Tópico dos aviões

continuando estas duas respostas...

Sempre achei mais piada à parte de descolagem e aterragem (que parece que até são as partes mais perigosas....) e para mim o que fazia confusão (e ainda faz um pco....) é "ir lá em cima" sem nada para fazer.....
Acho que vai de uma questão de hábito.... num voo (A321 da Luftansa) apanhei turbulência considerável, em que houve malta a mandar umas cabeçadas nos compartimentos de bagagem... Ia completamente tranquilo porque tinha feito 3 voos nos 7 dias anteriores e já tinha renovado o meu "chill level".

Reconheço que quando fico algum tempo sem viajar volta sempre aquelas sensações estranhas :D
A minha forma de acabar por ultrapassar um bocado o medo foi de certa forma enfrenta-lo.... Comecei a passar quase diariamente por este tópico e ler/aprender com as discussões.... ver mtos eps do Mayday (como já disseram atrás é aqui que se ve que são meios mto seguros para viajar, e que já se evoluiu mto a nível de segurança).

A minha sugestão é levares qualquer coisa para ouvir e ires entretido. Comigo resulta podcasts de programas de rádio porque quando uma pessoa se concentra nos temas que estão a ser falados acaba por se esquecer do tempo, e abstrair de barulhos e afins.

Eu até tenho noção de como funciona um avião, parte dos ruidos, turbulencia etc. Mas mesmo assim.. :sh)

Tenho noção do risco muito inferior a qq outro medio de transporte mas mesmo assim preferia andar sempre de carro ou até mesmo barco [:D].

Já pensei que podia ser "vertigens" ou algo semelhante porque acho que o problema principal reside em saber que estou tão longe do chão. Tanto que por este motivo evito ao máximo olhar para a janela e lugares sempre ao meio se possivel.

Na ultima descolagem que fiz as manobras para meter o avião em posição para iniciar a rota para Portugal foi um panico da minha parte. Suava, agarrado à cadeira, etc.. e já tinha tomado uns calmantes que não fizeram efeito [:vm)]

A solução para as fobias é fazer um salto de queda livre (pode ser em tandem com o instrutor). Garanto-vos que um avião comercial vai-vos parecer o sítio mais seguro do mundo após o salto [:D]

A solução para as fobias é fazer um salto de queda livre (pode ser em tandem com o instrutor). Garanto-vos que um avião comercial vai-vos parecer o sítio mais seguro do mundo após o salto [:D]

54725885.jpg

Para estes lados ilhéus a Air Luxor antes da Ez era a única alternativa à TAP. Viajei muito com eles e nunca tive razões de queixa (o programa de milhas era 100x mais vantajoso para o cliente que o da Tap).

O senhor Mirpuri a dada altura precisou dos A320 para outras rotas e para a Madeira alugou uns Fokker 100 da EU Jet (irlandesa se não estou em erro e com pessoal de cabine incluído )...aí começou o meu "amor" pelo silencio (na parte dianteira) desses mother fo...er :D

Não me vou esquecer de uma campanha bombástica na altura de viagens para Lx a 99 euros...coisa que a Tap não fazia nem de longe nem de perto....ainda consegui algumas a esse preço..

Lembro que o livery simples mas bonito que tinham ficava demais no A330 que andava por aí.

senão estou em erro a air luxor tem o record de tempo lisboa funchal

Não estou a dizer isso, estou-te a dizer que não estás a ser correcto quando assumes um erro de 700nm para o A321Neo LR e quando se trata do 752 só assumes um erro de 500nm. O range de 4100Nm para o 752 também não é para a configuração de 171 pax! Em relação aos Airbus da TAP, no que toca aos A320 e aos A330 as "weight vaiants" não são as de maior MTOW, nem todas iguais. Queres perceber um bocadinho mais de performance, estuda isto que um colega meu fez para a Tap:https://fenix.tecnico.ulisboa.pt/do...eoff and Landing Performance Optimization.pdf

ainda não te vi a responder se o 332 faz mexico city lisboa

Em relação aos gráficos Payload/Range de ambos, podemos ver que a 171pax a 225lb pax, o A321Neo com 1 ACT tem um range de 3300NM e o 757-2 um range de 3600nm. Cada ACT no A321 leva 2300Kg de combustível, o que dá aprox no A321CEO +350nm(min) de range e no NEO +400nm(min). Por isso, com 3 ACT não acho que seja assim tão impensável o A321 NeoLR ter um range de 4100nm (em condições ideais), e em condições reais fazer os 3600nm, que é actualmente a maior rota do 752!
View attachment 129405
View attachment 129406

