Tópico dos carros eléctricos

Eia que esticão, ainda por cima há aí nacionais que são uma seca, não admira que tenhas saído moído. Média bem decente, não é surpreendente para nacionais, mas para o modelo acho bom.

Espero que tenhas almoçado bem para compensar :)

Acho que o segredo da média está naqueles 32.5kWh obtidos pela regeneração, é cerca de 40% da carga total da bateria, não tendo noçao dos valores de outras marcas/modelos (nem todos mostram isso), parece-me um valor alto.

Primeira viagem a espremer a bateria do meu i4.

Uma viagem por Aveiro-Óbidos-Santarém-Óbidos-Leiria-Aveiro.

Trajeto maioritariamente por nacional.

Saí com 100% de carga, fiz 516km com consumo médio de 13,6kWh/100km e sobrou 10% de bateria (regra 3 simples e fazia 573km com uma carga).

Foram 8h a conduzir, foi uma sova valente e todas as paragens foram para comer, esticar as pernas, etc, tinha tempo e mais que tempo para carregar o carro se necessário. Esqueçam lá o fazer 500km seguidos, atestar em 5 minutos e seguir viagem, isso não é para mim.
b27a75b91f947ccf44e9e5919004c5c6.jpg

Em Nacional com velocidades de 80/90 e abrandamentos para cidades de 50. Os VE's têm uma eficiência espetacular.

500 km tinha feito em metade do tempo por AE, estavas a cumprir alguma promessa? Sempre por nacional? Não faz sentido.

E se fosse de avião fazia numa 1h30 [8b]

Não faz sentido para si...para outras pessoas pode fazer sentido [8b]

Ainda bem que nem toda a gente anda igual, pensa igual e comenta igual.

[;)]

500 km tinha feito em metade do tempo por AE, estavas a cumprir alguma promessa? Sempre por nacional? Não faz sentido.

Tive de fazer muitas paragens e estar constantemente a entrar e sair de auto-estrada com os desvios e custos associados obrigou-me a ir por estradas secundárias. Se fosse uma viagem de um destino tipo Aveiro-Lisboa tudo bem, mas por exemplo a partir da Mealhada para Coimbra às 7 da manha sem transito nenhum, ia desviar para apanhar a A1 porquê?

Neste trajeto ias pela N1 ou pela A1?

image.png

Eu agora tenho pena é que não existam muitas IPs, andar a 90/100 e não pagar portagens era o ideal para o elétrico. Também faço cada vez mais nacionais quando o tempo não é limitado, compensa bem nos consumos e nas portagens, ainda há uns tempos fiz Amarante - Braga pela nacional e gastei menos de metade do que indo pela A4/A11, são mais 10/15min mas compensa bem.

Conheço um eletrifico em que a diferença de 90kmh para 140kmh é o dobro do consumo

Acho que os fabricantes deviam focar-se em melhorar os consumos em velocidades mais elevadas. A maior parte dos anseios e queixas são relacionados com autonomia em auto-estrada e velocidade de carregamento.

Infelizmente os fabricantes ocidentais preferem gastar biliões em stock buybacks do que em desenvolver EVs decentes. E depois choram-se todos que os "chineses vêm aí".

Qualquer EV seja ele chinês ou outro qualquer tem o problema da autonomia na autoestrada, a velocidade é o inimigo número 1 do eléctrico :sh) e se a aerodinâmica não ajudar, como o caso do meu[:D], pior:sh)[:D]

Cumps

Eu agora tenho pena é que não existam muitas IPs, andar a 90/100 e não pagar portagens era o ideal para o elétrico. Também faço cada vez mais nacionais quando o tempo não é limitado, compensa bem nos consumos e nas portagens, ainda há uns tempos fiz Amarante - Braga pela nacional e gastei menos de metade do que indo pela A4/A11, são mais 10/15min mas compensa bem.

Essa é a essência da transiçao para a mobilidade elétrica e o mindset de quem encara este desafio, em particular nas viagens com impacto na autonomia do EV.

Nas viagens de 250-300Kms, utilizando as viaturas mais recentes no pressuposto do cumprimento dos limites de velocidade, o EV faz o mesmo que o CI, com um custo de utilização mujitíssimo menor.

Acho que os fabricantes deviam focar-se em melhorar os consumos em velocidades mais elevadas. A maior parte dos anseios e queixas são relacionados com autonomia em auto-estrada e velocidade de carregamento.

Infelizmente os fabricantes ocidentais preferem gastar biliões em stock buybacks do que em desenvolver EVs decentes. E depois choram-se todos que os "chineses vêm aí".

It's called physics 😅

Conheço um eletrifico em que a diferença de 90kmh para 140kmh é o dobro do consumo

Não é só um.. são todos. O arrasto é proporcional à velocidade ao quadrado. Nos ICE nota-se menos porque o motor tem ganhos de rendimento para compensar.

• Like
Reactions: eu
Não é só um.. são todos. O arrasto é proporcional à velocidade ao quadrado. Nos ICE nota-se menos porque o motor tem ganhos de rendimento para compensar.

Eu queria dizer todos, mas já estava a ver a confusão que ía dar e a pedirem estudos e testes a comprovar, assim fiquei pelo que conheço bem, e fui simpático com um consumo 100% superior relativamente a andar a 90kmh, deve ser bem mais que isso

Eu queria dizer todos, mas já estava a ver a confusão que ía dar e a pedirem estudos e testes a comprovar, assim fiquei pelo que conheço bem, e fui simpático com um consumo 100% superior relativamente a andar a 90kmh, deve ser bem mais que isso

Não são todos...
Eu tenho um eléctrico, na autoestrada à média de 90kmh gasta +- 15kwh/100, a 140kmh segundo a tua teoria teria de gastar bem mais de 30kwh/100, ou seja 32/34/36/40 kwh!!!
A 140kh gasta +- 21/22kwh.
Se fosse como estás a dizer, um leaf de 40kw faria menos de 100km a 140kmh, um tesla m3 faria 120km....

Primeira viagem a espremer a bateria do meu i4.

Uma viagem por Aveiro-Óbidos-Santarém-Óbidos-Leiria-Aveiro.

Trajeto maioritariamente por nacional.

Saí com 100% de carga, fiz 516km com consumo médio de 13,6kWh/100km e sobrou 10% de bateria (regra 3 simples e fazia 573km com uma carga).

Foram 8h a conduzir, foi uma sova valente e todas as paragens foram para comer, esticar as pernas, etc, tinha tempo e mais que tempo para carregar o carro se necessário. Esqueçam lá o fazer 500km seguidos, atestar em 5 minutos e seguir viagem, isso não é para mim.
b27a75b91f947ccf44e9e5919004c5c6.jpg

Andei há dias com um i4 de um amigo, com 38kk, nunca fez reset ao consumo, estava com média de 21.2 Kwh nesses 38kk...o carro é da empresa, não se chateia com médias nem poupanças. Anda normalmente como se fosse carro a combustão.

É uma bela máquina.

Andei há dias com um i4 de um amigo, com 38kk, nunca fez reset ao consumo, estava com média de 21.2 Kwh nesses 38kk...o carro é da empresa, não se chateia com médias nem poupanças. Anda normalmente como se fosse carro a combustão.

É uma bela máquina.

pudera ... se um BMW de >60K não fosse uma bela máquina.. é que estava tudo errado !

o cliente empresa tem uma "análise" diferente e/ou percepção diferente dos custos !

Back