Tópico dos Combustiveis - Todas as Informações/Dúvidas

• Iniciador de tópicos Iniciador de tópicos imported_mircao
  • Data de início Data de início

Tópico dos Combustiveis - Todas as Informações/Dúvidas

• Vão baixar e muito

Votos: 116 9,4%
  • Vão ser iguais ás restantes bombas

Votos: 557 45,1%
  • Vão desactivar as bombas

Votos: 129 10,4%
  • Vão fazer 50% desconto aos membros do AHO

Votos: 507 41,0%

• Total de eleitores
    1.236
Era 100, 200, 400, 500 [:cool:]

Imagina, devo ter reduzido uns 500 a 700 km/mês de lazer.

vamos apontar pa 600.

A .845 dá uns 27 euros.

A isto junto agora uma poupança extra na electricidade e ligeiramente na água.
E compras de supermercado feitas com mais lógica.

A minha regra é, quanto mais os tempos sao dificeis, mais pouco mesmo que fique a ganhar ( digamos ).

Posto isto são mais uns 30 a 40 euros por mês que pouco.
Pouco?
Sim, mas o suficiente para não haver chatice ( para já ) com os 2600 km/mês de commute dado assim pa compensar 1 pouco.

claro ... mas a decisao de deixar de fazer os passeios não é "por causa" do aumento da gasolina
pois por cada 100km eram "apenas" 2,5€

agora claro, cada uma sabe das suas despesas, dos seus hobbies, dos seus consumos, etc, etc ....

Lembro-me de ver uma reportagem há muitos anos a referir uma séries de condicionantes para o abastecimento optimizado e essa era uma delas. No final, em conjunto que todas as condicionantes, foi dito que o ganho seria algo em torno de 20cl, se tanto, num depósito (presumo eu que seja de tamanho médio, tipo 50/55 litros). Bom, hoje já se poupava 50cts...:sh)

Tendo em conta que os depósitos são subterrâneos, tendo pouca variação da temperatura durante um dia, e que a inércia térmica do terreno que os cobre, faz desfasar a hora de máxima temperatura no exterior com a do interior dos depósitos deverias talvez abastecer á hora de maior calor exterior que deverá corresponder á hora de menor temperatura nos depósitos.

Este fenómeno da inércia térmica é bem visível nas nossas habitações, quando á noite, no verão, reparamos que a casa está mais quente que durante o dia.

depois de na semana passada terem dito erradamente que havia postos onde a diferença chegava a 29 cêntimos a menos no gasóleo e até 55 na gasolina, fiz as contas em 15min de net e verifiquei que até estavam mais caros que aqui. agora não faltam artigos sobre isso mesmo. lembraram-se...

Tendo em conta que os depósitos são subterrâneos, tendo pouca variação da temperatura durante um dia, e que a inércia térmica do terreno que os cobre, faz desfasar a hora de máxima temperatura no exterior com a do interior dos depósitos deverias talvez abastecer á hora de maior calor exterior que deverá corresponder á hora de menor temperatura nos depósitos.

Este fenómeno da inércia térmica é bem visível nas nossas habitações, quando á noite, no verão, reparamos que a casa está mais quente que durante o dia.

A temperatura era apenas 1 factor. Já não me lembro da reportagem, mas davam uns quantos conselhos para se conseguir mais umas...gotas de combustível.

Em Fuentes de Onoro está a 1.89 e em tuy a 1.84. Segundo o geoportal que é um site oficial e costuma estar bem atualizado.

Ainda há pouco vi e a Repsol à entrada de Tui tem o gasoleo normal a 1.819€, ainda são uns centimos a menos que a mesma marca em Badajoz.

Já quanto a Fuentes, tinha visto no final da semana passada e na Galp aumentaram bem a gasolina que ta a 9cent acima do gasoleo.

Espanha já vi que não é como aqui que actualizam à segunda e terça e não se mexe mais.

