Tópico dos carros eléctricos

Os Diesel emitem NOx. São gases prejudiciais à saúde. Estabeleceram-se limites legais. A VW cometeu um crime contra a saúde pública. Os executivos responsáveis na Alemanha não foram punidos.

E os adquirentes dos diesel cometeram em primeiro lugar um crime contra a saude pública em comprarem um carro diesel, que emite NOx, são hipócritas por fazerem o filme que foi feito em seguida.

Como já disse, praticamente todos os fabricantes faziam coisas do género nessa altura, a VW foi a única que admitiu. Por algum motivo os japoneses começaram a ficar para trás e até desistiram do diesel do mercado europeu, era impossível acompanhar com os incrementos em legislação de emissões diesel, especialmente quando toda a concorrência recorria a subterfúgios para cumprir com a lei.

Amigo, eu ao fim de semana pego na minha família, os meus pais ou os meus sogros, malas na bagagem e vou passear com eles, criar memórias enquanto é possível.

O MX5 também não consegue oferecer isso, pelo menos com a mesma qualidade.

Sou empresário, não sou piloto. No fim do dia só quero silêncio, já tenho adrenalina que chegue nas 11h de trabalho por dia.

Por isso sim, quero um meio de transporte que seja seguro e confortável e o meu carro cumpre a sua função na perfeição bem melhor que qualquer desportivo.

Mas há 20 anos atrás concordava contigo. Tudo se resume aos nossos gostos e às nossas necessidades e se o carro que temos cumprir isso, então é para nós o melhor carro do mundo!

Um aparte, há 10 anos atrás se quiséssemos ter um carro silencioso, suave etc tínhamos de comprar um Classe S, hoje em dia quase qualquer elétrico atinge esse patamar que só os carros de luxo tinham, já pensaram nisso?

Respeito mas não concordo.

Não falei em corridas, até porque fui buscar um carro como exemplo que tem 3 ou 4 vezes menos potência que um tesla corriqueiro.

Simplesmente perdeste a vontade de conduzir, na sua forma visceral... e não há nada de errado com isso.

Então podemos afirmar que um dacia sandero é melhor que um bmw serie 7 porque tem mais aceitação no mercado, é isso?
Então por essa ordem de ideias, o dacia sandero é o melhor carro do mundo!
Ou que o model 3 é melhor que um bmw i4, ou que um model y é melhor que qualquer modelo da bmw, porque teve mais aceitação do mercado!
Aceito a tua lógica, porque assim até me sinto mais feliz porque eu tenho dinheiro para comprar o melhor carro do mundo.

Mas tu achas que dizer que dentro de um segmento não compras nada com aquele valor torna-o o melhor do segmento? Ou é o melhor por aquele preço?

Não percebo o hate que o TM3 leva neste tópico; eu tenho um Leaf Tekna de 2019 e o mesmo cumpre rigorosamente o propósito para o qual foi adquirido: carregamento lento em casa, voltas de 30-50km, espaço para 4 pessoas e conforto (com tech qb ainda bem actual).

O TM3 vai servir para cidade e viagens, com espaço para os mesmos 4 (pais e 2 filhos pequenos), com conforto, segurança (algo muito importante), muita tech e boas soluções de carregamento; é um carro anónimo (há tantos TM3 em Uber....), sendo que cinzento ainda passa mais despercebido. o que aprecio, na verdade.

Comparar segmentos diferentes só pelo price point não faz qualquer sentido, IMO; mas se formos por aí, como electrodoméstico apenas, nao vejo outro carro que se possa comparar.

Respeito mas não concordo.

Não falei em corridas, até porque fui buscar um carro como exemplo que tem 3 ou 4 vezes menos potência que um tesla corriqueiro.

Simplesmente perdeste a vontade de conduzir, na sua forma visceral... e não há nada de errado com isso.
Hoje vou fazer 300km ida e volta.

Imagina que além do meu carro, tinha um MX5 na garagem.

Qual achas que escolhia para a viagem?

Se pudesse ter um carro extra sim, aliás, estive quase a comprar um Cayman quando decidi pegar nesse dinheiro e investir no meu negócio.

