Tópico dos "Emigras".

Também recusei uma proposta para ir para Osaka, adoro a cidade e sinceramente estou um bocado arrependido seria uma experiência única e agora irrepetível. Seria uma experiência completamente oposta à dos EUA As horas de trabalho das diversas vezes que lá estive não me assusta, se há coisa que eles apreciam e sair para jantar e beber uns copos valentes.Já não se trabalha tantas horas no Japão, a cultural de trabalho deles está a mudar muito.
Mais ou menos, sai de lá há 3 anos mas ainda trabalho com muitos colegas de Toquio, e a pressão dos pares (peer pressure?) ainda é bastante visivel. Até o facto de tirar férias ainda é olhado de lado muitas vezes.Dito isto, ando a considerar voltar para lá :)

Sempre ouvi dizer que dinheiro não compra felicidade... mas pobreza não compra bosta nenhuma! [:D]

Há uns meses tive uma proposta para o meu cargo de sonho, com tudo pago (casa, carros/motorista, escolas) e um salario 5~6x maior, mas implicava mudar-me com a família para África. Discuti com todos e reflecti durante dois meses e acabei por recusar.
Se não tivesse filhos era outra história, mas as empresas procuram sempre pessoas com familia e filhos para esses cargos, ainda acreditam serem mais estáveis e menos propensos a "desistir", pelas implicações familiares.
Pois, por isso é que essas ofertas sao bombásticas, porque a procura é quase inexistente.

A questão mais normal é ser um salário 2-3x maior e viver na Europa central. Ou 3-4x e viver nos USA. Onde consegues perfeitamente ter uma excelente qualidade de vida, com bastante mais dinheiro para aquele tal "extra" de felicidade que faltava :) Com filhos e etc fica mais complicado, quem é solteiro e nao vai por causa da namorada, legitimo, mas tolice imo :) uns anitos lá fora fazem sempre bem

Estive em 3 cidades do Japão e nao achei os horários assim tão loucos (comparado com outros locais onde estive, p.e)

8:30h-18h30 com 1h de almoço
7:30h -16h30 com 1h de almoço
8h00h - 18h00 com 1h de almoço

Overall gostei, mas o €€ não acompanhava (fui por multinacional com filial em PT)

Os salários no Japão estão muito espremido a única hipótese é um cargo de direcção para cima.
Faz toda a diferença ter carro com parque de estacionamento casa/trabalho , caso contrário é obrigatoriedade de andar de comboio / metro.
É um país que adoro, todos os anos tenho de ir lá, já vão abrir fronteiras sem limitações em Outubro.

Eu se tivesse a oportunidade de uma proposta dessas até pensava 2x, mas Seoul já é next level.

O tema é que na minha área está tudo tão focado em Remote que já começa a ser difícil ter uma oportunidade on-site em que pense "Masé bazar". [:D] Tive há uns tempos num processo para o Middle East (adoro) e estava entusiasmadíssimo com a ideia, equipa remote desde Iberia e eu andava a fazer piscinas (mês cá, mês lá) para fazer a ponte entre equipas (não arranjavam nng e eu ofereci-me), até q decidiram que primeiro iam testar o approach full remote e depois logo me diziam alguma coisa... Até hoje. [8b]

