Topico dos Crash-Tests ⚠️Euroncap- 10/10/2026

crach-test-simca-4970073.jpg
.

Simca/Talbot 1307/8/9

Já que se falaram deles à algumas páginas atrás...

Aqui fica um exemplo da rigidez estrutural e da segurança passiva, de um Fiat dos anos 90. Foi este que orgulhosamente deu origem, a um equipamento que a Fiat alegremente publicitava :sh) o F.P.S., Fire Protect System

Lino que mola/peça de metal é aquela que aparece presa, no cinto de segurança do condutor?

Última edição:
Testing the Fitch Barrier. Source: New York Times

fitch-barrier-testing.jpg

In the 1960s he began working on the Fitch Inertial Barrier. These are unremarkable things, unassuming little yellow barrels filled with sand, usually found on American asphalt at highway exit points. He was inspired by the anti-strafe barrels he used to protect his tent from aerial fire during the war, and began by filling old liquor crates with various amounts of sand, before driving into them at 70mph.

Fitch’s self-described hero impulse, alongside his selflessness, led him to crash-test his invention himself, taking the risk for any design flaws upon his own shoulders. At the end of the decade the Fitch barrels were introduced onto US roads, and are now in use in every state. They are credited with saving over 17 000 lives, and saving over $400m-a-year – largely medical expenses.

Acho bem, ver a estrada e os obstáculos é essencial para uma condução em segurança. E alguns carros ainda vêm com uma iluminação vergonhosa, é bem feita que sejam expostos!

Mas volto a dizer: incluam isso numa avaliação de segurança activa! O que é que os faróis têm a ver com a capacidade de protecção da carroçaria em caso de acidente?? :sh)

Mas volto a dizer: incluam isso numa avaliação de segurança activa! O que é que os faróis têm a ver com a capacidade de protecção da carroçaria em caso de acidente?? :sh)

Mas para mim a avaliação da facilidade da utilização, os sistemas isofix é segurança passiva e não é um crash test. A história dos faróis. Na América cada vez mais a segurança activa e passiva têm influência, ao nível dos seguros e a menores custos com a saúde.

Porque: Melhor segurança activa pode levar ou não a menos acidentes (excesso de confiança), mas uma segurança passiva de top que reduza drasticamente a possibilidade de ferimentos conduz a uma redução das despesas medicas, derivadas à sinistralidade. Do que tenho-me apercebido, este é o pensamento americano. O NHTSA já exigia que o ESP fosse de série, e o passo seguinte eram as camaras de marcha-atrás,penso que por causa daqueles casos em que os pais estão, a tirar os carros das garagens e as crianças correm para zonas do ângulo morto.

Mas qual é o problema mesmo? Se fores ao site da Euro NCap para alem da pontuação GERAL tens também os diferentes resultados por área, incluindo os dados do crash test em si que praticamente apenas têm em conta a segurança ativa...
Faz todo o sentido que para ganhar o Best safety pick tenham em conta todas as ultimas tecnologias que estão disponíveis no mercado e que influenciam a segurança da condução, o que é o caso de uma boa iluminação.

Na minha perspetiva confundir/misturar segurança ativa segurança passiva é um erro. Acho positivo que façam a avaliação de ambas as coisas. Mas deveriam faze-las em separado. Aliás, importante seria avaliar a qualidade dos sistemas de segurança ativa, pois muitas revistas tem referido que muitos dos novos sistemas não funcionam convenientemente e podem até ser perigosos se o condutor confiar excessivamente nos mesmos

Seria interessante ver a Toyota Hilux, cheia de airbags, luz avisadora dos cintos, ...,cheia de extras, a fazer o teste do EuroNcap, ainda passava com 5 estrelas e distinção honrosa. :)

Na minha perspetiva confundir/misturar segurança ativa segurança passiva é um erro. Acho positivo que façam a avaliação de ambas as coisas. Mas deveriam faze-las em separado. Aliás, importante seria avaliar a qualidade dos sistemas de segurança ativa, pois muitas revistas tem referido que muitos dos novos sistemas não funcionam convenientemente e podem até ser perigosos se o condutor confiar excessivamente nos mesmos

Nós somos consumidores informados. Um consumidor normal não vai querer distinguir. É o indice de segurança de 1 carro.

Fazendo analogia terias de ter consumos de 1 carro a 40 graus ou a -20. Sao completamente diferentes. Assim como electricos, as baterias como deves saber funcionam melhor a 15 graus.

Basta ver um telemovel com -5...é sempre a descer :D

Voltar
Superior