Tópico dos aviões

Não esquecer que a tabela da ana só da voos comerciais, ou seja por vezes podem ouvir no atc coisas que não conseguem ver na tabela, tipo voos da força aerea, voos privados, e carga, ou ate mesmo o antonov que esteva ca ontem

Quando falaram aqui do ATC.net lembrei-me de um site brasileiro que tb tinha este tipo de escutas rádio agora não recordo qual é... mas a questão é a seguinte....considero a minha compreensão do inglês bastante boa....mas custa-me perceber o que se diz no rádio.

A qualidade deixa a desejar (será da transmissão?) e depois consigo perceber algumas mudanças de altitude nos approach e isso mas de resto nada...

Quando falaram aqui do ATC.net lembrei-me de um site brasileiro que tb tinha este tipo de escutas rádio agora não recordo qual é... mas a questão é a seguinte....considero a minha compreensão do inglês bastante boa....mas custa-me perceber o que se diz no rádio.

A qualidade deixa a desejar (será da transmissão?) e depois consigo perceber algumas mudanças de altitude nos approach e isso mas de resto nada...

Talvez porque usam uma linguagem/termos especificos e porque falam rapido?

Talvez porque usam uma linguagem/termos especificos e porque falam rapido?
Sim ou seja eu devia compreender o que dizem mesmo sem perceber o significado da msg...mas a qualidade é tal e falam demasiado rápido... que pergunto-me se as comunicações reais têm essa qualidade.

Parece-me bastante fácil acontecer erros na percepção das msgs com consequências catastróficas.

falta-vos o treino de ouvido e conhecimento da própria linguagem utilizada. De notar que, tanto o controlador como o piloto já sabem o que cada um vai dizer naquele momento e naquela posição.

Escuta Area - Rdios ao vivo do segmento Escuta Area - Pg:2/4 | Radios.com.br

Sim ou seja eu devia compreender o que dizem mesmo sem perceber o significado da msg...mas a qualidade é tal e falam demasiado rápido... que pergunto-me se as comunicações reais têm essa qualidade.

Parece-me bastante fácil acontecer erros na percepção das msgs com consequências catastróficas.

falta-vos o treino de ouvido e conhecimento da própria linguagem utilizada. De notar que, tanto o controlador como o piloto já sabem o que cada um vai dizer naquele momento e naquela posição.

Isto. Além disso a qualidade das transmissões rádio na aviação é obviamente boa, não tem nada a ver com a fanhosice que ouvimos nos streams.

Como funciona? Carreguei no link mas não ouço nada.

EDIT: Ja consegui. existe forma de saber com que aviao estão a contactar?

por exemplo speedbird 50q, é o british voo 501
easy é easyjet, depois tens de só ouvir os numeros para saber que voo é
samrock ou perto disto é airlingus senão estou em erro

etc etc

no google pesquisa por callsigns e pode ser que apareca alguma tabela

Isto. Além disso a qualidade das transmissões rádio na aviação é obviamente boa, não tem nada a ver com a fanhosice que ouvimos nos streams.

as vezes no avião tambem algumas comunicações se ouvem mal, até porque não temos radio em todo o pais, nem radar civil em todo o pais, claro que tambem tudo depende da altitude

Na volta que dei de helicoptero, a torre indicou que se ouvia mal, e ele teve de ajustar o radio, e aí a torre " much better, obrigado "

E no liveatc.net tambem ja vi que não ouvimos com a qualidade que é suposto, mas, seja como for, quando eles dizem algo menos técnico já se percebe melhor, uma vez que falam mais devagar. Ainda há dias ouvi no atc " o vosso radio está quase imperceptível "

Na volta que dei de helicoptero, a torre indicou que se ouvia mal, e ele teve de ajustar o radio, e aí a torre " much better, obrigado "

E no liveatc.net tambem ja vi que não ouvimos com a qualidade que é suposto, mas, seja como for, quando eles dizem algo menos técnico já se percebe melhor, uma vez que falam mais devagar. Ainda há dias ouvi no atc " o vosso radio está quase imperceptível "

o radio custuma ser falado em numeros de 1 a 5

1 é quase imperceptivel e 5 ouve-se perfeitamente

Recomendo, aos que pretendem começar a ouvir as comunicações, a leitura de um manual de fraseologia. A maior parte dos sites das redes de voo online para Flight Simulator disponibilizam umas versões (IVAO PT ou VATsim PT Vaac). Aliás, basta pesquisar no google por " manual de fraseologia".
Por vezes a escuta é difícil. Muitas vezes venho a ouvir o stream no carro, ligando o telemóvel ao rádio [:cool:]. A situação mais engraçada com que deparei foi um pássaro morto na pista (disseram que era um falcão), que fez encerrar a pista por uns momentos,para inspecção. Nesse dia estava a TWR e o APR online. É engraçado seguir um avião no APR e depois segui-lo para a TWR. Infelizmente a TWR está muitas vezes down...

Para a fraseologia: (standards ingleses, CAA): http://www.caa.co.uk/docs/33/CAP41320Editionto4April2013_ISBN9780117928206.pdf

A melhor maneira de praticar a ler esses documentos e ler em voz alta as comunicacoes.

O radio e uma questao de treino. Eu normalmente estou mais a vontade para falar em frances & portugues mas no radio estou mais a vontade com ingles. Quando voo em portugal ou em franca normalmente faco o radio na respectiva lingua, mas se em ambiente muito carregado as vezes passo par ingles visto ser mais automatico e para nao ter que pensar.

A semana passada concretizei um sonho antigo, entrar no cockpit do, na minha opiniao, mais bem conseguido aviao de todos os tempos. Ainda para mais no exemplar que mais recordes mundiais detem G-BOAD[br:)]

Voltar
Superior