Tópico dos carros eléctricos

Mais uma vez agradeço as opiniões.

Faço em média 2/3 abastecimentos mensais, sendo que o habitual é meter os 40 euros da praxe, o da uma média de 22 litros. Já por norma meto a caminho de algum lado, não faço piscinas para ir à bomba.

Tu é que vês, no Tesla não prescindo do sentinela então gasto muita bateria nisso (5 a 7% dia), mas como carrega em casa estou tranquilo, se desativasse também acredito que para os quilómetros que faço conseguia carregar só na rede pública, esses 2/3 abastecimentos vão facilmente ser 5 ou 6 carregamentos por mês, seria melhor um carro nmc para não teres de carregar até aos 100% regularmente, em carga rápida é prai 2/3h perdidas por mês em carregamentos, também não é nenhum trauma.

O que estraga a experiência é as barretada, mas já sei que só eu é que levo! Agora foi numa terra só com 2 carregadores rápidos, os dois avariados, carregador rápido mais próximo 30km.

Mas já sei que só eu é que tenho azar na meia dúzia de vezes que recorro a esta rede por ano…

Ou então se o carro te desse o estado dos postos se calhar não acontecia... Ainda esta semana fui à praia fluvial "aqui mesmo ao lado", foram 300 e poucos km de AE e não tive qualquer problema em carregar o meu não Tesla, já que vi no infotainment do carro como estavam os postos ali à volta

Last edited:
Ou então se o carro te desse o estado dos postos se calhar não acontecia... Ainda esta semana fui à praia fluvial "aqui mesmo ao lado", foram 300 e poucos km de AE e não tive qualquer problema em carregar o meu não Tesla, já que vi no infotainment do carro como estavam os postos ali à volta

O estado como assim?

O carregador aparece como disponível, carrega um bocadito e dá erro.

Consegues ver isso no carro?

Eu ainda me safei, mesmo que não carregasse lá tinha 12% ainda chegava ao próximo, saí com 17% estavam 42graus, cheguei na boa, mas o utilizador que estava lá a carregar tinha um peugeot 3008 ou q era e estava a tremer porque não sabia como ia fazer a viagem de 180km dele só com 55% de bateria :).

O estado como assim?

Eu ainda me safei, mesmo que não carregasse lá tinha 12% ainda chegava ao próximo, saí com 17% estavam 42graus, cheguei na boa, mas o utilizador que estava lá a carregar tinha um peugeot 3008 ou q era e estava a tremer porque não sabia como ia fazer a viagem de 180km dele só com 55% de bateria :).
Tal como vês na Miio e outras, podemos dar "estrelas" e comentário a um carregador, se eu meter que tive problemas com aquele carregador no infotainment do meu carro todos os users(pelo menos da marca) conseguem ver a classificação e comentários... Além do normal estado(ocupado, avariado, etc) de todos os postos públicos(ou seja sem ser Tesla) pelo menos em PT e Espanha(ainda não vi/precisei mais para a frente).

O estado como assim?

Na minha experiência de muitos anos, a % de tentativas de carregamento na rede mobi-e em que os postos não funcionam é muito elevada, do tipo uma em cada 3 ou 4 tentativas, não obstante reportarem ok na rede. Uma tristeza. Ou o posto está morto, ou em reboots contínuos, ou não reconhece dos cartões, ou a carga não arranca, ou arranca e para de seguida.

Tal como vês na Miio e outras, podemos dar "estrelas" e comentário a um carregador, se eu meter que tive problemas com aquele carregador no infotainment do meu carro todos os users(pelo menos da marca) conseguem ver a classificação e comentários... Além do normal estado(ocupado, avariado, etc) de todos os postos públicos(ou seja sem ser Tesla) pelo menos em PT e Espanha(ainda não vi/precisei mais para a frente).
Isso vale de quase zero, atualmente.
A ideia é excelente (tal como os Sucs da Tesla), mas na prática o que acontece é que te sujeitas a ter informação de estar ok, depois o cartão ou APP que tens não consegues iniciar o carregamento (já me aconteceu com eletroverse).
Ou então o posto aparentar estar ok, conseguires iniciar o carregamento e ao fim de 30 segundos ir abaixo, seja com que cartão for.
Portanto a ideia é ótima, mas muito falível.

Enviado do meu Pixel 7 Pro através do Tapatalk

Na minha experiência de muitos anos, a % de tentativas de carregamento na rede mobi-e em que os postos não funcionam é muito elevada, do tipo uma em cada 3 ou 4 tentativas, não obstante reportarem ok na rede. Uma tristeza. Ou o posto está morto, ou em reboots contínuos, ou não reconhece dos cartões, ou a carga não arranca, ou arranca e para de seguida.

