claro que foi no mesmo sitio, e basta perguntares a qualquer proprietário de honda a diesel que tem bem ciente que a manutenção é muito mais cara que o equivalente a gasolina. não queiras comparar o custo de mudar velas de iridium aos 120 000 km's ou mesmo afinar as valvulas com o fazer a manutenção do fap a cerca de 100 000 km's, como fazer limpesa e afinação de injectores, limpesas de turbos, claro que os há com 200 000 km's que nunca o fizeram, como tambem há otto's com mais de 100 000 km's com as velas de carvão de origem, não é nesses que falo, digo sim que fazer manutenção programada, a do diesel é mais cara, seja que marca for, e quanto mais apertada for a legislação em termos de emissões mais piora para o diesel.
podes pegar no plano de manutenção da toyota, por exemplo e ver esses custos, nada tem a ver com oficinas\concessionários.
PS - para eu ter uma noção dos preços reais de manutenção, vejo pelos preços dos concessionários, se lá vou ou não é outra coisa, no meu caso continuo a ir porque não acho caro, se tivesse um diesel se calhar iria ao manel gt.
Estamos a entrar demasiado em offtopic, mas deixa-me dizer-te que temos maneiras bastante diferentes de ver a manutenção automóvel.
Existem neste momento diversas alternativas válidas (inclusivamente para efeitos de garantia) às oficinas de marca, tal como a bosch car service.
Eu recuso-me terminantemente a meter um carro meu na marca. Porquê ?
Sabes quanto custa um jogo de pastilhas para a frente para um accord ? (a gasolina, neste caso).
Mais de 120 euros !
Eu compro pastilhas de qualidade equivalente (no mínimo) por metade desse valor.
Porque motivo hei-de alimentar quem me está a roubar descaradamente ?
Depois comparas custos de um carro turbo com um atmosférico, e aqui digo-te para comparares a manutenção de carros equivalentes (TSI vs TDI, por exemplo). Isto porque os turbos requerem uma maior especificação de óleo. Enquanto o teu carro (por exemplo) leva quase qualquer óleo (logo mais barato), um carro turbo (seja a gasolina ou diesel) leva um óleo bastante mais caro, logo as comparações devem ser feitas por aí.
Se considerares importante fazer revisões ao turbo, tanto fazem falta num diesel como num gasolina. Não podemos é comparar motores simples como o teu com um motor turbo de injecção directa (muito mais evoluído) do civic i-ctdi. Ainda assim, há diversos defensores que não se deve nunca mexer num turbo que não tenha problemas, pois nem sempre os resultados são positivos.
Mesmo no teu (e já que falas em custos), não tendo FAP terás a substituição das baterias e manutenção do sistema eléctrico.
Podes dizer que não o tencionas fazer até que o carro precise, mas isso é o que muita gente faz com os diesel.
Falas em injectores, e esqueces-te que os gasolina também os têm, são sistemas de injecção.
Não conheço (pessoalmente) nenhum caso onde tenha sido necessário tocar nos injectores de carros diesel, mas de carros a gasolina já conheci vários, por entupirem e precisarem de ser limpos (ralenti instável e baixo).
Por isso cada caso é um caso.
No
meu caso (que está longe de ser único), a manutenção do meu gasolina vs diesel varia muito pouco, até porque o gasolina muda de óleo mais cedo.
É por este motivo que acho que dizer que a manutenção diesel é sempre mais cara é uma generalização, que nem sempre corresponde à realidade.
Uma coisa é o que os concessionários ganham, outra são as necessidades reais das máquinas e sua tecnologia.
Agora mais On-Topic:
O gasóleo (combustível) tem sido alvo de imensa especulação, desde os produtores aos construtores.
Só assim se justifica os preços elevados cobrados actualmente.
Quer dizer, históricamente o diesel é mais barato (combustível) porque até precisa de menos refinação, e agora (que é o combustível mais procurado) passou a ser mais caro...
Coincidência, não ?