Tópico dos aviões

a mim espanta-me que o pessoal consiga dizer que os voos vão passar para madrid etc, mas a unica razão para isso acontecer é porque sim

dizes que as razões para não quereres a IAG ja são mais do que conheçidas, mas por quem??? é que tirando essa coisa do mudança de voos para madrid eu não vejo nenhuma razão, alias nem sei se a que das é viavel

vantagens??? são as mesmas que ir para qualquer outra companhia europeia

Como diz o outro, pior cego é aquele que não quer ver.

One more time...

A TAP transporta cerca de 1.5M de pessoas por ano para o Brazil, conseguindo load factors na ordem dos 70%
A maior parte destas pessoas é europeia, traduzindo residem deste lado do atlântico. Dentro deste grupo um boa percentagem deriva de diversas cidades europeias, que escolhem a TAP por uma questão de comodidade e/ou preço.
Estas pessoas, numa perspectiva de grupo IAG, poderá ser transferida para madrid. E porque é que haviam de fazer isso? Porque a partir de barajas consegue captar um grupo ainda maior do que a partir da portela. Dos cercas de 70 voos semanais, um número significativo poderá ser transferido.
Desta forma conseguem que madrid seja a porta de entrada para o mercado sul-americano, e londres para o norte americano.

Os aviões libertos poderão ser utilizados para o mercado africano, que neste momento terá menor interesse económico.

Mas continuas a não responder á pergunta. Que vantagens tem a TAP em ir para a IAG?

Dizer que são as mesmas do que outra companhia europeia é um absurdo e claramente sinal de falta de argumentos. Ou estás a argumentar que o interesse (e por consequente estratégia comercial) é o mesmo por parte da IAG, como de uma lufthansa ou air france?

One more time...

A TAP transporta cerca de 1.5M de pessoas por ano para o Brazil, conseguindo load factors na ordem dos 70%
A maior parte destas pessoas é europeia, traduzindo residem deste lado do atlântico. Dentro deste grupo um boa percentagem deriva de diversas cidades europeias, que escolhem a TAP por uma questão de comodidade e/ou preço.
Estas pessoas, numa perspectiva de grupo IAG, poderá ser transferida para madrid. E porque é que haviam de fazer isso? Porque a partir de barajas consegue captar um grupo ainda maior do que a partir da portela. Dos cercas de 70 voos semanais, um número significativo poderá ser transferido.
Desta forma conseguem que madrid seja a porta de entrada para o mercado sul-americano, e londres para o norte americano.

Os aviões libertos poderão ser utilizados para o mercado africano, que neste momento terá menor interesse económico.

Mas continuas a não responder á pergunta. Que vantagens tem a TAP em ir para a IAG?

Dizer que são as mesmas do que outra companhia europeia é um absurdo e claramente sinal de falta de argumentos. Ou estás a argumentar que o interesse (e por consequente estratégia comercial) é o mesmo por parte da IAG, como de uma lufthansa ou air france?

Não podia concordar mais. Fora isso, conheço imensos casos de rotas para África do Sul, Brazil, Moçambique e Angola que compensa fazer escala em Aeroportos como Schipol, Heathrow, Charles de Gaulle com partida de Lisboa, do que fazer o voo directo. Por isso não tenhas dúvidas, que se a Tap fôr adquirida pela IAG grande parte dos voos longo curso vão para Madrid.

One more time...

quem é que te disse que os voos vão para madrid???
de 1 vez por todas eu não tenho que dizer vantagens, eu não sei nem vantagens nem desvantagens, voçes é que andam a dizer desvantagens mas que falam delas e nem sabem se isso esta nos planos
depois falam noutras potenciais compradoras mas a verdade é que ainda não vi nenhuma a chegar-se a frente

dizer que o mercado africano é menos economicamente é de rir, a rota mais lucrativa da tap é só para luanda

ainda não me explicas-te as vantagens das outras em relação ha IAG

Não podia concordar mais. Fora isso, conheço imensos casos de rotas para África do Sul, Brazil, Moçambique e Angola que compensa fazer escala em Aeroportos como Schipol, Heathrow, Charles de Gaulle com partida de Lisboa, do que fazer o voo directo. Por isso não tenhas dúvidas, que se a Tap fôr adquirida pela IAG grande parte dos voos longo curso vão para Madrid.

não podias concordar mais???

todos os voos se forem fazer escala pagam menos que fazer directo, basta consultares as coisas

da mesma maneira que compensa mais fazer londres lisboa luanda que londres luanda

chama-se a isso roubar clientes as outras companhias

se quiseres eu explico-te melhor isto

por isso essa razão para os voos passarem para madrid vale 0

quem é que te disse que os voos vão para madrid???