Sim, depois fui a outro carregador rápido, até um bom carregador de 120kw, com comunicação estável, tudo ok, tentei 3x com a eletroverse, 3 vezes que falhou… como era aos 20€ de cada vez até me estava a custar ligar aquilo mas lá testei, já tinha testado 3x à duas semanas noutro carregador e também não funcionou e ficaram me com dinheiro na altura, mas não sei porquê, era um valor inferior. Vai safando o cartão PRIO que dá sempre mas, nem sempre é o mais barato, gostaria de ter usado eletroverse e não deu… nem sei se aquilo dá em algum.

O estado como assim?

Um 3008 faz mais de 400km com uma carga, 180km com 55% é possível, parece mais preocupação do proprietário

A questão dos carregadores públicos não é se as apps estão a fornecer o feedback correcto, ou se estão disponíveis no carro. Isso é apenas uma pequena parte da questão. O grande problema são as dificuldades dos carregamentos. E digo isto pelos relatos que vou ouvindo, que não são tão poucos quanto isso. Se tivéssemos uma rede em condições, com uma percentagem mínima de falhas, nem se falava destes constrangimentos e era tudo muito mais simplificado.

Last edited:
Acredita, ter ali uma reserva de potência e torque e ainda por cima torque instantaneo é sempre agradável, e também é uma forma de conforto, mesmo para quem ande 90% do tempo com calma.

Queres entrar uma rotunda, queres entrar numa via rápida, queres ultrapassar, queres avançar rápido para não ficar no ângulo morto de um tipo numa via rápida etc.

Até mesmo o Leaf I com 110cv já se safa bem face aos carros mais modestos, o Leaf II então já se vai mexer muito bem com os seus 150cv.

Sei o que é precisar de "meter uma ou duas abaixo" e puxar até ao corte ao entrar em vias rápidas com tráfego.[:D]

Claro que mais é melhor, mas fora isso só serve para multas.[;)]

Em 1hora numa ficha domestica a 10-16Amperes também pouco mais metes que a autonomia que gastaste para ir ate casa dos familiares...
Num lado é perto (pouco mais de 1 km) e quando lá vou é raro ser "visita de médico".
No outro lado fica longe, mas o carro fica parado a maior parte do tempo, independentemente dos dias que ficar por lá.

Aqui na zona contei uns 2 postos de estacionamento e 2 de supermercado (Continente-Modelo e LIDL).
Também há uma wallbox no local de trabalho pertencente a um ativo da entidade. Mas aí não quero entrar em confusões.

Como isto foi uma ideia recente perante o que vejo no mercado, não será algo que me vá atirar de cabeça.

Mas vejo que a minha participação serviu para discutir a realidade dos carregadores públicos e há muito trabalho a ser feito.

Não dando para carregar em casa, a resposta é claramente não.

Numa tomada normal o carregamento é muito lento.

O meu carro carrega em tomada doméstica e serve bem!
Em 10h carrega cerca de 30kWh, que é mais que suficiente para o dia a dia.
O carro agora tem andado menos, mas em pouco mais de 1 mês fez 4000km e nunca tive problemas com a velocidade de carregamento em casa.

OPEL agressiva com o seu Frontera ...

sem 1 ou 2 extras (incluidos PM, JLL 17", pack, carregador 11kw, etc)) ainda fica abaixo dos 30k e já na versão 54kWh

​​ Click image for larger version  Name:	image.png Size:	215.8 KB ID:	14616860 Click image for larger version  Name:	image.png Size:	479.2 KB ID:	14616861

Um 3008 faz mais de 400km com uma carga, 180km com 55% é possível, parece mais preocupação do proprietário

Sim o meu comentário foi para verem que estas situações baralham as pessoas e tornam-se medos.
Eu estou a gerir a minha viagem de forma mais ou menos descontraída, de cerca de 160km com 12% de bateria mas há quem se preocupe porque só tem 55% para uma viagem que fazia direto à 100/110 sem problema algum, mas o senhor transmitiu-me alguma preocupação, disse mesmo que não sabia como ia fazer, uma viagem de 180km em que ia partir efetivamente do Alentejo em que não há carregadores a cada esquina longe disso, mas ia passar a zona do porto alto, em que alternativas não faltam, e ele estava a ligar para o gestor do carregador a pedir satisfações, portanto acredito que estivesse pouco confortável para partir…

O carro agora tem andado menos, mas em pouco mais de 1 mês fez 4000km e nunca tive problemas com a velocidade de carregamento em casa.
Há 4 anos que tenho o meu e salvo quando estava a trabalhar, carrego sempre a 10A na tomada e não vejo necessidade de mais.

