Tópico dos carros eléctricos

Posso ir dizer baboseira mas .. sinto um bocado isto.

Ajudam em quê, na Autoeuropa? Levam daqui VW's com logotipo genuíno (não é como em Espanha que fazem um género de Dacia, o daqui tem qualidade), o estado português dá-lhes tudo... Carpete vermelha e tudo. Se as empresas portuguesas pagassem impostos na proporção que eles pagam face ao que faturam tínhamos aí grandes empresas de outros países também :)

Acho que Portugal nunca explorou bem essa relação, atualmente é, o que é que precisam para continuarem coma fábrica cá meus amores? :)

O Captur tem melhor qualidade interior do que o T-Roc.

O i4 é um grande carro. A BMW está numa ótima posição para se consolidar como a marca de EVs premium de excelência se não cometer burrices como querer subscrições por bancos aquecidos ou outras burrices do género.
Quando chegar a nova geração do iX3 então acho que arrumam com qualquer ilusão de que os Tesla são produtos premium: não são. São carros generalistas de segmento D.

Pena que o alucinado da cetamina tenha congelado o lançamento do Model 2 e pareça que agora está a rebentar a marca para alimentar os seus delírios na Internet. Se lançassem modelos de segmento C interessantes teriam tudo para competir com a BYD. Neste momento os chineses estão a comer-lhes o mercado porque também adotaram uma estratégia de verticalização dos seus produtos e estão apostados em crescer em larga escala.

Os Teslas não têm um interior tão sofisticado como um i4 mas em tudo o resto são mais premium do que os Bmw. Para quem valoriza um automóvel como um todo um Tesla é um produto muito mais completo.

Um caso de longevidade do Tesla Model 3 de 2020.
503 766km, bateria e motores originais
4ce04629d8e76fc9444d46aa3fadf671.jpg

Portugal não explorou foi pouco.... Milhares de postos de trabalho criado e o impacto no PIB não é bem explorado?

Obrigado VW. Que por cá continues muitos e longos anos.

​​​​​

Tu achas isso bem explorado ... Eu acho mal, acho que temos bons moldes, bons plásticos, boa pele, temos prai fabricantes de componentes a rodo para fazer carros óptimos, mesmo comprando os motores em parcerias com outros fabricantes, podíamos e devíamos ter tido uma marca de automóveis... Ao invés agarramo-nos aos alemães porque eles é que sabiam... E podíamos estar como eles, com uma empresa bem conectada ao estado português, a vender a preço de revenda para os concessionários e não a preço de exportação para revenda. Fica cá metade do dinheiro que devia, pouca criação de empregos de administração, desenvolvimento de produto,... Etc etc...

Mas pronto é melhor que não termos cá fábrica nenhuma... Claro...

Copo meio vazio, meio cheio... Vemos do lado que preferimos.

Isso sim é ser premium. Não é um interior bling bling de um Bmw com muitas luzes e show off.

E imaginar que as baterias LFP ainda são melhores do que as desse Model 3 de 2020...

Se formos por aí, o que não faltam são carros equipados com 1.5 dci premiums!

Isso sim é ser premium. Não é um interior bling bling de um Bmw com muitas luzes e show off.

E imaginar que as baterias LFP ainda são melhores do que as desse Model 3 de 2020...
Premium é ires a um stand fazer um test drive e dizerem-te assim "toma a chave, leva o carro e anda o tempo que quiseres".

É querer personalizar o carro e teres 7 conjuntos de jantes, 15 cores, 6 tipos de bancos.

É virem buscar o carro para a revisão, deixarem um melhor para dares as voltas necessárias e no fim virem traze-lo.

Premium é muito mais que apenas um produto. É como viajar em primeira e segunda classe, ambas chegam ao mesmo destino mas o serviço que prestam numa e noutra é diferente.

Premium é ires a um stand fazer um test drive e dizerem-te assim "toma a chave, leva o carro e anda o tempo que quiseres".

É querer personalizar o carro e teres 7 conjuntos de jantes, 15 cores, 6 tipos de bancos.

É virem buscar o carro para a revisão, deixarem um melhor para dares as voltas necessárias e no fim virem traze-lo.

Premium é muito mais que apenas um produto. É como viajar em primeira e segunda classe, ambas chegam ao mesmo destino mas o serviço que prestam numa e noutra é diferente.

Ou seja para ti premium é seres tratado como se fosses alguém importante mesmo que sejas um miserável. Só coisas supérfluas.

Para mim premium é o produto com a melhor performance, a melhor fiabilidade, a melhor segurança, a melhor tecnologia, a melhor qualidade geral, a melhor eficiência, etc.. É o produto como um todo, não me interessa show off e palhaçadas.

Engraçado, há uns tempos premium era ter pele verdadeira disponível no interior, e cashimira ou que era... As pessoas vão evoluindo, é bom é bom ...

Eu acho mal, acho que temos bons moldes, bons plásticos, boa pele, temos prai fabricantes de componentes a rodo para fazer carros óptimos, mesmo comprando os motores em parcerias com outros fabricantes, podíamos e devíamos ter tido uma marca de automóveis..

para uma marca automóvel vingar precisas de escala... esse é que é o problema. Não basta fazer 10 mil carros muito bons.. tens de fazer 1 milhão, pra começar.