Ninguém. Neste momento não passa de mera especulação.

Mas isto não são coisas atiradas ao ar porque sim, como queres fazer parecer. Tem tudo a ver com estratégia de negócio e que neste caso até faz o seu sentido.
Se não consegues perceber isso já é outro problema, mas não vou perder mais tempo a tentar-te explicar. Até porque não sei como é que hei-de te simplificar mais isto.
Já pareço um disco riscado

de 1 vez por todas eu não tenho que dizer vantagens, eu não sei nem vantagens nem desvantagens, voçes é que andam a dizer desvantagens mas que falam delas e nem sabem se isso esta nos planos

Ninguém te apontou uma arma á cabeça.
Mas os teus comentários poderiam ser mais interessantes se pudesses justificar as tuas opiniões em vez de mandar as dos outros a baixo "porque sim".

O que eu, e mais algumas pessoas disseram, foi enumerar algumas possíveis desvantagens para a TAP, e por consequente para Portugal, se se concretizar a compra por parte do grupo IAG. Tu vieste logo dizer que isso não fazia sentido e que possivelmente até haveriam vantagens, sem nunca explanar a tua posição.

Mas ao menos neste post já revelas o teu desconhecimento em relação a esse ponto. Contrariando completamente as tuas afirmações anteriores, mas enfim.

depois falam noutras potenciais compradoras mas a verdade é que ainda não vi nenhuma a chegar-se a frente

Neste momento, e tanto quanto sei, ainda ninguém se chegou á frente. Ou tens conhecimento de alguma proposta concreta?

As companhias que se têm falado são meras especulações.
Têm existido declarações de interesse na TAP, mas daí a fazer uma proposta concreta vai uma grande distância.
Mas até podes ter razão e a única empresa a se chegar á frente ser a IAG. Isso não invalida no entanto a minha posição em que isto seria uma mau negócio.

dizer que o mercado africano é menos economicamente é de rir, a rota mais lucrativa da tap é só para luanda

Como deves saber, África não é só Angola.
Não sei se Luanda é mesmo a rota mais rentável, mas se puderes fundamentar essa afirmação agradecia.

O que sei é:

Africa -> cerca de 600 mil passageiros transportados
America do Sul -> 1.4 milhões de passageiros transportados
Europa -> 5.2 milhões de passageiros transportados

Load Factor:
África -> 72%
America do Sul -> 83%
Europa -> 68%

Em relação ao volume total de carga transportada:

África -> 13%
Europa -> 31%
America do Sul -> 37%

Dados retirados daqui: http://new.flytap.com/prjdir/flytap...PDF/TAP/Relatorios/anual/2010/TAP_RA_2010.pdf

No entanto isto não invalida o que disseste. Não consegui encontrar informação sobre as receitas em África (particularmente Luanda) nem América do sul.
A única coisa que encontrei foi uma afirmação que as rotas para o Brasil seriam as mais lucrativas

Latin America's international market: still dominated by foreign carriers

ainda não me explicas-te as vantagens das outras em relação ha IAG

Não expliquei? Mas agora tambem tenho que fundamentar as minhas opiniões [:D]
Já tinha dito qualquer coisa anteriormente sobre esse assunto mas posso me repetir novamente

Entre os possíveis compradores:

Lufthansa: Não me parece que vá mudar grande coisa. O interesse da parte deles seria numa perspectiva de não perder uma importante companhia nas ligações ao Brazil para um dos seus concorrentes (falando de alianças).
Depois de perder a TAM, a Star Alliance ficaria fragilizada em relação aos seus concorrentes.
Tirando isso não consigo encontrar mais nenhum motivo importante para eles quererem adquirir a TAP.
Em relação á TAP, não deveriam mudar muita coisa. A ideia talvez fosse redefinir a gestão de modo a ser mais rentável.

Air France / KLM: Não me recordo de ver noticiais sobre o seu interesse, mas na Europa não vejo mais ninguém capaz/interessado em comprar a TAP.
Mais uma vez o seu interesse seria nas ligações para o Brazil, numa perspectiva de cimentar a sua aliança.
Para a TAP, também não consigo vislumbrar grandes mudanças. Talvez pudessem ter interesse em reforçar a posição na Brazil e expandir para alguns países vizinhos. Mas para isso é preciso capital e tenho ideia que aquilo não vai lá muito bem para aqueles lados.

Qatar: Falou-se do interesse deles quando o Socrates andou a passear por aqueles lados. Depois do falhanço da Spannair é possível que o interesse na TAP tenha reacendido.
A vantagem poderia ser no investimento por parte dos árabes em introduzir um hub em Lisboa para as ligações sul americanas. Se isto se concretizasse poderia ser bastante benéfico para a companhia.