eu volto a dizer, é claro que em custos o 321 é rei e senhor, mas em algumas rotas principalmente de inverno será mais penalizado em pesos que o 752
e ainda vai ter mais 1 problema, tal como o 380, é que como tem tanques de combustivel no porão vai ter menos capacidade de carga, porque as bagagens dos passageiros vai ocupar quase o espaço todo
no 380 é quase igual, como leva muitos passageiros sobra pouco sitio para carga
e hoje em dia a carga paga 1 boa parte do voo

e + 1 vez a airbus só diz que o 321 só substitui em 90% e tu das 99%

mas este 321 e o suposto 738xer ja não são assim coisas tão novas, no fundo são as versões acj e bbj, só que com mais passageiros

Last edited:
Uns sim, outros não, dependendo da weight variant! Não sei quais os WV doas A330 da Tap

eu tambem pensava isso, mas tens que ir dizer isso ao presidente da tap e a sua equipa de planeamento, e tambem aos pilotos que voam o 330 do governo turco
por isso da para ver que não contas com o hot and high na tua performance

Tb vão a bogota com restrições?

+- visto que o voo sai de bogota para o panama, mas se fosse bogota lisboa então sim teriam restrições

eu tambem pensava isso, mas tens que ir dizer isso ao presidente da tap e a sua equipa de planeamento, e tambem aos pilotos que voam o 330 do governo turco
por isso da para ver que não contas com o hot and high na tua performance

+- visto que o voo sai de bogota para o panama, mas se fosse bogota lisboa então sim teriam restrições

claro que conto com o hot&high! Ou agora tenho culpa dos aviões que a TAP comprou! Os mais antigos com os motores PW têm 68000 lbf por motor e mesmo os mais novos têm os CF6 80E1A4 que não chegam às 69000lbf! Também sei que não têm as Weight Variants mais recentes e também tens que ter noção que para o tipo de rotas que a TAP fazia não precisas das WV com maior MTOW e que tê-las seria deitar dinheiro à rua porque pagas mais. Mas digamos que não é a coisa mais normal do mundo teres um aeroporto internacional a 2600m de altitude.

mas é 1 rota que se diz que a tap vai explorar quando chegarem os 350, e que não explora agora porque não tem avião para ela, não tem pelas restrições e em numero claro

Viva, porque é que o A350 está a sair a conta-gotas?! Desde Dezembro só foram entregues 2

qualquer modelo de avião de inicio sai um pouco a conta gotas, mas creio que este ano a airbus ja pensa em fazer 5 mes, e la para o final de 2016 ou só no ano de 2017 querem meter 10 por mes, mas ate ai ao 10º avião vai ser 1 pouco lento, mas tambem até ao 22 ou 24 não vais ver muitas pinturas diferentes[:p]

Last edited:
mas é 1 rota que se diz que a tap vai explorar quando chegarem os 350, e que não explora agora porque não tem avião para ela, não tem pelas restrições e em numero claro

Fazendo as contas assim por alto, 4000nm, 45/50 toneladas de combustível e um TOW de 195 ton(pelo gráfico e tamanho da pista). O OEW deve andar à volta das 118 ton, dava uma payload de 30 toneladas, o que dava para a capacidade de pax da aeronave em condições ideais. Depois dependendo da temperatura e altitude pressão ao nível da pista a coisa pode ficar preta. É por isto que as companhias aéreas preferem o RR quando operam em Hot&High!

Untitled.jpg

Last edited:
Daqui a 2 dias tenho voo Lisboa-Nice. Penso que vai ser no Fokker 100. Na vinda, dia 19, deverá ser o Embraer 145.
Vai ser a minha primeira vez nestes dois modelos [:cool:]

Daqui a 2 dias tenho voo Lisboa-Nice. Penso que vai ser no Fokker 100. Na vinda, dia 19, deverá ser o Embraer 145.
Vai ser a minha primeira vez nestes dois modelos [:cool:]
Se ficares bem a frente no Fokker vais achar a viagem super silenciosa. Eu particularmente gosto muito desse avião.

PGA imagino....nos Fokker já se notam o peso dos anos...nos Embraer nunca voei....por isso não sei.

azar dos meus azares, sempre que vou de Fokker fico bem lá atrás... ou então tenho memória selectiva: só me lembro desses casos (que é o mais provável)

Back