Tópico dos Combustiveis - Todas as Informações/Dúvidas

• Iniciador de tópicos Iniciador de tópicos imported_mircao
  • Data de início Data de início

Tópico dos Combustiveis - Todas as Informações/Dúvidas

• Vão baixar e muito

Votos: 115 9,3%
  • Vão ser iguais ás restantes bombas

Votos: 557 45,1%
  • Vão desactivar as bombas

Votos: 129 10,5%
  • Vão fazer 50% desconto aos membros do AHO

Votos: 506 41,0%

• Total de eleitores
    1.234
Peço desculpa a muitos forunistas mas há aqui gente que não tem a minima noção dos preços de custo dos combustiveis... Preços no gasoleo rodoviario a 0,7€ só se o estado ceder ou exista maneira de produzir gasoleo noutra base que não o petroleo...

Não sei se já foi dito por aqui, mas aqui vai:

Bombas do Intermarché de Cantanhede:

Gasóleo: 0.999€
SC 95: 1.299€
SC 98: 1.349€

GPL: 0.533€ (não é no Intermarché)

Na semana passada meti SC95 em França pouco mais cara do que encontrei em Portugal (1.39) e foi em AE porque fora é mais barata[8b][8b][8b]

Depois em Espanha vinguei-me a 1.09 [:D]

Trio lusófono aliado nos biocombustíveis

Se fosse noutro contexto ou noutro país da UE como consumidor até esperaria melhoras a todos os níveis como seja o preço por litro de combustível, real opção de escolha de combustível fóssil vs biocombustíveis, novos intervenientes no mercado de distribuição, maior concorrência no sector com beneficio directo para o consumidor entre outros assim resta-me esperar para ver o desenvolvimento da situação.

Desengana-te, Turbo. Em regime sustentável, os biocombustíveis nunca vão conseguir suprir mais que 20% das necessidades actuais. Com a procura a superar a oferta em 5-para-1, para o preço, o céu é o limite. A única coisa que hoje em dia impede a gasosa de disparar para 10-20 euros o litro é que a oferta ainda vai dando vazão à procura...

Já agora, o Brasil está a suprir 40% das necessidades com biocombustíveis: mais dos que os 20% que eu disse acima. Como é possível? Fácil: as plantações demasiado intensivas de cana-de-açúcar estão a secar os solos. Resultado: Amazónia é que paga...

Desengana-te, Turbo. Em regime sustentável, os biocombustíveis nunca vão conseguir suprir mais que 20% das necessidades actuais. Com a procura a superar a oferta em 5-para-1, para o preço, o céu é o limite. A única coisa que hoje em dia impede a gasosa de disparar para 10-20 euros o litro é que a oferta ainda vai dando vazão à procura...

Já agora, o Brasil está a suprir 40% das necessidades com biocombustíveis: mais dos que os 20% que eu disse acima. Como é possível? Fácil: as plantações demasiado intensivas de cana-de-açúcar estão a secar os solos. Resultado: Amazónia é que paga...

Como disse não tinha grandes esperanças a nível económico que esta situação fosse de imediato vantajosa para os consumidores pelo menos a nível nacional.

Última edição:
Preço do barril em Londres volta a atingir os 76 dólares

Gasolineiras em risco

A própria ONU já alertou para os eventuais riscos e desequilíbrios provocados pela exploração intensiva e não sustentada dos BC.

10px.gif

Combustíveis mais caros com subida do petróleo

ANA SUSPIRO
NUNO FOX-ARQUIVO DN (imagem)
612014.jpg

O preço dos combustíveis voltou a aumentar depois de um período de algum alívio no final do ano passado. Desde o início deste ano, e até à ultima semana de Junho, a gasolina sem chumbo 95 octanas já aumentou 12% ou 14 cêntimos por litro, de acordo com os preços semanais da Direcção Geral de Geologia e Energia (DGGE). No primeiro semestre, o gasóleo rodoviário, o combustível mais consumido em Portugal que representa quase dois terços das vendas, subiu oito cêntimos por litro ou quase 8%.

