Tópico dos carros eléctricos

Americanos com taxas de 100% para EV Chineses.

Com o mercado americano fechado, mais pressão vão fazer para entrar na Europa “à vontade”.

De qualquer forma o mercado chinês está a virar as costas a marcas estrangeiras, é uma questão de tempo para cada um ficar com a sua produção, isto dos carros andarem a dar voltas ao mundo de barco é para acabar.

Estão-se a precaver para o que aí vem, as oficinas tradicionais que não se adaptarem vão passar um mau bocado com os elétricos e a forma mais simples de contornar isso é aumentar na mão de obra, a Nissan já tem um preçário diferente à entrada para ICE e EV, mesmo que seja para fazer a mesma coisa. É ridículo mas os clientes só têm que deixar de lá ir e as coisas vão seguir o seu rumo natural, como já está a acontecer.

Já no começo de 2021 a Soauto tinha um preço diferente da mão obra para combustão e hibridos na altura.

E ainda na segunda tive na Caetano Hyundai e está lá afixado a mão obra hora e para os eletricos é mais cara que para combustão.

É normal pois um eletricista auto ganha mais que um mecânico auto, atualmente muitas oficinas mais pequenas nem têm eletricista auto pois não lhes conseguem pagar. Até aí tudo bem cobrarem mais pela mão de obra.

Agora que eu saiba não é o eletricista que muda e roda os pneus...

Nos grupos tesla, de vez um quando lá aparece um zezinho a perguntar onde deve levar o seu TESLA para trocar pneus dado que só conhece oficinas para carros 'normais' [:D]

Compreensível, a primeira vez que meti pneus no leaf, em 2021 fui a uma oficina normal (Roady de Vila real) e quando disse que era para um elétrico o Sr que me atendeu, já com alguma idade, começou logo a torcer o nariz e a dizer que era complicado e que tinham que ser um pneus especiais, meio que a mandar-me embora. Acabei por ir meter os mesmos que lá tinham noutro sítio (Goodyear Efficientgrip 2)

Os do prédio é pedir-lhes a fineza de pôr uma coisa destas na tomada: https://www.amazon.es/dp/B0748BHTJL
61kmOCd8gNL._AC_UL232_SR232,232_.jpg

Se é que não o fazem já. Eu faço, pago o que gasto, e a verba aparece nas receitas do condomínio.
(O contador tem memória, retém o cumulativo de kWh fora da tomada. Cada trimestre anoto e reponho a zero.)

No condomínio é possível que estejam com esse aparelho e eu não tenha reparado, mas no edifício de escritórios estava mesmo direto à tomada.

No de escritórios era suposto o proprietário instalar pontos de carga, mas a coisa está a demorar, já esta com um ano de atraso

ainda existe muito espaço no mercado para combustão e elétricos crescer ...
mas preços do renting ....
image.png

Attachments

• image.png
    image.png
    278.7 KB · Views: 0
E quando é que vão começar a entregar as unidades elétricas desse C3? Já foi apresentado há 7 meses e nada de os ver no concessionário.

acho que a previsão era 2º semestre 2024
e a versão de 19.990€ apenas para 2025

Meu Deus...20000 por uma carroça destas é talvez o pior negócio da vida...[:D]...Pelo mesmo valor 100x um kauai 39 com 2/3 anos, igualmente com iva dedutível e, apesar de usado, com mais tempo de garantia...Muito mais carro...muito mais value for money...

Meu Deus...20000 por uma carroça destas é talvez o pior negócio da vida...[:D]...Pelo mesmo valor 100x um kauai 39 com 2/3 anos, igualmente com iva dedutível e, apesar de usado, com mais tempo de garantia...Muito mais carro...muito mais value for money...
Ou um classe S de 2005

Acho que não percebeste a ironia.

Não se pode comparar o preço de um carro novo a um carro usado.

Não concordo...Cada caso é um caso...Comparar o eC3 de 2024 com um S de 2005 é de facto um absurdo em todos os sentidos...Já com o kauai 39 usado com 2/3 anos, iva dedutivel e tanto ou mais garantia oficial do que o eC3 ( para não falar de equipamento e características de segurança ) , com toda a certeza, faz sentido...Tanto que acredito que 95% dos interessados em gastar 20000 num EV, entre os 2, vai escolher o kauai...Os outros 5% apenas desconhece o kauai...[:D]

Não concordo...Cada caso é um caso...Comparar o eC3 de 2024 com um S de 2005 é de facto um absurdo em todos os sentidos...Já com o kauai 39 usado com 2/3 anos, iva dedutivel e tanto ou mais garantia oficial do que o eC3 ( para não falar de equipamento e características de segurança ) , com toda a certeza, faz sentido...Tanto que acredito que 95% dos interessados em gastar 20000 num EV, entre os 2, vai escolher o kauai...Os outros 5% apenas desconhece o kauai...[:D]
Ok, imagina que és responsável de compras de uma empresa e dizem que tens de comprar 50 carros elétricos para os vencedores.

Vais andar à procura de 50 kauai usados?

Cada caso é um caso mas sejamos justos, um kauai com 3/4 anos custa o mesmo que o eC3 novo, mas se houvesse um eC3 com 3/4 anos seria bem mais barato que o Kauai e podíamos estar o dia todo a arranjar exemplos diferentes mas no fim íamos chegar a uma conclusão, não podemos comparar o preço de um carro novo com o preço de um carro usado.

Ok, imagina que és responsável de compras de uma empresa e dizem que tens de comprar 50 carros elétricos para os vencedores.

Vais andar à procura de 50 kauai usados?

Cada caso é um caso mas sejamos justos, um kauai com 3/4 anos custa o mesmo que o eC3 novo, mas se houvesse um eC3 com 3/4 anos seria bem mais barato que o Kauai e podíamos estar o dia todo a arranjar exemplos diferentes mas no fim íamos chegar a uma conclusão, não podemos comparar o preço de um carro novo com o preço de um carro usado.

Exemplos/comparações diferentes serão vistos em perspectivas diferentes e com resultados diferentes...Neste exemplo novo/usado, para mim, não há duvidas...E, neste momento, encontrar ou encomendar 50 kauais é facílimo...mas só um bom responsável de compras, teria esse cuidado e trabalho no bom interesse da empresa e dos vendedores que iam usar os carros...E há algumas empresas que têm esse cuidado e que estão a escolher/contratar a importação ( maior oferta ) para as suas frotas com base no value for money...

Back