Ainda que não fosse, mesmo com uma diferença de temperatura de 10 ou 15º, não acredito que representasse uma diferença considerável, mas alguém que domine o assunto que se chegue à frente.

Seria entre 0,5% a 2%.

Mas nos depósitos subterrâneos a temperatura praticamente não varia ao longo do dia.

Eu vou continuar a ir ao Algarve nos habituais 140/150 e por AE.

No meu carro, circular a 130-140 não gasta assim tanto mais que a 110-120.

Alias, eu noto que a 130 o carro vai bem mais folgado, com pouca carga de acelerador e até posso levantar o pé em certos cenários.

Por exemplo, se vier da ponte e vier embalado qb, consigo fazer a subida ao lado do Almada fórum em 6ª sem qualquer esforço e com baixa carga de acelerador.

Se vier a 90-95, vou perder velocidade na subida, tenho de reduzir, etc.

Eu tenho o pé bastante pesado, mas o que faz a minha média acumulada ser baixa qb são os momentos em que mal acelero.

Há quem prefira ir sempre religiosamente com a mesma carga de acelerador, ali nos 110-120.

Eu vou a 140-150, depois se quiser aproveitar o relevo dou uma carga mínima de acelerador, se vier uma subida posso optar por fazer a 120 em vez dos 140-150, etc.

Não vejo que adotar velocidades em AE de 110, no meu carro façam diferença nos consumos. Eventualmente só se circular em 5ª em vez de 6ª.

Não conhecendo o teu carro como tu conheces, a minha opinião é baseada nos carros que vou tendo. Isso que dizes é verdade, há mesmo um sweet spot que nos permite abordar subidas melhor (entenda-se, com menor consumo) do que se fossemos mais devagar, da mesma forma que em muitas circunstâncias pode-se aliviar o acelerador com nenhuma repercussão na velocidade, mas baixando o consumo nesse exercício. É por isso que para se optimizar consumos, é importante o conhecimento da orografia onde se circula.

Dito isto, e para o que referes, tenho a clara convicção que baixares a velocidade para os tais 110/120 vais ter uma redução de consumos em torno dos 20%. Isto porque a larga maioria do trajecto vais com muito menos carga no acelerador do que a 130/140. E mesmo assim, podes acelerar para estes valores para abordares as subidas mais folgado, deixando o carro ir lentamente chegar aos tais 110/120, sem uma carga por aí além.

Isto é um pouco matemático, mas percebo quem nem se esteja para dar ao trabalho de ter estas preocupações. Cada um é como cada qual e não há mal nenhum nisso.

A primeira tabela é os últimos dados da European Environmental Agency.
Tu e que vens para aqui fazer propaganda e não és colocar nenhum dado /informação para suportar a tua propaganda.
Até hoje colocas-te ZERO dados.
Mesmo em 2020 e 2021 com estes dados que coloquei vinhas exactamente com a mesma conversa, mas pode ser que as tabelas sejam muito complexas para entenderes.
Se fores capaz de trabalhar os dados visita o site da EEC.

https://www.eea.europa.eu/data-and-maps/indicators/fuel-prices-and-taxes/assessment-4

Fosga-se, como é que é possivel que um gajo como tu venha aqui defender a validade de dados de há 1 ano versus a realidade atual???

Dados? São a realidade actual, não venho aqui colocar gráficos e tabelas da Maria Carqueja para parecer que tenho razão [:vm)]

Propaganda e cegueira cartilhómetra devia ter limites. Essa indicação de há 1 ano tens de comparar com a realidade actual, quanto aumentou em cada um dos países ou zonas. Facilmente (para quem não está tapado politicamente) se percebe onde subiu mais sem se conseguir justificar porquê. Afinal parece que não é problema dos impostos cobrados ou então Portugal estava já muito à frente nesta matéria.

