Tópico dos Combustiveis - Todas as Informações/Dúvidas

• Iniciador de tópicos Iniciador de tópicos imported_mircao
  • Data de início Data de início

Tópico dos Combustiveis - Todas as Informações/Dúvidas

• Vão baixar e muito

Votos: 116 9,4%
  • Vão ser iguais ás restantes bombas

Votos: 557 45,1%
  • Vão desactivar as bombas

Votos: 129 10,4%
  • Vão fazer 50% desconto aos membros do AHO

Votos: 507 41,0%

• Total de eleitores
    1.236
???
e se a gasolina aumentar para 1.8€ ???? Acho que nunca foi pelo preço do gasóleo que as pessoas compram diesel mas mais pela diferença para a gasolina

Permite-me discordar e concordar [:D]

As pessoas compram diesel pela diferença de preço do combustível e pelo menor consumo face a um gasolina.

Só assim se justifica que em Países em que o diesel tem o mesmo preço ou até mais caro se vendam tantos carros diesel. [;)]

No actual cenário espanhol, continua a ser mais barato andar a diesel, e ainda tem folga para aumentar mais.

Pode ter sido coincidência, mas da última vez que estive em Espanha (pouco mais de um ano) já me fartei de ver carros diesel, ao contrário do que eu estava à espera.

Não sei quais os preços dos combustíveis na Alemanha, mas é outro país que 'sofre' do fenómeno diesel.

Lê novamente o teu próprio post e repara que apesar de tentares rebater ponto por ponto o meu, acabas por não conseguir fazê-lo em nenhum, porque distorces conscientemente o que escrevo, tecendo depois considerações genéricas. Estamos conversados.[;)]

Boa argumentação !
Parabéns ! [;)]

Será assim em toda a Europa ?(está ligado ao que está escrito abaixo)

Será que os benefícios do diesel se aplicam em toda a Europa ?

E porque é que tem de ser 70% ?

Mesmo 50% dá uma margem enorme, num país onde o gasóleo seja substancialmente mais caro...

Mesmo que desse tudo ao mesmo, seria uma opção tão válida quanto a gasolina.
Em relação aos custos da manutenção diesel serem mais elevados, estou em total desacordo.
A grande maioria dos carros diesel leva o que leva um carro a gasolina, menos as velas que o diesel leva em intervalos mais espaçados e são mais caras, indo parar ao mesmo no final.
Vamos separar o que é especulação (por parte das oficinas de concessionários) com o que são as necessidades reais de manutenção de um diesel (ou gasolina) actuais.

Aí é que está.
Imagina o combustível a 3 euros o litro (quer gasolina, quer gasóleo).
Qual escolhias para andar no dia-a-dia ? [;)]

Actualmente e em Portugal só existem 3 opções: GPL, Gasolina ou Gasóleo.
O resto é futurologia.

em termos de manutenção posso-te falar do que sei, e é assim no meu caso, honda civic hybrid paguei na primeira revisão 124€, o civic 1.8 andará pelo mesmo(salvo leve travões ou outra coisa do género), no civic 2.2 i-ctdi anda nos 300€, isto é o que vejo nos db's destes, claro que falo ir a um concessionário, pois não vou comparar o preço do gasolina no concessionário ao diesel no manel gt, quanto a velas deves andar um pouco afastado da realidade, pois actualmente todos os hondas têm velas de iridium em que a marca mandar substituir aos 120 000 km's e a marcas das velas fala de 200 000 km's, portanto acredito que as outras marcas estejam a fazer o mesmo......para não falar de manutenção de fap's e outros componentes que tenham que ser limpos em prol das emissões poluentes, tal como o turbo e os injectores, obviamente que fugir a essa manutenção a torna mais barata.
os beneficios do diesel aplicam-se em toda a europa, pois isso começa agora a mudar como acontece em Espanha.
para não falar que com a agravante do preço do gasoleo tens a agravante do valor do diesel em usado e aí.......lá se vai a teoria do valor de retoma, pois não tenho duvidas nenhuas que se foge muito mais à manutenção do diesel (daí tu achares que é mais barata) do que nos otto, e isto nota-se ao fim de alguns anos.

