Tópico dos Combustiveis - Todas as Informações/Dúvidas

• Iniciador de tópicos Iniciador de tópicos imported_mircao
  • Data de início Data de início

Tópico dos Combustiveis - Todas as Informações/Dúvidas

• Vão baixar e muito

Votos: 116 9,4%
  • Vão ser iguais ás restantes bombas

Votos: 557 45,1%
  • Vão desactivar as bombas

Votos: 129 10,4%
  • Vão fazer 50% desconto aos membros do AHO

Votos: 507 41,0%

• Total de eleitores
    1.236
Para mim o mais justo é ISP equivalente nos 2 combustíveis e apartir daqui simplesmente quem consumisse mais já estava a pagar mais imposto.
A eficiência do veículo já é refletida no IUC, aquisição do mesmo e nas proprias idas à bomba. Adicionar variáveis é complicar.

Eu posso só fazer 5000km/ano mas se o fizer sempre de prego a fundo com médias de 15l/100km não faz sentido pagar menos que o vizinho que faz 10000km/ano a pisar ovos com médias de 5l/100km. Quem gasta mais, tem de comprar mais e por isso pagar mais...parece-me simples.
E mais justo ainda é ISP indexado ao carbono nos 2 combustíveis.

Esta manhã fiz vários quilómetros, fui até ao Ribatejo, e passei por vários postos de abastecimento, e não havia filas, tendo aproveitado para encher - estava a meio -, que não o faria se houvesse filas.

Só aqui na bomba onde costumo abastecer, estava mais ''composta'', mas nada como a semana passada.

passei em duas bombas, uma vazia da galp e nas proximidades, a repsol com 2 ou 3 carros apenas também. no supermercado às 12h30m parecia a loucura, com umas 7 ou 8 caixas a trabalhar e pessoal a levar produtos "às centenas", mas pareceram-me compras normais de quem recebeu esta semana. já agora, o supermercado não dá talões nem cupões nem nada, mas a afluência é sempre grande. de ano a ano faz 1 sorteio no aniversário e é praticamente isso.

Os impostos de CO2 deviam estar ligados a quantidade de kms que cada veiculo faz.

Sei que parece complicado, mas era simplesmente a única solução justa.

Cada um devia pagar pela poluição que realmente produz.

Nao ha justiça nenhuma quando alguem com um carro que emite 110g, faz 50 mil kms/ano e paga 130€ (+- ) de IUC e depois alguem que tem um carro que emite 240g, mas so faz 5/10 mil kms tem que pagar 700€ de IUC, quando na verdade polui bem menos que o outro.

E no combustivel igual.

Tiravam as taxas de carbono do combustivel, e faziam esse imposto unico, relacionado directamente com a quilometragem de cada carro.

Cada um devia ser responsabilizado por aquilo que efectivamente polui.

É uma solução nada simples de implementar. Primeiro o cálculo é feito sobre um valor de consumo médio, o que logo à partida é uma falácia, porque para o mesmo carro/motor podes consumos tão diferente como o dobro um do outro. Basta um andar em cidade e ter o pé pesado e outro andar em estrada com pé leve. Neste ponto de vista, a quilometragem anual não mostra tudo.

O mais fácil é efectivamente nos impostos sobre o combustível. Quem gasta mais combustível, paga mais impostos.

O IUC é um imposto que desde há 15 anos tem valores inacreditáveis que eu não concordo nem um bocadinho, muito menos com escalões. Às vezes por 1g a mais, pagas mais umas dezenas de €/ano. Se fosse uma solução como o IMI penso que faria mais sentido. Quanto mais caro o carro, mais IUC paga de uma forma proporcional e directamente calculado sobre o preço, sem escalões. A justificação do ambiente parece servir para tudo, quando na verdade não parece ter efeito sobre nada (refiro-me ao uso do impostos cobrados).

