Tópico dos aviões

Os Catalães ao invés de se lamentarem criaram a Spanair (entretanto desaparecida) e a Vueling.

A dimensão do mercado é completamente diferente.

Dificilmente conseguimos ter uma lowcost tuga a operar a partir do Porto. Nomeadamente porque esse espaço já foi ocupado pelas "multinacionais" desse segmento, desde logo a Ryanair.

Última edição:
A dimensão do mercado é completamente diferente.

Dificilmente conseguimos ter uma lowcost tuga a operar a partir do Porto. Nomeadamente porque esse espaço já foi ocupado pelas "multinacionais" desse segmento, desde logo a Ryanair.

Sim é verdade.

No entanto, o Aeroporto do Porto é um dos aeroportos Europeus que servem um maior número de pessoas são cerca de 5 milhões já a contar com Espanha, numa área de influência que vai desde Coimbra até Pontevedra, passando pelo interior Centro e Norte. É uma área gigantesca.

Imagina voos diários a partir do Porto em A321 com elevada densidade (preços a partir dos 20€) para as principais cidades e capitais Europeias, acho que teria potencial.

Digamos que não seria muito difícil ser melhor do que a Ryanair.

Última edição:
É que o busílis da questão é mesmo esse, iniciativa privada vs público. Sendo público então tem de haver serviço, senão é mais uma PPP claramente ruinosa para o contribuinte.

E não há serviço da TAP no Porto? Até parece que vos obrigam a vir a Lisboa embarcar para viajarem na TAP.

Se eu quiser ir de Lisboa para o Peso da Régua de comboio, também tenho de fazer escala no Porto ou tenho de obrigar a CP a ter um serviço directo? :confused:

Sim é verdade.

No entanto, o Aeroporto do Porto é um dos aeroportos Europeus que servem um maior número de pessoas são cerca de 5 milhões já a contar com Espanha, numa área de influência que vai desde Coimbra até Pontevedra, passando pelo interior Centro e Norte. É uma área gigantesca.

Imagina voos diários a partir do Porto em A321 com elevada densidade (preços a partir dos 20€) para as principais cidades e capitais Europeias, acho que teria potencial.

Digamos que não seria muito difícil ser melhor do que a Ryanair.

Há imensos aeroportos na Europa a servirem população dessa ou maior dimensão.

O modelo point-to-point que é utilizado pelas lowcost tem uma grande vantagem para os aeroportos de média dimensão/regionais: é relativamente fácil fazer uma base porque, na prática, só 2 voos por dia exigem tráfego alimentado por esse aeroporto.

Exemplo: um avião da Ryanair baseado no Porto pode fazer 4 voos num dia e, nesse percurso, só o primeiro e o último voo do dia sai/regressa ao Porto.

Num modelo hub como a TAP tem, o avião regressa sempre ao hub para voltar a ir para outro destino, daí que aeronaves alocadas a outros aeroportos dependem quase exclusivamente do tráfego desses aeroportos.

Isso dificulta uma boa utilização das aeronaves nesses aeroportos "secundários" ao hub. Um A320 (médio curso) que regresse a Lisboa tem uma multitude de destinos para voltar a voar (inclusive durante o período nocturno dadas as rotas noturnas para o norte de África que virtualmente potência a utilização num período onde a Ryanair, easyJet e mesmo as companhias tradicionais têm as frotas de médio curso paradas). Um A320 que regresse ao Porto tem muito menos. Ainda pior para um A330 (longo curso).
Isto traduz-se numa subtilizado dos aparelhos e tripulações, mais tempo em terra (mais taxas), menor flexibilidade na manutenção programada e extraordinária, mais custos no geral.

Portanto que a TAP tem que concentrar a sua operação em LIS, isso é uma evidência para qualquer pessoa com noções como funciona o mercado da aviação comercial. O resto é politiquice de presidente de câmara e conversa para agradar. Que foi o que o Rui Moreira fez. Conversa de quem não sabe do que está a falar para agradar quem também não percebe nada do assunto em causa.

Depois toda esta discussão acaba a ser muito pueril quando, mesmo Lisboa, não tem acesso directo nada diversificado a destinos no longo curso porque o hub é muito específico para o Brasil e África. É pequeno.

