Tópico dos Combustiveis - Todas as Informações/Dúvidas

• Iniciador de tópicos Iniciador de tópicos imported_mircao
  • Data de início Data de início

Tópico dos Combustiveis - Todas as Informações/Dúvidas

• Vão baixar e muito

Votos: 115 9,3%
  • Vão ser iguais ás restantes bombas

Votos: 557 45,1%
  • Vão desactivar as bombas

Votos: 129 10,5%
  • Vão fazer 50% desconto aos membros do AHO

Votos: 506 41,0%

• Total de eleitores
    1.234
Esta última subida do preço dos combustiveis não deve de ter muita razão de ser pois à medida que o pitrol está a subir, e isso é evidente por demais, também o euro em relação ao dolar está emmáximos históricos, e dia após dia o dolar desvaloriza face ao euro, por isso uma coisa deveria de anular outra mas já se sabe como é...

Tb não deve ser assim tão linear. Numa semana o barril subiu 10 dólares e o Euro subiu 1 cêntimo face ao dólar.

e a Shell está à rasca.

A Royal Dutch Shell, a maior petrolífera da Europa, anunciou hoje que os seus resultados do terceiro trimestre aumentaram em 16%, impulsionados pelos preços recorde do petróleo nos mercados internacionais.

Os lucros da companhia cresceram para os 6,92 mil milhões de dólares, nos três meses terminados em Setembro, valor que compara com os 5,94 mil milhões obtidos em igual período do ano anterior.

Excluindo ganhos ou perdas relacionadas com inventários, ou ganhos não recorrentes, os analistas consultados pela Bloomberg previam uma quebra nos lucros para 5,58 mil milhões, face aos 7,03 mil milhões registados no período homólogo.

Para estes resultados contribuiu a subida dos preços do petróleo nos mercados internacionais, fixando novos máximos históricos (com o WTI a negociar acima dos 90 dólares já neste mês de Outubro). Durante o período em análise, os preços da matéria-prima estiveram em média 6,4% mais elevado do que no trimestre homólogo.

Em http://www.jornaldenegocios.pt/default.asp?Session=&CpContentId=304681

O euro tocou hoje um novo máximo histórico face ao dólar com o mercado a aumentar as apostas em relação a um corte dos juros nos Estados Unidos à medida que os sinais de abrandamento da maior economia do mundo são mais evidentes. A moeda europeia subia 0,31%.

O euro [Cot] avançava 0,32% para 1,4370 dólares depois de ter atingido os 1,4375 dólares, o valor mais alto de sempre.

tiveram que sair da venezuela, e o custo da operação talhou os lucros

mas o fenómeno é geral para todas as petrolíferas: menos produção e maiores custos operacionais comprometem os lucros extra vindos da alta do preço

Quais são os interesses em jogo?

A faixa do Orinoco, com reservas petrolíferas calculadas em 316 bilhões de barris, está em processo de certificação internacional. Se confirmada, a faixa do Orinoco será convertida na maior reserva de petróleo do mundo, com potencial de exploração de 200 anos, segundo o governo venezuelano.

Em http://www.bbc.co.uk/portuguese/reporterbbc/story/2007/05/070501_orinocoqandacj_ac.shtml

Optimismo exagerado ou potencial assumido Whereagles?

Que eu sabia isso é quase tudo areia betuminosa e crude heavy sour. Tanto um como o outro tipo são de difícil e dispendiosa extracção e refinagem.

Tirar mais de 1 milhão de barris por dia requer enormes investimentos e apurada perícia técnica, duas coisas que a petrolífera nacional da Venezuela não tem, nem parece que venha a ter enquanto o Chavéz lá estiver. Certamente não será solução para os preços altos.

Mais info:
http://en.wikipedia.org/wiki/Orinoco_Belt

Que eu sabia isso é quase tudo areia betuminosa e crude heavy sour. Tanto um como o outro tipo são de difícil e dispendiosa extracção e refinagem.

Tirar mais de 1 milhão de barris por dia requer enormes investimentos e apurada perícia técnica, duas coisas que a petrolífera nacional da Venezuela não tem, nem parece que venha a ter enquanto o Chavéz lá estiver. Certamente não será solução para os preços altos.

Mais info:
http://en.wikipedia.org/wiki/Orinoco_Belt

Sim, mas parece ser esse mesmo o argumento utlizado ou seja como o petróleo está em alta um investimento mais exigente quer em recursos humanos/técnicos terá retorno e apesar das contrapartidas maiores exigidas agora na Venezuela na relação pura entre detentor da matéria prima vs investidor e apesar de tudo existe muito interesse no mercado petrolífero da Venezuela.

Galp Energia e PDVSA assinam um memorando de entendimento para projectos conjuntos

http://www.voltairenet.org/article122464.html

Se o petróleo está cotado em dólares, e se o euro está fortíssimo em relação ao dólar... não percebo porque é que a europa está a sofrer com tudo isto! Afinal com os mesmos euros, compramos mais dólares, e portanto mais petróleo!!!

Vou ter que pesquisar isto a fundo...