Então podemos afirmar que um dacia sandero é melhor que um bmw serie 7 porque tem mais aceitação no mercado, é isso?
Então por essa ordem de ideias, o dacia sandero é o melhor carro do mundo!
Ou que o model 3 é melhor que um bmw i4, ou que um model y é melhor que qualquer modelo da bmw, porque teve mais aceitação do mercado!
Aceito a tua lógica, porque assim até me sinto mais feliz porque eu tenho dinheiro para comprar o melhor carro do mundo.

Um sandero custa 10000€ e um série 7 custa 122000€, são carros que disputam segmentos de mercado completamente diferentes e têm pouco para comparar.

Mas se quiseres, de um ponto de vista de análise do consumidor singular, um sandero pode ser melhor que um serie 7, e vice versa como é logico. Um sandero, por exemplo, pode caber na garagem de alguém que vive numa grande cidade e o serie 7 não, e mesmo que essa pessoa tenha dinheiro para o serie 7 não o vai comprar porque não lhe serviria a necessidade. Essa pessoa pode dizer com toda a certeza e legitimidade que o sandero é o melhor carro para ele.

O carro com interior de tupperware é aquele que é mais propenso a ruídos parasitas, a volantes a descascar com alguma regularidade, bancos com regulação partida e/ou em falta, tem um "síndrome" de cheap bed motel, etc... Coisa que pelo menos dois desses que tu apelidas de tupperware não têm(os outros 2 nunca andei com nenhum)... Mas lá está se calhar aquilo que refiro não é tupperware, é qualidade e refinamento.

A única coisa que detesto no interior do meu carro é os plásticos em preto piano, são uma cagada para manter.

O Model 3 não tem interior em tupperware, pelo contrário, estou neste momento sentado num Model 3, os únicos plásticos tupperware é no fundo dos bancos. Todo o interior é revestido a material mole, suave, almofadado, em pele sintética ou em tecido. No primeiro Model 3 também há pormenores em madeira. Nem um Porsche Taycan tem tanto material mole/suave ao toque como um Model 3. Um Taycan até plástico duro tem nos pilares das portas enquanto no Model 3 é tudo revestido a tecido. Alguém que diz que um Model 3/Y tem fraca qualidade ou não conhece o carro ou está a ser desonesto.

Todos os carros dos EUA são criticados por ruídos parasitas mas isso não é verdade. Nos VE todos os ruídos são ouvidos mais facilmente, há um Macan eléctrico neste fórum que com menos de 2 anos já tem ruídos parasitas. Já andei em dezenas de Model 3, e muitos deles com mais de 200 mil km, hoje Tesla Uber é o que há mais, e em nenhum deles notei ruídos fora do normal, apenas pequenos ruídos em mau piso como é natural em qualquer carro.

O primeiro Tesla em que andei foi em 2022, num Model 3 dos primeiros que já tinha mais de 200 mil km em serviço de táxi descaracterizado depois de ter tido um furo e passámos pelo Cais das Colunas em Lisboa e quem conhece sabe que é uma das estradas com pior piso em Lisboa, um paralelo extremamente irregular e agressivo para os carros, e não notei qualquer ruído fora do normal. A verdade é que existe um preconceito em relação a qualquer carro de uma marca dos EUA ou que não seja alemão relativamente a ruídos mas tal não é verdade pelo menos no caso dos Tesla a.compartir do Model 3, os anteriores não sei. O carro tem materiais muito bons para o preço/segmento e uma construção interior perfeitamente aceitável/boa.

Last edited:
Não percebo o hate que o TM3 leva neste tópico; eu tenho um Leaf Tekna de 2019 e o mesmo cumpre rigorosamente o propósito para o qual foi adquirido: carregamento lento em casa, voltas de 30-50km, espaço para 4 pessoas e conforto (com tech qb ainda bem actual).

O TM3 vai servir para cidade e viagens, com espaço para os mesmos 4 (pais e 2 filhos pequenos), com conforto, segurança (algo muito importante), muita tech e boas soluções de carregamento; é um carro anónimo (há tantos TM3 em Uber....), sendo que cinzento ainda passa mais despercebido. o que aprecio, na verdade.

Comparar segmentos diferentes só pelo price point não faz qualquer sentido, IMO; mas se formos por aí, como electrodoméstico apenas, nao vejo outro carro que se possa comparar.

Mas porquê falar em odio sempre que se fala em Tesla? Ainda não o tens mas já apanhaste a doença...

Um sandero custa 10000€ e um série 7 custa 122000€, são carros que disputam segmentos de mercado completamente diferentes e têm pouco para comparar.

