Tópico dos carros eléctricos

Não acho que a consola central tenha ficado bem! Muito Smart aquela zona cinza do porta copos, pouco Mercedes, nem os bancos assim do base em tecido… argggg um bocadito curto para 55k, mas de resto, parece muito eficiente! Gosto! Este e o id7 são negócios giros para eventualmente fugir a um Tesla ou um byd, mas eu não fugia, [:D][:D][:D] antes pelo contrário, fugia era de carros europeus! Farto deles!

Um CLA 180d custa a partir de 45k €, por isso 60k por um cla elétrico não me parece assim tão descabido.

objetivamente sim, tens toda a razão.. mas na prática é um preço meio ridículo

se bem que o carro tem 4,7 m.. já é quase um classe E de há umas gerações atrás

O preço dum CLA 250d não é assim tão diferente do novo CLA elétrico, e quando sair a versão com bateria LFP mais pequena já vai ter valores mais próximos dum 180d. Não vejo nada de anormal aí. Se for tão eficiente como prometem, pode ser um caso de sucesso.

quando um carro de 60k é um sucesso tá tudo dito
Para a realidade do país não é barato.
Para a realidade da marca, é um modelo de entrada de gama.

Num mundo de adaptações de veículos ICE a EVs, valorizo a eficiência, o packaging mais bem pensado (tipo Tesla 3). E finalmente não ser um Mercedes EV ofensivo aos olhos (apesar das luzes e estrelas azeiteiras, falando com base nas fotos). E apesar do tamanho da bateria e ser aerodinâmico, não ser um carro de 5m ou ter a traseira demasiado cortada tipo ionic 6.

Acho os interiores dos EVs atuais de 55k da Mercedes uma desilusão e os carros fazem poucos kms de autoestrada (para mim os mínimos olímpicos são os ~360kms de autoestrada a 120kms/h do Tesla 3 rwd em tempo ameno).
O espaço também está mal aproveitado (por ex o EQA tem 340litros de mala).

Se estava à espera que um EV melhor com bateria maior de 85kWh fosse mais barato (que o EQA) na Mercedes? Claro que não.

O preço é parecido com o preço do CLA phev atual.
99% vão ser comprados por empresas, o que aproxima o seu preço do 180d, pelo iva.
E depois os descontos da marca são decentes para algumas empresas. Quando chegar o LFP vai sair mais barato que um A3 phev. E tira o título à BMW de eletrodoméstico de empresa a preços comparáveis com generalistas. Fica só a faltar oferecer 5anos de revisões.

Falta ver o espaço interior do CLA
antevejo que o principal defeito é capaz de ser o espaço em altura, mas vai ter versão carrinha, que pode ser melhor nesse capítulo.

chegou tarde ao mercado (para mim). E da próxima vez que estiver a ver carros em stands pode ser que já não seja tão competitivo.

Isto porque demorou tanto tempo a sair que corre o risco de ficar rapidamente desatualizado.
…não devem tardar a chegar as baterias da byd e catl a carregar muito rapidamente.​

vendas dos elétricos em ABRIL voltam a descer, face ao mês anterior
ficando abaixo de Fev e Mar, mas acima de Jan
em relação ao mês homologo apresenta crescimento

(ainda gostava de ver quantas dessas matriculas novas são usados importados !)

image.png

A Tesla ainda assim é que mais VEs está a vender em PT?!
No acumulado sim, mas não esquecer que alguns dos que estão agora no top não estão à venda desde o início do ano. E a quebra mesmo com o "salvador" Juniper a já ter começado a ser entregue esta lá(-33%).

A Tesla ainda assim é que mais VEs está a vender em PT?!
Tendo em conta que a segunda marca mais vendida tem VE que não se destacam em nada e divide as vendas com outras plataformas e a terceira marca mais vendida começa nos 50k e também divide as vendas por outras plataformas.

Bastava uma destas 2 marcas só vender elétricos que facilmente a Tesla estaria no 3 lugar e com tendência de descida.

Tendo em conta que a segunda marca mais vendida tem VE que não se destacam em nada e divide as vendas com outras plataformas e a terceira marca mais vendida começa nos 50k e também divide as vendas por outras plataformas.

Bastava uma destas 2 marcas só vender elétricos que facilmente a Tesla estaria no 3 lugar e com tendência de descida.

tambem convém referir que a tal marca que começa nos 50k...
tem vários modelos para empresas por 300 (ix1) - 365(i5) - 395(iX) €/mês

image.png

Esses números da Tesla em Portugal... Mmmmm. Será que alguns portugueses afinal gostam menos de fachos do que ter uns euros a mais na carteira?

Quanto ao novo Model Y, francamente acho que o timing do facelift com o resvalar do Musk pode afectar as vendas. Porque vai demonstrar que estás a comprar um Tesla pós-saudação nazi.
Mesmo assim as vendas de EVs continuam a aumentar em Portugal. :)

Last edited:
Já agora, no primeiro trimestre de 2025 a Tesla deixou de ser o fabricante que mais EVs vende a nível mundial. Foi ultrapassada pela BYD e a Geely está também muito próxima.

2025-03-World-Top-OEM-BEV-March-1536x1230.png - Click image for larger version  Name:	2025-03-World-Top-OEM-BEV-March-1536x1230.png Size:	171.2 KB ID:	14593900

Por este andar acabam o ano na terceira posição. E vamos ver como vai ser o futuro quando a VW lançar o restyle do Id3, o Id2 e o Id1. Não digo nada da SAIC porque falta-me conhecimento deles no mercado chinês.

Existem uns pontos em comum nos fabricantes que estão a subir no ranking (SAIC, VW, Geely e BYD) comparado com aquele que está a perder quota de mercado: todos oferecem uma enorme variedade de EVs em termos de dimensões, preço, capacidade de bateria, etc. Enquanto que o outro oferece dois modelos recentes e dois desatualizados. Torna-se evidente que algumas decisões estratégicas estão a fazer efeito para quem está a melhorar enquanto que outros dormem á sombra da bananeira em vez de competir.
Enfim, nada que não se tenha visto já nas marcas americas a combustão: quando a concorrência europeia e asiática começa a apertar, a competitividade dos americanos cai por ali abaixo.

Last edited:
Back