Ou seja para ti premium é seres tratado como se fosses alguém importante mesmo que sejas um miserável. Só coisas supérfluas.

Para mim premium é o produto com a melhor performance, a melhor fiabilidade, a melhor segurança, a melhor tecnologia, a melhor qualidade geral, a melhor eficiência, etc.. É o produto como um todo, não me interessa show off e palhaçadas.
Insultos a esta hora?

Fica bem.

para uma marca automóvel vingar precisas de escala... esse é que é o problema. Não basta fazer 10 mil carros muito bons.. tens de fazer 1 milhão, pra começar.

Depende do segmento e dos objetivos da marca, os British com meia dúzia de unidades vendidas tiveram marcas como a MG, a TVR, a Aston, até a própria Rover não acho que tenha vendido brutalmente.

Andámos com miaufas de não termos nome para colocar uma marca no mercado, e tal e tal e tal... Foi preciso vir uma Tesla e umas quantas chinesas que ninguém conhecia para vermos que afinal, se o produto tiver argumentos vende na mesma.

Andámos com miaufas de não termos nome para colocar uma marca no mercado, e tal e tal e tal... Foi preciso vir uma Tesla e umas quantas chinesas que ninguém conhecia para vermos que afinal, se o produto tiver argumentos vende na mesma.

Acho que que sonhar é bom, querer o melhor para Portugal também mas Portugal não tem nem acesso a mercado nem capital para esse tipo de investida.

Talvez no futuro , com a standadarização das baterias e outros componentes e módulos se consigam montar veículos utilitários de trabalho em Portugal com marca própria "Lusitana". Mas será sempre a seguir tendências internacionais de modularizacão e força polícia para que exista compatibilidade entre componentes por motivos de sustentabilidade ambiental por exemplo.

As pequenas séries desportivas não têm interesse financeiro. São projectos giros mas todas as tentativas falharam.

​​​​​​

Natural que alguns membros que são proprietários de renault / tesla não consigam perceber o conceito de carro premium.

Agora fazer 500.000km já é sinónimo de premium. Os taxis dacia com 1.000.000 de kms passam a ser automaticamente premium.

Não ter sensores de estacionamento e de chuva funcionais, ter de colocar wd40 nos vidros para não chiarem, encostos de cabeça e volantes que se desfazem com algumas dezenas de milhares de kms é premium.

Assim como ir levantar o carro todo borrado, de galochas, numa zona cheia de buracos que serve para cargas e descargas de camiões, no meio da lama e à chuva também é premium.

A eterna discussão do ser ou não ser premium...

Um produto premium engloba uma experiência inteira: serviços associados ( na compra e entrega), o tipo de produto em si, pós venda e algum tratamento individualizado ou personalizado e a imagem que transmite essa experiência. Há quem valorize, quem não valorize e, sobretudo, quem não faz a mínima ideia do que isso significa porque simplesmente não vivenciou ou nem quer saber.

É o mesmo que ficar num hotel de 5 estrela ou 3 . Dá para dormir nos dois. A experiência é que é muito diferente.
​​​​​​
Acho que BMW continua a ser premium (por enquanto) porque sabe trabalhar muito bem a experiência no seu todo.
A Tesla é generalista e mais "prática" ou pragmatica e o cliente deve adaptar-se muito mais. Por exemplo a questão da entrega dos carros é de facto mirabolante.

​​​​​​
Tal como existem perfis diferentes de clientes, tbm existem marcas com posicionamento diferente.

​​​​​​

​​​

​​​​​​​

Natural que alguns membros que são proprietários de renault / tesla não consigam perceber o conceito de carro premium.

Agora fazer 500.000km já é sinónimo de premium. Os taxis dacia com 1.000.000 de kms passam a ser automaticamente premium.

Não ter sensores de estacionamento e de chuva funcionais, ter de colocar wd40 nos vidros para não chiarem, encostos de cabeça e volantes que se desfazem com algumas dezenas de milhares de kms é premium.

Assim como ir levantar o carro todo borrado, de galochas, numa zona cheia de buracos que serve para cargas e descargas de camiões, no meio da lama e à chuva também é premium.

Muito bom 🫢🥵

O ser premium muitas vezes tem mais a ver com percepção do outra coisa. Percepção de superiodade. Percepção é diferente de realidade.

Num Bmw tens um carro normal mas com uma imagem de superioridade e com um suposto tratamento premium.

Num Tesla tens um carro globalmente melhor mas um tratamento mais humilde.

Um Tesla tem melhor performance, fiabilidade, eficiência, tecnologia, equipamento, etc..

A Tesla é verdadeiramente premium naquilo que é a essência do produto, no Bmw o que é premium não é o produto em si mas sim a experiência e a imagem.

Agora cada um decide se dá mais valor à essência ou à imagem.

Em PT vale mais a imagem como sabemos, e tudo bem, cada um compra o que bem entender mas existem argumentos que cada carro tem que são mensuráveis e disso não se pode fugir.

Quem não gosta de Tesla vai para outra marca ponto, fica com um modelo premium com specs inferiores e preço superior.

Vejam o ultimo video do Bjorn com o Higland no teste dos 1000km... Já sei, os testes dele não são testes científicos da Nasa.

Back