Tópico dos Combustiveis - Todas as Informações/Dúvidas

• Iniciador de tópicos Iniciador de tópicos imported_mircao
  • Data de início Data de início

Tópico dos Combustiveis - Todas as Informações/Dúvidas

• Vão baixar e muito

Votos: 116 9,4%
  • Vão ser iguais ás restantes bombas

Votos: 557 45,1%
  • Vão desactivar as bombas

Votos: 129 10,4%
  • Vão fazer 50% desconto aos membros do AHO

Votos: 507 41,0%

• Total de eleitores
    1.236
É o que eu faço agora. Só acho é que estava melhor aproveitado a montar uma central nuclear :)

É um tipo de energia essa (nuclear) que novamente e perante as condicionantes do mercado energético actual e suas perspectivas de evolução que volta novamente a ser considerada pelas potências industriais, Whereagles.

Em (sons relacionados) http://www.rr.pt/InformacaoProgDetalhe.aspx?AreaId=11&SubAreaId=150&ContentId=241649

Depende das empresas. Uma de software investiga facilmente, mas coisas tipo investigação industrial é quase inexistente.

Penso que exista essa dita I&D, formação/requalificação profissional a nível industrial em Portugal em diversas áreas económicas e não seja assim tão reduzida.

É isto que eu não percebo:

O Euro vale $1,5791 USD e o petroleo desceu dos 100 dolares (mais concretamente $99,21, ás 14H23M) e só descem o gasoleo?! E ainda por cima um cêntimo!!!

[8b] [8b] [8b]

"Desde logo pela primeira medida de política fiscal que tomou: o aumento do IVA, dos 19% para os 21%. Mas sobretudo pelo aumento do preço do petróleo e, consequentemente, da gasolina, em mais de 30%. O resultado desta subida foi que o Imposto sobre Produtos Petrolíferos, o ISP, e o IVA passaram a incidir sobre uma base maior. Em 2004 o Estado cobrava 69 cêntimos por cada litro de gasolina de 95 octanas. No final do ano passado, encaixava 81 cêntimos. A anunciada descida do IVA deverá reduzir este encaixe em apenas um cêntimo. Ou seja, a subida do preço mais do que compensa – e de muito longe – a descida do imposto.

Com a subida do petróleo para um valor médio de 100 euros, o Estado ganhará mais 190 milhões de euros este ano do que com o petróleo aos 81 euros que Teixeira dos Santos inscreveu no Orçamento do Estado de 2008. A redução do IVA custa 250 milhões este ano, ou seja, fica quase paga com o petróleo aos preços actuais. Há males que vêm por bem."
In Diário Económico, 01 Abril de 2008.

O editorial do DE de hoje destaca o preço dos combustíveis e o IVA. Não é brincadeira de 1º de Abril, e aconselho a todos a lerem o editorial completo.

Última edição:
Como é possível o preço do petróleo estar a descer, e o preço da gasolina aumentar?

Chama-se inércia económica. Entre a compra do crude e a venda no posto passa-se algum tempo. Só ao fim de esse tempo é que as baixas/subidas do crude se reflectem.

Isto assim muito simplificado. Para uma explicação completa estávamos aqui o resto do dia :)

Chama-se inércia económica. Entre a compra do crude e a venda no posto passa-se algum tempo. Só ao fim de esse tempo é que as baixas/subidas do crude se reflectem.

Isto assim muito simplificado. Para uma explicação completa estávamos aqui o resto do dia :)
A mim parece-me que as subidas se reflectem "real-time", agora as descidas é que tem de se esperar para ver...

...e os combustíveis aumentarem sempre nas alturas em que há maior movimentação de carros (como aconteceu agora na páscoa) com as descidas a seguir também demorava muito tempo a explicar...

...ou talvez não ! [:D]

isso é parte da tal coisa que levava o resto do dia a explicar..lol
Mas explica, temos tempo. ;)

É que aquilo que explicáste acho que explica a teoria, porque na prática isso não acontece...

Apenas a constatação de um facto...

Quando se ouve nas noticias que o barril aumentou, lá vemos nós a gasolina a subir "Ah e tal, o barril aumentou, temos de aumentar o preço e tal... "

Quando se ouve nas noticias que o barril desceu "Ah e tal, o barril desceu mas temos de esperar... "

Mas explica, temos tempo. ;)

Tens tu, mas não tenho eu :)

Bem, o problema é que o preço do crude não está directamente indexado ao preço dos destilados. Para saber se estamos a ser chulados pelas petrolíferas, há que ver onde é que eles andam a abastecer, de quê e a que preço, e que custos têm no meio disto tudo. Tanto quanto eu saiba, o que eles fazem por litro de gasosa vendido até é bastante baixo, coisa de uns centavos de euro.

Voltar
Superior