Não dando para carregar em casa, a resposta é claramente não.

Numa tomada normal o carregamento é muito lento.

Tens que ver o contexto do meu post sendo que a primeira parte é clara.

Óbvio que um EV é para carregar em casa sendo fazível numa doméstica normal.

Convém é que seja na casa em que dormes! Ou andas passas mais tempo, o que não era o caso na situação em discussão.

Quantas pessoas que possuem elétricos gastam mais de 30kwh por dia? Ok pelo menos, a maior parte dos dias do mês?

É claro que ligando a uma tomada normal é mais que suficiente para a maioria das pessoas.

Enviado do meu Pixel 7 Pro através do Tapatalk

​​

Este fim-de-semana andei com este menino. Queria alugar um Id3 ou Avenger para experimentar mas a Europcar só me arranjou um C4 46Kw/h. Podia ter recusado mas pensei, "olha siga".

20250720_100946.jpg - Click image for larger version  Name:	20250720_100946.jpg Size:	724.8 KB ID:	14616879

20250720_100946.jpg - Click image for larger version  Name:	20250720_100946.jpg Size:	724.8 KB ID:	14616879

O Bom:

- Conforto tanto de bancos como de suspensão, o carro é bem filtrado e merece uma bateria maior porque é muito tranquilo para fazer viagens mais longas.
- A simplicidade dos comandos: Rodinhas para a climatização, indicadores para o computador de bordo fáceis de manusear e compreender, botões de atalho para as funções mais importantes, botões no volante ergonómicos.
- Android auto sem fios que funciona na perfeição.
- Velocidade de carregamento interessante para um modelo com 5 anos. Carreguei de 1% a 84% em 39 minutos. A 85% mantém velocidade de 48KW. Depois cai para 16.

O assim assim:

- O comportamento. O carro bamboleia um bocado mas quando levado ao limite segura-se bem, à semelhança de outros Citroen é mais a sensação de descontrolo porque se inclina muito do que propriamente o descontrolo. Não foge de dianteira como outros modelos. A minha mulher habituada ao Classe A não gostou porque diz que fica enjoada. Ao volante nota-se menos.
- O motor. Suficiente para o dia-a-dia mas não é nada de especial em performance. Mas sendo elétrico come metade dos ICE na mesma em aceleração e permite uma condução fluida em todas as circunstancias desde que não se use o modo ECO.
- Os acabamentos. Fazia alguns ruídos nas portas em paralelos. Tirando isso não havia grandes problemas de mobiliário. Mas também só tem 20 mil km.

O mau:
- Consumos. Fiz 550 km, sendo 40% em auto estrada/vias rápidas, uns 20% em cidade e 40% em estrada nacional. Consumo médio 16Kw/h/100. Acho muito porque o tempo basicamente esteve perfeito para este tipo de carro. Não exagerei. Oscilou entre os 13Kw/h em estrada com o pé leve e os 18-21 Kw/h em auto estrada a velocidades de 100-120. Deixei-o ir a zero para ver o comportamento e só aos 1% limitou a performance. Carreguei a 84% deu 38,2 Kw/H. Fazendo regra de 3 simples a bateria deve estar com uns 45 Kw/h de capacidade e dividindo por 16 aos 100 dá uma autonomia de 280km o que me parece um bocadinho insuficiente. Isto no verão. No inverno deve-se mandar para os 220-230. Note-se que a minha zona tem um terreno montanhoso.

- O infoentertenimento. Parece um windows phone de 2010. Não sabemos quantos Kw/h está a carregar, as opções são limitadas, nem sempre o écrã responde aos comandos, pouco intuitivo, lento a iniciar, menus pequenos... Fraquinho. Pelo menos não crashou.

Globalmente é um carrinho interessante para 2º carro da casa. Mas nota-se que é um modelo antiquado na abordagem e quando comparado com as propostas do segmento mais recentes. No meu caso daria mas à queima em termos de usabilidade, prefiro um bocado mais de margem. Carreguei quase sempre num carregador com possibilidade de pagamento multibanco, e funcionou muito bem: Passar o cartão, ligar e já está. Mas também confirmou que não carregar em casa não compensa ter um elétrico: O custo aos 100 andou pelos 10-12 euros, dependendo do consumo, quando um diesel económico como o o meu faz entre 6 e 8 euros para a mesma distância.

Attachments

• 20250720_093512.jpg
    20250720_093512.jpg
    430.5 KB · Views: 0
Last edited:
Back