Estes aumentos reflectem, em parte o agravamento da carga fiscal sobre os combustíveis introduzida no início do ano, mas também a forte recuperação da cotações do petróleo. Ontem, o Brent do Mar do Norte, que é a referência para Portugal, atingiu um pico de 76 euros por barril, um valor recorde dos últimos 11 meses. Esta subida vai levar a novos aumentos no preço final dos combustíveis em Portugal nas próximas semanas, segundo fontes da indústria contactadas pelo DN. No entanto, a dimensão destes aumentos vai depender do período em que as cotações se mantiverem altas e também da evolução dos stocks de gasolina nos Estados Unidos, que, por enquanto, estão a apresentar níveis confortáveis.

A valorização de ontem é explicada pelos receios de uma ruptura no fornecimento a partir da Nigéria face aos constantes ataques às instalações petrolíferas da Shell, mas também pela forte procura nos Estados Unidos.

Apesar da subida do petróleo, a desvalorização do dólar, moeda em que são feitas as compras de matéria-prima, face ao euro tem permitido travar maiores subidas no preço final de países como Portugal.

Analisando os preços médios semanais da DGGE, verificamos que a gasolina até já esteve mais cara do que actualmente, tendo atingido no início deste mês valores da ordem dos 1,382 euros por litro, muito próximos do máximo alcançado em Agosto do ano passado, quando as cotações do petróleo atingiram picos de 80 dólares por barril. Só que o aumento dos preços deixou de ser de fácil conhecimento público, em grande medida porque a Galp Energia, líder do mercado, deixou de publicitar no seu site as variações no preço de referência a aplicar na sua rede. A opção é explicável pela adopção de uma lógica regional de preços, que responde à concorrência quando ela se faz por este factor, sobretudo nas zonas de fronteira com Espanha e em áreas de influência de grandes superfícies que apresentam preços mais agressivos que as petrolíferas.

Perante a evolução dos preços, as vendas de combustíveis rodoviários continuam a cair em Portugal - cerca de 7% até Abril face ao mesmo mês de 2006, apesar de alguma desaceleração da tendência. |

Em http://dn.sapo.pt/2007/07/07/economia/combustiveis_mais_caros_subida_petro.html

Onde posso consultar o histórico da evolução do preço dos combustíveis nos últimos anos?

Tenho a ideia que a diferença de preço entre a SC95 e o gasóleo costumava rondar os 25 cêntimos no verão e 20 no inverno (por causa do aquecimento doméstico). Este ano está em 30 cêntimos.

Novidades:

Os preços dos combustíveis, gasolina e gasóleo, vão sofrer novos aumentos nas estações de serviço, segundo garante o Jornal de Negócios na edição desta segunda-feira.

O aumento de 12 % do preço da gasolina nos primeiros seis meses deste ano fica muito aquém da subida de 45,9% dos valores pagos pelas importadoras nacionais, justifica o diário.

Só no primeiro semestre encher o depósito de combustível ficou 7 euros mais caro, mas novos aumentos estão a caminho.

E o preço do gasóleo, que nas bombas de abastecimento cresceu 7,6%, também não reflecte o aumento de 20,6% no mercado internacional. O que significa que os consumidores portugueses, que já têm dos combustíveis mais caros na União Europeia, podem esperar novos aumentos.

O Governo pode ainda fazer reflectir a inflação no imposto sobre produtos petrolíferos, acrescenta a mesma fonte.

09-07-2007 8:25:53 , in Diário Digital

Realmente tenho imensa pena dos importadores nacionais...e se os aumentos face à Europa fossem justificáveis com preços como os de Espanha até se aceitava...o meu palpite: 1.5€ a sem chumbo 95 por litro!

ate estou admirado a gasolina ainda nao ter subido nestes ultimos tempos pois o barril de crude tem vindo a subir quase todos os dias , por isso preperem-se que eles devem estar para voltar a carga [8b]

Voltar
Superior