LATAM: O interesse deste seria em ordem inversa á Qatar, ou seja, fazer de Lisboa um hub de entrada para a Europa.
As vantagens destas duas últimas parecem-me obvias.
A necessidade de um novo aeroporto também me parece importante, o que poderá invalidar uma possível proposta.

Existe também o factor União Europeia (cof Alemanha). Tenho ideia que existem restrições a aquisição de companhias aéreas por parte de operadores não europeus. Mas não tenho a certeza neste ponto.
No mesmo sentido isto também poderá ser um impedimento para a IAG, a nível de monopólio na península ibérica.

Sinceramente eu não tenho preferência por nenhuma. O ideal seria alguém com capacidade para investir e que tenha vontade de tomar partido da localização geográfica.
Dentro do grupo especulativo, a IAG parece-me a pior solução.

todos os voos se forem fazer escala pagam menos que fazer directo, basta consultares as coisas

Isto é mais uma afirmação bastante arrojada da tua parte..
Existem situações em que isso é verdade (como explicaste), mas não é necessariamente uma regra.

Existe também o factor União Europeia (cof Alemanha). Tenho ideia que existem restrições a aquisição de companhias aéreas por parte de operadores não europeus. Mas não tenho a certeza neste ponto.

Parece que há uma regra que impede um operador não europeu de adquirir 50% ou mais. Mas também já li algures que isso pode ser facilmente resolvido, bastando que seja aberta uma subsidiária europeia. Por exemplo, uma "Qatar Europa", com sede europeia. Oficialmente seria esta a comprar a TAP.

Era a ideia que tinha.

Mas nesse cenário a TAP perderia o seu nome?
Ou poderia ser criada a tal empresa "Qatar Europe" que deteria a maioria da TAP, mantendo esta ultima o seu nome?

Ninguém. Neste momento não passa de mera especulação.

Mas isto não são coisas atiradas ao ar porque sim, como queres fazer parecer. Tem tudo a ver com estratégia de negócio e que neste caso até faz o seu sentido.
Se não consegues perceber isso já é outro problema, mas não vou perder mais tempo a tentar-te explicar. Até porque não sei como é que hei-de te simplificar mais isto.
Já pareço um disco riscado

Ninguém te apontou uma arma á cabeça.
Mas os teus comentários poderiam ser mais interessantes se pudesses justificar as tuas opiniões em vez de mandar as dos outros a baixo "porque sim".

O que eu, e mais algumas pessoas disseram, foi enumerar algumas possíveis desvantagens para a TAP, e por consequente para Portugal, se se concretizar a compra por parte do grupo IAG. Tu vieste logo dizer que isso não fazia sentido e que possivelmente até haveriam vantagens, sem nunca explanar a tua posição.

Mas ao menos neste post já revelas o teu desconhecimento em relação a esse ponto. Contrariando completamente as tuas afirmações anteriores, mas enfim.

Neste momento, e tanto quanto sei, ainda ninguém se chegou á frente. Ou tens conhecimento de alguma proposta concreta?

As companhias que se têm falado são meras especulações.
Têm existido declarações de interesse na TAP, mas daí a fazer uma proposta concreta vai uma grande distância.
Mas até podes ter razão e a única empresa a se chegar á frente ser a IAG. Isso não invalida no entanto a minha posição em que isto seria uma mau negócio.

Como deves saber, África não é só Angola.
Não sei se Luanda é mesmo a rota mais rentável, mas se puderes fundamentar essa afirmação agradecia.

O que sei é:

Africa -> cerca de 600 mil passageiros transportados
America do Sul -> 1.4 milhões de passageiros transportados
Europa -> 5.2 milhões de passageiros transportados

Load Factor:
África -> 72%
America do Sul -> 83%
Europa -> 68%

Em relação ao volume total de carga transportada:

África -> 13%
Europa -> 31%
America do Sul -> 37%

Dados retirados daqui: http://new.flytap.com/prjdir/flytap...PDF/TAP/Relatorios/anual/2010/TAP_RA_2010.pdf

No entanto isto não invalida o que disseste. Não consegui encontrar informação sobre as receitas em África (particularmente Luanda) nem América do sul.
A única coisa que encontrei foi uma afirmação que as rotas para o Brasil seriam as mais lucrativas

Latin America's international market: still dominated by foreign carriers

Não expliquei? Mas agora tambem tenho que fundamentar as minhas opiniões [:D]
Já tinha dito qualquer coisa anteriormente sobre esse assunto mas posso me repetir novamente

Entre os possíveis compradores:

Lufthansa: Não me parece que vá mudar grande coisa. O interesse da parte deles seria numa perspectiva de não perder uma importante companhia nas ligações ao Brazil para um dos seus concorrentes (falando de alianças).
Depois de perder a TAM, a Star Alliance ficaria fragilizada em relação aos seus concorrentes.
Tirando isso não consigo encontrar mais nenhum motivo importante para eles quererem adquirir a TAP.
Em relação á TAP, não deveriam mudar muita coisa. A ideia talvez fosse redefinir a gestão de modo a ser mais rentável.

