Tópico dos aviões

Uma avião da lion air que caiu
672d708bb146f3e6c1f70df4d01ee5b8.jpg

Como avalias a viagem de 7h no 757 ?
Como qualquer outra viagem de 7h em turística, cansativa :)

É ruidoso. Ia à janela numa das filas de trás, e ouvia-se o "estalar" constante (não sei se dos plásticos ou outra coisa).

Reclina um pouco os bancos, o IFE tem cerca de 60 filmes e uma quantas séries.

Este 738 Max da LionAir que caiu hoje na Indonésia só estava a voar há cerca de 2 meses, é um aparelho praticamente novo.

Pelo que vi no Flightradar24, não caiu logo na descolagem, ganhou alguma altitude, cerca de 6000 pés, e depois caiu a pique.

Houve um acidente há pouco tempo na Rússia bem parecido com este, mas naquele caso foi por causa da neve, o que não se coloca aqui.

Estou bastante curioso para saber o que causou este acidente, não me recordo de nenhum parecido.

Este 738 Max da LionAir que caiu hoje na Indonésia só estava a voar há cerca de 2 meses, é um aparelho praticamente novo.

Pelo que vi no Flightradar24, não caiu logo na descolagem, ganhou alguma altitude, cerca de 6000 pés, e depois caiu a pique.

Houve um acidente há pouco tempo na Rússia bem parecido com este, mas naquele caso foi por causa da neve, o que não se coloca aqui.

Estou bastante curioso para saber o que causou este acidente, não me recordo de nenhum parecido.

Diz-se que houve problemas no voo anterior referentes a discrepancias de velocidade.

Diz-se que houve problemas no voo anterior referentes a discrepancias de velocidade.

Ah tem lógica. Pelos dados do flightradar estavam a 360kn quando começou a queda, mas acho que essa informação é dada pelo próprio aparelho. Se havia problemas com os sensores, poderiam estar a passar a informação de que o avião estava demasiado rápido quando na verdade estava demasiado lento e deve ter entrado em stall. É uma hipótese bem provável

pelos vistos foi por pouco

https://www.jn.pt/mundo/interior/do...olidir-a-10-quilometros-do-solo-10102458.html

lembro-me de um acidente com crianças num avião russo, foi catastrófico

os pilotos russos não obedeceram ao sistema, ficaram baralhados porque o controlador aéreo dava instruções contraditórias
Isso foi aqui na Suiça,onde esse mesmo embateu num numa aeronave cargo.
O sistema "ticas" foi ativado,os do avião cargo obedeceram ao protocolo e ao sistema,mas os russos não.

O controlador aéreo suiço foi depois assassinado por um dos pais das crianças.

A origem do problema terá sido que este mesmo controlador pôs os aviões na mesma rota.

Do que me recordo o russo não obedeceu ao TCAS porque na Rússia o ATC tem prioridade sobre o TCAS, ao contrário da Europa em que o sistema de resolução de conflitos tem sempre prioridade pelo simples facto de ser ele a determinar quem sobe e quem desce.

No caso, o ATC e o TCAS do avião russo tinham indicações contraditórias, pelo que ele seguiu a indicação do ATC, que acabou por ser a mesma dada pelo TCAS do outro avião, deixando os na exata mesma posição em que estavam.

Enviado do meu SM-G950F através do Tapatalk

Não conhecia...
49792c5a8a7cf3310ca95c11ddac3133.jpg

Já apanhei esse voo, de Lisboa para Moscovo.
Por um azar do caraças escolhi o lugar 8A, que é uma janela que na verdade não é janela, é tapada.
Mas ao escolher os gajos não informam nada, dizem que é janela.
Eu é que não estava para me chatear, principalmente com russos [:D] mas acho que deveria ter tido uma compensacao qualquer pela desinformação.

Do que me recordo o russo não obedeceu ao TCAS porque na Rússia o ATC tem prioridade sobre o TCAS, ao contrário da Europa em que o sistema de resolução de conflitos tem sempre prioridade pelo simples facto de ser ele a determinar quem sobe e quem desce.

No caso, o ATC e o TCAS do avião russo tinham indicações contraditórias, pelo que ele seguiu a indicação do ATC, que acabou por ser a mesma dada pelo TCAS do outro avião, deixando os na exata mesma posição em que estavam.

Exatamente,foi isso mesmo

CTA a dormir... Não é a primeira vez em espaço aéreo espanhol. Mais dia menos dia há ali uma colisão.

Acho inevitável que no futuro (próximo ou distante) os controladores sejam substituídos por máquinas, ficando apenas com o papel de supervisão.

Numa indústria que movimenta tantos milhares de milhões e com cada vez mais tráfego, é impensável que continuem a ser pessoas a desempenhar as funções principais de separação dos aviões. Só não há mais colisões por sorte, porque tem havido muitas tangentes ao longo do tempo.

Penso que no futuro serão máquinas a interagir com os pilotos (por exemplo, o piloto pede e recebe autorizações através dos seus instrumentos) de forma a ser virtualmente impossível haver colisões em pleno ar. Aos controladores vai caber a tarefa de supervisionar o processo e agir em caso de necessidade.

Não deve fugir muito disto, penso eu.

Mas já há sistemas desses, nomeadamente, alertas na torre para a intrusão de um avião no espaço de outro, ou a incursão em pistas em uso.

O grande problema é que isso depende em grande escala do investimento feito no próprio aeroporto. O elemento humano será sempre necessario numa indústria como esta para lidar com situações excepcionais.

A menos que a inteligência artificial se transcenda nos próximos anos.

A acontecer não será na minha vida

Para algumas situações parece-me possível, quando é só gerir tráfego que consegue seguir todas as rotas que lhe são dadas, quando consegue prever tudo o que vai acontecer porque não há necessidade dos pilotos se desviarem da rota, ou até a alterarem. Agora outras situações parece-me mais complicado.

Agora se um piloto necessitar de se desviar da rota por causa de mau tempo, se necessitar de outra altitude por causa de turbulência na actual, se necessitar de divergir por algum problema, as máquinas já falham. Imagina, um voo Buenos Aires - Madrid precisa de divergir por ter um passageiro com problemas médicos. Funchal está 5 minutos mais próximo, mas Lisboa tem melhores condições para dar os cuidados ao passageiro. Como vai a máquina conseguir decidir enviá-lo antes para Lisboa, ou pelo menos saber que tem de dar ao piloto as duas opções para ele escolher? Em caso de voo de treino solo, falha qualquer no avião e o instruendo entra em pânico e bloqueia. A máquina não vai conseguir tranquilizar o piloto o suficiente para ele voltar a tomar controlo do avião. Obviamente, pode estar um controlador na sala a olhar para a parede à espera que um painel comece a piscar para ele lá se aproximar do ecrã e ver o que se passa. Mas até ele o fazer, e se inteirar do problema passam alguns minutos. Que podem ser cruciais.

Agora, como disse antes, operações normais, tempo bom, máquina seria excelente. Consegue calcular tudo o que vai acontecer, se pode ou não dar um rumo específico a um determinado voo e afins. Mas nas poucas situações em que não há operações normais a máquina não me parece ser suficiente.

Os controladores costumam ser bastante bons, e raramente há problemas. Os controladores espanhóis é que são o calcanhar de Aquiles da Europa. Nunca na vida aquilo devia ter chegado onde chegou, o radar que o controlador tem à frente de certeza que o avisou atempadamente do problema.

Back