Tópico dos aviões

as encomendas baixaram muito, hoje em dia haveria companhias que poderiam querer algumas unidades, principalmente desde que algumas companhias viram que ate da para operar certas rotas atlanticas

Mas pelo que eu percebi o avião que o está a "substituir" é o A321 e já ouvi falar que esse quando carregado tem uma autonomia bastante baixa.
O 787 mais pequeno é de alguma forma o substituto do 757?

Mas é expectável que se vão ver esses A321LR, ou o equivalente B737, a fazerem rotas transatlânticas? Tal como o B757 fazia?

O A321LR mesmo com o tanque extra não vai tão longe como o 757 por isso para algumas rotas não sei. Além disso, e numa pequena achega pessoal, sempre achei o 321 uma coisa esteticamente muito mal parida. Então se o colocarmos ao lado de um 757... Mas essa é naturalmente a última das preocupações de qualquer companhia.

Por acaso é interesse verificar que com os Neo o A319 -que vendeu muito bem na última década- está praticamente "morto" e tem um número irrisório de encomendas e o A321, o feio e charuto A321, tornou-se um enorme sucesso.

Aliás, as specs do rival 737 max 9 têm sido muito criticadas...e não é por acaso que o A321 NEO está a comer a maior parte do mercado disputado pelos dois.

O que é que o 757 faz assim tão extraordinário que o A321Neo LR não vai conseguir fazer?

Mais espaço de carga, o 321LR com os tanques extra perde muito espaço de carga. Além disso deve ser divertido ver um 321LR a sair de aeroportos em altitude como Denver ou Cidade do Mexico num dia de calor intenso e perto do seu MTOW. Nisso o 757 com aqueles motores "overpowered" será muito mais eficiente.

por exemplo voa mais pessoas e mais longe
tem melhor performance de pista

Voa mais pessoas para a mesma distância, mas esse extra de pax(que são 5 ou 6 pax) não te compensa o custo superior em 25%. Por isso para todos os efeitos o A321NEO LR vai ser sempre melhor que o 757-200 e vai-te trazer mais lucros. Não substitui é o 757-300!

Voa mais pessoas para a mesma distância, mas esse extra de pax(que são 5 ou 6 pax) não te compensa o custo superior em 25%. Por isso para todos os efeitos o A321NEO LR vai ser sempre melhor que o 757-200 e vai-te trazer mais lucros. Não substitui é o 757-300!

eu não vejo a mesma distancia e não vejo só mais 6 passageiros

como pode ser melhor senão vai conseguir substituir o 757 em todas as rotas??? pode ser mais economico nas rotas que pode fazer, mas elas não são todas as que o 757 faz

Mais espaço de carga, o 321LR com os tanques extra perde muito espaço de carga. Além disso deve ser divertido ver um 321LR a sair de aeroportos em altitude como Denver ou Cidade do Mexico num dia de calor intenso e perto do seu MTOW. Nisso o 757 com aqueles motores "overpowered" será muito mais eficiente.

Aí é que te enganas, o A321Neo LR tem um power to weight ratio de 0,3271(lbf/lb) superior ao do 757-200(P/W=0,3137). O 757 tem melhor performance em pista devido à asa. A performance em pista de um A321 nunca foi problema, ao contrário por exemplo do 737-900 e -800! Por exemplo a Finnair faz Helsínquia-Funchal-Helsínquia (+/- 2400nm) com um A321CEO com capacidade para 209 pax. Ele no Aeroporto da Madeira para descolar não usa mais que 7000ft de pista!

eu não vejo a mesma distancia e não vejo só mais 6 passageiros

como pode ser melhor senão vai conseguir substituir o 757 em todas as rotas??? pode ser mais economico nas rotas que pode fazer, mas elas não são todas as que o 757 faz

dá um exemplo, é que os factos dizem que o A321Neo LR vai ter mais 200NM de range que um 757-200, com perda de 5 pax numa configuração long-range(164 vs 169) e com custos 25% inferiores! Também estão ambos certificados para um limite de 240 pax! E há que ter em atenção que depois com os PIP's que vão aparecer para o PW1000g estes valores ainda vão ser melhores.
Exclusive: Airbus launches "A321neoLR" long range to replace 757-200W - Leeham News and Comment
Airbus Launches Long-Range A321neo Version | Commercial Aviation content from Aviation Week

É que só em pistas mesmo muito limitadas é que o 757 pode levar alguma vantagem, mas diz-me um Aeroporto Internacional que não tenha uma pista de dimensão superior a 8000ft?

Última edição:
o numero certo da 4100 nm para o 75w e da 3900nm para o 321lr, isto tudo optimistas
depois essa capacidade que falas no 321lr é layout de 2 classes, se meteres o 75w com 2 classes tens um aumento de pelo menos 1 fila, ou seja mais 6 assentos
235 é o que a airbus quer certificar maximo para o 321, por isso falar em 240 é exagerado
depois por muito que não queiras o 321 não é melhor que o 757 em pista, o 321 vai ter sempre mais dificuldades em sair de qualquer pista alta e quente
depois o combustivel ocupa espaço, espaço esse que vai ser retirado ha carga
agora em custos o 321 vai bater forte no 757

alias basta pensares que a airbus fala em 4000nm para 210 passageiros e fala em 3900 para 164, acho que esta tudo dito

só para veres as tuas fontes, vou citar

Airbus claims the calculated 4,000-nm range even exceeds the 3,850 nm of the winglet-equipped Boeing 757-200W. Currently, the longest route flown by the Boeing 757 is United’s New York-Berlin service, which at slightly more than 4,000 nm can only be flown with less-than-maximum payload. United has 169 seats on the transatlantic 757s.

3850, mas depois voa para mais de 4000, com restrição, mas basta ler isso e ve-se a boa fonte

e a outra fonte diz o que eu digo o 757 tem mais range, e atenção que esse senhor é da airbus

Última edição:
Voltar
Superior