Acompanhe o vídeo abaixo para ver como instalar o nosso website como uma aplicação web no seu ecrã inicial.
Nota: Esta funcionalidade pode não estar disponível em alguns navegadores.
Obrigado pela resposta. Então continua tudo igual, mas em vez de 5 são 20 euros de reembolso?
É porque tinha lido qualquer de litros e não percebi (nem tentei para já). Acho este autovocher tão rídiculo, a começar pelo facto de, pelo menos quando eram os 5 euros, bastava comprar um café que tinha direito ao reembolso.
Apagar (tópico errado)
Há várias razões para estes aumentos nos últimos 14 anos. A carga fiscal tem vindo a aumentar tal como as margens das petrolíferas (até já houve um programa sobre esta questão na TV). Mas a principal razão para este aumento brutal tem a ver mesmo com o aumento da cotaçao do petróleo conjugado com uma forte desvalorização do Euro face ao Dólar. A questão cambial (EUR/USD) está agora muito mais desfavorável para nós europeus (neste caso o ideal é verificar um qualquer gráfico com a evolução dos preços do BRENT, mas em Euros).
Quanto à questão cambial, em Junho de 2008 os futuros do Brent fecharam o mês nos $139,83 (este foi o máximo, em fecho mensal; o máximo histórico aconteceu no intra-month do mês seguinte nos $147,50, mas o fecho nesse mês de Julho 2008 foi nos $123,98 - uma queda face ao mês anterior). A cotação do EUR/USD fechou o mês de Junho 2008 nos 1,5756. Isto quer dizer que, em Euros, o máximo dos futuros do Brent (em fecho mensal) em Junho 2008 foi €88,747. Este é o valor que interessa para nós europeus.
Passados 14 anos, temos que na sexta feira passada, a cotação dos futuros do BRENT fechou nos $118,11. A cotação do EUR/USD, nesse mesmo dia, fechou nos 1,0926. Assim, na passada 6f, tivemos um fecho dos futuros do BRENT equivalente a €108,10. Por aqui se pode ver a relevância que a questão cambial tem nesta análise.
Conclusão: o petróleo, em Euros, está efetivamente mais caro (quase cerca de 20 euros mais caro, ou cerca de 21,81% mais caro) agora em 2022 que em Junho 2008 quando atingu o seu máximo histórico em fecho mensal (em dólares).
A Gasolina estava na 6f passada a cerca de 1,864 (aqui na minha zona) o que, comparando com os 1,53 que referes para 2008, dá um aumento de ... 21,8%! (curioso).
Mas eu abasteci ontem.
Supostamente vão creditar-me os 5€.
Depois tenho de abastecer novamente? Ou a meio do mês creditam automaticamente os restantes 15€?
meti sábado à noite e pedi fatura. fui agora à conta com nº de contribuinte e não tenho nada. vou ver amanhã.
Eu conheço a Maia, eu até moro junto ao jumbo. Eu apenas uso o meu carro para ir para o trabalho (Esmoriz) ate me esqueço de abastecer o carro apenas anda 4/5 dias ao mês (andar nos camiões cá fora tem destas coisas) E quando o meu chefe diz para levar o camião para casa até chego ter 1 mês o carro parado no parque a ganhar ervas.Na Maia o que há mais é autocarros. E de bicla do centro da Maia à Boavista é 30 minutos. E há o metro, não é muito rápido pra o centro porque dá uma volta maior, pela Senhora da Hora. Tem parque com estacionamento à borla e tudo.
Ali é que a desculpa dos TPs não pega. Apesar disso, na Via Norte, da Maia ao Porto até às 10,30 - 11 horas e a partir das 16.30 são umas filas pra o Porto que nem vos digo nem vos conto. O único aspecto deste boom de preços a queimar vai ser moderar um nadinha aquilo.
Não há o quê? Em Bragança tens a urbanos de Bragança. Em Mirandela a urbanos de Mirandela, no Alentejo a rodoviária do Alentejo.Não há transporte público em todo lado. País não é só os grandes centros....
Aqui onde moro há n2 autocarros, um de manhã e outro a noite. É solução? Falar de barriga cheia é fácil.Não há o quê? Em Bragança tens a urbanos de Bragança. Em Mirandela a urbanos de Mirandela, no Alentejo a rodoviária do Alentejo.
Se vierem com a desculpa.
Mas não há com tanta afluências.
Dado que são meios pequenos não queriam de meia em meia hora. Pois não. Ou então parar a porta de casa.
Ninguém fala de barriga cheia. Até porque meios pequenos são mais complicados. Mas de certeza que nesse sítio deve haver gente a usar o transporte público.Aqui onde moro há n2 autocarros, um de manhã e outro a noite. É solução? Falar de barriga cheia é fácil.
Não existem, há quem more em aldeias. Também somos gente. E pagamos imposto como quem mora na cidade.
Há porque as pessoas que usam não têm alternativa. E nesses meios as empresas de transporte fazem o que querem e a preços de morte.Ninguém fala de barriga cheia. Até porque meios pequenos são mais complicados. Mas de certeza que nesse sítio deve haver gente a usar o transporte público.