Tópico dos carros eléctricos

Pessoal uma opinião sff. Os meus Pais estão a pensar adquirir um PHEV dentro dos próximos 6 meses, sendo que têm box fechada no prédio onde habitam. A garagem tem boxes assim como lugares de parqueamento em espaços comuns. O que se passa é a questão do carregamento (obviamente que em devida altura irá ser contactada uma empresa para se verificar a necessidade de mudar alguma coisa, de modo a que se fique dentro da legalidade e segurança). O condomínio exigiu que fosse entregue um certificado da instalação eléctrica aos condóminos que quisessem ter as suas viaturas a carregar.

Confesso que saio um pouco fora de pé nesta questão, já que no meu caso específico tenho um lugar de parqueamento e terei que fazer alterações se algum dia tiver um carro para carregar, e aí faz todo o sentido pedir o certificado ao instalador/eletricista, mas dentro de uma box, até à data, nunca tinha ouvido falar disto.

Pergunto se é mesmo assim, mesmo tratando-se uma box fechada?

Pessoal uma opinião sff. Os meus Pais estão a pensar adquirir um PHEV dentro dos próximos 6 meses, sendo que têm box fechada no prédio onde habitam. A garagem tem boxes assim como lugares de parqueamento em espaços comuns. O que se passa é a questão do carregamento (obviamente que em devida altura irá ser contactada uma empresa para se verificar a necessidade de mudar alguma coisa, de modo a que se fique dentro da legalidade e segurança). O condomínio exigiu que fosse entregue um certificado da instalação eléctrica aos condóminos que quisessem ter as suas viaturas a carregar.

Confesso que saio um pouco fora de pé nesta questão, já que no meu caso específico tenho um lugar de parqueamento e terei que fazer alterações se algum dia tiver um carro para carregar, e aí faz todo o sentido pedir o certificado ao instalador/eletricista, mas dentro de uma box, até à data, nunca tinha ouvido falar disto.

Pergunto se é mesmo assim, mesmo tratando-se uma box fechada?
Tenho ideia que sim, mas a empresa que for instalar isso faz esse serviço.

Os primos C3/panda eram bons no papel mas o resultado do produto é muito mau. Eficiência miserável, tecnologia do mais básico, e algumas poupanças que os tornam carros de outra geração. O Renault 5 devia ter uma bateria de partida de 45 Kw/h e o Leapmotor é uma boa escolha mas infelizmente é muito feinho. O ideal era ser o produto que é mas com a "cara" do Dacia (que na prática também é um carro chinês). E toda a gente elogia o Inster mas depois de o ter conduzido aquilo é uma carripana estreitinha e alta e com uma direção que não transmite segurança nenhuma. Mas como a Hyundai é uma daquelas marcas darling dos reviewers ninguém lhe aponta o comportamento ridículo em estrada e um desenho/qualidade interior fraquinhos. 30 mil por aquilo é um insulto a um MG4/S5 ou R5.

Concordo com tudo o que escreves. Resumindo: o Renault 5 e o BYD Dolphin Surf têm tudo para ter imenso sucesso no segmento.

A grande maioira dos tvde são byd atto3
são muito baratos de importar e bateria/espaço é adequado

São excelentes carros. Bateria, construção, conforto, equipamento, segurança. A maioria dos Tesla/Mercedes/BMW também são empresas. Se vamos encontrar desculpas para o sucesso...E aqui não estamos a falar de carros usados importados mas sim carros novos.

A BYD vai entrar no top 5 europeu mais tarde ou mais cedo. Em apenas 3 anos de mercado e com tarifas é obra.

São excelentes carros. Bateria, construção, conforto, equipamento, segurança. A maioria dos Tesla/Mercedes/BMW também são empresas. Se vamos encontrar desculpas para o sucesso...E aqui não estamos a falar de carros usados importados mas sim carros novos.

A BYD vai entrar no top 5 europeu mais tarde ou mais cedo. Em apenas 3 anos de mercado e com tarifas é obra.

se conseguir duplicar as vendas.. chega lá
em 2025 está em 12º lugar !

image.png - Click image for larger version  Name:	image.png Size:	31.0 KB ID:	14620817

image.png

No ano passado estava tipo em 25º. Agora em 12º com uma progressão de 100%. Mesmo com tarifas e má publicidade por parte de muitos haters (já pareço o fabuloso a falar) [:D]. Entregam carros para TVDE e locadoras como as outras marcas também entregam, basta olhar para a Dacia, Tesla, Peugeot, Cupra....É o mercado.

