o B779 vai entrar na categoria de VLA. E não há ainda motores que consigam fazer voar o A380 ou o B747 só com 2 unidades.

Mas duvido muito que haja motores que possam faze-los voar com UM so motor. Para a certificacao, e preciso o aviao poder voar com pelo menos um motor a menos, o que faz com que poucos motores seja precisa muita capacidade exedentaria desse motor.
Se o aviao precisar de 100 para voar, entao com:
2 motores, e preciso cada ter 100 (100/1)
4 motores, e preciso cada ter 33.(3) (100/3)

um calculo muito aproximativo para o a380 a 2 motores, cada motor deveria produzir o equivalente de 3 atuais, ou seja 3*310kN = 930 kN (cerca de 80% mais que a versao mais potente (atual) do 777 (512kN))

Mas na altura do lançamento do 777 não diziam que punham o 747 a voar só com um motor daqueles?

Vazio, ate um a380 (considerando apenas potencia):
O 777 tem MTOW 350T e 2 motores, ou seja um motor tem de dar para esse peso
o Operating empty weight do A380 e inferior a isto (275T), por isso penso que daria (apesar do A380 ter mais arrasto devido, mas duvido que a diferenca seja muita)

Restaria o aviao ter de ser controlavel (imagino que seja, o 777 e (embora tenha de ter mais consideracoes de thrust asimetrico)), e obviamente nao seria certificavel.

Com o congestionamento dos céus e cada vez mais dos slots nos aeroportos e por falta de espaço para a construção de novos ou ampliação/remodelação de muitos mais, o A380 ainda tem o seu espaço.

E depois, se há cada vez mais quem não se importe de ser transportado como gado, começa a existir quem não se importe de pagar um pouco mais por conforto e espaço, coisa que "não falta" no A380...

isso é tudo letras, se isso fosse mesmo verdade as encomendas aconteciam, e se fizermos as contas estas 15 encomendas não chegam para as duvidas, e ja nem falo em encomendas que se podem chamar fantasma

Back