A quantidade de destinos de médio curso oferecida pela Ryanair e outras lowcost a operar no Porto é bastante boa, aliás melhor que em Lisboa onde acaba por ser na maior parte dos casos mais caro viajar (vamos falar de equidade aqui?) porque além das taxas serem mais caras, a TAP mantém uma posição de domínio/posição única em muitas rotas que só existem porque alimentam os voos para o Brasil. Por si mesmas não têm qualquer viabilidade e nenhuma lowcost as consegue manter.

Mesmo com a presença da TAP e o seu longo curso, vai-se frequentemente apanhar o voo a Madrid/Londres, Paris/Amesterdão, ou Frankfurt/Munique, isto é, aos grandes hubs europeus da Iberia/BA/Oneworld, AirFrance/KLM/Skyteam, Lufthansa/StarAliance tal como alguém no Porto faz. Ou ainda não se aperceberam disso? Bem-vindos ao mundo da aviação onde os grandes dominam tudo.

Última edição:
E não há serviço da TAP no Porto? Até parece que vos obrigam a vir a Lisboa embarcar para viajarem na TAP.

Se eu quiser ir de Lisboa para o Peso da Régua de comboio, também tenho de fazer escala no Porto ou tenho de obrigar a CP a ter um serviço directo? :confused:

Desculpa dizer mas os teus argumentos são todos ao lado DeCeIi.

Sim, se olharmos para os destinos operados pela TAP a partir do Porto são 2 ou 3 no longo curso. Médio curso tirando rotas com elevado volume da diáspora/emigração, temos poucos. Portanto, sim, têm que ir a Lisboa apanhar muitas vezes o avião se querem voar na TAP. Isso é uma evidência.

Agora no mundo de hoje qual é mesmo o drama? Qual é a diferença de fazerem um voo para Lisboa ou irem a Madrid?

Neste mesmo mundo em Lisboa está-se a ir a Madrid apanhar voos também.

É simplesmente pequeno e economicamente incomportável que a TAP mantenha dois hubs num país com a nossa dimensão. Para se ter uma noção na Europa só a Lufthansa consegue manter 2 hubs em funcionamento. E Munique tem sido difícil, montes de rotas são autênticos sorvedouros...

Mas aqui em nome de um suposto serviço público que ninguém percebe exactamente o que efectivamente ele é, se a TAP tem capital público tem que se gerir de forma idiota e alimentar elefantes brancos para todos estarem satisfeitos.

Acho até que a existência da ponte área acaba por ser melhor porque o tempo médio de duração de viagem diminui para a globalidade dos destinos que a TAP serve no seu todo. E as rotas de médio curso que deixou cair são servidas por outros, portanto nem sequer estamos a falar de uma diminuição do número de destinos acedidos de forma directa a partir do Porto. Novamente, qual é o drama a não ser um orgulho ferido? Pois.

Última edição:
No Porto Santo não é boa notícia civis a andar nos aviões da FAP...imagino qie não foi o caso.

Um colega de curso cujo pai era militar chegou a apanhar boleia da Madeira num c130 e já cheguei a ter conhecimento de baptismos de vôo em open-days...

Está tudo bem comigo e não tenho familiares militares, mas também não quero aprofundar muito mais. No avião, para além do meu grupo de civis, viajavam alguns militares, esposas e filhos (um bebé inclusivamente).

Sintam-se à vontade para colocar questões sobre o avião ou a viagem. [;)]

Acho até que a existência da ponte área acaba por ser melhor porque o tempo médio de duração de viagem diminui para a globalidade dos destinos que a TAP serve no seu todo. E as rotas de médio curso que deixou cair são servidas por outros, portanto nem sequer estamos a falar de uma diminuição do número de destinos acedidos de forma directa a partir do Porto. Novamente, qual é o drama a não ser um orgulho ferido? Pois.

Não é drama nenhum nem há orgulho ferido mas continuo a não perceber o porquê de muita gente ainda ficar complexada quando se toca em certos assuntos. Para ficarmos por aqui, até porque estamos a monopolizar o tópico, a questão não é tão simples quanto estás a querer fazer crer. Agora podemos continuar a falar de aviões...

Última edição:
Está tudo bem comigo e não tenho familiares militares, mas também não quero aprofundar muito mais. No avião, para além do meu grupo de civis, viajavam alguns militares, esposas e filhos (um bebé inclusivamente).