Está a poucas unidades do top 10 onde provavelmente ainda chega este ano. Agora falta a Xpeng começar a descolar e a MG voltar a vender bem com os novos MGS5 e o novo MG4.

Mais marcas, mais competição, melhor para os consumidores.

Vendas em Portugal

Screenshot_1.jpg Screenshot_2.jpg

Attachments

• Screenshot_1.jpg
    Screenshot_1.jpg
    268 KB · Views: 0
  • Screenshot_2.jpg
    Screenshot_2.jpg
    51.9 KB · Views: 0
Last edited:
Part.jpg - Click image for larger version  Name:	Part.jpg Size:	46.1 KB ID:	14620892Vendas a particulares.

tesla.jpg - Click image for larger version  Name:	tesla.jpg Size:	46.6 KB ID:	14620893Vendas da Tesla
Só info extra, daquele numero de tesla vendidos, mais de 600 são para empresa, e metade são importados.

Tinha outra idea, de facto esses têm malas maiores.

O 'problema' deste trio é possivelmente o motor relativamente grande no eixo traseiro + motor (ou espaço para ele) à frente. O frunk é realmente muito pequeno, leva a mala da ferramenta, colete e pouco mais.

Tenho ideia que o ex30/smart 1 são os carros mais pequenos a ter possibilidade de 2 motores.

Volvo-EX30-powertrain-platform-CleanTechnica-review-2-Kyle-Field.jpg

Devem ser de longe os que aceleram mais rápido aos 100kms/h no segmento, nas versões de motor duplo.
Depois têm limitação de velocidade máxima.

Não fosse a falta de espaço e tinha ido para o Volvo na altura. O Extended range parece ser a versão mais interessante.

hoje em dia há alternativas interessantes no segmento dos EVs pequenos. Mas acabo a preferir carros maiores

De facto chamam-lhe SUV, mas tem muito pouco disso. É um pouco mais alto que o habitual do segmento C (nem percebo como aches que concorre melhor no segmento B com 4,40 mts de comprimento, aliás o B é o # 1), o Juke é mais alto, o Qashqai tem mais 7 cms de altura. Se olharmos para o # 3 como um segmento C, tem a mala habitual, o espaço é o normal (até me surpreendeu pela positiva).

Agora, por norma, um segmento B SUV não é bem para ser um carro familiar. Pode acontecer nalguns modelos e cada vez mais, já que parece que estão sempre a esticar os modelos de geração para geração, servirem esse propósito, mas não será esse o seu target. Já não achares o # 3 um carro familiar, é uma opinião, nada a dizer, da qual não partilho. É efectivamente um pequeno familiar, como aliás são todos os segmentos C hatchbacks.

É da altura +- do série 2 monovolume e Mercedes classe B.
se fosse um segmento C normal não teria muito a apontar em questões de espaço. Agora como SUV falta um pouco a parte do Utility.

Embora o Smart 3 seja mais interessante que o Smart 1, subjetivamente não gosto muito dos desenhos.
Acho que não vende muito pelo desenho e preço.

Ainda é muito insuficiente. O BEV não tinha já ultrapassado as vendas a diesel?

Aos poucos vai melhorando. Dentro da Europa Portugal até é dos melhores países, e considerando a situação dos carregadores aí, é de admirar.

Entretanto em vendas a nível mundial, BEVs e PHEVs já são 28% das vendas mundiais!
E VW e BMW até nem parecem mal nessa tabela.

2025-06-World-Top-20-YTD-Brand-January-June-768x1019.png

2025-06-World-Top-OEM-BEVPHEV-June-768x615.png

2025-06-World-Top-OEM-BEV-June-768x615.png

A ascensão do grupo Geely este ano tem sido impressionante, quase tanto como a ascensão da BYD. Já ultrapassaram a VW em BEVs e estão a apanhar a Tesla.

Last edited:
Back