Este fim-de-semana andei com este menino. Queria alugar um Id3 ou Avenger para experimentar mas a Europcar só me arranjou um C4 46Kw/h. Podia ter recusado mas pensei, "olha siga".

O Bom:
- Conforto tanto de bancos como de suspensão, o carro é bem filtrado e merece uma bateria maior porque é muito tranquilo para fazer viagens mais longas.
- A simplicidade dos comandos: Rodinhas para a climatização, indicadores para o computador de bordo fáceis de manusear e compreender, botões de atalho para as funções mais importantes, botões no volante ergonómicos.
- Android auto sem fios que funciona na perfeição.
- Velocidade de carregamento interessante para um modelo com 5 anos. Carreguei de 1% a 84% em 39 minutos. A 85% mantém velocidade de 48KW. Depois cai para 16.
O assim assim:
- O comportamento. O carro bamboleia um bocado mas quando levado ao limite segura-se bem, à semelhança de outros Citroen é mais a sensação de descontrolo porque se inclina muito do que propriamente o descontrolo. Não foge de dianteira como outros modelos. A minha mulher habituada ao Classe A não gostou porque diz que fica enjoada. Ao volante nota-se menos.
- O motor. Suficiente para o dia-a-dia mas não é nada de especial em performance. Mas sendo elétrico come metade dos ICE na mesma em aceleração e permite uma condução fluida em todas as circunstancias desde que não se use o modo ECO.
- Os acabamentos. Fazia alguns ruídos nas portas em paralelos. Tirando isso não havia grandes problemas de mobiliário. Mas também só tem 20 mil km.
O mau:
- Consumos. Fiz 550 km, sendo 40% em auto estrada/vias rápidas, uns 20% em cidade e 40% em estrada nacional. Consumo médio 16Kw/h/100. Acho muito porque o tempo basicamente esteve perfeito para este tipo de carro. Não exagerei. Oscilou entre os 13Kw/h em estrada com o pé leve e os 18-21 Kw/h em auto estrada a velocidades de 100-120. Deixei-o ir a zero para ver o comportamento e só aos 1% limitou a performance. Carreguei a 84% deu 38,2 Kw/H. Fazendo regra de 3 simples a bateria deve estar com uns 45 Kw/h de capacidade e dividindo por 16 aos 100 dá uma autonomia de
280km o que me parece um bocadinho insuficiente. Isto no verão. No inverno deve-se mandar para os 220-230. Note-se que a minha zona tem um terreno montanhoso.
- O infoentertenimento. Parece um windows phone de 2010. Não sabemos quantos Kw/h está a carregar, as opções são limitadas, nem sempre o écrã responde aos comandos, pouco intuitivo, lento a iniciar, menus pequenos... Fraquinho. Pelo menos não crashou.
Globalmente é um carrinho interessante para 2º carro da casa. Mas nota-se que é um modelo antiquado na abordagem e quando comparado com as propostas do segmento mais recentes. No meu caso daria mas à queima em termos de usabilidade, prefiro um bocado mais de margem. Carreguei quase sempre num carregador com possibilidade de pagamento multibanco, e funcionou muito bem: Passar o cartão, ligar e já está. Mas também confirmou que não carregar em casa não compensa ter um elétrico: O custo aos 100 andou pelos 10-12 euros, dependendo do consumo, quando um diesel económico como o o meu faz entre 6 e 8 euros para a mesma distância.