Tópico dos aviões

A Lufthansa para qualquer entusiasta da aviação é muito interessante. Tem uma frota muito diversificada e há uma cultura de fascínio para com a aviação. Isso está bem presente até na revista sempre com várias páginas dedicadas, muitos detalhes da frota e do dia-a-dia da companhia.

Também surpreende pela facilidade com que se efectuam conexões nos hubs Frankfurt e Munich. Na Europa, pelo minha experiência conectar com a Lufthansa é uma experiência bem mais seamless que a KLM em Amsterdão, AF em CDG ou a BA em LHR.

Depois tem aquela característica já aqui frisada que é uma consistência de serviço e produto. Sabe com o que se conta. E os aviões independentemente da idade estão impecáveis. Voa-se nos A320 e A340 deles com uma porrada de anos e parecem novos!

Dito isto, por razões (inexplicáveis talvez [:D]) ainda assim, prefiro voar no longo curso da Air France (eu sei, medo [:p]) A comida é melhor, têm self-service nas galleys e prefiro a tripulação menos robótica (não sou dos que tenho razões de queixa, talvez por falar em francês com eles, admito que possa ajudar apesar das vezes que me fugiu a boca para o inglês não senti qualquer diferença).

Last edited:
E parece que o acidente do 737MAX8 da Lion pode ser devido a uma má programação em que perante indicações erradas de velocidade o avião desce o nariz num ângulo pronunciado sem input dos pilotos.

Portanto podemos estar perante algo bem diferente do AF447...apesar da origem do problema ser a mesma.

Entrando puramente na especulação: o 737MAX passou a ter alguns sistemas fly-by-wire que não existiam no NG, estará relacionado??

Lembro me de um acidente semelhante e não foi o esse que referes, mas também não tenho ideia de qual será.

Enviado do meu SM-G950F através do Tapatalk

Uma coisa é lutar pelos seus direiros, todos os trabalhadores devem ter direitos, outra é armarem-se em aldrabões e chicos espertos, aquilo que eles fizeram não os prejudica só a eles mas mais agrave prejudica a imagem dos seus colegas porque agora quando algum se queixar a Ryanair e as pessoas que veem de fora vão ficar a duvidar. No meu ponto de vista foram bem despedidos. Good riddance.

Mas sabes o que está por trás daquele filme?
Tens noção do que motivou aquilo?

E parece que o acidente do 737MAX8 da Lion pode ser devido a uma má programação em que perante indicações erradas de velocidade o avião desce o nariz num ângulo pronunciado sem input dos pilotos.

Portanto podemos estar perante algo bem diferente do AF447...apesar da origem do problema ser a mesma.

Entrando puramente na especulação: o 737MAX passou a ter alguns sistemas fly-by-wire que não existiam no NG, estará relacionado??

Ainda me lembro a propósito do AF447, ter aqui falado sobre os tubos de pitot e todo o pessoal a chamar-me maluco.
Agora mais um ao chão.

Obrigado!

Já terminou.

Realmente, o A380 é um "senhor", e o serviço da Lufthansa não desilude.

Têm é de apostar em hospedeiras mais simpáticas, que não pareçam que estão a comandar as SS...

Curiosamente também tive essa sensação quando voei com eles. Muito profissionais mas demasiado sérios. Parece mesmo "regime militar". Mas gostei bastante!

Lembro me de um acidente semelhante e não foi o esse que referes, mas também não tenho ideia de qual será.

Enviado do meu SM-G950F através do Tapatalk

O acidente muito parecido com este foi o Antonov da Saratov Airlines na Rússia , se não estou em erro foi ainda em 2018. Em ambos os casos caíram pouco depois da descolagem, atingiram sensivelmente a mesma altitude, e tiveram variações de velocidade semelhantes. No caso da Saratov foi por causa do gelo (parece). Neste caso não é isso com certeza

Esse é o comportamento correcto no software do airbus: assim que detecta que está em velocidade de perca, aumenta o impulso para níveis TOGA e baixa o nariz para tentar recuperar sustentação.

contudo neste momento é tudo especulação, é preciso aguardar por mais dados.

Se for mesmo essa a causa será o primeiro acidente ao fim de muitos anos causado por erro grosseiro de projeto / design, o que era muito mais comum no século passado. Já não me recordo de um avião ter caído por culpa direta do fabricante há uns 20 anos pelo menos.

Esse é o comportamento correcto no software do airbus: assim que detecta que está em velocidade de perca, aumenta o impulso para níveis TOGA e baixa o nariz para tentar recuperar sustentação.

contudo neste momento é tudo especulação, é preciso aguardar por mais dados.

E faz isso mesmo após descolagem, ou seja, a meia dúzia de metros do chão?

A FAA acaba de lançar uma directiva a referir que os MAX8 e 9 parecem ter um problema em que caso o ângulo de ataque seja incorrectamente medido, o estabilizador horizontal pode pôr o avião em nariz para baixo de forma repetida e isso tornar o avião muito difícil de controlar por parte da tripulação, exigindo a revisão do AFM (Airplane Flight Manual).

http://www.airweb.faa.gov/Regulatory_and_Guidance_Library/rgad.nsf/0/83ec7f95f3e5bfbd8625833e0070a070/$FILE/2018-23-51_Emergency.pdf

A FAA acaba de lançar uma directiva a referir que os MAX8 e 9 parecem ter um problema em que caso o ângulo de ataque seja incorrectamente medido, o estabilizador horizontal pode pôr o avião em nariz para baixo de forma repetida e isso tornar o avião muito difícil de controlar por parte da tripulação, exigindo a revisão do AFM (Airplane Flight Manual).

http://www.airweb.faa.gov/Regulatory_and_Guidance_Library/rgad.nsf/0/83ec7f95f3e5bfbd8625833e0070a070/$FILE/2018-23-51_Emergency.pdf

Parece que está encontrada a causa da queda do 737-MAX. É muita coincidência que eles venham com este alerta de segurança exatamente nesta altura, e quando se fala exatamente disso. A confirmar-se, não é lá muito abonatório para a imagem da Boeing.

Ui...
1d2eec77c06ab20c6a9684ded8ae4107.jpg

Back