Boneco, curioso nome, então na vila onde nasci a solução criada há cerca de 3 ou 4 anos faz todo o sentido, um mini bus que percorre a vila.
Dá jeito para quem não tiver pressa e se cingir aqueles horários, mas quem tem uma vida minimamente dinâmica é impossível realizar os seus compromissos.
Por exemplo entre as freguesias do Concelho, passa um autocarro de manha e outro ao final da tarde, será difícil utilizar transportes públicos sem comprometer imenso o tempo perdido ou que poderia ser investido no âmbito familiar.
Agora há casos e casos, eu atualmente vivo em Coimbra, tenho um grande amigo e companheiro de Gym e até ex-colega de casa, que trabalha no HUC e nunca tirou a carta, sonha em tirá-la e comprar carro. Contudo, tendo em conta aquilo que ele ganha e as despesas fixas, ter um carro, nem que seja um charuto, só o iria deixar depenado e a viver para o carro, entre inspeções, IUCs, Manutenção, avarias, gasosa, etc. E eu sempre lhe disse que tendo em conta que ele não foge muito daquela zona de Celas, que vale mais usar os BUS da SMTUC ou usar, ocasionalmente, um Taxi ou um Uber (imaginemos mau tempo, compras grandes, dar uma volta) do que sustentar um carro.
Coimbra até é uma cidade que se faz bem a pé para quem não tiver pressa, eu próprio utilizo muito a bicicleta para ir ao Gym ou até fazer uma compra de alimentação mais momentânea/específica, até porque por vezes até me despacho muito mais rápido.
Conheço um casal, agora já mais idoso, que habitam nas terras do Demo, que apesar das posses nunca compraram veículo particular. Uma vez questionei-os do porquê de não comprarem, nem que seja um charuto, para irem às compras, médico, hospital, etc, e eles disseram-me que tendo em conta os custos fixos de um carro, mais combustível, mais o custo de aquisição e desvalorização do veículo que valia mais gastar 90 ou 100e mensais num Taxista da sua confiança do que se meter em trabalhos. E faz todo o sentido, tendo em conta as necessidades específicas deste casal até à data.