Ai sim???
Então como é que se vai justificar agora o privilégio feudal do gasóleo, quando os camiões já têm gasóleo profissional e regime fiscal próprio?
Mas qual privilégio feudal do gasóleo qual quê?

Eu gasto neste momento quase 250 mensais do meu salário para poder ir para o meu local de trabalho para ganhar dinheiro e pagar impostos!!!!

Sou um privilegiado????

Mas quem mais anda, mais consome e mais paga. Isso já acontece. Queres pagar mais ainda?

Só pode ser síndrome de Estocolmo fiscal.

Uma coisa tao simples e consegues complicar tanto

Qual e a duvida que o carro parado nao polui?

Eu simplesmente acho que quem andar mais paga mais. Alem do ISP.

Se preferires, a componente cilindrada do IUC podia se manter. Carros mais caros pagam mais. Ok.

Simplesmente a componente CO2 seria cobrada conforme os Kms.

Repito, um carro com 110g de CO2, que faça 50 mil kms/ano polui 5x mais que um carro de 220g de CO2, que faça 10 mil kms ano.

Eu nao defendo impostos novos, apenas defendo impostos diferentes.

Por exemplo, porque e que eu tenho de pagar uma componente ambiental alta de um carro que anda pouco, e depois a frota do Continente, Da Galp, Da Meo, etc, etc, com carros a fazer 100 mil kms/ ano, nao pagam quase nada so porque teoricamente tem carros com emissoes baixas, mas na realidade poluem 10x mais por carro do que eu.

Nao me parece assim muito difiicil de entender.

Última edição:
É uma solução nada simples de implementar. Primeiro o cálculo é feito sobre um valor de consumo médio, o que logo à partida é uma falácia, porque para o mesmo carro/motor podes consumos tão diferente como o dobro um do outro. Basta um andar em cidade e ter o pé pesado e outro andar em estrada com pé leve. Neste ponto de vista, a quilometragem anual não mostra tudo.

O mais fácil é efectivamente nos impostos sobre o combustível. Quem gasta mais combustível, paga mais impostos.

O IUC é um imposto que desde há 15 anos tem valores inacreditáveis que eu não concordo nem um bocadinho, muito menos com escalões. Às vezes por 1g a mais, pagas mais umas dezenas de €/ano. Se fosse uma solução como o IMI penso que faria mais sentido. Quanto mais caro o carro, mais IUC paga de uma forma proporcional e directamente calculado sobre o preço, sem escalões. A justificação do ambiente parece servir para tudo, quando na verdade não parece ter efeito sobre nada (refiro-me ao uso do impostos cobrados).

Eu percebo isso.

Entao retirem a componente ambiental do IUC e aumentem nos combustiveis.

Para mim o mais justo é ISP equivalente nos 2 combustíveis e apartir daqui simplesmente quem consumisse mais já estava a pagar mais imposto.
A eficiência do veículo já é refletida no IUC, aquisição do mesmo e nas proprias idas à bomba. Adicionar variáveis é complicar.

Eu posso só fazer 5000km/ano mas se o fizer sempre de prego a fundo com médias de 15l/100km não faz sentido pagar menos que o vizinho que faz 10000km/ano a pisar ovos com médias de 5l/100km. Quem gasta mais, tem de comprar mais e por isso pagar mais...parece-me simples.

La esta, isto tambem é verdade.

Eu tambem tenho muitas duvidas sobre a melhor forma de fazer isto.

Mais para haver justica tem de se alterar a componente ambiental do IUC.

Aí a única desvantagem do carro a gasolina é o monóxido de carbono. Em todo o resto o diesel é catastrófico, e só os óxidos de azoto são 10X mais tóxicos que o CO.
Agora, pra as contas dos impostos, é normal que só conte o CO2, porque o resto dos poluentes varia de carro pra carro, conforme os sistemas de poluição com que esteja equipado.
A primeira coisa acertada que leio deste comunista convicto.
Talvez porque na antiga URSS ou em Cuba sejam raros os motores ciclo Diesel.