Mas se quiseres, de um ponto de vista de análise do consumidor singular, um sandero pode ser melhor que um serie 7, e vice versa como é logico. Um sandero, por exemplo, pode caber na garagem de alguém que vive numa grande cidade e o serie 7 não, e mesmo que essa pessoa tenha dinheiro para o serie 7 não o vai comprar porque não lhe serviria a necessidade. Essa pessoa pode dizer com toda a certeza e legitimidade que o sandero é o melhor carro para ele.

Satisfazer necessidades singulares não torna um carro melhor que o outro.
Quem diz que um sandero é melhor que um serie 7 apenas porque serve melhor as suas necessidades, é apenas maluquinho!
Como comparar um 208 a um model 3 e dizer que é melhor porque tem botões e alavancas!

Mas porquê falar em odio sempre que se fala em Tesla? Ainda não o tens mas já apanhaste a doença...

Obviamente, ainda não vi ninguém a dizer disparates contra a tesla.
São apenas pessoas a desmontar fundamentalismos vindos de um fan boy da tesla (como por exemplo é o melhor de todos). E há muita conversa sobre a tesla porque ele não se cansa de escrever sempre a mesma coisa, todos os dias.

Porque é isso que se passa por aqui.
Há pessoas que estão sempre a pesquisar noticias de algo que aconteceu com um tesla para colocar aqui, mas só quando é negativa, porque se for positiva o radar deles não apanha!
É tão obvio, que negar isto é não querer ver a realidade.

Há uns meses largos atrás, discutiu-se aqui o LFP vs NMC pela primeira vez apontando-se desvantagens às LFP

NMC armazena os iões de lítio entre camadas de material, LFP em jaulas cúbicas

Nas NMC:
Quando está a 100% a repulsão entre iões faz com que as camadas se afastem, dilatando a bateria toda
Quando está a 0% as camadas tendem a colapsar umas sobre as outras
A dilatação e compressão é a causa de degradação da bateria.

Nas LFP:
As jaulas são mais resistentes à dilatação/compressão e essa é a razão pela qual a degradação é mais lenta.
A desvantagem é condutividade natural muito baixa. A descoberta da dopagem por carbono é a razão pela qual as LFP são viáveis.

Resumindo, há razões para que as LFP sejam mais resistentes em teoria, mas na prática vai mais ou menos dar no mesmo. Não só as NMC aguentam bem kms e kms se houver um mínimo de cuidado, como também as LFP não são invulneráveis.

Há pessoas que estão sempre a pesquisar noticias de algo que aconteceu com um tesla para colocar aqui, mas só quando é negativa, porque se for positiva o radar deles não apanha!

Mas quem é que fez isso aqui nesta discussão atual, a conversa vai sempre parar à Tesla porque existe quem ache uma superioridade tal que tudo o que se diga contra esse deus é por odio, isto não é sequer racional. Só o emprego dessa palavra mostra bem ao que se vai.
Se eu disser que o meu carro é uma cagada porque não tem botões de climatização, ninguém liga, se disser o mesmo de um Tesla é porque odeio a marca, vão mas é pentear....[:D]

Obviamente, ainda não vi ninguém a dizer disparates contra a tesla.
São apenas pessoas a desmontar fundamentalismos vindos de um fan boy da tesla (como por exemplo é o melhor de todos). E há muita conversa sobre a tesla porque ele não se cansa de escrever sempre a mesma coisa, todos os dias.
O que dizes não é verdade, ou totalmente verdade.
A parte do Jewel usar argumentos rebuscados para defender a tesla, concordo, mas no lado oposto os argumentos conseguem ser bem piores!
Há um user que até escreve que os teslas apenas são eficientes porque a marca não mostra os consumos do carro quando está parado!
Um carro com uma bateria mais pequena que muitos dos seus rivais e com mais autonomia (ou igual) é obra dos kwh escondidos.
É a nova versão dos cavalos escondidos da vw.

Satisfazer necessidades singulares não torna um carro melhor que o outro.
Quem diz que um sandero é melhor que um serie 7 apenas porque serve melhor as suas necessidades, é apenas maluquinho!
Como comparar um 208 a um model 3 e dizer que é melhor porque tem botões e alavancas!

Mas é que é exatamente isso.