Investigar a fundo a realidade

Investigar a fundo a realidade

Se o petróleo está cotado em dólares, e se o euro está fortíssimo em relação ao dólar... não percebo porque é que a europa está a sofrer com tudo isto! Afinal com os mesmos euros, compramos mais dólares, e portanto mais petróleo!!!

Acho bem que investigue, mas uma coisa eu nao comprendo
em Portugal, o preco da gasolina sobe de tal maneira que qualquer dia chega aos 1.50 euro gasolina 95 octanas, aqui tivemos a gasolina a 1.27 quando comecou a guerra do golfe, mas depois desceu até 0.99 centimos o litro bom actualmente 1 litro custa entre 1.06 a 1.14 euro, o gasoleo 0.96 centimos o litro, é verdade que a moeda europeia esta muito forte o que permite comprar petroleo em dolares mais barato, porque a nossa moeda atenua o fraco valor do dolar.
Mas nao entendo a Espanha é ai ao lado e muito mais barato os combustiveis, eu penso que o problemas sao os impostos sobre os combustiveis que o governo aplica este sim o grande problema.
Mas aviso jà a Uniao Europeia, pretende por em todos os paises uma lei que penalize drasticamente os carros que polui mais, e digo mais preparem se que eu também me vou preparar para o impacto, porque se lacarem um imposto sobre a puluicao dos carros se agora pagam 80 euros por anos daqui a pouco pagarao 500 euros por ano, a Franca é o pais que se segue muita gente vai chorar acreditem.:(

Acho bem que investigue, mas uma coisa eu nao comprendo
em Portugal, o preco da gasolina sobe de tal maneira que qualquer dia chega aos 1.50 euro gasolina 95 octanas, aqui tivemos a gasolina a 1.27 quando comecou a guerra do golfe, mas depois desceu até 0.99 centimos o litro bom actualmente 1 litro custa entre 1.06 a 1.14 euro, o gasoleo 0.96 centimos o litro, é verdade que a moeda europeia esta muito forte o que permite comprar petroleo em dolares mais barato, porque a nossa moeda atenua o fraco valor do dolar.
Mas nao entendo a Espanha é ai ao lado e muito mais barato os combustiveis, eu penso que o problemas sao os impostos sobre os combustiveis que o governo aplica este sim o grande problema.
Mas aviso jà a Uniao Europeia, pretende por em todos os paises uma lei que penalize drasticamente os carros que polui mais, e digo mais preparem se que eu também me vou preparar para o impacto, porque se lacarem um imposto sobre a puluicao dos carros se agora pagam 80 euros por anos daqui a pouco pagarao 500 euros por ano, a Franca é o pais que se segue muita gente vai chorar acreditem.:(

Acho que os preços em Espanha são mais baratos também porque têm maior capacidade de refinação do que nós.

É isso e os impostos mais baixos (o IVA também é mais baixo lá).

O problema será aquando da correcção cambial, o resto tem a haver com o ritmo de procura do produto com as variávies próprias deste mercado.

Carbono
UE pode avançar para mercado global

A presidência portuguesa da União Europeia poderá vir a anunciar esta segunda-feira o primeiro passo para o mercado global de carbono. A Quercus comenta.

Vai ser assinada a declaração que pretende iniciar o controlo em grande escala das emissões com efeito de estufa, responsáveis pelas alterações climáticas.

Três estados norte-americanos podem vir a juntar-se aos “27”, mesmo à revelia dos Estados Unidos.

Por cá, diz Francisco Ferreira, da Quercus, Portugal até tem registado uma tendência para reduzir as emissões, mas menos por medidas específicas e mais, por exemplo, pelo aumento do preço dos combustíveis.

“Olhando para os últimos meses nós conseguimos constatar que quase 1% das emissões se deve à redução do consumo de gasóleo e de gasolina por causa da alta do preço do petróleo. Por outro lado, ainda com alguma expressão, algumas centenas de milhares de toneladas de combustíveis que os portugueses vão comprar a Espanha. Por outro lado, estamos com um clima diferente do normal e isso só favorece o uso de energia renovável e permite-nos não consumir tanta energia”, disse Fernando Ferreira.

Em http://www.rr.pt/InformacaoDetalhe.aspx?AreaId=11&ContentId=223823

Desde o início do ano, o euro ganhou 10% ao dólar. O barril subiu 30%. Contas feitas, o barril fica-nos 20% mais caro, mais coisa menos coisa.

Como o preço do crude é cerca de metade do preço da gasosa (o resto são margens de lucro e impostos), a subida do barril explica subidas no preço na bomba até 10%. Creio que foi mais ou menos isto que subiu desde o início do ano.

Visto assim nem parece que há conspiração.. lol.

Desde o início do ano, o euro ganhou 10% ao dólar. O barril subiu 30%. Contas feitas, o barril fica-nos 20% mais caro, mais coisa menos coisa.

Como o preço do crude é cerca de metade do preço da gasosa (o resto são margens de lucro e impostos), a subida do barril explica subidas no preço na bomba até 10%. Creio que foi mais ou menos isto que subiu desde o início do ano.

Visto assim nem parece que há conspiração.. lol.

Boa análise. É capaz de ser isso.

Quase que nos apetece dizer "ainda bem que o gasóleo está a €1,15"! Ou então não.

Voltar
Superior