em termos de manutenção posso-te falar do que sei, e é assim no meu caso, honda civic hybrid paguei na primeira revisão 124€, o civic 1.8 andará pelo mesmo(salvo leve travões ou outra coisa do género), no civic 2.2 i-ctdi anda nos 300€, isto é o que vejo nos db's destes, claro que falo ir a um concessionário, pois não vou comparar o preço do gasolina no concessionário ao diesel no manel gt, quanto a velas deves andar um pouco afastado da realidade, pois actualmente todos os hondas têm velas de iridium em que a marca mandar substituir aos 120 000 km's e a marcas das velas fala de 200 000 km's, portanto acredito que as outras marcas estejam a fazer o mesmo......para não falar de manutenção de fap's e outros componentes que tenham que ser limpos em prol das emissões poluentes, tal como o turbo e os injectores, obviamente que fugir a essa manutenção a torna mais barata.
os beneficios do diesel aplicam-se em toda a europa, pois isso começa agora a mudar como acontece em Espanha.
para não falar que com a agravante do preço do gasoleo tens a agravante do valor do diesel em usado e aí.......lá se vai a teoria do valor de retoma, pois não tenho duvidas nenhuas que se foge muito mais à manutenção do diesel (daí tu achares que é mais barata) do que nos otto, e isto nota-se ao fim de alguns anos.

Mas esqueces-te que essas velas de iridium já não custam 24 euros a 4...[;)]
Essa de ter manutenção dos injectores e do turbo é relativo. Conheço motores 1.9 TDI com 300.000 kms e 14 anos sem nunca terem visto os injectores limpos, nem turbos revistos ou qualquer outra manutenção fora do habitual.

É como as válvulas nos Honda. A marca manda ver com frequência, mas como raramente precisam de afinação, os mecânicos da Honda só lhes mexem se estiverem a fazer barulho, o que numa condução normal pode durar mais de 200.000 kms até começar a fazer. Acredita que principalmente a Honda salta muito as revisões.

Quanto a dizeres que um civic diesel paga 300 euros onde o gasolina paga 124 euros, digo-te que não deve ter sido no mesmo sítio.
É como tudo, eu paguei 47x euros por uma revisão dos 40.000 kms de um C4 que levou óleo, pastilhas à frente e escovas do limpa-vidros.
Ainda há uns dias uma Picasso HDI pagou 500 euros pela revisão dos 140.000 kms sem levar nada de especial.

O que se passa é que aquele concessionário nivela os preços por cima (S-Car), enquanto outros são mais modestos.

Provávelmente deve ter sido isso que aconteceu nesse caso do Civic, já para não falar que os concessionários têm margens de 200% nos óleos, e o cliente paga o óleo a peso de ouro...

Se quiseres ter uma noção dos preços reais dos custos de manutenção, tens aqui um exemplo:

http://www.midasportugal.com/precos.htm

Última edição:
Mas esqueces-te que essas velas de iridium já não custam 24 euros a 4...[;)]
Essa de ter manutenção dos injectores e do turbo é relativo. Conheço motores 1.9 TDI com 300.000 kms e 14 anos sem nunca terem visto os injectores limpos, nem turbos revistos ou qualquer outra manutenção fora do habitual.

É como as válvulas nos Honda. A marca manda ver com frequência, mas como raramente precisam de afinação, os mecânicos da Honda só lhes mexem se estiverem a fazer barulho, o que numa condução normal pode durar mais de 200.000 kms até começar a fazer. Acredita que principalmente a Honda salta muito as revisões.

Quanto a dizeres que um civic diesel paga 300 euros onde o gasolina paga 124 euros, digo-te que não deve ter sido no mesmo sítio.
É como tudo, eu paguei 47x euros por uma revisão dos 40.000 kms de um C4 que levou óleo, pastilhas à frente e escovas do limpa-vidros.
Ainda há uns dias uma Picasso HDI pagou 500 euros pela revisão dos 140.000 kms sem levar nada de especial.

O que se passa é que aquele concessionário nivela os preços por cima (S-Car), enquanto outros são mais modestos.

Provávelmente deve ter sido isso que aconteceu nesse caso do Civic.

claro que foi no mesmo sitio, e basta perguntares a qualquer proprietário de honda a diesel que tem bem ciente que a manutenção é muito mais cara que o equivalente a gasolina. não queiras comparar o custo de mudar velas de iridium aos 120 000 km's ou mesmo afinar as valvulas com o fazer a manutenção do fap a cerca de 100 000 km's, como fazer limpesa e afinação de injectores, limpesas de turbos, claro que os há com 200 000 km's que nunca o fizeram, como tambem há otto's com mais de 100 000 km's com as velas de carvão de origem, não é nesses que falo, digo sim que fazer manutenção programada, a do diesel é mais cara, seja que marca for, e quanto mais apertada for a legislação em termos de emissões mais piora para o diesel.
podes pegar no plano de manutenção da toyota, por exemplo e ver esses custos, nada tem a ver com oficinas\concessionários.

