Tópico dos carros eléctricos

Tem razão em quê?

Num eléctrico podemos negligenciar a manutenção, é isso? Ou agora somos todos MacGyvers para não ser ainda mais chulados do que os ICEs tendo em conta o serviço efectivamente prestado na manutenção?

Vocês lêem o que escrevem? [:D]
Os Tesla não têm manutenção programada.
Deves, repito, deves mudar o filtro de habitáculo e óleo dos travões e fazer rotação dos pneus a uma determinada km.
Se não o fizeres, ou fizeres isso numa oficina fora da Tesla, ou em casa, ou em qualquer lado, não perdes a garantia.
Não existe plano de manutenção como nas outras marcas.

Last edited:
Com temperaturas amenas, pouca gente na estrada e com cuidado na condução o model 3 consegue consumos destes

https://ibb.co/pyc4b2g

70% AE com AP nos 110km/h
30% nacional a velocidade normal, com pouco trânsito.
Com algum trânsito a média seria ligeiramente melhor.

O Honda e não tem nada de especial, como os outros eléctricos a este nível não têm.
Os problemas são os custos da tecnologia (baterias caras) e escala, coisa que de momento, só a Tesla tem.
E para mais, o Honda assenta sobre uma base criada de raíz para o efeito — esperemos que tenham planos para a usar em mais modelos, pois bem vão precisar.

O ano passado fizeram-se mais de 300 mil Model 3, e este ano (apesar do Covid-19 vir baralhar todas as contas) chega um Model Y com o qual partilha imenso, e tem uma fábrica chinesa a laborar, que ajudará mais a essas economias.

Não faço a mínima ideia de quais são as perspectivas da Honda, mas não é difícil de prever que seja um "bocadinho" mais modestas.
Só para referência, venderam-se 70 mil Leaf o ano passado no mundo, um carro maior e mais prático que o pequeno Honda, e um dos eléctricos mais vendidos no planeta.

Apesar de parecer caro, mesmo assim, houvesse oportunidade de fazer uma aposta, eu apostaria que Honda vai perder guito por cada um que venda.

crash, mas porque é que o Honda E é tão caro? O que é que tem de especial para ter quase o preço de um Model 3?

provavelmente preço de desenvolvimento

mas é um carro porreiro e com muita pinta.. se estivesse comprador, estaria certamente na minha shortlist, apesar da menor autonomia e preço alto

https://www.razaoautomovel.com/2020/03/volkswagen-golf-2020-precos
Um 2.0 TDI 115cv entre 32 e 40k€...ah e tal os Evs ainda estão caros...[:D]...

Que comparação ridícula. pra que vai comprar o TDI quando comprar o modelo a gasolina com só menos 5 cavalos por 24k? Já nem vou falar no ISV, ou falta dele nos elétricos, que mais tarde ou mais cedo vai acabar.

Os EV's tem muitas vantagens, Mas são obviamente muito mais caros, e estar a tentar provar o contrário é pura ignorancia, basta comparar "laranjas com laranjas", basta ver o preço de um Peugeot 208 e um e208.

Peugeot 208 base sem ISV: 14.550€ (C/isv 15.200€)
Peugeot e208 base: 30.350€

Que comparação ridícula. pra que vai comprar o TDI quando comprar o modelo a gasolina com só menos 5 cavalos por 24k? Já nem vou falar no ISV, ou falta dele nos elétricos, que mais tarde ou mais cedo vai acabar.

Os EV's tem muitas vantagens, Mas são obviamente muito mais caros, e estar a tentar provar o contrário é pura ignorancia, basta comparar "laranjas com laranjas", basta ver o preço de um Peugeot 208 e um e208.

Peugeot 208 base sem ISV: 14.550€ (C/isv 15.200€)
Peugeot e208 base: 30.350€

Mas para comparares as laranjas não vais apenas pelo que te favorece, pois compara também equipamentos, potências,... nem tudo é preto ou branco, existem muitas outras cores no meio, cada caso é um caso, por isso se vendem TDI de 32k e também se vendem de 40k, vê lá.[;)]

Mas para comparares as laranjas não vais apenas pelo que te favorece, pois compara também equipamentos, potências,... nem tudo é preto ou branco, existem muitas outras cores no meio, cada caso é um caso, por isso se vendem TDI de 32k e também se vendem de 40k, vê lá.[;)]

Quem veio à baila com comparações idiotas foi ele, não fui eu, ora vai ver bem. Eu só joguei o jogo pelas regras dele.

A minha comparação foi do peugeot 208 e e208, eu pus as versões base de ambos os modelos.

E por vezes comparar potencias de EV's com CI's pode ser enganador. Por exemplo:

O 208 CI de 101cv faz 0-100 em 10 segundos, enquanto o 208 EV que tem 130cv faz em 8 segundos. Mas o 208 CI tem velocidade máxima de 188kph, e o EV tem 150kph, ou seja, o CI faz mais 38kph apesar de ter menos 30cv.

Por isso o EV tem mais 30cv, Mas não é necessáriamente mais rápido, depende. Antes dos 100kph o EV deve ser mais rápido, Mas para quem fizer autoestrada, o CI a partir dos 100kph deve ter melhor aceleração e muito mais velocidade de ponta.

Ambos podem ser escolhas corretas, depende do objetivo utilização.

Last edited:
Back