Tópico dos Combustiveis - Todas as Informações/Dúvidas

• Iniciador de tópicos Iniciador de tópicos imported_mircao
  • Data de início Data de início

Tópico dos Combustiveis - Todas as Informações/Dúvidas

• Vão baixar e muito

Votos: 115 9,3%
  • Vão ser iguais ás restantes bombas

Votos: 557 45,1%
  • Vão desactivar as bombas

Votos: 129 10,4%
  • Vão fazer 50% desconto aos membros do AHO

Votos: 507 41,1%

• Total de eleitores
    1.235
Petróleo volta a passar os 100 dólares e atinge novo recorde

O preço do crude voltou a ultrapassar os 100 dólares por barril.

Sandra Almeida Simões

O preço do barril do petróleo atingiu um novo máximo histórico, ao tocar nos 100,10 dólares. O anterior máximo foi registado a 3 de Janeiro, quando o barril do ouro negro se fixou nos 100,09 dólares.

O WTI (West Texas Intermediate), referência dos EUA, subiu 4,46% para os 99,91 dólares por barril. Já o o Brent, transaccionado em Londres, alcançou os 97,40 dólares. A pressionar os preços do crude está a especulação em relação a um corte de produção da OPEP (Organização de Países Exportadores de Petróleo) e uma explosão que obrigou ao fecho de uma refinaria no estado do Texas, nos EUA.

A 5 de Março, os ministros da Energia da OPEP vão reunir-se para definir as quotas de produção de petróleo do cartel. Na semana passada, Chakib Jelil, ministro da Energia da Argélia e presidente da OPEP disse que, neste momento, estão em cima da mesa apenas duas opções: cortar a produção ou mantê-la.

Recorde-se que a Organização de Países Exportadores Petróleo, tradicionalmente, corta a produção no segundo trimestre do ano para gerir a quebra da procura no final do Inverno.

A Agência Internacional de Energia tem feito pressão sobre a OPEP para aumentar a produção, no entanto, o cartel continua a dizer que há petróleo suficiente no mercado. Isto porque o cartel estima que a procura seja afectada e diminua 1,8% no terceiro trimestre deste ano, devido ao abrandamento económico norte-americano.

No dia em que o crude voltou a bater um novo máximo histórico, também outras matérias-primas registaram máximos.

Fonte: DiarioEconomico

Habituaram-se a este preço e agora não querem baixar [8b]

Realmente aquilo é mesmo um cartel que manipula os preços do crude a nivel mundial á sua bela vontade.

Isto é tudo uma máfia enorme!

Sobe o petróleo acima dos 100 euros às 6 da tarde e antes da meia-noite já os postos de abastecimentos estão com a gasolina/gasóleo com os preços rectificados!
Desce uns 10/15 dólares e passado uma semana descem 2 cêntimos.
Ou há ai um evento qualquer que faça o preço dos combustíveis baixar ou então muito dificilmente a gasolina baixará dos 1.30 E/l e o gasóleo do 1.05 E/l.
O problema é eles poderem fazer o que querem com os preços e com a margem de lucro deles (e o estado com o aumento dos impostos sobre os combustíveis) pela simples razão de qualquer um de nós precisar de combustível para fazer seja o que for (ir às compras, ir para o trabalho, ir ver os primos, etc, etc, etc).

O problema é eles poderem fazer o que querem com os preços e com a margem de lucro deles (e o estado com o aumento dos impostos sobre os combustíveis) pela simples razão de qualquer um de nós precisar de combustível para fazer seja o que for (ir às compras, ir para o trabalho, ir ver os primos, etc, etc, etc).

ora vês... antes dos 200-250 euros o barril nada muda. até lá pagas a 1,4 como pagarás a 1,5 1,6 1,8 2,0 2,5 euros o litro. Só quando a coisa bater nos 3 euros o litro é que se comecará a notar alguma mudança.. e mesmo aí, não será muita.

Habituaram-se a este preço e agora não querem baixar [8b]

Realmente aquilo é mesmo um cartel que manipula os preços do crude a nivel mundial á sua bela vontade.

E com as máfias russas (incluindo o governo!) a manterem o preço do barril Brent alto, para poderem comprar influências e rearmar e dar força à "velha glória" (ainda dizem que o comunismo era mau, mas com o Puthin e os seus amigos...).

Isto está a ficar bonito e quando rebentar vai dar merd@ da grossa...

[8b] [8b] [8b]

Estranho estranho é na passada 2ª feira o preço da gasolina ter aumentado numa bomba aqui perto e quando fui a Espanha atestar (no mesmo dia) estarem nesse preciso momento a mudar os placards com o preço, resultado, baixou 1 centimo :sh) . Passou de 1.085 para 1.075. Em Portugal sobe, em Espanha desce, nao me parece normal[8b]

ora vês... antes dos 200-250 euros o barril nada muda. até lá pagas a 1,4 como pagarás a 1,5 1,6 1,8 2,0 2,5 euros o litro. Só quando a coisa bater nos 3 euros o litro é que se comecará a notar alguma mudança.. e mesmo aí, não será muita.

Concordo contigo.

Por mais que os combustíveis subam, o número de carros na estrada aumenta, alguns nem que seja para andarem 100 metros para ir beber um café, vão de carro.