PS - para eu ter uma noção dos preços reais de manutenção, vejo pelos preços dos concessionários, se lá vou ou não é outra coisa, no meu caso continuo a ir porque não acho caro, se tivesse um diesel se calhar iria ao manel gt.........ou à midas.

Última edição:
claro que foi no mesmo sitio, e basta perguntares a qualquer proprietário de honda a diesel que tem bem ciente que a manutenção é muito mais cara que o equivalente a gasolina. não queiras comparar o custo de mudar velas de iridium aos 120 000 km's ou mesmo afinar as valvulas com o fazer a manutenção do fap a cerca de 100 000 km's, como fazer limpesa e afinação de injectores, limpesas de turbos, claro que os há com 200 000 km's que nunca o fizeram, como tambem há otto's com mais de 100 000 km's com as velas de carvão de origem, não é nesses que falo, digo sim que fazer manutenção programada, a do diesel é mais cara, seja que marca for, e quanto mais apertada for a legislação em termos de emissões mais piora para o diesel.
podes pegar no plano de manutenção da toyota, por exemplo e ver esses custos, nada tem a ver com oficinas\concessionários.

PS - para eu ter uma noção dos preços reais de manutenção, vejo pelos preços dos concessionários, se lá vou ou não é outra coisa, no meu caso continuo a ir porque não acho caro, se tivesse um diesel se calhar iria ao manel gt.

Estamos a entrar demasiado em offtopic, mas deixa-me dizer-te que temos maneiras bastante diferentes de ver a manutenção automóvel.

Existem neste momento diversas alternativas válidas (inclusivamente para efeitos de garantia) às oficinas de marca, tal como a bosch car service.

Eu recuso-me terminantemente a meter um carro meu na marca. Porquê ?

Sabes quanto custa um jogo de pastilhas para a frente para um accord ? (a gasolina, neste caso).
Mais de 120 euros !
Eu compro pastilhas de qualidade equivalente (no mínimo) por metade desse valor.
Porque motivo hei-de alimentar quem me está a roubar descaradamente ?

Depois comparas custos de um carro turbo com um atmosférico, e aqui digo-te para comparares a manutenção de carros equivalentes (TSI vs TDI, por exemplo). Isto porque os turbos requerem uma maior especificação de óleo. Enquanto o teu carro (por exemplo) leva quase qualquer óleo (logo mais barato), um carro turbo (seja a gasolina ou diesel) leva um óleo bastante mais caro, logo as comparações devem ser feitas por aí.

Se considerares importante fazer revisões ao turbo, tanto fazem falta num diesel como num gasolina. Não podemos é comparar motores simples como o teu com um motor turbo de injecção directa (muito mais evoluído) do civic i-ctdi. Ainda assim, há diversos defensores que não se deve nunca mexer num turbo que não tenha problemas, pois nem sempre os resultados são positivos.

Mesmo no teu (e já que falas em custos), não tendo FAP terás a substituição das baterias e manutenção do sistema eléctrico.
Podes dizer que não o tencionas fazer até que o carro precise, mas isso é o que muita gente faz com os diesel.
Falas em injectores, e esqueces-te que os gasolina também os têm, são sistemas de injecção.
Não conheço (pessoalmente) nenhum caso onde tenha sido necessário tocar nos injectores de carros diesel, mas de carros a gasolina já conheci vários, por entupirem e precisarem de ser limpos (ralenti instável e baixo).

Por isso cada caso é um caso.

No meu caso (que está longe de ser único), a manutenção do meu gasolina vs diesel varia muito pouco, até porque o gasolina muda de óleo mais cedo.

É por este motivo que acho que dizer que a manutenção diesel é sempre mais cara é uma generalização, que nem sempre corresponde à realidade.

Uma coisa é o que os concessionários ganham, outra são as necessidades reais das máquinas e sua tecnologia.

Agora mais On-Topic:

O gasóleo (combustível) tem sido alvo de imensa especulação, desde os produtores aos construtores.
Só assim se justifica os preços elevados cobrados actualmente.

Quer dizer, históricamente o diesel é mais barato (combustível) porque até precisa de menos refinação, e agora (que é o combustível mais procurado) passou a ser mais caro...
Coincidência, não ?

Última edição:
Mesmo no teu (e já que falas em custos), não tendo FAP terás a substituição das baterias e manutenção do sistema eléctrico.

para já deixo-te isto que é puramente mentira, a honda não tem qualquer manutenção para as baterias como para o sistema ima, diz até que o conjunto dura mais que a vida estimada do carro, há exemplos deles com mais de 400 000 km's a rolar sem qualquer intervenção.
digo honda como posso dizer toyota.

