Tópico dos carros eléctricos

Aos poucos vai melhorando. Dentro da Europa Portugal até é dos melhores países, e considerando a situação dos carregadores aí, é de admirar.

Entretanto em vendas a nível mundial, BEVs e PHEVs já são 28% das vendas mundiais!
E VW e BMW até nem parecem mal nessa tabela.

A ascensão do grupo Geely este ano tem sido impressionante, quase tanto como a ascensão da BYD. Já ultrapassaram a VW em BEVs e estão a apanhar a Tesla.

o "UNICO" problema é que a BYD venda uns 80% na china ...e o modelo de entrada de gama é quase 50% das vendas dos Electricos

2025-06-World-Top-20-YTD-Brand-January-June-768x1019.png - Click image for larger version  Name:	2025-06-World-Top-20-YTD-Brand-January-June-768x1019.png Size:	39.7 KB ID:	14621113

Falam do novo iX3 que ainda não saiu ou foi apresentado , mas sim a qualidade no X3 piorou face ao modelo anterior.

Pois, ainda bem que assim o é.

só que a qualidade aparente e os materiais utilizados parece que sofrem com isso, pelo menos as criticas na internet assim o dizem

Eu, por exemplo, gosto bastante dos materiais do i3, mesmo passados todos estes anos; mas é um carro especifico e o cliente de um x3 (ou iX3) nao é a mesma coisa.

Como é que as críticas dizem isso relativo a um modelo que ainda não sei e ainda só foi conduzido em unidades pré-produção?

Começaram os testes em Fátima para a disponibilização dos 32 postos, poucas horas após a promulgação da lei.
Entretanto na app já aparece assim:
d099bfb0e394331417a0d30a2d82ea11.jpg

Last edited:
Começaram os testes em Fátima para a disponibilização dos 32 postos, poucas horas após a promulgação da lei.
Entretanto na app já aparece assim:
...

Parece que pode haver novidades relativamente a carregamentos de veículos não-Tesla em Leiria:

Preços não-Tesla:

Screenshot 2025-08-07 at 6.00.09 PM.png - Click image for larger version  Name:	Screenshot 2025-08-07 at 6.00.09 PM.png Size:	353.2 KB ID:	14622125

Preço para veículos não-Tesla, com subscrição 11.99€ / mês:
Screenshot 2025-08-07 at 6.00.20 PM.png - Click image for larger version  Name:	Screenshot 2025-08-07 at 6.00.20 PM.png Size:	193.7 KB ID:	14622126​​

Last edited:
Sem subscrição não podem carregar ou ainda há preços mais caros?

Tens os preços para membros e não membros.

Os preços de membros obriga ao pagamento de subscrição, preço por kwh 0,16-0,29€ depende da hora. Preços para não membros será o preço por pagamento no terminal multibanco ou pela app Tesla sem mensalidade 0,23-0,41€/kwh.

Com preços destes e com os postos abertos a todos os EVS, ou a concorrência ajusta, ou vamos continuar com filas de espera.

São postos de 250kw. Carregar nos postos da AE de 150kw podes pagar actualmente entre 0,59€ na Wenea e 0,90€ em diversos operadores

Last edited:
...

São postos de 250kw. Carregar nos postos da AE facilmente passa os 0,60€kwh para os distraídos.

E preparados para carregamentos até 500kW.

Estou curioso para ver como correm os testes e que tipo de adesão terá.

Last edited:
Já tive um tesla e continuo com a app instalada, mas neste momento sem veículo associado.
Como faço para poder usar os SC com outro veículo? Não estou a conseguir aceder ao mapa para ver os carregadores disponíveis..​

Tens os preços para membros e não membros.

Os preços de membros obriga ao pagamento de subscrição, preço por kwh 0,16-0,29€ depende da hora. Preços para não membros será o preço por pagamento no terminal multibanco ou pela app Tesla sem mensalidade 0,23-0,41€/kwh.

Com preços destes e com os postos abertos a todos os EVS, ou a concorrência ajusta, ou vamos continuar com filas de espera.

São postos de 250kw. Carregar nos postos da AE de 150kw podes pagar actualmente entre 0,59€ na Wenea e 0,90€ em diversos operadores

Aqui no UK, a concorrência não ajustou nada. Outro dia, creio que até comentei aqui, mesmo em frente/lado (literalmente) dos carregadores da Tesla, a carregadores da Gridserve com o preço a £0,79/kWh...(isso é 10x o que podes carregar a partir de casa)

Já tive um tesla e continuo com a app instalada, mas neste momento sem veículo associado.
Como faço para poder usar os SC com outro veículo? Não estou a conseguir aceder ao mapa para ver os carregadores disponíveis..​
Será através da APP mesmo ou usando o terminal TPA nos postos novos(V4).

Na APP se fizeres zoom no mapa na zona de Fátima aparece os carregadores

Fátima oficialmente aberta a todas as marcas.
Para já apenas aceitam pagamento com cartão bancário. Próximo passo, através da APP.

Enviado do meu Pixel 7 Pro através do Tapatalk

Será através da APP mesmo ou usando o terminal TPA nos postos novos(V4).

Na APP se fizeres zoom no mapa na zona de Fátima aparece os carregadores

Ou eu estou ceguinho ou desde que não tenho nenhum produto associado não consigo aceder a mapas etc...

Mais alguém com esta experiência?

Back