Topico dos Crash-Tests ⚠️Euroncap- 10/10/2026

Não deixa de ser irónico que o fabricante tenha decidido piorar o carro ao longo dos anos em vez de o melhorar. Normalmente faz-se o contrário: ao longo da vida de um modelo oferece-se mais para manter o modelo atractivo.

Se tivessem retirado itens de conforto, eu ainda aceitaria como razoável, mas itens de segurança é que acho mau.

Tudo dito! Sem tirar nem pôr!! apr:)

Esses casos de diferenças entre "rebadges" é interessante, nomeadamente o Arosa/Lupo... não fazia ideia.

Agora este caso aqui do Stonic é pior ainda. Porque o carro é mais alto, o condutor vai sentado noutra posição e esse é um tema muito discutido na comunidade em termos de segurança passiva: se de facto existem tipicamente menos lesões quando se senta numa posição mais elevada.

Depois a suspensão não pode ser igual... portanto há aqui orgãos mecânicos diferentes a intrometerem-se no choque.

O pior de tudo é o rigor da avaliação: 85% na protecção dos ocupantes.

Eu uma vez numa defesa de tese vi um prof. dar um raspanete a um aluno porque disse "cerca de 128,86". Dizia o ilustre e provecto prof. que ou podia dizer "cerca de 129" ou então dizia 128,86... haja rigor.

Estes srs. da Euroncap dão três estrelas a um carro que não testaram e ainda lhe dão 85% de avaliação na protecção aos passageiros, nem 84 nem 86. Mas avisam que não o testaram e que foi por equivalências à Relvas.

Esta malta reprovava toda onde eu estudei... [:D][:D][:D]

Vergonhoso.

Tudo dito! Sem tirar nem pôr!! apr:)
Arranjei um Punto novo para a minha madrinha, há uns dois meses atrás, por 10.700€.
Não sei quantos airbag traz (nunca pensei que eventualmente só trouxesse dois), mas se só trouxer dois, acaba por ser um produto low-cost, com sacrifício para a segurança, o que considero reprovável nos dias que correm... :(

Ainda encontrei aqui alguma informação digitalizada sobre o Kappa. Tenho as revistas originais, mas nem sei bem onde! [:D]

31240130rm.jpg

31240131wt.jpg

31240132jy.jpg
O grupo Fiat só começou a ter resultados positivos na segurança a partir de 2000, com o lançamento do Punto II, com 4 estrelas.
Curiosamente, a partir daí começaram a ter sistematicamente dos melhores resultados em todos os carros que lançaram - o Stilo, o 500, que foi na altura o primeiro pequeno carro com 5 estrelas (hoje 3), Giulietta como o melhor da classe (melhor que um série 5 da altura!) e agora o Maserati Ghibli e os Stelvio e Giulia.

Isso foi com o advento do Euro NCAP. O Punto I, testado em 1994 pela auto motor und sport (AMS), revelava um risco global de ferimentos não muito elevado, embora a carroçaria estivesse no limiar da resistência. Ou seja, + 5 km/h e o resultado poderia ser outro, como viria depois a ficar demonstrado no Euro NCAP, 2 anos depois. Mesmo assim, o Punto I não ficava atrás da maioria dos concorrentes da época. O mesmo aconteceu com o Bravo I, em 1996: resultados razoáveis na configuração AMS, o mesmo na Auto Bild/ADAC com o Brava, já ao estilo Euro NCAP, mas a 60 km/h.

O Tipo I restyling, com airbag de condutor, apresentava resultados medianos, mas ainda assim muito superiores ao Tipo I da 1.ª série.

Sim, o Punto foi construído com um número de medidas de segurança inéditas para a época, a marca e o segmento. Até tinha o FPS - Fire Prevention System, que cortava o combustível em caso de embate. [:cool:]

A nível de estruturas, com o desenvolvimento dos computadores e dos programas de elementos finitos, qualquer Marca desenvolve uma boa estrutura em todos os parâmetros, incluindo zonas de absorção de energia.

A EuroNcap com a alteração de critérios, e misturando segurança passiva com ativa e atribuindo a importância que bem entender a cada subsector, é que faz uma salganhada de classificação final.

Piada: Atualmente um Papa-reformas cheio de airbags e equipamentos com jeito, ainda consegue 3 estrelas. :)

Se não estou em erro até o Cinquecento foi alvo, de crash tests virtuais feitos por computador, alias foi testado de diversos modos.O problema foi quando o ADAC o testou.O resultado do Lancia Kappa não é pior graças ao airbag do condutor, que protege o peito e a cabeça. Aliás o conjunto Brava (ADAC), Tipo Pré/Pós restyling (AMS/ADAC), Alfa 156, Fiat Cinquecento, obtiveram resultados fracos ou perto disso. O Punto e o Brava desconjuntavam-se todos nos testes menos exigentes do Euroncap.Ora se a memória não me falha, ao duplicar-mos a velocidade em caso de embate, quadruplicamos a força a dissipar, logo com a exigência dos testes a aumentar, o resultado só podia ser um.

Lino conhecias este do Polonez Caro? Isto não será uma cópia do Talbot Horizon ou de um Renault qualquer? Repara que foi testado num laboratório francêshttps://www.youtube.com/watch?v=LQZjNIv1dgwhttps://i.ytimg.com/vi/LQZjNIv1dgw/hqdefault.jpg

Já o Opel Rekord E dos anos 70 tinha um prospecto em que falava de zonas de absorção de impacto calculadas por computador, por isso essa é uma tecnologia já com várias décadas no activo e não significa resultados bons por si só.

Sim, o Punto foi construído com um número de medidas de segurança inéditas para a época, a marca e o segmento. Até tinha o FPS - Fire Prevention System, que cortava o combustível em caso de embate. [:cool:]
O sistema contra incêndios penso que foi estreado, no Tipo restyling, pois o original pegava fogo, e em relação ao Punto em termos de segurança não tinha nem mais nem menos do que o mesmo equipamento do Corsa B, que apesar de uma intrusão mais elevada da coluna da direcção, oferecia uma protecção muito superior à do Punto

O sistema contra incêndios penso que foi estreado, no Tipo restyling, pois o original pegava fogo, e em relação ao Punto em termos de segurança não tinha nem mais nem menos do que o mesmo equipamento do Corsa B, que apesar de uma intrusão mais elevada da coluna da direcção, oferecia uma protecção muito superior à do Punto

Não seria assim tão superior... [;)]

Fiat Tipo MK1 fase 2Basicamente apesar das modificações e mesmo com airbag continuava, a ser um dos laterna vermelha em relação à segurança passivahttp://i254.photobucket.com/albums/hh119/linomarques/FiatTipo93_1.jpg

Voltar
Superior