Ásia não me entusiasma muito o lifestyle e é longe para xuxu.
USA acho-os fechadíssimos ultimamente, tive em 2 processs que a coisa estava-se a encaminhar para fazerem de sponsor no VISA, mas depois o trabalho era um bocado "Meh" e os valores não deslumbravam. Ultimamente nas ofertas metem sempre "US Citizen only", bah.
Europa é o arroz do costume e acho que tá "toda fdd", High-Taxes por todo o lado, um dos meus principais clientes é uma empresa enorme na Alemanha, seguramente no Top 10 de empresas com mais empregados da Alemanha, e eles até estão à procura de um gajo com o meu perfil, opá pelo pulso comercial que tenho com eles, aposto que não abrem muito os cordões à bolsa, fiz meia duzia de simulações e pensei "Mas eu vou tar a sair de Iberia pra ir ganhar mais 1000/1500€ limpos?", nem me candidatei, para além que dá sempre aquele ambiente estranho enviar uma candidatura para um cliente, mas era entrada quase directa, excepto talvez na parte que exigiam alemão B2. A única coisa que me atrai na Europa é mesmo a Suiça, onde não há quase nada daquilo com que trabalho. Ou então Contractor para o UK. Além disso, devido à minha posição actual, contacto muito com a Europa e noto um certo receio com o que aí vem.
Ainda um amigo meu teve oferta na mão para o ING em Amsterdão e ele tá na banca em PT numa posição muito confortável e rejeitou, porque mudar com a filha para Amsterdão, perder o carro de empresa e o combustível, a casa que já tem paga, feitas as contas, achou que não justifica e eu tb não ia para Amsterdão por aquele valor, mesmo com 30% rulling.

Posto isto só consideraria sair de Ibéria por: USA, Suiça, Médio Oriente (sem ser cenas estranhas, tipo Iémen ou Omã) ou então América do Sul se o package compensasse.

Até lá, fico pela minha Españita [:)]

Última edição:
Não te deixes fiar pelos sponsor para os EUA. Nesses casos é tipo um sorteio e apenas uma % obtem visto (H1b) e demora mais de 9 meses o processo.
A única forma directa e quase garantida é através de intra company transfer. (L1A ou L2A)

Última edição:
@gmigas na Alemanha numa grande empresa de IT, em IT, fazes com alguma facilidade 100-120k/ano, 57% limpos, nao é bem peaners

Última edição:
@gmigas na Alemanha numa grande empresa de IT, em IT, fazes com alguma facilidade 100-120k/ano, 57% limpos, nao é bem peaners
Sem querer estar a dizer que o dizes não está certo, mas parece-me que esses valores por ano não se encontram facilmente na Alemanha.

Conheço malta do IT que veio da Alemanha para a Suíça, e não ganhavam os valores que falas na Alemanha. Razão pela qual decidiram mudar de país.

Obviamente que haverá gente em IT que até ganha mais que isso na Alemanha, mas serão uma minoria.

Não te deixes fiar pelos sponsor para os EUA. Nesses casos é tipo um sorteio e apenas uma % obtem visto (H1b) e demora mais de 9 meses o processo.
A única forma directa e quase garantida é através de intra company transfer. (L1A ou L2A)

Confirmo, quem eu conheço que foi transferido para os USA, tanto na embaixada americana de Viena como de Berlin, as "entrevistas para o visto de transferencia" são conversas descontraídas a perguntar porque vais mudar, e se não vais ter saudades da europa [:D]. É de longe a maneira mais facil de mudar. Até porque essas empresas já são conhecidas da embaixada e é tudo tratado de forma muito rápida e transparente. Um dos casos desde a oferta de contrato para mudar para o USA até ao primeiro dia de trabalho nos USA, foram 3 semanas(!), não consegues isto com mais nenhum visto.

O tema é, vamos assumir um corte de 30% nos 100k, ficas com 70k/ano.
Em Espanha trazes para casa, NET, ao fim do ano, praticamente 48k.
Em Portugal trazes para casa, NET, ao fim do ano, uns 42/43k.

Trocavas Iberia pela Alemanha para passar de 48k para 57k? Sao mais 750€ por mês de liquidez, com um custo de vida que confesso que nao conheço em detalhes, mas nao me parece deslumbrante. Opá, nao ponho em causa que a Alemanha seja um país do caraças, com imensa qualidade de vida, que para evoluçao profissional tenha outro tipo de oportunidades e que se calhar é mais fácil arranjar salários de 100k na Alemanha q 70k na Ibéria (em Portugal entao boa sorte), mas em termos financeiros, com a carga fiscal que têm, acaba por nao causar aquele impacto ou desejo de mudança.