Se o Sandero é o melhor carro para o Sr.A, o Sr.A comprou o Sandero e não quis o Série 7, podia comprar mas não quis. Porque é que o Sr.B haveria de saber mais que o S.A sobre as suas próprias escolhas e necessidades.

Estás a confundir uma coisa com certeza, estás a confundir com alguém que comprou o Sandero, não porque é o carro melhor para ele, mas apenas porque não tem dinheiro para comprar o carro que seria o melhor para ele.

Se essa coisa do melhor carro existisse, como se vê na imprensa " o melhor carro do ano", "o melhor carro do comparativo do segmento X" e outras coisas que tais, então esse carro seria o carro que toda a gente compraria, como seria lógico, ou há alguém que não queira comprar o melhor!! Há alguém que compra um carro de livre vontade a saber que é pior quando tem possibilidade de comprar o melhor!!

NMC armazena os iões de lítio entre camadas de material, LFP em jaulas cúbicas

Nas NMC:
Quando está a 100% a repulsão entre iões faz com que as camadas se afastem, dilatando a bateria toda
Quando está a 0% as camadas tendem a colapsar umas sobre as outras
A dilatação e compressão é a causa de degradação da bateria.

Nas LFP:
As jaulas são mais resistentes à dilatação/compressão e essa é a razão pela qual a degradação é mais lenta.
A desvantagem é condutividade natural muito baixa. A descoberta da dopagem por carbono é a razão pela qual as LFP são viáveis.

Resumindo, há razões para que as LFP sejam mais resistentes em teoria, mas na prática vai mais ou menos dar no mesmo. Não só as NMC aguentam bem kms e kms se houver um mínimo de cuidado, como também as LFP não são invulneráveis.

Alem de que tens NMC com quimicas diferentes e por isso degradações diferentes tmbém.

Um dia destes vai também chegar-se à conclusão dos problemas das baterias de 800V, serie vs paralelo...

Last edited:

Toda a gente que está aqui a desmontar as teorias do jewel, ainda não vi ninguém a usar argumentos falaciosos sobre a tesla, até raramente (eu nunca o fiz) se trazem para a conversa as características técnicas do tesla.

O que dizes não é verdade, ou totalmente verdade.
A parte do Jewel usar argumentos rebuscados para defender a tesla, concordo, mas no lado oposto os argumentos conseguem ser bem piores!
Há um user que até escreve que os teslas apenas são eficientes porque a marca não mostra os consumos do carro quando está parado!
Um carro com uma bateria mais pequena que muitos dos seus rivais e com mais autonomia (ou igual) é obra dos kwh escondidos.
É a nova versão dos cavalos escondidos da vw.

Numa discussão normal debatias esse assunto com esse user, sendo à volta da Tesla é só mais um que odeia a Tesla, ridiculo.

Mas quem é que fez isso aqui nesta discussão atual, a conversa vai sempre parar à Tesla porque existe quem ache uma superioridade tal que tudo o que se diga contra esse deus é por odio, isto não é sequer racional. Só o emprego dessa palavra mostra bem ao que se vai.

Existe um ódio generalizado à tesla e isso é bem patente em diversas situações da vida real (não apenas do forum).
Agora que existe meia dúzia de users que não perdem a oportunidade de falar na tesla mesmo que ela não esteja sequer ligada ao assunto do tópico também é verdade.
Se eu venho perguntar ao tópico sugestões para compra dum hibrido/ diesel, gasolina, etc e me vêm com um tesla (ou outro elétrico), ou outras situações semelhantes, é ignorar esses comentários e não alimentar a guerra.

Existe um ódio generalizado à tesla e isso é bem patente em diversas situações da vida real (não apenas do forum).
Agora que existe meia dúzia de users que não perdem a oportunidade de falar na tesla mesmo que ela não esteja sequer ligada ao assunto do tópico também é verdade.
Se eu venho perguntar ao tópico sugestões para compra dum hibrido/ diesel, gasolina, etc e me vêm com um tesla (ou outro elétrico), ou outras situações semelhantes, é ignorar esses comentários e não alimentar a guerra.

Eu nesta ultima discussão não vi qualquer guerra, vi debarem-se pros e contras de diversas marcas, o problema só aparece quando se menciona algo menos bom num Tesla, não falo desse user da treta que só vejo o que ele diz em citações, falo do resto do pessoal.
Definição de "o melhor carro" não existe, só na cabeça de algumas mentes....

Back