Tópico dos Combustiveis - Todas as Informações/Dúvidas

• Iniciador de tópicos Iniciador de tópicos imported_mircao
  • Data de início Data de início

Tópico dos Combustiveis - Todas as Informações/Dúvidas

• Vão baixar e muito

Votos: 116 9,4%
  • Vão ser iguais ás restantes bombas

Votos: 557 45,1%
  • Vão desactivar as bombas

Votos: 129 10,4%
  • Vão fazer 50% desconto aos membros do AHO

Votos: 507 41,0%

• Total de eleitores
    1.236
Obrigado pela resposta. Então continua tudo igual, mas em vez de 5 são 20 euros de reembolso?

É porque tinha lido qualquer de litros e não percebi (nem tentei para já). Acho este autovocher tão rídiculo, a começar pelo facto de, pelo menos quando eram os 5 euros, bastava comprar um café que tinha direito ao reembolso.

Neste mês de Março, sim! Não se sabe ainda se, em virtude da guerra e da previsível continuação da mesma, se esta nova medida se vai estender por mais meses e em que condições. Não esquecer que o novo governo ainda não tomou posse. Não sei até que ponto isso não impede que esta medida (que recorde-se estava prevista durar até Mar2022) possa ser estendida para lá desse prazo.

Mas eu abasteci ontem.

Supostamente vão creditar-me os 5€.

Depois tenho de abastecer novamente? Ou a meio do mês creditam automaticamente os restantes 15€?

Há várias razões para estes aumentos nos últimos 14 anos. A carga fiscal tem vindo a aumentar tal como as margens das petrolíferas (até já houve um programa sobre esta questão na TV). Mas a principal razão para este aumento brutal tem a ver mesmo com o aumento da cotaçao do petróleo conjugado com uma forte desvalorização do Euro face ao Dólar. A questão cambial (EUR/USD) está agora muito mais desfavorável para nós europeus (neste caso o ideal é verificar um qualquer gráfico com a evolução dos preços do BRENT, mas em Euros).

Quanto à questão cambial, em Junho de 2008 os futuros do Brent fecharam o mês nos $139,83 (este foi o máximo, em fecho mensal; o máximo histórico aconteceu no intra-month do mês seguinte nos $147,50, mas o fecho nesse mês de Julho 2008 foi nos $123,98 - uma queda face ao mês anterior). A cotação do EUR/USD fechou o mês de Junho 2008 nos 1,5756. Isto quer dizer que, em Euros, o máximo dos futuros do Brent (em fecho mensal) em Junho 2008 foi €88,747. Este é o valor que interessa para nós europeus.

Passados 14 anos, temos que na sexta feira passada, a cotação dos futuros do BRENT fechou nos $118,11. A cotação do EUR/USD, nesse mesmo dia, fechou nos 1,0926. Assim, na passada 6f, tivemos um fecho dos futuros do BRENT equivalente a €108,10. Por aqui se pode ver a relevância que a questão cambial tem nesta análise.

Conclusão: o petróleo, em Euros, está efetivamente mais caro (quase cerca de 20 euros mais caro, ou cerca de 21,81% mais caro) agora em 2022 que em Junho 2008 quando atingu o seu máximo histórico em fecho mensal (em dólares).

A Gasolina estava na 6f passada a cerca de 1,864 (aqui na minha zona) o que, comparando com os 1,53 que referes para 2008, dá um aumento de ... 21,8%! (curioso).

Hoje o Brent fechou nos $123,21 (+$5,10, face a 6f passada) e o EURUSD nos 1,0854 (nova desvalorização face ao Dólar).
Como tal, hoje, o BRENT em Euros, fechou o dia com uma cotação de €113,52 (+€5,42 ou 5,01%, face a 6f passada).

Última edição:
No país basco já estava assim. Eram 18 horas, 19 locais. Quando fui jantar já tinham aumentado 10 cêntimos. Por isso não se admirem
Esqueçam o chico espertismo do gasóleo B, esse tá trancado com aloquete

1e363fc7679611e648687171114a5a2a.jpg

Última edição:
Na Maia o que há mais é autocarros. E de bicla do centro da Maia à Boavista é 30 minutos. E há o metro, não é muito rápido pra o centro porque dá uma volta maior, pela Senhora da Hora. Tem parque com estacionamento à borla e tudo.
Ali é que a desculpa dos TPs não pega. Apesar disso, na Via Norte, da Maia ao Porto até às 10,30 - 11 horas e a partir das 16.30 são umas filas pra o Porto que nem vos digo nem vos conto. O único aspecto deste boom de preços a queimar vai ser moderar um nadinha aquilo.
Eu conheço a Maia, eu até moro junto ao jumbo. Eu apenas uso o meu carro para ir para o trabalho (Esmoriz) ate me esqueço de abastecer o carro apenas anda 4/5 dias ao mês (andar nos camiões cá fora tem destas coisas) E quando o meu chefe diz para levar o camião para casa até chego ter 1 mês o carro parado no parque a ganhar ervas.

Eu até 19/20 anos fiz sempre a minha vida de transporte público. Ia trabalhar para NorteShopping, centro do Porto tudo de metro. Em 2004/2005 chegava apanhar 3 autocarros para escola ( ali no bairro junto as oficinas da CP/metro de gatões)

A minha mãe com 56 anos sempre fez e faz a vida dela de transporte público. Sempre se deslocou para o Porto, Matosinhos, Gondomar.

É como disses é só apenas desculpas.

Quanto a via norte. Aquilo quando a empancar na VCI até em frente a Makro apanhas trânsito. A uns anos atrás apanhavas no sentido para Maia agora nem tanto.

Última edição:
Não há transporte público em todo lado. País não é só os grandes centros....
Não há o quê? Em Bragança tens a urbanos de Bragança. Em Mirandela a urbanos de Mirandela, no Alentejo a rodoviária do Alentejo.

Se vierem com a desculpa.

Mas não há com tanta afluências.

Dado que são meios pequenos não queriam de meia em meia hora. Pois não. Ou então parar a porta de casa.

Não há o quê? Em Bragança tens a urbanos de Bragança. Em Mirandela a urbanos de Mirandela, no Alentejo a rodoviária do Alentejo.

Se vierem com a desculpa.

Mas não há com tanta afluências.

Dado que são meios pequenos não queriam de meia em meia hora. Pois não. Ou então parar a porta de casa.
Aqui onde moro há n2 autocarros, um de manhã e outro a noite. É solução? Falar de barriga cheia é fácil.

Não existem, há quem more em aldeias. Também somos gente. E pagamos imposto como quem mora na cidade.

Aqui onde moro há n2 autocarros, um de manhã e outro a noite. É solução? Falar de barriga cheia é fácil.

Não existem, há quem more em aldeias. Também somos gente. E pagamos imposto como quem mora na cidade.
Ninguém fala de barriga cheia. Até porque meios pequenos são mais complicados. Mas de certeza que nesse sítio deve haver gente a usar o transporte público.

Ninguém fala de barriga cheia. Até porque meios pequenos são mais complicados. Mas de certeza que nesse sítio deve haver gente a usar o transporte público.
Há porque as pessoas que usam não têm alternativa. E nesses meios as empresas de transporte fazem o que querem e a preços de morte.

Toda a gente ja te disse e também eu te digo: não tens noção nenhuma do que é estar mal servido de transportes.

Aqui, APENAS a uma hora a NORTE de LX, os únicos TP são os autocarros escolares e dois taxis, são 20 kms até qualquer uma das sedes de concelho mais próximas, para onde muita gente vai trabalhar.

Voltar
Superior