Em compensaçao, os países baixos, com o 30% rulling, os mesmos 100k rendem 76k NET enquanto o 30% rulling estiver activo (5 anos, creio), ganda diferença.

Depois temos a Bélgica, onde já vivi, que 100k rendem 50k NET [:)]

Sem querer estar a dizer que o dizes não está certo, mas parece-me que esses valores por ano não se encontram facilmente na Alemanha.

Conheço malta do IT que veio da Alemanha para a Suíça, e não ganhavam os valores que falas na Alemanha. Razão pela qual decidiram mudar de país.

Obviamente que haverá gente em IT que até ganha mais que isso na Alemanha, mas serão uma minoria.
Eu disse numa grande empresa de IT. Irá sempre ser uma minoria :)

Um gajo em IT numa PME irá ganhar 70k, mesmo numa OEM nao chega a 100k como Software Developer. Mas se te metes numa FAANG ou algo do genero,...

Trocavas Iberia pela Alemanha para passar de 48k para 57k? Sao mais 750€ por mês de liquidez, com um custo de vida que confesso que nao conheço em detalhes, mas nao me parece deslumbrante. Opá, nao ponho em causa que a Alemanha seja um país do caraças, com imensa qualidade de vida, que para evoluçao profissional tenha outro tipo de oportunidades e que se calhar é mais fácil arranjar salários de 100k na Alemanha q 70k na Ibéria (em Portugal entao boa sorte), mas em termos financeiros, com a carga fiscal que têm, acaba por nao causar aquele impacto ou desejo de mudança.

Em compensaçao, os países baixos, com o 30% rulling, os mesmos 100k rendem 76k NET enquanto o 30% rulling estiver activo (5 anos, creio), ganda diferença.

Depois temos a Bélgica, onde já vivi, que 100k rendem 50k NET [:)]
Acredito que seja uma diferenca de 30%, sim.
A única questao é que a oferta é maior em países na Europa central que em Portugal. Ou seja, é mais facil chegar aos 100k na Alemanha que aos 70 (oz 60k) em Portugal. Isto é apenas a minha opiniao, tu sabes bem quem poderá dar mais insight nisto no que toca a IT [kiss]

IT ainda é uma boa area, porque se vais para engenharias industriais/mecânicas/etc aí a diferença ainda maior é da península para Holanda/Suíça/Alemanha. Franca paga mal como o raio e acho super desinteressante... (excepto para dentistas [:D])

Trocavas Iberia pela Alemanha para passar de 48k para 57k? Sao mais 750€ por mês de liquidez, com um custo de vida que confesso que nao conheço em detalhes, mas nao me parece deslumbrante.

Não entendo essa matemática, 70k - 48k = 22k.
São 1800/mes de diferença e não 750 entre Espanha e Alemanha.

Ola Malta, venho aqui reavivar o topico. [:cool:]

Estamos a pensar regressar a Portugal e a fazer uma lista de pros e contras.
Acho que chegou a hora. Alguem daqui regressou nos ultimos anos, com filhos? Qual e' a vossa opiniao, experiencias, etc ?

E esta idea vai-se concretizar em Agosto. Vamos regressar. [:cool:]
É um misto de nervosismo e entusiasmo. Mas por variadíssimas razões este é o momento certo. Se correr mal, podemos sempre fazer malas e sair novamente.

É um misto de nervosismo e entusiasmo. Mas por variadíssimas razões este é o momento certo. Se correr mal, podemos sempre fazer malas e sair novamente.

Boa sorte e q tudo etc corra bem. Não fiques preocupado, como dizes podes sempre sair novamente. No meu caso, fui para Portugal com uma filha de 5 anos e depois voltei para a Escócia com 3 putos… podia ter ficado mas decidimos q era melhor regressar para o UK.

Boa sorte, espero que corra tudo bem.

Já vai fazer 5 anos que regressei, inacreditável 😱😱

Voltar
Superior