Sintam-se à vontade para colocar questões sobre o avião ou a viagem. [;)]

Sendo um avião de carga e militar, a malta vai sentada em bancos corridos ou há um kit VIP como nos Puma para instalar assentos no sentido da marcha? Tenho também ideia que o avião é muito barulhento...

Não é drama nenhum nem há orgulho ferido mas continuo a não perceber o porquê de muita gente ainda ficar complexada quando se toca em certos assuntos. Para ficarmos por aqui, até porque estamos a monopolizar o tópico, a questão não é tão simples quanto estás a querer fazer crer. Agora podemos continuar a falar de aviões...

Quem fala em falta de equidade na gestão de rotas da TAP e se prejudicar uma região mantém a discussão nos "uns face aos outros". Aguém que baseia a discussão em argumentos falsos como "pagar e não usar". Esse alguém é que está complexado. E não é por atirar aos outros o atributo que deixa de estar. Isso é apenas uma fuga...

E que se saiba não se deixou de falar de aviões ou aviação. A conversa é que deixou de agradar quando se fica sem argumentos válidos.

Não vejo qualquer problema na TAP tem voos de Lisboa e Porto.

Se não faz diferença a alguém ir do Porto a Lisboa também o contrário não deveria fazer.

A verdade é que o norte, apesar de ter muito maior densidade de populações tem sido constantemente colocado em segundo plano.

Quem fala em falta de equidade na gestão de rotas da TAP e se prejudicar uma região mantém a discussão nos "uns face aos outros". Aguém que baseia a discussão em argumentos falsos como "pagar e não usar". Esse alguém é que está complexado. E não é por atirar aos outros o atributo que deixa de estar. Isso é apenas uma fuga...

E que se saiba não se deixou de falar de aviões ou aviação. A conversa é que deixou de agradar quando se fica sem argumentos válidos.

Há aqui uma grande questão à partida em que não conseguimos estar de acordo: estamos a falar de uma empresa pública e não de uma empresa com capital público. A partir daqui podes argumentar o que quiseres mas a questão mantém-se! E repara que eu sempre disse que não tem nexo uma TAP que nem é carne nem é peixe, vai ler os meus posts para trás para veres que até acho que este peso deveria ser retirado às contas do estado e deixar o mercado funcionar; nesses moldes percebo e aprovo a estratégia do Neeleman, não nos moldes desta pseudo-PPP!

Mas entendo que não faz nexo nenhum suprimir rotas com lotação completa, rotas rentáveis ocupadas por outros privados - e já agora, aquelas histórias que vieste contar de, apesar de irem cheios, os custos de rotação das aeronaves serem mais elevados - e aí podemos falar de outras coisas, como por exemplo a rentabilização das parcerias da Star Alliance, se funciona para os outros, funciona para a TAP - o último vôo que fiz foi TAP mas operado pela Swiss Air, que me trouxe de Munique a Zurique e depois para o Porto no mesmo Embraer 190.
Portanto, quanto a falta de argumentos válidos acho que não há nada mais a dizer.

Quanto à outra questão dos argumentos falsos e do "nós contra os outros", se bem te lembras não fui eu que os levantei - aliás, escusei-me o máximo possível a tocar nesses assuntos, daí acabar por concluir que existe de facto qualquer coisa que te deixa desconfortável, parece que há aí qualquer coisa por resolver quando a tua argumentação começa a falar em bairrismos e afins...na minha terra, quando alguém se sente prejudicado e se deixa ficar tem um apelido engraçado!

Em relação a este assunto, fica lá com a tua opinião que eu fico com a minha e por aqui. Quando aparece a história dos "argumentos válidos" normalmente quer dizer que a conversa acabou. [;)]

Tenho as revistas da NG dessa época, na de Março desse ano o piloto da KLM aparece na publicidade da companhia.

A de Agosto é sobre a segurança na aviação, um artigo interessante

ao recordar a sequência dos eventos parece que era algo sobrenatural para ceifar essas vidas....o ataque terrorista, as comunicações em simultâneo da KLM e PanAm que criaram ruído e não permitiu à tripulação da KLM ouvir que o PanAm ainda estava na pista, o denso nevoeiro que de repente caiu sobre o aeroporto...enfim

Voltar
Superior