Air France / KLM: Não me recordo de ver noticiais sobre o seu interesse, mas na Europa não vejo mais ninguém capaz/interessado em comprar a TAP.
Mais uma vez o seu interesse seria nas ligações para o Brazil, numa perspectiva de cimentar a sua aliança.
Para a TAP, também não consigo vislumbrar grandes mudanças. Talvez pudessem ter interesse em reforçar a posição na Brazil e expandir para alguns países vizinhos. Mas para isso é preciso capital e tenho ideia que aquilo não vai lá muito bem para aqueles lados.

Qatar: Falou-se do interesse deles quando o Socrates andou a passear por aqueles lados. Depois do falhanço da Spannair é possível que o interesse na TAP tenha reacendido.
A vantagem poderia ser no investimento por parte dos árabes em introduzir um hub em Lisboa para as ligações sul americanas. Se isto se concretizasse poderia ser bastante benéfico para a companhia.

LATAM: O interesse deste seria em ordem inversa á Qatar, ou seja, fazer de Lisboa um hub de entrada para a Europa.
As vantagens destas duas últimas parecem-me obvias.
A necessidade de um novo aeroporto também me parece importante, o que poderá invalidar uma possível proposta.

No mesmo sentido isto também poderá ser um impedimento para a IAG, a nível de monopólio na península ibérica.

Sinceramente eu não tenho preferência por nenhuma. O ideal seria alguém com capacidade para investir e que tenha vontade de tomar partido da localização geográfica.
Dentro do grupo especulativo, a IAG parece-me a pior solução.

Isto é mais uma afirmação bastante arrojada da tua parte..
Existem situações em que isso é verdade (como explicaste), mas não é necessariamente uma regra.

ai esta, estão a especular algo que não fazemos a minima ideia, eu não vejo os voos a irem para lado nenhum, no meu ver não tem a minima logica

como posso eu enumerar vantagens??? conheçes alguma vantagem?? alias conheçes o possivel vencedor?? é por isso que não entendo a vossa aversão ao grupo IAG

eu não tenho conheçimento de propostas, mas aqui neste topico ja vi varios nomes de companhias, por isso tu e quem tem falado nisso é que ja deve saber algo

TAP - FNC a rota mais vendida, LAD e GRU as mais lucrativas - Fórum Contato Radar

O António Maria: TAP no fim da pista

e ja anda ai uma link mais recente mas não a estou a ver

quanto as possiveis propostas

a lufhtansa de certo modo esta queimada, porque andou a comprar um bocado ao calhas, investiu na italia e ja teve que fechar, e esta mais vendedora que compradora, agora a verdade é que ate ser altura das propostas eles podem pensar no assunto e avançar

a air france com a klm tem falado é na alitalia, mas ate hoje nada

a latam deveria ter interesse nesse aspecto de querer ter 1 companhia para escoar o pessoal pela europa, e talvez fosse bom para eles investirem

a qatar deixei para o fim de preposito
a qatar de certo modo nunca quis a spanair, simplesmente estavam a tentar salvar a situação, porque a spanair tinha os direito de 1 rota de barcelona para a america do sul, coisa que a qatar não conseguia, e operava essa rota, devido aos direitos de rota da spanair
esses sim talvez fossem retirar algumas rotas tap e meter os seus aviões a fazer essas rotas

quanto aos preços é 1 questão de ires pesquisar

ainda ha 1 semana 1 amigo foi para luanda via londres e gastou menos ai 400 euros

alias faz o teste, lisboa rio janeiro pela tap, e depois mete madrid rio janeiro pela tap tambem

Era a ideia que tinha.