Última edição:
não compares as pressões de trabalho de uns e de outros, a manutenção a um injector a gasolina é por avaria, num diesel é manutenção, acho que sabes distinguir isso.
continuo a dizer o mesmo, fazendo a manutenção planeada da marca o diesel é sempre mais caro, e claro que falo de um otto atmosférico, pois para ser equivalente ao diesel não precisa de turbos, ou seja, na compra de um carro isso entra na equação, até outras coisas como o facto de tu teres que mudar a correia de distribuição e eu não.
pois se vieres com um diesel atmosférico, digo que esse sim puderá ser mais barata.

Última edição:
Estamos a entrar demasiado em offtopic, mas deixa-me dizer-te que temos maneiras bastante diferentes de ver a manutenção automóvel.

Existem neste momento diversas alternativas válidas (inclusivamente para efeitos de garantia) às oficinas de marca, tal como a bosch car service.

Eu recuso-me terminantemente a meter um carro meu na marca. Porquê ?

Sabes quanto custa um jogo de pastilhas para a frente para um accord ? (a gasolina, neste caso).
Mais de 120 euros !
Eu compro pastilhas de qualidade equivalente (no mínimo) por metade desse valor.
Porque motivo hei-de alimentar quem me está a roubar descaradamente ?

Depois comparas custos de um carro turbo com um atmosférico, e aqui digo-te para comparares a manutenção de carros equivalentes (TSI vs TDI, por exemplo). Isto porque os turbos requerem uma maior especificação de óleo. Enquanto o teu carro (por exemplo) leva quase qualquer óleo (logo mais barato), um carro turbo (seja a gasolina ou diesel) leva um óleo bastante mais caro, logo as comparações devem ser feitas por aí.

Se considerares importante fazer revisões ao turbo, tanto fazem falta num diesel como num gasolina. Não podemos é comparar motores simples como o teu com um motor turbo de injecção directa (muito mais evoluído) do civic i-ctdi. Ainda assim, há diversos defensores que não se deve nunca mexer num turbo que não tenha problemas, pois nem sempre os resultados são positivos.

Podes dizer que não o tencionas fazer até que o carro precise, mas isso é o que muita gente faz com os diesel.
Falas em injectores, e esqueces-te que os gasolina também os têm, são sistemas de injecção.
Não conheço (pessoalmente) nenhum caso onde tenha sido necessário tocar nos injectores de carros diesel, mas de carros a gasolina já conheci vários, por entupirem e precisarem de ser limpos (ralenti instável e baixo).

Por isso cada caso é um caso.

No meu caso (que está longe de ser único), a manutenção do meu gasolina vs diesel varia muito pouco, até porque o gasolina muda de óleo mais cedo.

É por este motivo que acho que dizer que a manutenção diesel é sempre mais cara é uma generalização, que nem sempre corresponde à realidade.

Uma coisa é o que os concessionários ganham, outra são as necessidades reais das máquinas e sua tecnologia.

Agora mais On-Topic:

O gasóleo (combustível) tem sido alvo de imensa especulação, desde os produtores aos construtores.
Só assim se justifica os preços elevados cobrados actualmente.

Quer dizer, históricamente o diesel é mais barato (combustível) porque até precisa de menos refinação, e agora (que é o combustível mais procurado) passou a ser mais caro...
Coincidência, não ?

Depois posso detalhar mais, mas ao passar os olhos no plano de manutenção do meu carro, e li na diagonal, mas há coisas que saltaram logo, nomeadamente os filtros de combustível que são trocados com mais frequência nos diesel que nos gasolina.

Quase de certeza que se encontram lá mais coisas como esta, em relação aos intervalos de muda de óleo, neste caso é de 25 000 kms tanto para um como para o outro, logo não é por aí...

Acredito que saibas um pouco mais do que eu nessa matéria. Mas não deves saber muito, porque as ultimas declarações públicas da direcção da Petrogal vão no sentido das minhas palavras.

A Galp está a operar em território virgem. É por isso que as suas reservas andam a aumentar, enquanto que as das outras petrolíferas andam a diminuir.

Mas o que acontece é que esse petróleo não vai todo para Portugal. O excedente de gasolina (que há) é exportado para os EUA. Se os EUA pagarem, digamos, o dobro à Galp pela gasolina, eles começam a subir a gasolina cá em Portugal. Não querem perder um bom negócio com os EUA, a não ser que arranjem um tão bom no mercado interno. Esta é, entre outras, uma razão pela qual a gasolina dificilmente baixará. O gasóleo, esse então sobe ainda mais porque há défice de produção e temos que importar para cobrir a procura interna.

Voltar
Superior