Enquanto a procura se mantiver, os preços vão continuar em alta

Ontem estava a BP com:
Preço Actual dos Combustíveis Gasolina 95 (por litro) Gasóleo(por litro) 1,368 1,198

Imposto sobre Combustíveis Gasolina 95 (por litro) Gasóleo(por litro) 0,583 0,364

IVA Gasolina 95 (por litro) Gasóleo(por litro) 0,237 0,208

Sem Impostos Gasolina 95 (por litro) Gasóleo(por litro) 0,548 0,626

Total Impostos Gasolina 95 (por litro) Gasóleo(por litro) 0,820 0,572

Já agora agradeço a quem arranjou os impostos sobre os combustíveis, acho que foi o Jarod, mas não tenho a certeza. Agradeço, pois dá para seguir a evolução dos preços sem impostos.

pois é meus amigos quem pensava que esta crise era como as outras engane-se. isto só vai acabar depois das eleições nos states e mesmo assim nunca mais ninguem vai pagar €1 por litro de 95!!!!!!pois isso não é para o português

O chico-espertismo da GALP vai mais além do que indicas.

Passo a explicar (os valores são meramente exemplificativos).

A GALP compra, vamos supor, 1.000 toneladas de petróleo bruto a $90/barril. As mil toneladas são suficientes para 30 dias e o preço de $90 faz com que a gasolina fique a €1,20.

Se ao 10º dia o preço do barril baixar (p.ex. para os $80/barril), o preço da gasolina mantém-se, visto que o petróleo já tinha sido comprado a $90.

Se subir, aproveitam e sobem também os preços, "esquecendo-se" que já tinha sido comprado a $90.

É assim que funciona a refinação em Portugal. :sh) Dito por quem trabalha na refinaria de Leça da Palmeira.

Exacto. Não fiz referência a esse ponto, mas é isso que se passa.

Por exemplo, o Crude em NY (em Portugal a referência é o Brent, mas vai dar ao mesmo) está neste momento nos 100,74, mas referente ao preço de Março... Mas o aumento nas gasolineiras já deve vir a caminho...

Hoje foi um daqueles maus dias... Um daqueles dias, em que mesmo antes de entrar na estação de serviço, ao verificar os preços comecei a praguejar sozinho!!!

+3.5cents numa semana?!! PQP!!!

Ontem estava a BP com:
Preço Actual dos Combustíveis Gasolina 95 (por litro) Gasóleo(por litro) 1,368 1,198

Imposto sobre Combustíveis Gasolina 95 (por litro) Gasóleo(por litro) 0,583 0,364

IVA Gasolina 95 (por litro) Gasóleo(por litro) 0,237 0,208

Sem Impostos Gasolina 95 (por litro) Gasóleo(por litro) 0,548 0,626

Total Impostos Gasolina 95 (por litro) Gasóleo(por litro) 0,820 0,572

Já agora agradeço a quem arranjou os impostos sobre os combustíveis, acho que foi o Jarod, mas não tenho a certeza. Agradeço, pois dá para seguir a evolução dos preços sem impostos.

Chamaram?

É verdade... eu tenho os valores debaixo do meu avatar para não nos esquecermos...

Alguém viu ontem o telejornal das 8 na SIC, aonde apareceu um gajo a desculpar as gasolineiras e a dizer que "sim senhor, com o aumento da cotação do Euro o petroleo continuava no patamar dos 70 USD, mas o que as gasolineiras usavam com base era o preço dos produtos refinados e esse tinha subido muito, e tal, blá, blá..."

Devem pensar que somos burros ou quê?![8b] [8b] [8b]

Só por exemplo:

- Então a cotação do Euro só funciona para o preço do crude?!
- A desculpa mudou, visto que as pessoas estão a começar a abrir os olhos?!

Não há pachora!!!

:(

Vocês deviam mesmo ler uns livros de geologia... a produção está a chegar ao pico, esse é que é o problema. Cada vez mais procura e menos oferta = escalada dos preços. Com impostos ou sem impostos, com lobbies ou sem lobbies.

Alguém viu ontem o telejornal das 8 na SIC, aonde apareceu um gajo a desculpar as gasolineiras e a dizer que "sim senhor, com o aumento da cotação do Euro o petroleo continuava no patamar dos 70 USD, mas o que as gasolineiras usavam com base era o preço dos produtos refinados e esse tinha subido muito, e tal, blá, blá..."

Devem pensar que somos burros ou quê?![8b] [8b] [8b]

Só por exemplo:

- Então a cotação do Euro só funciona para o preço do crude?!
- A desculpa mudou, visto que as pessoas estão a começar a abrir os olhos?!

Não há pachora!!!

:(

Eu vi esse gajo, estava quase aos gritos a defender as gasolineiras. Só não percebi uma coisa sobre a relação procura/oferta. Ele disse que entra a procura e oferta há cada vez uma menor diferença.E sim sempre com as desculpas..Deve ter poucas acções da galp deve...

Vocês deviam mesmo ler uns livros de geologia... a produção está a chegar ao pico, esse é que é o problema. Cada vez mais procura e menos oferta = escalada dos preços. Com impostos ou sem impostos, com lobbies ou sem lobbies.

Mesmo tendo em conta esse factor, não me acredito que a actual subida dos preços se deva (principalmente) à escassez.
O que há é muita especulação.
Se chove na Venezuela, sobe o preço.. Um xeique qq no Dubai espirra, sobe o preço.. O Bush atrasa-se 5minutos pra levar o cão à rua.. volta a subir o preço..

Pelo menos, é isto que eu leio diariamente nos jornais.

Esse é só um dos problemas mas a grande causa de aumento do valor do crude é devido á especulação financeira em volta do petroleo.

Voltar
Superior