A minha conversa é a mesma de há 1 ou 2 anos para cá, os preços praticados só são influenciados pelo valor imposto pelas empresas. O imposto, ou taxa de imposto, aplica-se cegamente sobre o valor base e manteve-se. Aliás até baixou ultimamente.

Fico a aguardar que expliques como o valor do combustível está tão elevado em todos os países europeus, em alguns deles até mais elevados que em Portugal. Não me venhas dizer que o problema é o salário mínimo ser mais alto por lá, é que também já li isso [:)][:)][:)]

depois de na semana passada terem dito erradamente que havia postos onde a diferença chegava a 29 cêntimos a menos no gasóleo e até 55 na gasolina, fiz as contas em 15min de net e verifiquei que até estavam mais caros que aqui. agora não faltam artigos sobre isso mesmo. lembraram-se...

Em espanha já está mais barato novamente. Na semana passada estava efetivamente mais caro que Portugal uma vez que eles têm aumentos diários e nós apenas à segunda feira. Com os aumentos desta segunda feira, maior parte dos postos espanhóis voltaram a ser mais baratos que em Portugal

Assim se enganam os papalvos, e esta gente vota mas felizmente já se percebeu que é uma minoria [8b]

É o "governo" que vende como se tivesse comprado a 130??? :confused:

Foi o governo que comprou? É o governo que estabelece o preço da venda? Acho que o Furão Barroso tratou de "corrigir" isso... [;)]

275784434_4913743678713225_6124879630375974146_n.jpg

onde está a autoridade para a concorrência para avaliar esses factos ?
e a oposição ?
e o bom senso ?

parece que as gasolineira tiveram lucros de 200.000 milhões no ano passado ... mas isso conta pouco ... ao que parece !

Fosga-se, como é que é possivel que um gajo como tu venha aqui defender a validade de dados de há 1 ano versus a realidade atual???

Dados? São a realidade actual, não venho aqui colocar gráficos e tabelas da Maria Carqueja para parecer que tenho razão [:vm)]

Propaganda e cegueira cartilhómetra devia ter limites. Essa indicação de há 1 ano tens de comparar com a realidade actual, quanto aumentou em cada um dos países ou zonas. Facilmente (para quem não está tapado politicamente) se percebe onde subiu mais sem se conseguir justificar porquê. Afinal parece que não é problema dos impostos cobrados ou então Portugal estava já muito à frente nesta matéria.

A minha conversa é a mesma de há 1 ou 2 anos para cá, os preços praticados só são influenciados pelo valor imposto pelas empresas. O imposto, ou taxa de imposto, aplica-se cegamente sobre o valor base e manteve-se. Aliás até baixou ultimamente.

Fico a aguardar que expliques como o valor do combustível está tão elevado em todos os países europeus, em alguns deles até mais elevados que em Portugal. Não me venhas dizer que o problema é o salário mínimo ser mais alto por lá, é que também já li isso [:)][:)][:)]
Aqui está a prova porque é que Portugal é um país pobre e atrasado, mesmo a receber subsídios atrás de subsídios durante 40 anos por parte da união europeia.
Não pode ser apenas deficit de conhecimento básico de matemática porque é tão simples entender a composição dos preços e mesmo assim não vais lá.
5c7f1c7b3cb9985343afab6b12a82945.jpg

466c44ef445518b259f6e837c3cd65f3.jpg

265557d76e6530ddf4ededf1861113f8.jpg

Última edição:
Assim se enganam os papalvos, e esta gente vota mas felizmente já se percebeu que é uma minoria [8b]

É o "governo" que vende como se tivesse comprado a 130??? :confused:

Foi o governo que comprou? É o governo que estabelece o preço da venda? Acho que o Furão Barroso tratou de "corrigir" isso... [;)]

275784434_4913743678713225_6124879630375974146_n.jpg

Oi, alguém que lhe diga que o governo não vende combustíveis!

[8b][8b][8b]

Voltar
Superior