Mas nesse cenário a TAP perderia o seu nome?
Ou poderia ser criada a tal empresa "Qatar Europe" que deteria a maioria da TAP, mantendo esta ultima o seu nome?

no meu ver se houvesse qatar europe em portugal a tap não fazia sentido, ou a qatar europe seria só a empresa mae mas sem aviões etc, ou então a tap perderia o nome

pode é haver a qatar europe noutro pais europeu e depois comprarem a tap, mas não estou a ver companhias estrangeiras a querer fazer frente as low cost

sim, quem comprar a tap vai sair de cima da mulher para ir para la outro

então quer dizer, estamos em portugal, e queremos ir para o brasil directo, ou vamos na tap, ou então deixa la ver, olha a outra opção é a tap
nem todas as pessoas que vão para o brasil são de portugal, mas se estão a vir a portugal por alguma razão é, e isso nenhuma companhia vai querer perder

eu não digo vantagens, mas porque tenho que ser eu a dizer?? a mim tanto me faz que a tap seja vendida a quem for, agora vejo é o pessoal a dizer que esta não e aquela tambem não, mas não dão uma razão no minimo logica

a portugalia nem para a propria tap conta muito, o que farão as outras companhias com a portugalia?? uma frota velha, a precisar de ser renovada e que no fundo faz os voos que a tap não quer fazer

e volta o argumento dos voos sairem de madrid, e dizes que a iberia ja voa para o brasil, e isso é verdade, mas vai la comparar os loads dos aviões. e depois pensa bem se as companhias vão querer perder o dinheiro

a IAHG esta interessada mais na bmi devido as slots em londres
quanto ha tap acima de tudo sera numa de não ficar meio abandonada, porque na europa central a lufhtansa comprou tudo e agora esta a pagar esses erros, e a air france e a klm juntaram-se, no fundo na europa, a europa que tem voos de longo curso só existe a tap disponivel

eu quanto falei dos 747 era numa de aumentar 1 pouco a capacidade, porque o voo londres ( creio que buenos aires) via rio janeiro ou são paulo não me parece ter grandes loads, logo poupariam-se um voo em cada sentido

Claro que lhes interessa muito mais o negócio da BMI devido às slots (que agora infelizmente já são bem menos).

Eu percebi a tua ideia, mas o voo para Buenos Aires estava com tão bom load factor, que actualmente já é directo em B777, tendo GRU ficado com o 747-400 na mesma.

Aliás os voos para o Brasil e agora Argentina são tidos em conta como indo sempre bastante cheios, tanto com passageiros como com cargo, e isso nota-se bem quando saem do Heathrow.

corrige-me se estiver enganado, mas dantes o voo buenos aires era com escala no rio ou são paulo certo??

ja agora a taag encomendou mais 3 773w

e quando eu disse que o 772 da emirates não se vai aguentar muito tempo em lisboa, é porque a partir de fevereiro ele vai chamar o irmão maior, o 773w

corrige-me se estiver enganado, mas dantes o voo buenos aires era com escala no rio ou são paulo certo??

ja agora a taag encomendou mais 3 773w

e quando eu disse que o 772 da emirates não se vai aguentar muito tempo em lisboa, é porque a partir de fevereiro ele vai chamar o irmão maior, o 773w

Fazia em São Paulo (GRU).

Já o Bruno Dias disse e já pessoas que andam por dentro das viagens me disseram que Luanda deve ser a rota mais lucrativa da TAP nesta altura. A 1ª classe vai quase sempre cheia e se mais lugares houvessem mais enchiam. E com bilhetes por vezes só de ida a rondar os 5000€.

Outra coisa, na terça-feira de manhã apanhei um Caça a aterrar na Portela pelas 10.45 mas não percebi se era algum F16. Alguém sabe o que foi?

Sábado, pelas 20h00, aterra no Porto o maior avião cargueiro do mundo, o AN-225 Mriya.
Julgo ser uma escala técnica, leva a bordo um reactor nuclear com destino a Wichita (USA).
2antonovan225mriya.jpg

Esse bicho vai aterrar no Porto?!?! Já vi por aqui algumas vezes o AN-124 se não me engano e já é um bicho impressionante!

O que é que vem cá fazer? Isso cabe no Sá Carneiro?!?![:D]

Parece que o itinerário é Milão - Porto - Lajes - Gander - Bangor - Wichita.
A passagem no Porto é escala técnica, leva um reactor nuclear desde a Ucrânia até aos States.

De acordo com a Wikipédia :
Takeoff run: 3,500 m (11,500 ft) with maximum payload e a pista do Sá Carneiro tem 3,479 m [:D]

Parece que o itinerário é Milão - Porto - Lajes - Gander - Bangor - Wichita.
A passagem no Porto é escala técnica, leva um reactor nuclear desde a Ucrânia até aos States.

De acordo com a Wikipédia :
Takeoff run: 3,500 m (11,500 ft) with maximum payload e a pista do Sá Carneiro tem 3,479 m [:D]

Onde ves o itenerário?

Voltar
Superior