Última edição:
Esta manhã fiz vários quilómetros, fui até ao Ribatejo, e passei por vários postos de abastecimento, e não havia filas, tendo aproveitado para encher - estava a meio -, que não o faria se houvesse filas.

Só aqui na bomba onde costumo abastecer, estava mais ''composta'', mas nada como a semana passada.
Pois, ainda estão com os depósitos cheios.

Mas qual privilégio feudal do gasóleo qual quê?

Eu gasto neste momento quase 250 mensais do meu salário para poder ir para o meu local de trabalho para ganhar dinheiro e pagar impostos!!!!

Sou um privilegiado????
És, porrra!!!
Então e o gajo que faz a mesma distância que tu para poder ir para o local de trabalho para ganhar dinheiro e pagar impostos num carro a gasolina, e que em vez de 250 gasta 300 ou 350 do salário dele?

A primeira coisa acertada que leio deste comunoide.
Talvez porque na antiga URSS ou em Cuba sejam raros os motores ciclo Diesel.
E a única acertada que já vi aos f..., digamos, digamos dos democratas da tua estirpe dos US e do UK foi cobrar imposto igual à gasolina e ao gasóleo. Os dos US praticamente nem lá permitem carros a diesel.

Edit: Já agora, porque me chamas comunoide? Foi moderação que sugeriu?

Última edição:

Há uma solução facílima de implementar. É saber o teor de carbono de cada litro de combustível, seja ele qual for, medido pelos kgs de CO2 que produz a queima dele. E depois leva em cada litro com tantos cêntimos de imposto por cada kg, seja quem for que o compre, ou pra o carro que for. A eficiência do carro é igual ao litro.
No fim do dia, o imposto é rigorosamente proporcional ao que cada um poluiu.
Não tem nada que saber.

E a única acertada que já vi aos fachos da tua laia dos US e do UK foi cobrar imposto igual à gasolina e ao gasóleo. Os dos US praticamente nem lá permitem carros a diesel.
Pois mas faz sentido, porque nos EUA têm dinheiro para ter bons carros.
Em Cuba e na Coreia do Norte nem cobram porque andam a pé descalços ou de bicicleta os que têm mais sorte.

Há uma solução facílima de implementar. É saber o teor de carbono de cada litro de combustível, seja ele qual for, medido pelos kgs de CO2 que produz a queima dele. E depois leva em cada litro com tantos cêntimos de imposto por cada kg, seja quem for que o compre, ou pra o carro que for. A eficiência do carro é igual ao litro.
No fim do dia, o imposto é rigorosamente proporcional ao que cada um poluiu.
Não tem nada que saber.
Se a eficiência de um carro é igual ao litro então os veículos eléctricos também deveriam pagar e bem o CO2, já que electricidade verde é um mito urbano.

Ambos produzem CO2 na queima do combustível para andar...

Se a eficiência de um carro é igual ao litro então os veículos eléctricos também deveriam pagar e bem o CO2, já que electricidade verde é um mito urbano.

Ambos produzem CO2 na queima do combustível para andar...
Lógico. Isenta de impostos sobre o CO2 só devia ficar a electricidade produzida pelas renováveis.

Mas se eu ando mais pago mais.

Se o meu vizinho anda menos, paga menos.

Se eu andar menos pago menos...

Já pagamos ISP na bomba!!! E demasiado!
Também o teu vizinho paga ISP na bomba. Se o teu gasóleo paga 50 cêntimos de ISP + IVA por litro e gera 2,64 kgs de CO2, e a gasolina do vizinho paga 67 cêntimos de ISP + IVA por litro e gera 2,31 kgs de CO2, o teu vizinho pode ser obrigado a pagar mais andando menos que tu. E sobretudo poluindo menos, porque fazer render o combustível pra fazer mais kms não é crime nenhum.

Voltar
Superior